4.º CONGRESSO EDUCAÇÃO HOJE – 1.º CICLO Ensinar a ler/ Formar leitores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Decifração.
Advertisements

Unidades de Ensino da Microsoft
A APRENDIZADEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO: POR QUE É IMPORTANTE SISTEMATIZAR O ENSINO?
4º Congresso Educação Hoje
Matemática para todos Educação Básica
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.
Agrupamento Vertical de Escolas de Salir Escola Básica Integrada de Salir 2008/2009 Literacia Da Informação Guião de Pesquisa de Informação Modelo Big.
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
Tecendo Leituras: modalidades organizativas para atividades de leitura na escola Maria José Nóbrega.
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO
Tradução e adaptação, Ana Luiza Navas
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
ALFABETIZAÇÃO EM UM CONTEXTO DE LETRAMENTO
PROJETO PARA IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO PROGRAMA DE
Prof. Dr. Eduardo J. Legal Curso de Psicologia UNIVALI - Itajaí
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
PROJETO EDUCA + AÇÃO REUNIÃO PEDAGÓGICA 25/04/2008
OS ERROS ORTOGRÁFICOS MAIS COMUNS NAS SÉRIES INICIAS
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Reading and the Communication Process
ALFABETIZAÇÃO, ANALFABETISMO E LETRAMENTO
A compreensão na leitura
Para aprenderes a pesquisar A Biblioteca te irá ajudar
FAZENDO COM OS ALUNOS: correção de produção textual
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa “Lifelong Learning Programme – Comenius ( )” Ler, uma procura activa.
A compreensão em Leitura
A compreensão em leitura
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
Literacia da Informação Bibliotecas Escolares: Abertura ao Saber.
Apresentação dos projectos SPO – Pré-Escolar
O fazer literário Prosa e poesia.
Os conceitos de alfabetização
PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA.
Relatório de Proposta de Projeto
PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE ENSINO A DISTÂNCIA – PROEAD
Importância da Leitura
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
Estudo sobre Alfabetização – Programa Ler e Escrever
Ano 2 Unidade 1.
COMO INTERPRETAR TEXTOS
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
PROFª Leila de Souza Ganem
Apropriação do Sistema de Escrita
Novo programa Língua Portuguesa
Organização programática
Secretaria Municipal de educação
PROFª. Leila de Souza Ganem
Tecendo Leituras: modalidades organizativas para atividades de leitura na escola Maria José Nóbrega.
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1º ANO LEITURA E ESCRITA
Uma proposta de discussão
Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina
Didática da Alfabetização
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
Aula 25/04 Métodos Tradicionais de Alfabetização
ENSINAR a APRENDER a LER,
Abrir o Apetite Poético
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
TRABALHO COLABORATIVO
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
A Compreensão de textos
Transcrição da apresentação:

4.º CONGRESSO EDUCAÇÃO HOJE – 1.º CICLO Ensinar a ler/ Formar leitores O percurso do aprendiz de leitor Inês Sim-Sim ESE de Lisboa

Desde o momento em que aprendi a ler,o mundo imaginário dentro da minha cabeça ficou adornado com constelações de letras. [...]Era como se uma máquina se tivesse instalado entre as partes visual e cognitiva do meu cérebro para traduzir letras em sílabas... Orhan Pamuk (Istambul), Prémio Nobel da Literatura em 2006

Durante o ensino da decifração Ensino da compreensão de textos Durante o ensino da decifração Antes do ensino da decifração

ANTES DO ENSINO DA DECIFRAÇÃO Promover na criança o desenvolvimento da linguagem oral Estimular na criança o contacto com material escrito e de escrita Provocar na criança a descoberta dos princípios gráficos Desenvolver na criança a consciência fonológica Promover na criança o prazer da leitura pela voz dos outros Inês Sim-Sim

DURANTE O ENSINO DA DECIFRAÇÃO Decifração:Identificação de palavras escritas Conversão de padrões visuais (letras/conjunto de letras) em padrões fonológicos (sons da língua)

DURANTE O ENSINO DA DECIFRAÇÃO Estratégias de aprendizagem da decifração: Via lexical (global e rápida) Via correspondência som/grafema (sub-lexical)

