Workshop Design-Based Research Pesquisa aplicada à otimização da EAD

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Pedagogia da pesquisa-ação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Pesquisa-ação: uma introdução metodológica
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Princípios e Conceitos de Software(v2)
Metodologia da Pesquisa
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
Este material é parte integrante da disciplina
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
11 º Congresso Internacional ABED
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Multimédia semântico e aprendizagem António Maneira (1) & João Correia de Freitas (2) & (1) PROGRAMA DOUTORAL.
Trabalhando com Grupos
Fundamentos de Metodologia
RAIMUNDO PINHEIRO LOPES FILHO Pesquisador da EMBRAPA AMAPÁ
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
RPG By Moodle: um Game para a EAD com suporte Moodle
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
RESOLUÇÃO COLABORATIVA DE PROBLEMAS
Profa. Flávia Santos Metodologia da Pesquisa Extraído de: Roesch, Yin e metodologia da UFPR e UFSC Profa. Flávia Santos
Conceitos básicos da gestão da informação nas organizações
Perguntas de Modelação
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Comunidade de Aprendizagem
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Técnicas e Projeto de Sistemas
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Engenharia de Software
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
(Notas João Filipe Matos, 2004)
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Prof.ª Chayane C. de Souza
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
Conhecimento Científico
Erton W. Vieira Metodologias Ágeis, Qualidade de Software e Design Centrado no usuário: Pontos de Interação Erton W. Vieira.
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
ÉTICA, COMPUTAÇÃO E SOCIEDADE
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
PSICODIAGNÓSTICO Jorge Luiz de Sales.
O método de investigação ESTUDO DE CASO Cristiane Drebes Pedron, Ms Outubro de 2008.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
MÉTODOS PARTICIPATIVOS Interação entre agricultores familiares, extensionistas e pesquisadores Disciplina: Extensão Rural Curso Técnico em Agropecuária.
Transcrição da apresentação:

Workshop Design-Based Research Pesquisa aplicada à otimização da EAD Associação Brasileira de Educação à Distância – ABED Congresso Internacional ABED de Educação à Distância - CIAED Workshop Design-Based Research Pesquisa aplicada à otimização da EAD Salvador – 2013 Alfredo Matta UNEB

Princípios Design-Based Research – DBR : é um método de pesquisa voltado para o desenvolvimento de soluções aplicadas em educação. Foi desenvolvido para investigação sobre Educação OnLine e Educação a Distância – EAD, mas hoje está tendendo a ser aplicada nas ciências cognitivas em geral (educação, psicologia, outras) Abordagem dialética Pode ser usada com praxiologia Já fazíamos “imperfeita” sem saber

Princípios Voltada para resolução de problemas complexos em contextos reais, na colaboração entre pesquisadores, profissionais e/ou outros sujeitos engajados.  Integra conhecidos de princípios educacionais e de design com as soluções práticas (em especial tecnológicas) para torna-las aplicáveis ao mundo concreto. Deve conduzir rigorosa e reflexiva investigação para testar, e refinar o teste, de ambientes de aprendizagem inovadores, assim como de princípios de design (que podem ser inovadores). È Iterativa – vai aperfeiçoando-se. Não há final. Entrelaça os objetivos de 1) implementar aplicações e 2) desenvolver teorias

Entendendo DBR

Entendendo DBR

Entendendo DBR 1-retirar a "interferência" do laboratório pois o ambiente de aprendizagem nunca é o laboratório. 2-existem muitas variáveis manipuladas. 3-trabalha com variáveis mas não as detém e sim procura entender as relações dinâmicas entre elas (a pesquisa experimental só acompanha UMA de forma controlada e PARA(segura) as outras.  4-Ao invés de fixar procedimentos bem documentados para poder replicá-los depois, inicia com planejamento de procedimento e material, sem defini-los completamente, e cujo sucesso posterior. 5-As experiências são feitas em interação - nada de isolamento - é dada preferência ao mundo real e à sala de aula, por exemplo. 6-O objetivo é examinar diferentes aspectos da proposta e desenvolver diferentes perfis qualitativos e quantitativos da proposta em curso, em sua prática e desenvolver diferentes perfis qualitativos e quantitativos da proposta em curso, em sua prática. 7-Há um esforço para dividir as decisões da pesquisa - o pesquisador não decide só e envolve a comunidade e os engajados diversos o mais que pode.

