Fundação, objectivos e estrutura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Organização das Nações Unidas
Advertisements

Serviço de Liberdade Sindical OIT Genebra
Escola Secundária da Ramada
DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA DO KOSOVO
Cidadania e Profissionalidade
AS RELAÇÕES DE PODER NO MUNDO
ONU – ORIGEM E SEU PAPEL NA ATUALIDADE.
Cidadania e Empregabilidade
União Europeia.
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Tratado de Lisboa Uma apresentação
A Construção Europeia Após a Segunda Grande Guerra Mundial
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
© Dezembro, 2009 TRATADO DE LISBOA. © Dezembro, 2009 Tratado de Lisboa O Tratado de Lisboa foi assinado pelos Chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados-
Sujeitos de Direito Internacional Público ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
UFABC / DIP – Prof. Gilberto Rodrigues
ESTADOS.
Guerra Fria – Mod. 16 Origem das Nações Unidas Primeira tentativa 1917 Liga das Nações Segunda tentativa 1919 Sociedade das Nações Evitar os conflitos.
ONU ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS
Criação da Organização das Nações Unidas (ONU)
A II Guerra Mundial e a Guerra Fria
Curso Direito à Memória e à Verdade
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
Organização Política e Administrativa de Portugal
G8 E OEA G8- Sustentado pelo aspecto econômico e político.
Sociedade das Nações, também conhecida como Liga das Nações, foi uma organização internacional, a princípio idealizada em Janeiro de 1919, em Versalhes,
Carta Olímpico.
A cidadania europeia.
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
Sistemas de Controle da OIT
Serviço de Liberdade Sindical OIT Genebra
RELAÇÕES POLÍTICAS E ECONÔMICAS NO ESPAÇO MUNDIAL
Este trabalho foi realizado por:
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
2ª Guerra Mundial.
Organizações Internacionais Mundiais
Carta das Nações Unidas
 A ordem internacional que se inicia após a II Guerra Mundial  O sistema que se procurou edificar em 1945, na Conferência de S. Francisco, apresentava.
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
CARTA DAS NAÇÃOES UNIDAS
Prof.º Fylipe Alves Minikovski
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
Natureza jurídica da UE
Organizações Internacionais
Direitos e Deveres dos Estados Profª. Rosângela Fátima Penteado Brandão mai/2011.
Organização das Nações Unidas.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS
ONU.
A Construção da U E Do plano Schuman ao Tratado de Nice.
Profª. Rosângela Fátima Penteado Brandão Mar/2011.
Como funciona a União Europeia
SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL
 A cidadania é justamente a relação de respeito para com o meio em que vivemos e para com as pessoas que fazem parte dele. É participar na vida em.
Organização das Nações Unidas ONU
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
ADMINISTRAÇÃO DAS ENTIDADES SINDICAIS
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
A contratação colectiva
S ISTEMAS I NTERNACIONAIS DE P ROTEÇÃO DE D IREITOS H UMANOS Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo Curso: Serviço Social Disciplina: Direitos.
DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E MOBILIZAÇÃO SOCIAL.
A ACTIVIDADE NORMATIVA DA OIT Turim, setembro de 2010.
OIT o que é e o que faz Programa de Formação Sindical (ACTRAV)
SUJEITO DE DIREITO INTERNACIONAL AULA 3 18/08/2014 Prof. Associado Wagner Menezes Salas 21 a 24 DIP I.
AO ENCONTRO DOS DIREITOS HUMANOS Ao encontro dos Direitos Humanos.
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO I FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Prof. Associado Wagner Menezes Salas 21 a 24 DIP I.
A GUERRA FRIA PARTE I Natania A Silva Nogueira
BLOCOS ECÔMICOS:UNIÃO EUROPEIA(E.U.) Fábio Alencar Dias N 8 Eric V. Guardiano N 7 Prof: Wilsom.
BLOCOS ECÔMICOS:UNIÃO EUROPEIA(E.U.) Fábio Alencar Dias N 8 Eric V. Guardiano N 7 Prof: Wilsom.
Transcrição da apresentação:

Fundação, objectivos e estrutura da ONU

Como surgiu a ONU? O presidente dos Estados Unidos da América, Franklin D. Roosevelt quis criar uma organização que garantisse a paz de forma efectiva, quando ainda decorria a 2ª Guerra Mundial (1939-1945). Os seus pilares seriam o desarmamento das potências do Eixo – a Alemanha, a Itália e o Japão -, assim como a manutenção de um poderoso exército britânico-americano. Por esse motivo, a coligação formada contra os três Estados do Eixo recebeu em Washington, a 1 de Janeiro de 1942, o nome de “Nações Unidas”, nunca antes empregado. A carta Atlântica britânico-americana, de Agosto de 1941, serviu de base programática comum. Mais tarde foi alargada, convertendo-se na Declaração das Nações Unidas. Este documento estabeleceu alguns dos princípios decisivos: Direito dos povos à autodeterminação; Comércio livre; Acesso às matérias-primas; Melhoria das condições sociais das nações; Liquidação da tirania nazi; Liberdade das pessoas no interior de fronteiras seguras.

