Para o Planejamento do Ecoturismo não bastam técnicas e ferramentas práticas de e l a b o ração de planos e projetos. Desta forma entende-se que refletir.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Impacto Ambiental Contextualização e conceituação
Advertisements

Instrumentos Económicos e Financeiros
A OFERTA TURÍSTICA.
MEIO AMBIENTE E URBANISMO
Propostas para São Luiz do Paraitinga
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
Planejamento Estratégico de Marketing
Por que constituir uma organização de terceiro setor?
Meio ambiente e desenvolvimento
Ecoturismo “Ecoturismo é a viagem responsável a áreas naturais, visando preservar o meio ambiente e promover o bem-estar da população local”.
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Desenvolvimento Regional Sustentável Grupo de Ensino e Pesquisa 1) Álvaro Fernandez Gomes - UNIFEB 2) Cássia Cristina Queiroz Monteiro – SENAC.
Prof. Ms. Vagner Custódio
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza
PEA 5730 Planejamento Integrado de Recursos
Aula 10 –Avaliação de Impactos Ambientais (AIA)
Curso de Especialização em Gestão Ambiental
Desenvolvimento Local e Sustentabilidade Gilson Domingues Cardoso Gerente de Desenvolvimento e Planejamento Vitória 19 de novembro de ª Gestão das.
COMPARAÇÃO ENTRE A DOAR E A DFC
Outubro-2006.
Indicadores de Desenvolvimento Regional – terceira sessão
Solidarismo: da doutrina ao discurso de campanha
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
Plano Estratégico Regional de Turismo
ÁREA DE EMPREGABLIDADE TURISMO
Administração da Qualidade
Premissas Dados das Microrregiões.
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
Estratégia de crescimento.
É gerar valor compartilhado para colaboradores, clientes, acionistas e sociedade garantindo a perenidade do negócio Performance Sustentável Visão do banco.
Diagnóstico e Recomendações para uma Proposta de Desenvolvimento Local Sustentável para Jirau, Rondônia São Paulo, 05 de junho 2009.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Comportamento Saudável
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
ANALISANDO O AMBIENTE DE MARKETING
Roteiro de Aula Convivência A Ordem Econômica e Financeira na CF/88
ASPECTOS HISTÓRICOS DA HOTELARIA
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
PROF.: MÔNICA PERNAMBUCO COSTA
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
O TRANSPORTE AÉREO NAAMAZÔNIA - O Passado, o Presente e a Visão Perspectiva dos Aeronautas - CTD - Comissão de Turismo e Desporto CAINDR - Comissão da.
Faça parte desse ideal Ações promovidas pela Entidade em prol de Crianças e Adolescentes em situação de Risco.
PLANEJAMENTO AMBIENTAL
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Problema 1 / Grupo 01 Espécies Ameaçadas. Que problema ambiental é foco deste trabalho? Qual foi a estratégia do trabalho para contribuir com sua solução?
Apresentação Diagnóstico Social
IX Olimpíada Regional de Ciências – 2007 IX Olimpíada Regional de Ciências – 2007 Tema: Sociedade e Ambiente Tema: Sociedade e Ambiente : princípios e.
Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) Conceituação
FERNANDO REZENDE Tributação imobiliária e desenvolvimento municipal sustentável.
O poder do marketing para o desenvolvimento
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
TURISMO AULA 03. Adotar um planejamento significa que os idealizadores de uma determinada atividade pensam antecipadamente seus objetivos, e que suas.
DIREITO CONSTITUCIONAL III
Sem fins lucrativos e com abrangência nacional, o Instituto Equipav é responsável pela estratégia e monitoramento dos investimentos sociais do Grupo Equipav.
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Os seus recursos endógenos específicos que muitas vezes constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento; Património histórico, arqueológico,
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
TURISMO E GLOBALIZAÇÃO CIC/2016 JANDERSON. TURISMO Deslocamento de indivíduo ou grupo, por até um ano, com objetivo de lazer e entretenimento, sem fixar.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
DIREITO URBANÍSTICO CONSTITUCIONAL. PRINCÍPIOS JURÍDICOS Cretella Júnior define os princípios jurídicos como "as proposições básicas, fundamentais, típicas.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

Para o Planejamento do Ecoturismo não bastam técnicas e ferramentas práticas de e l a b o ração de planos e projetos. Desta forma entende-se que refletir intensamente sobre a atividade e seus objetivos de sustentabilidade econômica social e ambiental é fundamental para o sucesso na implantação do ecoturismo, atendendo aos seus princípios.