Projeto usando DBR FASE 1 - Análise de problemas práticos por pesquisadores e profissionais em colaboração Declaração do Problema Problemas então surgem quando a solução se revela um projeto de interesse "projeto "ESCOLHIDO" ou "DE ESTIMAÇÃO"", ao invés de uma verdadeira tentativa de resolver uma educação problema O enunciado do problema em (pesquisa por proposta DBR) deve identificar um problema ou uma oportunidade, explorar a sua história ou contexto, e proporcionar um argumento convincente e persuasivo de que este problema é importante e merece ser pesquisado. Isto inclui articular a relevância prática e científica do estudo.

Projeto usando DBR Concertação entre Pesquisadores e Participantes O problema deve ser definido em estreita colaboração com o grupo de praticantes É valorizada a contribuição que profissionais e pesquisadores fazem no trabalho compartilhado. Atenção aos aspectos éticos pois envolve pessoas que são parte ativa da pesquisa. Questões O pressuposto básico da DBR é que existem práticas adequadas, ou ao menos, que podem ser melhoradas. O problema deve ser definido em estreita colaboração com o grupo de praticantes implica 2 questões constantes: 1-Que alternativas existem em relação às atuais práticas? 2-Como implantar e sustentar as alternativas existentes?

Projeto usando DBR Os pressupostos e questões da DBR são derivados a partir da definição do problema de pesquisa, em estreita colaboração com as opiniões dos profissionais e outros participantes legítimos. Depois são refinados através da literatura que serve para (a) ajudar a completar o que já se sabe sobre o problema e (b) para orientar o desenvolvimento do potencial solução. As questões servem para entender a base dos processos, suas variáveis e impactos diversos. Revisão de literatura DBR necessita acurada contextualização e revisão de literatura. Além de servir para localizar e estudar análises já existentes do problema, além de construir uma lógica de interpretação para o trabalho, serve para facilitar a criação de uma guia de desenvolvimento e intervenção para o problema. E DBR contextualizar e revisar literatura é uma constante... e feito continuamente. 

Projeto usando DBR FASE 2 - Desenvolvimento de soluções construidas desde princípios de design existentes (segundo modelo teórico-científico) e inovações tecnológicas. Quadro Teórico DBR tem uma base filosófica pragmática, na qual o valor de uma teoria reside na sua capacidade de produzir mudanças no mundo. Então este é o momento da construção teórica base do que será aplicado Desenvolvimento dos princípios de intervenção Mesmo que no formato de proposta e "lista e desenvolvimento", mas são traçados princípios de intervenção baseados em teoria (e contexto) (e participação) Descrição da proposta de intervenção Proposta feita a partir de teorias(diálogos com), diálogos com especialistas e com os participantes - é como se instalássemos os princípios derivados destas fontes. A descrição da intervenção não precisa ser precisa nesta fase. É importante descrever o processo de constituição e desenvolvimento da intervenção

Projeto usando DBR FASE 3 - ciclos iterativos de refinamento de solução e teste prático DBR não é metodologia e sim abordagem de pesquisa que usa métodos quantitativos ou qualitativos, mas não trabalha com variáveis isoladas. Uma "proposta de pesquisa" atua nesta fase e deve incluir detalhes sobre a metodologia de implementação e avaliação da solução proposta, uma vez que se fazer coleta de dados e posterior fase de análise do estudo, isso deve estar PLANEJADO. A proposta deve incluir também reconhecer a probabilidade, mesmo a conveniência, em alguns casos, de modificações significativas em todas as questões da pesquisa de campo, da coleta, da análise, etc. Implementação da intervenção Um estudo típico DBR teria dois ou mais ciclos iterativos de intervenção, onde após a primeira aplicação e avaliação, as mudanças são feitas para o ambiente de aprendizagem para melhorar ainda mais a sua capacidade de resolver o problema. O objetivo da investigação deve ser o de melhorar a prática, não o de provar nada. Em DBR a Investigação deve ser vista como um meio para um fim e não um fim em si mesmo.

