Organização industrial

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Transcrição da apresentação:

Organização industrial http://www.prof2000.pt/users/lpa

Sectores de actividade Sector primário Sector secundário Sector terciário

Sectores de actividade Sector primário ou extractivo – engloba actividades extractivas do solo ou do subsolo como: agricultura; pecuária; pescas; exploração florestal; extracção mineira; extracção petrolífera.

Sectores de actividade Sector secundário ou transformador – engloba actividades ligadas à industria transformadora, isto é, que transforma a matéria prima, obtida pelo sector primário, em novos produtos utilizados pelo consumidor. Indústria alimentar. Indústria energética. Indústria de calçado. Construção civil. Construção naval.

Sectores de actividade Sector terciário ou de prestação de serviços – engloba actividades como: educação; comércio; bancos; saúde; transporte e distribuição de mercadorias; comunicação social.

Empresas Empresas produtoras e transformadoras Empresas de serviços Enquadram-se nos sectores primário e secundário da economia. Empresas produtoras e transformadoras Enquadram-se no sector terciário da economia. Empresas de serviços

Empresas Em função do número de trabalhadores e do volume de negócio, as empresas podem ser classificadas em: Categoria N.º Trabalhadores Volume de Negócios Média Empresa < 250 = 50 Milhões de euros Pequena Empresa < 50 = 10 Milhões de euros Microempresa < 10 = 2 Milhões de euros Considera-se uma grande empresa quando o número de trabalhadores e o volume de negócios são superiores aos indicados para as médias empresas.

Empresas A estrutura de uma empresa industrial pode ser representada esquematicamente através do seguinte organograma. Este esquema permite-nos estabelecer uma cadeia hierárquica a nível de responsabilidades, em que cada elemento dessa estrutura desempenha funções específicas.

Empresas De forma a que as empresas possam crescer e tornarem-se competitivas é necessário que estas adoptem critérios exigentes na organização do trabalho. Dentro destes critérios podemos destacar: estudo do mercado: conhecimento da aceitação do produto junto dos consumidores; planificação: criação de planos de execução do trabalho nas diferentes etapas; divisão do trabalho: consiste na distribuição de tarefas a executar ao longo do trabalho; segurança no trabalho: criação de mecanismos com vista à diminuição dos riscos e acidentes de trabalho; produção: execução das diferentes tarefas que constituem o trabalho; controlo de qualidade: exame em pormenor do trabalho realizado.

A logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as actividades de uma empresa. Entre as actividades da logística estão o transporte, movimentação de materiais, armazenamento, processamento de pedidos. Os serviços administrativos desempenham funções no domínio da administração financeira e patrimonial, do pessoal e do expediente geral e arquivo. A administração é o "conjunto de normas e funções cujo objectivo é disciplinar os elementos de produção e submeter a produtividade a um controle de qualidade, para a obtenção de um resultado eficaz, bem como uma satisfação financeira". O departamento comercial: basicamente, cuida das vendas dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Para isso, analisa a concorrência, faz pesquisas de mercado para conhecer o que realmente pretende o consumidor, verifica a necessidade ou não de publicidade,

Certificação de Sistemas de Gestão A certificação de uma empresa (organização), qualquer que seja a sua dimensão ou sector de actividade, consiste no reconhecimento formal por um Organismo de Certificação - entidade externa independente e preferencialmente acreditada no âmbito do Sistema Português da Qualidade (SPQ) - após a realização de uma auditoria, de que essa organização dispõe de um sistema de gestão implementado que cumpre as Normas aplicáveis, dando lugar à emissão de um certificado. A implementação de um sistema de gestão e a sua posterior certificação, é uma mais valia para a empresa, ou seja, reconhecimento e satisfação dos clientes e outras partes interessadas, melhoria da imagem, acesso a novos mercados, redução de custos de funcionamento através da melhoria do desempenho operacional e uma nova cultura com a sensibilização e motivação dos colaboradores, orientada para a melhoria contínua e para a satisfação dos clientes e outras partes interessadas. Lucínio Preza de Araújo