1 QUALIDADE NO DESEMPENHO DE TÉCNICAS DOS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DE NÍVEL MÉDIO Rev Saúde Pública 2006;40(5):843-50. MARINA PEDUZZI, MARIA LUIZA ANSELMI,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades
Advertisements

CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS
PESQUISA E SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING
UNIVERSIDADE DA HEMOFILIA
Avaliação da ocorrência e causa das úlceras crônicas no HUAP
ÉTICA EM PESQUISA.
Enfª Eliane Velame Santos
Aldemar Araujo Castro A prevalência de obesidade nos estudantes dos cursos de graduação da área da saúde Maceió 2006.
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
Parecer consubstanciado Projeto de pesquisa
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
5ª Reunião Geral da RET-SUS Metodologias de Avaliação de Competência Competência Maceió - Novembro de 2006 Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação.
Pesquisa HOSS, Osni.
Yolanda Dora Martinez Évora Rosana Suemi Nakamura
Boas Práticas Clínicas: Protocolo Clínico
Autora: Claudete Vilche Fonseca Orientadora: Elenice M. Cunha
João Luiz Barbosa Nunes
Edinaldo de Barros Torres
METODOLOGIA CIENTÍFICA PARA A ÁREA DE SAÚDE NOÇÕES BÁSICAS
E 17 ANOS Equipe: Profª Ms Silvana Rocha da Silveira
NO ÂNGULO ESPLÊNICO DO CÓLON
PREVALÊNCIA DE DOENÇA VASCULAR EXTRACRANIANA EM PACIENTES NEFROPATAS
CRISTIANE MARAN ALVES AVALIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO ENTRE O ESPESSAMENTO MÉDIO-INTIMAL DE ARTÉRIA CARÓTIDA E ARTÉRIA FEMORAL EM PACIENTES COM FATOR DE RISCO.
Perfil e Atribuições Equipe Enfermagem Trabalho
ETEC – BARUERI ÉTICA, MORAL E DIREITO NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E OS CRITÉRIOS DE IMAGEM PESSOAL ORGANIZACIONAL.
O que é Estatística? Estatística é a ciência que se ocupa da obtenção de informações (...) com a finalidade de através de resultados probabilísticos adequados,
Gerência situacional de projetos
Marcos Luis Martins Santos
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Aldo Lacerda Brasileiro
Stefan de Oliveira Simões
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE MEDICINA
5º conselho Hospitalar Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
Dejean Sampaio Amorim Filho
Cícero Fidelis Lopes AVALIAÇÃO DOS PULSOS DISTAIS DE MEMBROS INFERIORES EM INDIVÍDUOS PORTADORES DE DIABETES MELLITUS NO DIAGNÓSTICO DE DOENÇA ARTERIAL.
Antônio Carlos Brito Plano de Intenção
Valéria Ramalho Santos
CÉSAR AMORIM PACHECO NEVES
GILBERTO FERREIRA DE ABREU JUNIOR PREVALÊNCIA DE INSUFICIÊNCIA VENOSA CRÔNICA EM VEIA AXILAR DE PACIENTES PORTADORAS DE LINFEDEMA PÓS-MASTECTOMIA.
Wagnerlange Fernandes Damião
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO 2008/ /10/2008 A Carreira Técnico-Administrativos em Educação.
Projeto de pesquisa Natal 2006
SEMINÁRIO REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E META-ANÁLISE
Estrutura da Tese (versão escrita)
Luiz Augusto Rogério Vasconcellos
Elaboração de Projeto de Pesquisa
ESTRUTURA BÁSICA DO PROJETO DE PESQUISA
1/10 Avaliação da estrutura do resumo de 67 temas livres Maceió 2007 Aldemar Araujo Castro.
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE INSTITUTO DOM MOACYR
Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
Auditoria em Enfermagem Prof Bruno Silva Rio de Janeiro 2007
ENERMAGEM SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES
Dimensionamento de pessoal de enfermagem
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA Dixis Figueroa Pedraza SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE AVALIAÇÃO DO PROFAE – NOVAS PERSPECTIVAS Salvador, 23 a 25 de julho de 2006.
16° CIAED - CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Carlos Adriano Silva dos Santos ESTUDO ANATÔMICO DA VEIA BRAQUIAL COMUM EM CADÁVERES HUMANOS Maceió, 2003.
Paulo César Menezes Santos
Profa. Ana Lúcia Magri Lopes
Comitê de Ética em Pesquisa
Aluna: Lara Pereira Orientador: Dr Jefferson Pinheiro Brasília, 2 de dezembro de 2015 ABORDAGEM INADEQUADA DO HPV NA INFÂNCIA:
PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS DE FERIDAS AGUDAS E CRÔNICAS EM PACIENTES DE HOSPITAIS PÚBLICOS DE MANAUS-AM. Doutoranda: Nariani Souza Galvão. Orientadora:
CUSTO DO TRABALHO DE ENFERMAGEM NO TRATAMENTO DE ÚLCERA POR PRESSÃO ESTÁGIO III E IV EM UM HOSPITAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Ana Caroline Silva Caldas,
EDUCAÇÃO CONTINUADA: Um Desafio para o Enfermeiro Educador! Prof Bruno Silva UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO FACULDADE DE ENFERMAGEM.
Castro AA, Pitta GBB. A prevalência de obesidade nos estudantes dos cursos de graduação da área da saúde. Rev Bras Obesid Fev 29;23(7):13-7. A prevalência.
1 ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM: O CONHECIMENTO DOS PROFISSINONAIS EM RELAÇÃO À SUA IMPORTÂNCIA E IMPACTO NO FATURAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE Ana Carolina.
MODELO SIMPLIFICADO DE PROJETO QUANTITATIVO
Transcrição da apresentação:

