Educadores Sociais em trabalhos de alta complexidade: Profissionalização, formação permante e apoio individual e grupal para profissionais de acolhimento
II Seminário Internacional Qualidade dos Serviços de Acolhimento Histórico Orgaziacional Imst – Áustria 1949 Porto Alegre - Brasil – 1967 Presente em 22 localidades (689 atendidos/ outubro 2014) Juiz de Fora – 1984 06 casas (63 atendidos) Centro Social – (133 atendidos)
VISÃO DO PROGRAMA PRINCÍPIOS PARA QUÊ? PARA QUEM? COM QUEM? O QUÊ? - Garantir um ambiente familiar protetor; - Focar no desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens; - Resultar na Autossuficiência/ Autonomia (afetiva, social e financeira) - Crianças e Adolescentes que perderam ou estão em risco de perder um ambiente familiar protetor - Famílias - Lideranças locais (comunidade) - Estado - Outros atores - Serviços Diretos Básicos - Desenvolvimento de Competências - Promoção, Defesa de Direitos e Advocacy Serviço de Acolhimento Serviço de Fortalecimento Familiar e Comunitário PARA QUÊ? PARA QUEM? COM QUEM? O QUÊ? COMO? 4. As crianças tomam decisões sobre sua vida 3. Trabalhamos pelo Interesse da Criança e adolescente 2. Contamos com uma rede Local de Proteção 1. Todas as ações com o foco na família PRINCÍPIOS
II Seminário Internacional Qualidade dos Serviços de Acolhimento Acolhimento institucional: Modalidade Casa Lar Uma casa com até nove (sete) crianças/adolescentes; Uma dupla psicossocial para até 20 atendidos; Um coordenador; Uma assistente de desenvolvimento familiar; Uma cuidadora de apoio; Uma CUIDADORA RESIDENTE (Mãe social – lei 7.644/87;
II Seminário Internacional Qualidade dos Serviços de Acolhimento Cuidadora residente: Recrutamento e seleção Art. 9º da Lei nº 7.644 de1.987 Idade mínima de 25 anos; Boa sanidade física e mental; Curso de 1º grau completo (2º completo); Ter sido aprovada em treinamento e estágio exigidos por esta Lei; Boa conduta social; Aprovação em teste psicológico específico.
II Seminário Internacional Qualidade dos Serviços de Acolhimento Profissionalização, formação permante e apoio individual e grupal para profissionais de acolhimento “O educar é uma arte, no fundo, tão pouco ensinável como a tolerância ou a fé. É um saber que resulta das interações, de vivências, de experiências e do contraste com a realidade”.(Hermann Gmeiner)
Formação Cuidadoras Residentes Formação inicial
Formação Cuidadoras Residentes Formação inicial
Formação Cuidadoras Residentes Formação inicial
Formação Cuidadoras Residentes Plano desenvolvimento individual
Formação Cuidadoras Residentes Plano de desenvolvimento individual
Formação Cuidadoras Residentes Módulos I e II no Centro de Formação em SP; Com uma semana de duração; Formação Continuada Retomada dos referentes teóricos organizacionais e normativas legais; Temas variados identificados nos instrumentos de avaliação por competência;
Formação Cuidadoras Residentes Cronograma de formação anual
Formação Cuidadoras Residentes Sistema de Gestão de Pessoas por Competências
Formação Cuidadoras Residentes Sistema de gestão de pessoas por competências
Formação Cuidadoras Residentes Sistema de gestão de pessoas por competências
Formação Cuidadoras Residentes Sistema de gestão de pessoas por competências
Formação Cuidadoras Residentes Sistema de gestão de pessoas por competências
Formação Cuidadoras Residentes Sistema de gestão de pessoas por competências
Formação Cuidadoras Residentes Sistema de monitoramento de núcleo de acolhimento
Formação Cuidadoras Residentes Sistema de monitoramento de núcleo de acolhimento
Formação Cuidadoras Residentes Sistema de monitoramento de núcleo de acolhimento
Formação Cuidadoras Residentes Sistema de monitoramento de núcleo de acolhimento
Formação Cuidadoras Residentes Sistema de monitoramento de núcleo de acolhimento
Formação Cuidadoras Residentes Sistema de monitoramento de núcleo de acolhimento
Formação Cuidadoras Residentes Plano de trabalho e avaliação
II Seminário Internacional Qualidade dos Serviços de Acolhimento Obrigado!!! Edson Neris Bahia www.aldeiasinfantis.org.br edson.bahia@aldeiasinfantis.org.br (32) 8897-5631 (32) 3224-7240