Projeto usando DBR Participantes DBR não é uma atividade que um pesquisador individual possa realizar no isolamento de sua prática . Com freqüência, os participantes são alunos do pesquisador (ou parceiros diretos) que compartilham da_ própria prática, (ou professores, pais, pessoal de apoio , etc,) envolvidas na comunidade educativa que é o foco ou contexto para o estudo. A descrição do processo de pesquisa identifica as qualificações que precisam ser reconhecidos na interpretação dos resultados.

Projeto usando DBR Levantamento e análise de dados DBR pode colher dados qualitativos ou quantitativos. E pode coletar dados em semanas, meses ou anos. Os tipos de dados vão variar com o momento. Dados de contexto são mais frequentes na fase de contextualização. Já dados de funcionamento do prototipo ou de reação de usuários são próprio para mais tarde não é uma atividade que um pesquisador individual possa realizar no isolamento de sua prática . Com freqüência, os participantes são alunos do pesquisador (ou parceiros diretos) que compartilham da_ própria prática, (ou professores, pais, pessoal de apoio , etc,) envolvidas na comunidade educativa que é o foco ou contexto para o estudo. A descrição do processo de pesquisa identifica as qualificações que precisam ser reconhecidos na interpretação dos resultados. O carater prático e aplicado das pesquisas raramente vão permitir critérios de validação da satisfação dos critérios.É mais aplicado um critério triangular baseado em: 1) Fonte de dados (variando tempo, localização e participantes) ,2) Método (formatos variados) e 3)investigadores (variando os pesquisadores).

Projeto usando DBR Implementação e intervenção Cada sequencia de intervenção e iteração é dependente dos resultados da primeira iteração (intervenção). São ciclos de levantamentos de dados e informações, análises e novas intervenções que só podem ser detalhados em cada caso. Pode ser descrito como método em constante proposição (a metodologia está sempre em diálogo de acordo com a aplicação e os objetivos que tem o pesquisador). Abordagem mesmo dialética.  Os resultados são 1) conhecimento, 2) Produção (aplicação) - (produtos). 

Projeto usando DBR Os resultados em conhecimento são "PRINCÍPIOS DE DESIGN", ou seja...princípios de "heurísticas" baseadas em evidências experimentais ou outras, que podem indicar o futuro desenvolvimento em novas implementação e tomadas de decisão. São conhecimentos substanciais e processuais com quadro abrangente (análise compreensiva) e precisa (procedimental) dos procedimentos e princípios de posicionamento prático aplicado a dada situação ou questão em pesquisa. Os princípios precisa  também ser CONTEXTUALIZADOS para que os futuros usuários e leitores possam determinar o que seja relevante para seus próprios casos.  A generalização dos resultados é muito limitada, mas a dos princípios e análises basilares é muito elevada, guardando sempre espaço para a adaptação e re-construção própria da próxima investigação. 

Projeto usando DBR Os resultados em produtos são os principais: resolver ENSINO, resolver APRENDIZAGEM, resolver PROBLEMA ou PERFORMANCE. Entre estes resultados incluem-se modelos, modelagens, sistemas, soluções em tecnologia educacional diversa (não é necessário que o pesquisador seja um desenvolvedor - mas a pesquisa precisa desenvolver produto). É verdade que a confirmação do produto fortalece o resultado em conhecimento. Os resultados societários. Todos os envolvidos amadurecem e aprendem a construir a solução e a aplicação em curso. É um resultado adicional próprio do coletivo e da coletividade engajada.

Projeto usando DBR

Referências Design-based research and doctoral students: Guidelines for preparing a dissertation proposal Jan Herrington - Susan McKenney - Thomas C Reeves - Ron Oliver On the theoretical breadth of design-based research in education Philip Bell Design Research: Theoretical and Methodological Issues Allan Collins Design-Based Research: Putting a Stake in the Ground Sasha Barab Design-Based Research and Educational Technology: Rethinking Technology and the Research Agenda Tel Amiel - Thomas C. Reeves

Projeto usando DBR Superada a discussão qualitativa X quantitativa – Pesquisa por “necessidade” --- pesquisa por “projeto” e em função de resultados aplicados Pesquisa com resultado prático e aplicado voltado para a melhoria dos processos educacionais Só quem domina pesquisa poderá assumir liderança. Método feito especialmente para tecnologia educacional (EAD e educação online dentre eles) Agradeço alfredo@matta.pro.br