1 QUALIDADE NO DESEMPENHO DE TÉCNICAS DOS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DE NÍVEL MÉDIO Rev Saúde Pública 2006;40(5): MARINA PEDUZZI, MARIA LUIZA ANSELMI, IVAN FRANÇA JUNIOR, CLAUDIA BENEDITA DOS SANTOS. Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP)

2 1. INTRODUÇÃO 1.1. CONTEXTO Trabalhadores de enfermagem; Trabalhadores de enfermagem; PROFAE; PROFAE; Baixa qualidade na execução de técnicas de enfermagem; Baixa qualidade na execução de técnicas de enfermagem; Poucas publicações Poucas publicações

HIPÓTESE A qualificação técnica acarreta melhor desempenho profissional dos trabalhadores de enfermagem, dadas as condições adequadas de trabalho em termos do quadro de pessoal e do desenvolvimento de supervisão de enfermagem e de educação continuada OBJETIVO Analisar a qualidade da assistência de enfermagem prestada nas técnicas de inalação, punção venosa e medicação intramuscular, no contexto da qualificação profissional de trabalhadores de enfermagem de nível médio. Analisar a qualidade da assistência de enfermagem prestada nas técnicas de inalação, punção venosa e medicação intramuscular, no contexto da qualificação profissional de trabalhadores de enfermagem de nível médio.

4 2. MÉTODOS Comitê de Ética e Pesquisa 2.1. TIPO DE ESTUDO Estudo Transversal em duas fases LOCAL Serviços de Saúde do Estado da Bahia

AMOSTRA Critérios de Inclusão Serviço: Possuir contingente maior ou igual a 10 de trabalhadores de enfermagem sem qualificação técnica formal e regular participando do PROFAE que realizavam as técnicas estudadas; Serviço: Possuir contingente maior ou igual a 10 de trabalhadores de enfermagem sem qualificação técnica formal e regular participando do PROFAE que realizavam as técnicas estudadas; Profissionais: Profissionais: Atendentes; Atendentes; Auxiliares de enfermagem; Auxiliares de enfermagem; Técnicos de enfermagem. Técnicos de enfermagem. Utilização das técnicas Utilização das técnicas Critérios de Exclusão Não descrito no artigo

Amostragem Amostra estratificada por categoria Consentimento Livre e Esclarecido Assinado por todos Assinado por todos Garantia de anonimato dos profissionais e instituições. Garantia de anonimato dos profissionais e instituições.

2.4. PROCEDIMENTOS Itens avaliados em duas fases (2001 e 2002) Itens avaliados em duas fases (2001 e 2002) Punção venosa para aplicação de medicamentos; Punção venosa para aplicação de medicamentos; Medicação intramuscular; Medicação intramuscular; Inalação. Inalação. Observação direta individual; Observação direta individual; Instrumento de verificação de itens Instrumento de verificação de itens Descrição dos procedimentos. Descrição dos procedimentos. Núcleos de avaliação: Núcleos de avaliação: Núcleo duro; Núcleo duro; Núcleo técnico; Núcleo técnico; Núcleo comunicação; Núcleo comunicação; Núcleo gerencial. Núcleo gerencial. 7

Variáveis Variáveis Primárias Punção Venosa Punção Venosa Inalação Inalação Medicação Intramuscular Medicação Intramuscular Variáveis Secundárias Núcleo duro; Núcleo duro; Núcleo técnico; Núcleo técnico; Núcleo comunicação; Núcleo comunicação; Núcleo gerencial. Núcleo gerencial.

Método Estatístico Cálculo do Tamanho da Amostra Amostra por conveniência Análise Estatística Prova da mediana; Prova da mediana; Nível de significância igual ou inferior a 5%. Nível de significância igual ou inferior a 5%.

10 3. RESULTADOS 3.1. Características da Amostra Não descrito no artigo Variáveis

11

Processos educativos de trabalhadores de enfermagem implementados isoladamente per se em contextos de trabalho precários não são capazes de imprimir mudanças positivas na qualidade do desempenho profissional CONCLUSÃO