I Seminário SIGCidades: Cadastro Territorial Multifinalitário

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MÓDULO IV - Gestão social da valorização imobiliária para a inclusão territorial.
Advertisements

Fundos Municipais de Saúde
IV Encontro Regional Paulista de Administrações Tributárias Municipais Elementos para Eficácia da Administração Tributária Municipal RIBEIRÃO PRETO – JUNHO/2012.
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
5 – Estudo do ITR.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
I Seminário SIGCidades: Cadastro Territorial Multifinalitário
I Seminário SIGCidades: Cadastro Territorial Multifinalitário
Capa Disciplina: GEODÉSIA APLICADA AO GEORREFERENCIAMENTO
Projeto CadastroGEO Coordenador: Hélcio Nascimento 25 de março de 2017.
VIII SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ
Cadastro Multifinalitário
FORUM DA CIDADANIA - CONCIDADANIA Comite do Plano Diretor Participativo UNIVERSIDADE CATOLICA DE SANTOS CAMARA MUNICIPAL DE SANTOS Comissão Permanente.
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE ASSENTAMENTOS URBANOS
2. Legislação Cadastral 2.1. Constituição Federal Brasileira
CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO
ORGANIZAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA
Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
Mesa: Diretrizes Nacionais para o Cadastro Territorial Multifinalitário e Avaliação em Massa de Imóveis Coordenador: Everton Silva Apresentadora: Eglaísa.
O BID e o PNAFM: mais efetividade e melhores resultados
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Cartografia Cadastral no Brasil
O cadastro e a Cartografia Cadastral de Alguns Países: uma Visão Internacional Tese MARKUS HASENACK.
participação e controle social
MÓDULO IV - Gestão social da valorização imobiliária para a inclusão territorial.
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL TERRITÓRIO
Estrutura Organizacional da Administração Pública
O IPTU e a Geomática Vanize Melim Eng. Civil.
A economia levada a sério
Engenharia de Agrimensura e Cartográfica na UFBA
Rede de Gestão Integrada de Informações Territoriais
de Bens Imóveis Rurais e Urbanos Notas Básicas Brasil
SEMINÁRIO PTB/PT - BUTIÁ/RS - 16/05/2004 Gestão Pública Eficaz e Transparente.
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
Serviços Cartoriais - Histórico A necessidade de se fazer publicidade de atos e negócios jurídicos vem de muito tempo. Veja alguns casos:  No direito.
Políticas Públicas Profª MSc. Catharina Teixeira MARÇO 2014
Fontes de Financiamento para educação profissional: o caso alagoano Instituto de Educação Profissional de Alagoas- INEPRO Tereza Kelly.
Política Nacional do Meio Ambiente
USO INDUSTRIAL DE IMÓVEIS Experiências e tendências Andre GeraldesLeandro Viecili.
30 DE MARÇO DE 2011 FORTALEZA-CE. Alexandre Cialdini Secretário de Finanças de Fortaleza.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 2- Código de Normas-Parte Geral Aula 2- Deveres dos registradores e CNPJ.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
Lei Federal nº /79 Parcelamento do Solo Urbano O que mudou
LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA
ATIVIDADE URBANISTICA
DIREITO TRIBUTÁRIO SEMINÁRIO TEOLÓGICO MÉDIO INTEGRADO
CNIR – Cadastro Nacional de Imóveis Rurais
B r a s i l Cadastro Nacional de Imóveis Rurais
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
 Título III - Da Organização do Estado Capítulo I - Da Organização Político-Administrativa Capítulo II - Da União Capítulo III - Dos Estados Federados.
MUNICÍPIO DE PEABIRU AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APRESENTAÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS-LDO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2015 DIA: 01/07/2014 LOCAL: CÂMARA.
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
DIREITO AMBIENTAL Prof. Lucas Valença Brandão. LEI N /81 POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.
A Lei nº14.881, de 27/01/2011, criou o Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (IDECI) com o propósito de apoiar e desenvolver.
FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1988.
Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano - PDDU Projeto de Lei 396/2015.
Política nacional do MA Lei 6938/81. Estabelece política: articulação de objetivos e meios Complementada pela legislação e desenhos institucionais. (Lei.
MINICURSO LEGISLAÇÃO ESTADUAL APLICADA À DEFESA DO MEIO AMBIENTE
Palestrante: Katia Cilene do Carmo. Algumas medidas para facilitar o trabalho: A formalização de convênios de cooperação; A definição de um critério de.
PESSOA JURÍDICA. DA PESSOA JURÍDICA É um conjunto de pessoas ou de bens, dotados de personalidade jurídica própria e constituído na forma da lei, para.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
NORMAS GERAIS DO CONTROLE INTERNO PROJETO DE LEI NACIONAL DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE INTERNO.
ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS. Constituição da República Federativa do Brasil Art Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte,
Ministério das Cidades Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão de Desenvolvimento Urbano AUDIÊNCIA PÚBLICA.
NÚCLEO IV Luiz Henrique Bonatelli Julho de ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Regulamentação da Prestação dos Serviços de Saneamento Básico nas Localidades de Pequeno Porte em Jijoca de Jericoacoara Parceira MUNICÍPIO - SISAR Sobral.
Aspectos Jurídicos Afetos ao Saneamento Rural no Brasil Profª.Drª.Sheila Pitombeira.
Introdução ao Direito Administrativo Aula 1: As interfaces entre o direito administrativo e as políticas públicas ou por que estudar Direito em um curso.
Transcrição da apresentação:

