IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro 2006 1As Fronteiras da Profissão Expansão da Profissão As Fronteiras da Profissão João Carvalho das Neves 26.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão do Capital Humano
Advertisements

AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
A crise mundial de confiança nas empresas:
Terceirização, prestação de serviços e empreendedorismo
Revisores Oficiais de Contas
IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro Expansão da Profissão - Novas Áreas de Intervenção Expansão da Profissão Novas Áreas de Intervenção Carlos.
IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro César A.R. Gonçalves Formação e Qualidade Formação Profissional Um Novo Projecto César A.R. Gonçalves.
O Ensino Superior e a Profissão M. Luísa Anacoreta Correia
IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro Os Revisores na União Europeia - As Diferentes Práticas Profissionais: Problemas e Soluções Os Revisores.
IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II) Domingos Cravo 26 de Outubro de 2006.
O DESAFIO DA CAPITALIZAÇÃO E CRESCIMENTO NAS PME ENCONTROS CAIXA CAPITAL - OROC CULTURGEST - 16 de Maio de 2012 O REVISOR OFICIAL DE CONTAS 1.
José Furtado Centro de Congressos de Lisboa Novos Instrumentos, Novas Ideias e Novas Empresas A Perspectiva do Financiamento.
Avaliação e Relatório de Desempenho de Programas na Austrália Mark Nizette Departamento de Finanças e Administração Outubro de 2001.
Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes
Organização Método & Ambiente
Governança Corporativa e Forças de Controle
Estrutura de Poder e Práticas de Governança
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
Professor : Fábio Pizzato
Prof. MSc. Cosmo Rogério de Oliveira
SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE TRANSFORMAÇÕES, EVOLUÇÃO E DESAFIOS BELO HORIZONTE, 06 a 08 de Outubro Juarez Domingues Carneiro.
MATERIAL DE APOIO AO CHAT TÓPICOS RELEVANTES PARA O CONSELHO FISCAL
Jornada de Atualização Tecnológica Campinas, 27 e 28 de Novembro de 2007 OUTSOURCING PARCERIA DE NEGÓCIOS.
ECONOMIA EMPRESARIAL.
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
Desenvolvimento Humano e Industrias Extractivistas: abordagem de capacidades Ieva Lazareviciute Oficial de Desenvolvimento Humano Local e Fortalecimento.
Criação de Valor.
Pós-graduação em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria
CONSULTORIA EMPRESARIAL
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
ECONOMISTA a) Legislação: 1.Lei e Alterações /51; 2.Decreto Nº ; 3.Resoluções Normativas do Conselho Federal de Economia – COFECON. b) CORECON.
E-Business a Nova Economia
VISÃO PANORÂMICA DE FINANÇAS CORPORATIVAS
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
Faculdade de Ciências Contábeis
Quem somos Rapidez, comodidade, transparência
Júlio de Jesus, Coordenador da Rede A Rede de Língua Portuguesa de Avaliação de Impactos um projeto da APAI - Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes.
RICS – Uma visão global do Profissionalismo em “Facilities Management” - Sean Tompkins CEO RICS Sao Paulo, 09 de Outubro de 2013.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Client Processing 1.2/2012.
Introdução ao Marketing – PROGRAMA 1 Análise É a fase de identificação de Forças do Mercado: Política Sociedade Legislação Tecnologia Concorrência Adaptação.
ORGANIZAÇÕES Comunicação = ação conjunta = objetivo comum
Visão Missão e Organização
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Avaliação de Custos para a Gestão da Qualidade do Gasto Público MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Claudiano Manoel de Albuquerque Brasília.
Formação à distância Avaliação de Empresas novembro 2012 Ana Isabel Martins.
É gerar valor compartilhado para colaboradores, clientes, acionistas e sociedade garantindo a perenidade do negócio Performance Sustentável Visão do banco.
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
O Papel da Auditoria Interna no Setor Público
CONSELHEIROS FORMAÇÃO DO CONSELHEIRO OBJETIVOS Levar o novo conselheiro a: tomar decisões no âmbito da gestão, com base nos princípios da excelência.
GOVERNANÇA CORPORATIVA
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
Consultoria Informática em CRM Autores: João Ramos Nuno Batalha Ricardo Correia Sérgio Sequeira.
Garantia de Qualidade da Auditoria Interna Experiência dos países da União Européia. Tomislav Mičetić Secretário-Geral, Ministério da Administração Pública,
DESAFIOS DO CRESCIMENTO DIFICULDADE PME 1. Impostos Altos. Carga tributária alcança 36% do PIB 2. Falta de crédito. Bancos exigem garantias que eles não.
GOVERNANÇA CORPORATIVA
MESTRADO PROFISSIONAL
Governança Corporativa
AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE EXPORTADORA
1 Capítulo 1 – Introdução à Administração Financeira – Prof.Mônica O papel da ética e o valor das ações Nos últimos anos, a ética das atitudes de algumas.
Continuação Entrega do Paper  A importância da informação contábil no controle financeiro das organizações.  A importância da contabilidade.
Novas Gerações No Mercado de Trabalho Formações SISNEMA 2010.
RCASOLUÇÕESGERENCIAIS QUEM SOMOS OBJETIVOS DA PARCERIA PLANO DE TRABALHO PRINCIPAIS ENVOLVIDOS (PLAYERS) RESULTADOS (ROI) 1 2.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Sylvio Augusto De Mattos Cruz
“ GOVERNANÇA CORPORATIVA : EVOLUÇÃO E FUNDAMENTOS”
“Senhor, diante das organizações devo ter CONSCIÊNCIA de minhas responsabilidades como ADMINISTRADOR. Reconheço minhas limitações, mas humildemente, junto.
Governança Corporativa. Origem da Governança Na primeira metade dos anos 90, em um movimento iniciado principalmente nos Estados Unidos, acionistas despertaram.
© 2015 Grant Thornton International Ltd. All rights reserved. Grant Thornton Apresentação Institucional.
CONTROLLER: Características
Transcrição da apresentação:

