FORMAÇÃO CONTINUADA II

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Transcrição da apresentação:

FORMAÇÃO CONTINUADA 2008 - II FUNDAMENTOS DO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL MEDIADORA: PROFA. MSC. MARIA DE LOURDES BUSNARDO TRIDAPALLI ASSESSORIA DE DESENVOLVIMENTO BRUSQUE, 22 JULHO DE 2008

FUNDAMENTOS DO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL O QUE É CURRÍCULO? Segundo a UNESCO (2004, p.13) o currículo é constituído pelo: “que é aprendido e ensinado (contexto); como é oferecido (métodos de ensino e aprendizagem); como é avaliado (provas, por exemplo) e os recursos usados (ex. livros usados para ministrar os conteúdos e para o processo ensino-aprendizagem). Desta forma, Zabalza (1998) afirma que o Currículo é o conjunto dos pressupostos de partida, das metas que se deseja alcançar e dos passos que se dão para as alcançar; é o conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes, etc. que são considerados importantes para serem trabalhados no curso, ano após ano. ASSESSORIA DE DESENVOLVIMENTO BRUSQUE, 22 JULHO DE 2008

FUNDAMENTOS DO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL O QUE É CURRÍCULO OCULTO? Segundo a UNESCO (2004, p.13) “(...) o currículo oculto diz respeito à aprendizagem não planejada que ocorre nas salas de aula, nos espaços da instituição ou quando os estudantes interagem com ou sem a presença do(a) professor(a).” ASSESSORIA DE DESENVOLVIMENTO BRUSQUE, 22 JULHO DE 2008

FUNDAMENTOS DO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL O CURRÍCULO NA UNIFEBE? Portanto, na Unifebe, considerando que somos constituídos por aquilo que vemos, lemos, falamos, ouvimos, vestimos e ainda, considerando que esses discursos produzem nossas identidades, precisamos buscar outras construções curriculares, que incorporem a diversidade cultural, as questões de gênero, credo, etnia, classe social, sexualidade, corpo, consumo e ambiente, buscando compartilhar saberes e (re)construir significados. Assim, buscamos compreender o currículo, como um percurso acadêmico necessário de conhecimentos que despertem as autonomias do indivíduo no ensino superior onde a realidade seja apreendida e não somente reproduzida, acreditando ser um passo para uma educação emancipatória e construtiva. ASSESSORIA DE DESENVOLVIMENTO BRUSQUE, 22 JULHO DE 2008

FUNDAMENTOS DO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL É o modo de ser sujeito... ... de pensar e de agir... Formação Integral Pressupostos de partida Missão Institucional conceito metas CURRÍCULO Passos que deseja alcançar Projeto Pedagógico do Curso e Plano de Ensino entendemos Percurso acadêmico Conjunto de conhecimentos a serem compartilhados ASSESSORIA DE DESENVOLVIMENTO BRUSQUE, 22 JULHO DE 2008

FUNDAMENTOS DO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL FLEXIBILIZAÇÃO E A LEGISLAÇÃO  Art. 207 da Constituição Federal: as universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial e obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.  LDB (9.394/96): autonomia universitária.  Plano Nacional da Educação (Lei 10.172 de janeiro de 2001): define os objetivos e metas que devem estabelecer, em nível nacional, as diretrizes curriculares que assegurem a necessária flexibilidade e diversidade nos programas oferecidos pelas diferentes instituições de ensino superior, de forma a melhor atender às necessidades diferenciais de suas clientelas e às peculiaridade das regiões nas quais se inserem. ASSESSORIA DE DESENVOLVIMENTO BRUSQUE, 22 JULHO DE 2008

FUNDAMENTOS DO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL FLEXIBILIZAÇÃO E A LEGISLAÇÃO  Pareceres do CNE N° 776/97 – 583/2001: ressaltam, entre outros aspectos: - a necessidade de assegurar maior flexibilidade na organização de cursos e carreiras, atendendo à crescente heterogeneidade tanto da formação prévia como das expectativas e dos interesses dos alunos; - os Cursos de Graduação precisam ser conduzidos, através de Diretrizes Curriculares, a abandonar as características de que muitas vezes se revestem, quais sejam as de atuarem como meros instrumentos de transmissão do conhecimento; - necessidade de uma profunda revisão de toda a tradição que burocratiza os cursos e se revela incongruente com as tendências contemporâneas de considerar a boa formação no nível de graduação como uma etapa inicial da formação continuada. ASSESSORIA DE DESENVOLVIMENTO BRUSQUE, 22 JULHO DE 2008

FUNDAMENTOS DO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NA UNIFEBE É elemento promotor de mudanças na estrutura do currículo, na prática pedagógica e na postura docente. A flexibilização curricular oferece ao acadêmico a possibilidade de construir o seu processo formativo e promove a interlocução entre os pares das diferentes áreas do conhecimento. Trata-se de um espaço de construção da autonomia intelectual, tornando o aluno co-responsável por sua formação. ASSESSORIA DE DESENVOLVIMENTO BRUSQUE, 22 JULHO DE 2008

FUNDAMENTOS DO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL COMO FAZER? Exige mudanças na estrutura do currículo e na prática pedagógica, é necessário que ambos estejam em consonância com as diretrizes curriculares nacionais de cada curso e com os princípios e diretrizes de cada projeto pedagógico de curso, na perspectiva de um ensino de graduação viável e de qualidade. ASSESSORIA DE DESENVOLVIMENTO BRUSQUE, 22 JULHO DE 2008

FUNDAMENTOS DO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL A PREPARAÇÃO PROFISSIONAL: QUAIS AS NECESSIDADES DO DOCENTE DA UNIFEBE PARA EFETIVAR A FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR?  Atitude flexível  Autonomia de pensamento  Flexibilidade de raciocínio  Ampla cultura  Discussões internas  Capacitação ASSESSORIA DE DESENVOLVIMENTO BRUSQUE, 22 JULHO DE 2008

FUNDAMENTOS DO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL COMO SERÁ POSSÍVEL A FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR DIANTE DO CONTEXTO ATUAL? ASSESSORIA DE DESENVOLVIMENTO BRUSQUE, 22 JULHO DE 2008

FUNDAMENTOS DO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL MISSÃO INSTITUCIONAL “Atuar no Ensino Superior articulado à Pesquisa e à Extensão, pautado em uma perspectiva humanista e comprometido com o desenvolvimento que promova a qualidade de vida na sociedade”. ASSESSORIA DE DESENVOLVIMENTO BRUSQUE, 22 JULHO DE 2008

FUNDAMENTOS DO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL VISÃO “Ser referência em Educação Superior, atuando como protagonista na produção do conhecimento voltado para o bem comum”. ASSESSORIA DE DESENVOLVIMENTO BRUSQUE, 22 JULHO DE 2008

FUNDAMENTOS DO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL EIXOS NORTEADORES DO PDI E DO PPI  Qualidade  Flexibilização  Regionalização  Financiamento ASSESSORIA DE DESENVOLVIMENTO BRUSQUE, 22 JULHO DE 2008