A sustentabilidade defendida pelos princípios do ecoturismo não deve ser entendida como um fim a ser alcançado em planos, programas e projetos. Na verdade devemos perceber a sustentabilidade como as condições ótimas de desenvolvimento do ecoturismo, e atentar aos seus princípios, os quais podem não estar presentes em todos os momentos. Instabilidade de mercados, alterações no perfil e nas tendências dos viajantes, proliferação de doenças tropicais, alterações nas políticas de desenvolvimento e investimentos regionais e nacionais são algumas das externalidades que podem afetar a sustentabilidade de projetos.

Daí a importância de processos de monitoramento e de re-planejamento como itens fundamentais para o sucesso do desenvolvimento do ecoturismo. Além disso, o ecoturismo não pode ser a única alternativa econômica, ou a predominante, num município ou região, pois qualquer alteração na demanda, como, por exemplo, o aparecimento de destinos concorrentes, pode levar todo um município ou uma região a ter problemas de ordem econômica e social em função da lacuna na geração de receitas.

Planejamento pode ser entendido como a definição de estratégias e meios para sair de uma situação atual visando alcançar uma situação futura desejada. planejar é decidir antecipadamente o que deve ser feito; planejar é determinar objetivos e meios para seu alcance; planejar é projetar um futuro desejado e os meios específicos para torná-lo realidade. (Barreto, 2000)

Ignarra (s.d) afirma que planejamento é um processo lógico de pensamento mediante o qual o ser humano analisa a realidade que o cerca e estabelece meios que lhe permitirão transformá-la de acordo com seus interesses e aspirações.

As dimensões de planejamento devem considerar os seguintes elementos: elemento temporal – planejamento de curto, médio e longo prazo; elemento político – regulador, incentivador, financiador, integrado; elemento administrativo – público ou privado; elemento social – participativo ou de gabinete; elemento geográfico – internacional (continente, bloco de países, regiões trans-fronteiriças), nacional (país ou macroregiões), regional (delimitado por bacias hidrográficas, por pólos de desenvolvimento, por grandes parques), local (municipal) ou sítio (propriedades, áreas protegidas de pequeno porte).

BENEFÍCIOS DO TURISMO O desenvolvimento do turismo tem gerado uma série de benefícios. A seguir, listamos algumas das contribuições que o turismo pode trazer à qualidade de vida de sua comunidade. DESVANTAGENS DO TURISMO Embora o turismo traga muitos benefícios, o seu desenvolvimento não acontece livre de impactos negativos na comunidade. Abaixo listamos alguns desses possíveis malefícios.

BENEFÍCIOS ECONÔMICOS - O turismo ajuda a diversificar e estabilizar a economia local. Também pode ajudar a trazer outras atividades econômicas para a comunidade. - O turismo gera impostos e traz dinheiro novo para a comunidade. - O turismo gera empregos e oportunidades comerciais. DESVANTAGENS ECONÔMICAS - O turismo necessita de custos operacionais para pesquisa, promoção etc.. - O turismo se utiliza de serviços públicos que são mantidos pelo contribuinte locais, excedendo seus custos. - O turismo pode exigir o treinamento de empregados, proprietários e a educação da população local. - O turismo pode gerar fuga de capitais.

BENEFÍCIOS SOCIAIS - O dinheiro gerado pelo turismo ajuda a financiar serviços e estabelecimentos públicos que a comunidade talvez não tivesse condições de financiar (estradas públicas, energia, comunicação, saúde e segurança). - O turismo incentiva a participação cívica e o orgulho pela comunidade e suas manifestações culturais. - O turismo proporciona o resgate e o intercâmbio cultural. DESVANTAGENS SOCIAIS - O turismo pode atrair visitantes com comportamento conflitante com o da comunidade e seus padrões culturais. - O turismo pode criar tumulto, poluição em vários níveis e congestionamento. - O turismo pode aumentar os índices de criminalidade e marginalidade. - O turismo pode gerar conflito entre os que o querem e os que são contra o seu desenvolvimento.

BENEFÍCIOS AMBIENTAIS - O turismo pode incentivar a preservação de recursos naturais, culturais e históricos. - O turismo pode estimular a revitalização e embelezamento paisagístico da cidade ou vila. - O turismo pode contribuir para a sustentabilidade de áreas protegidas. - O turismo educa para a conservação da natureza. DESVANTAGENS AMBIENTAIS - Turismo desordenado ou sem critérios pode degradar a qualidade de importantes recursos naturais e históricos. - Lixo, barulho e poluição do ar podem aumentar com o turismo. - O sucesso econômico do turismo pode levar a maior pressão sobre os recursos naturais.