I Seminário SIGCidades: Cadastro Territorial Multifinalitário Diretrizes para a criação, instituição e atualização do CTM nos municípios brasileiros - Portaria Min. nº 511/ 2009

1. Definição: Cadastro territorial Nos países que compõem o Mercosul (à exceção do Brasil) e na maior parte dos países europeus, o Cadastro Territorial é um registro público sistematizado dos bens imóveis de uma jurisdição contemplado nos seus três aspectos fundamentais: o jurídico, o geométrico e o econômico. Fonte: Cadastro multifinalitário como instrumento da política fiscal e urbana / Organizadores: Diogo Alfonso Erba [et all] – Rio de Janeiro, 2005

2. Cadastro territorial no Brasil Cadastro Legal ou Jurídico Registro de Imóveis Cadastro Fiscal ITR (rural) IPTU (urbano) Cadastro Físico / Geométrico CNIR (Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (Lei 10267/ 2001) Fonte: Cadastro Territorial - Prof. Artur Caldas Brandão / UFBA

3. Cadastro em vários países da Europa Identificação das divisas das parcelas juntamente com os proprietários Amarração do levantamento à rede geodésica Vinculação dos dados técnicos do cadastro (geometria das parcelas) ao registro imobiliário Manutenção do cadastro permanentemente atualizado Fonte: Cadastro Territorial - Prof. Artur Caldas Brandão / UFBA

4. Duas correntes sobre cadastro Caráter empírico – herança da tributação – fonte de informações interna à administração (projetos, arruamento, parcelamento, levantamentos topográficos) Caráter científico – modelo europeu – registro sistemático – levantamentos de precisão (aerofotogramétrico e geodésico) – concilia funções tributária e jurídica Fonte: Garcia, Romay Conde. Cadastro técnico municipal: estruturação de um sistema de informações para gstão do espaço urbano. Rio de Janeiro: UFRJ/IGEO, 2004.

5. Função tributária e jurídica No Brasil os cadastros que integram as duas funções (jurídica e tributária) foram inviabilizados pela divisão de competência entre os poderes executivo e judiciário. Constituição 1988 Art. 236: “Os serviços notoriais e de registro são exercidos em caráter privado, por delegação do Poder Público: § 1º - Lei regulará as atividades, disciplinará a responsabilidade civil e criminal dos notários, dos oficiais de registro e de seus prepostos, e definirá a fiscalização de seus atos pelo Poder Judiciário. Fonte: Garcia, Romay Conde. Cadastro técnico municipal: estruturação de um sistema de informações para gstão do espaço urbano. Rio de Janeiro: UFRJ/IGEO, 2004.

6. Ordenamento do sistema Cadastro para área rural - Lei 10267/ 2001 Institui o Cadastro Nacional de Imóveis Rurais – CNIR Troca de informações entre os Cartórios de Registro de Imóveis e o INCRA Nova sistemática do Registro de Imóveis – medições Cadastro para área urbana - Portaria 511/2009 MCidades Diretrizes para a criação, instituição e atualização do Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM) Fonte: Cadastro Territorial - Prof. Artur Caldas Brandão / UFBA

7. Estrutura da Portaria Ministerial 511/2009 Capítulo I – Das disposições gerais Capítulo II – Do cadastro territorial multifinalitário Capítulo III – Da cartografia cadastral Capítulo IV – Da gestão e do financiamento do cadastro Capítulo V – Da multifinalidade do cadastro Capítulo VI – Da avaliação de imóveis Capítulo VII – Do marco jurídico e das disposições finais

Obrigada! sigcidades@vm.uff.br