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro As Fronteiras da Profissão Expansão da Profissão As Fronteiras da Profissão João Carvalho das Neves 26 de Outubro 2006

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro As Fronteiras da Profissão Tendências do mercado europeu e internacional Legislação nacional e europeia Capacidades individuais e Capital intelectual das SROC Organização da profissão Ética e conduta profissional Que fronteiras?

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro As Fronteiras da Profissão Tendências Internacionais Escandâlos financeiros –Necessidade de maior transparência contabilística e de gestão Teoria da agência –Sistemas de Remunerações e incentivos – stock options e performance based – EVA, BSC –Fusões e aquisições Normas Internacionais de Contabilidade Corporate Governance - Sabarnes Oxley Act –Auditoria e Sistemas de Informação –Melhoria na gestão de processos internos –Sistemas de Avaliação da Performance Outsourcing –Sistemas de Informação –Contabilidade, Salários, Finanças Tendência para o mercado global da auditoria e contabilidade Paperless – report fiscal, facturação digital, etc... Proliferação de softwares para tudo – benchmarking, performance, auditing, planeamento, orçamentação, etc. Que ROCS e SROCs devemos ter em Portugal? –Estratégia de Concentração no Core Business ou Diversificação? –É uma questão de independência? Então como são os ROC e as SROC mais independentes afinal?

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro As Fronteiras da Profissão Legislação Nacional Revisão de Contas e matérias afins: –Consultoria –Formação Consultoria e formação profissional: –Fiscal –Corporate finance –Fusões e aquisições –Avaliação de empresas –Reestruturação de empresas –Etc. Desde que não seja ROC da empresa a lei não impede e a ética também não: –Gestão e liquidação judicial –Contabilidade e outsourcing contabilistico e financeiro –Aconselhamento financeiro e gestão financeira de carteiras de clientes A legislação portuguesa impede que o ROC seja administrador ou gerente –Porquê? Se não for ROC da empresa não há conflito de interesse. –Outros países têm outras soluções e outras profissões em Portugal também. –Exemplo: advogados.

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro As Fronteiras da Profissão Capacidades individuais e capital intelectual das SROC Conhecimentos e experiência adquiridas pelos individuos Conhecimentos e capacidades da SROC Estratégia e organização da SROC Gestão do conhecimento da SROC Temas –Revisão de Contas / Auditoria –Fiscalidade –Fusões e aquisições –Corporate Finance –Avaliação de empresas –Reestruturação de empresas –Corporate Governance: Gestão da performance, análise de processos, analise de gaps, benchmarks, planos de acções correctivas –Etc. Fundamental – Ética profissional Empresas maiores têm maior capacidade – ver taxa de crescimento das vendas/prestação de serviços Demografia e concorrência –Questões de sucessão –Venda de negócios? –Fusões?

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro As Fronteiras da Profissão Organização da Profissão Qual a estratégia da OROC? Que áreas acha que os ROC podem e devem desenvolver? Que capacidade tem de se afirmar perante o poder político e os parceiros sociais e profissionais? Como se organiza para garantir que os ROC oferecem qualidade de serviço na outras áreas que não apenas na Revisão de Contas: Exemplos: –Avaliação de empresas –Gestão judicial e liquidação Formação apenas? Ou Certificação para a função?

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro As Fronteiras da Profissão Ética e Conduta profissional Numa economia liberal esta é a fronteira mais importante A questão é... Como se controla.. Como se pode dar garantia de independência..

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro As Fronteiras da Profissão Conclusão As fronteiras da profissão são aquelas que a sociedade entender como mais relevantes em cada momento Aos ROC compete dar a sua opinião e através das suas estruturas procurarem serem ouvidos junto do poder político e dos parceiros sociais

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro As Fronteiras da Profissão