DURANTE O ENSINO DA DECIFRAÇÃO Estratégias de ensino: Treino fonológico+ leitura Ensino explícito da correspondência som/letra Reconhecimento global + leitura Estratégias de automatização Estratégias de antecipação/ chaves contextuais(Leitura de palavras em contexto) Explicitação da relação entre consciência fonémica e capacidade para ler palavras Reconhecimento automático de padrões, indutores de regra

DURANTE O ENSINO DA DECIFRAÇÃO Nunca separar as actividades de decifração do verdadeiro sentido da leitura: Compreender com gosto um texto

Ensino da compreensão de textos Ler é compreender, obter informação, aceder ao significado do texto Ensinar a compreender é ensinar explicitamente estratégias para abordar um texto (antes da leitura, durante a leitura e depois da leitura)

Ensino da compreensão de textos Objectivos do ensino da compreensão no final do 1º ciclo: Apreender o sentido do lido (no todo e nas partes); Localizar a informação e seguir instruções; Relacionar a informação obtida com informação antiga; Compreender inferências; Descobrir pelo contexto o significado de novas palavras; Auto-monitorizar a compreensão do lido; Ler autonomamente obras completas

Ensino da compreensão de textos - Estratégias a ensinar - Antes da leitura: Estabelecer um objectivo de leitura (e.g.Para que vou ler?...) Activar conhecimento anterior sobre o tema (e.g. O que sei sobre isto?) Antecipar conteúdos com base no título e gravuras (e.g O que é que esta gravura me faz lembrar?...) Filtrar o texto para encontrar chaves (Que palavras estão a negrito ou sublinhadas? ..)

Ensino da compreensão de textos - Estratégias a ensinar - Durante a leitura : Prestar deliberadamente atenção ao que se lê Usar chaves contextuais sobre o texto (e.g. É uma história? Um poema?... Ajustar a velocidade de leitura consoante a dificuldade do texto Ler de novo cada parágrafo e procurar a informação nova (e.g O que diz aqui de novo? Adivinhar pelo contexto o significado de palavras desconhecidas Usar materiais de referência (dicionários, enciclopédias..) Parafrasear e tomar notas durante a leitura Criar uma imagem mental (ou mapa mental) do que foi lido Sintetizar à medida que se avança

Ensino da compreensão de textos - Estratégias a ensinar - Depois de ler : a) Formular questões sobre o lido e tentar responder Confrontar as previsões do conteúdo com a informação do texto Discutir com os colegas sobre o lido Reler

Ensino da compreensão de textos - Estratégias a ensinar - Há objectivos específicas consoante o tipo de texto Por exemplo, Leitura de poesia Objectivos: alimentar o gosto pela sonoridade da língua (rima, ritmo, som das palavras - aliterações e onomatopeias), pelo poder da linguagem (sentido literal, figurativo) e pelo uso da linguagem poética e simbólica

Ensino da compreensão de textos - Estratégias para o ensino da leitura de poesia - Escolha do poema pelo professor (com humor, nonsense, alusivo a uma data ou tópico, com diálogos...) Leitura do poema em voz alta pelo professor Releitura em coro (professor/alunos) Explicação de palavras desconhecidas Identificação pelo professor de “pontos chave” (conteúdo, forma) “Interrogar” o autor sobre o sentido do poema, o uso de repetições ou expressões... Realização de actividades com base no poema (rimas, paráfrases, sinónimos...reescrita) Partilha de leitura (partes do poema por crianças diferentes) Memorização do poema pelas crianças Recitação Criação de uma “antologia” pessoal com os poemas preferidos por cada criança

Durante o ensino da decifração Ensino da compreensão de textos Durante o ensino da decifração Antes do ensino da decifração

A investigação sobre a eficácia do professor no ensino da leitura Conhecer o processo de desenvolvimento da aprendizagem da leitura e da escrita Acreditar que todas as crianças podem aprender a ler Avaliar continuadamente o progresso das crianças na leitura Conhecer e usar diversas abordagens no ensino da leitura Proporcionar às crianças materiais e textos variados Proporcionar ajuda estratégica a cada criança (Blair, Rupley Nichols, 2007)