Em 1943 os aliados concordaram em fazer renascer a ideia da Sociedade Das Nações (SDN), que surgira já no final da 1ª Guerra Mundial. Os ministros dos negócios estrangeiros dos EUA, da Grã-Bretanha, da França e da URSS decidiram criar uma nova “sociedade de estados”, cujo objectivo era constituir um sistema de segurança internacional eficaz. Tratava-se de manter a paz mundial por meio da colaboração entre as grandes potências aliadas contra a Alemanha nazi. Em 4/11 de Fevereiro de 1945 realiza-se a Conferência de Ialta onde os grandes vencedores Winston Churchill, Franklin Roosevelt e Estaline concordaram dividir a Alemanha em quatro zonas que seriam administradas pelos EUA, Grã-Bretanha, França e URSS. Esta conferência representou a esperança da construção de um mundo livre e em paz. No entanto esta esperança tornou-se rapidamente ilusória pois os antagonismos foram surgindo e eram extremamente difíceis de ultrapassar.

O frágil acordo de Ialta resistiu o suficiente para permitir a consumação de um antigo projecto do falecido presidente Roosevelt que não resistiu a uma doença prolongada: a instituição da ORGANIZAÇÂO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), substituindo a SDN. A necessidade de uma organização internacional que retomasse as intenções da SDN fez com que de 15 de Abril a 26 de Julho de 1945 decorresse, sem a participação dos promotores das Nações Unidas, Roosevelt e Churchill (Roosevelt, como já referimos, por ter falecido e Churchill porque perdeu as eleições), a conferência que marcou o nascimento da ONU, realizada em S. Francisco da Califórnia nos EUA. Aqui reuniram-se 51 Estados aliados na 2ª Guerra Mundial assinaram a “Carta da Organização das Nações Unidas” e o estatuto do Tribunal Internacional, ficando assim concluída a redacção da Carta, base da ONU.

A ONU nasceu oficialmente a 24 de Outubro de 1945, data em que a sua carta foi ratificada pela maioria dos 51 Estados Membros fundadores. O dia é agora anualmente celebrado em todo o mundo como DIA DAS NAÇÕES UNIDAS. O objectivo da ONU é unir todas as nações do mundo em prol da paz e do desenvolvimento, com base nos princípios de justiça, dignidade humana e bem-estar de todos. Dá aos países a oportunidade de tomar em consideração a interdependência mundial e os interesses nacionais na busca de soluções para os problemas internacionais.

A sede das Nações Unidas ficava em Nova Iorque, nos Estados Unidos, mas o terreno e os edifícios eram território internacional. Passando a ser em Genebra, na Suiça. Têm escritórios em Viena, Áustria, e Comissões Regionais na Etiópia, Líbano, Tailândia e Chile. A ONU tem a sua própria bandeira, correios e selos postais. São utilizadas seis línguas oficiais: Árabe, Chinês, Espanhol, Russo, Francês e Inglês – as duas últimas são consideradas línguas de trabalho. A primeira sessão da ONU,realizada em Londres em Janeiro de 1946, criou o primeiro organismo dessa organização e elegeu o seu primeiro secretário-geral (Trygve Lie, ministro das Relações Exteriores da Noruega). Depois disso, a sede oficial da ONU passou a ser em Nova Iorque. Edifício-sede antiga da ONU, em Nova Iorque.

Quais os objectivos e princípios da ONU?

Objectivos: Salvaguardar as gerações vindouras do flagelo da guerra, mantendo a Paz e a Segurança Internacionais; Desenvolver relações amigáveis entre as nações baseadas no respeito pelo Princípio da Igualdade de Direitos e da Autodeterminação dos Povos; Promover o respeito pelos Direitos Humanos e Liberdades fundamentais para todos os povos; Criar condições para respeitar a Lei internacional e a Justiça; Cooperar na resolução dos problemas internacionais de carácter económico, social, cultural e humanitário.

Princípios: Princípio da igualdade soberana entre todos os Estados Membros; Todos os Estados Membros devem obedecer à Carta; Os países devem tentar resolver as disputas internacionais através de meios pacíficos; Os países devem evitar utilizar a força ou ameaçar utilizar a força; As Nações unidas não podem interferir nas questões internas de um país; Os países deverão tentar dar toda a assistência à Organização.

A Estrutura da ONU (Organização das Nações Unidas) é consagrada aos seus órgãos principais das Nações Unidas, estes são: Conselho de Segurança Assembleia Geral O Conselho Económico e Social Tribunal Internacional de Justiça O Conselho de Tutela O Secretariado

Assembleia Geral Qual a importância deste órgão? É o principal órgão da ONU, pois tem sob sua autoridade a administração das N.U. Este órgão tem vários papeis: Exerce uma função geral de discussão e recomendação, ou seja, é o local onde os representantes dos E.M. se juntam e discutem sobre objectivos das N.U. Exerce também poderes políticos e administrativos A Assembleia é 1 órgão bastante importante, elege os membros não permanentes do Conselho de Segurança, os do Conselho Económico e Social e ainda os que não são membros de direito do Conselho de Tutela Qual a composição da Assembleia Geral? A Assembleia compreende os representantes de todos os Estados- -membros. Materialmente é 1 órgão composto por muita gente e organizado segundo a técnica habitual das Assembleias. Este órgão é deliberado pela maioria simples.

Conselho de Segurança Como é composto o Conselho de Segurança? O Conselho de Segurança é constituído por 15 Estados-membros em que só 5 desses são permanentes (China, França, Reino Unido, U.R.S.S. e Estado Unidos), os outros 10 não são permanentes. Qual a função do Conselho de Segurança? Tem como função a principal responsabilidade da manutenção da paz e segurança internacional. Este órgão intervém na maior parte das decisões políticas das N.U., não podendo a Assembleia tomar qualquer decisão sem que haja a aprovação do Conselho.

Conselho Económico e Social Quantos membros pertencem a este Conselho? Este Conselho é formado por 54 membros eleitos. (Cada membro tem 1 representante no Conselho e o este toma as decisões por maioria de votos.) Qual o papel do Conselho Económico e Social? Este órgão está sob autoridade da Assembleia, tem 1 papel de centralização e animação de todas as organizações internacionais que têm contactos com as N.U. e exercem a sua actividade nos domínios económico, social, cultural,...

Conselho de Tutela Quem são os membros pertencentes a este Conselho? Os seus membros são os Estados e não personalidades independentes. Fazem parte dele os membros permanentes do Conselho de Segurança, bem como os Estados que administram 1 território sob tutela, mesmo que não sejam membros do Conselho de Segurança. Qual a função do Conselho de Tutela? O Conselho de Tutela exerce, sob a autoridade da Assembleia, funções de fiscalização extremamente precisas no regime geral de tutela que exporemos adiante.

Tribunal Internacional de Justiça Este órgão é o principal órgão jurídico da ONU. A jurisprudência do Tribunal Internacional de justiça reveste duas formas, explicitando-as: Pareceres consultivos que não são juridicamente obrigatórios e que podem ser dados ao Conselho de Segurança, à Assembleia, a qualquer órgão (mesmo subsidiário) das Nações Unidas ou qualquer organização especializada habilitada a pedir um parecer com ma autorização da Assembleia; Sentenças com força obrigatória para os Estados que, uma vez excluídos os particulares e as organizações internacionais, são as únicas entidades a poderem ser partes perante o Tribunal. Como se processa à designação dos juizes? Para a designação dos juizes processa-se o seguinte: faz-se uma apresentação, não através dos Governos mas sim dos grupos nacionais previstos pela primeira Convenção da Haia, que constituía um Tribunal permanente de Arbitragem. Os juizes são eleitos por 9 anos, renováveis por terços.

Secretariado O Secretariado compreende um pessoal submetido ao Secretário Geral e é um órgão das Nações Unidas. O Secretário Geral é nomeado pela Assembleia Geral, de acordo com uma recomendação do Conselho de Segurança, por um período que a Assembleia fixou em 5 anos. O Secretário Geral tem um papel político de primeiro plano, e é nele que culminam estes dois caracteres fundamentais da Organização: a permanência e a vontade própria. Quais as funções do Secretariado? O secretariado encarrega-se do registo e da publicação dos tratados; Tem acesso a todas as reuniões dos órgãos das Nações Unidas onde pode fazer declarações orais e escritas (Art.98º); Apresenta um relatório anula sobre a actividade da Organização; Pode chamar a atenção do Conselho de Segurança para qualquer assunto que lhe afigure poder por em perigo a manutenção da paz e da segurança internacional, podendo nessa ocasião provocar a reunião daquele órgão (Art.99º).