PROGRAMA GESTÃO DE CARBONO NA CADEIA DE VALOR 28.04.2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projecto de Strategic Sourcing
Advertisements

Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
I n v e n t á r i o d e E m i s s õ e s d e G a s e s d e E f e i t o E s t u f a e P l a n o d e N e u t r a l i z a ç ã o – Begreen Bioenergia.
Projeto - Plano de Negócios
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Unidade 04 Modelo de associação com fornecedores parcerias
Consultoria e Produtos metas, planejamento e resultados
Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos
Engenharia de Software
Planejamento Integrado de Recursos Energéticos no Oeste do Estado de São Paulo Treinamento Técnico- Dimensão Ambiental Novos Instrumentos de Planejamento.
Gerenciamento da Integração
Workshop GT-III Matéria-Prima e Matriz Energética
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
APRESENTAÇÃO DE ESTÁGIO
Colégio Singular Apresentação do projeto de consultoria aos colaboradores 02 de maio de 2012 For information on applying this template onto existing presentations,
Programa STAQ (Sustainable Transport and Air Quality) Projeto Regional Brasil 12ago2010.
Mario Lúcio Côrtes Assessoria da Qualidade
PROJETO CARBONO NEUTRO
Impactos da Operação Logística para o Setor Elétrico Brasileiro
COOPERAÇÃO TÉCNICA APOIO À MELHORIA DA LOGÍSTICA URBANA DE CURITIBA
Inventário de ciclo de vida do Diesel
Rio + 20 Apresentação Inicial Trabalhos/Participação do Prof. M. P. Côrtes na Rio +20.
Rio de Janeiro, 20 de maio de 2010
MISSÃO Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa.
SEPLAG Projeto Gestão de Viagens
Segue sugestão de layout padrão para os materiais utilizados em sala de aula Business Plan: para Projeto de Planejamento Estratégico e Projetos Organizacionais.
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
Pré-Implantação Estudo de Viabilidade
WORKSHOP 2009 A Nova NBR ISO 9001:2008 Caxias do Sul, 28 de Janeiro de WORKSHOP 2009 A Nova NBR ISO 9001:2008 Caxias do Sul, 28 de Janeiro de 2009.
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
INOVA Sustentabilidade
Seminário Bi-Distrital da Fundação Rotária
Eng. RICARDO K.S. FERMAM; D.Sc.
Logística Empresarial Unidade 2
Unidade 04 Alunos: Rafael Ribeiro Vieira 14AY3 Arthur Santos 14AY4.
Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
Logística de Suprimento
Logística de Suprimento
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
Desenvolvimento da sociedade Impactos ambientais Mudanças climáticas
Cronograma do ciclo Parceiros apresentam escopo prévio dos projetos – viabilidade técnica & econômica 03/11/2014 (vide templates.
Hoje, mais do que nunca, o conhecimento é o maior diferencial de uma organização, mas somente quando administrado e integrado com eficácia. Para melhor.
Pegada de Carbono da Cadeia de Valor do Alumínio
conhecimentos em resultados
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
LOGÍSTICA INDUSTRIAL E EMPRESARIAL
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
Sistemas de Informações Gerenciais
Administração de Logística e Materiais
07 de desembro de 2012 Encontro de Mobilização Social pela Educação.
Sustentabilidade no Grupo Boticário.
PEMC Política Estadual sobre Mudanças Climáticas (PL 001/2009) Oswaldo Lucon Assessor Técnico (Energia e Mudanças Climáticas) – SMA / SP.
Projeto Democratização da Automação no Comércio CDL Brasilia - DF.
Estruturação Projetos
Equipe Prof. Henrique Freitas
CenPRA - Centro de Pesquisas Renato Archer DGE – Divisão de Gestão Empresarial Impacto da Tecnologia da Informação em uma Cadeia de Suprimentos – estudo.
Justificativa Com pouco mais de quatro anos de existência, a Avalon Construtora chegou ousadamente ao mercado com 6 lançamentos de imóveis residenciais,
DIRETRIZES DO PROJETO DE PLR
GESTÃO DE PROJETOS Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
Programa Soluções Tecnológicas
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
RELAÇÕES ENTRE ORGANIZAÇÕES Rompimento de barreiras Planejamento Estratégico.
Portfólio de Serviços TI
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
INVENTÁRIO DE GASES DE EFEITO ESTUFA DO VIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AMBIENTAL CURITIBA, 06 NOVEMBRO DE 2015.
Ministério de Minas e Energia Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Luís Fernando Badanhan Coordenador-Geral.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA GESTÃO DE CARBONO NA CADEIA DE VALOR

INTRODUÇÃO O Programa Gestão de Carbono na Cadeia de Valor, desenvolvido pela Câmara Temática de Energia e Mudanças Climáticas do CEBDS (CTClima), sensibilizou e capacitou 32 fornecedores de empresas associadas para a realização de seus inventários de emissões de GEE (Gases Efeito Estufa). Patrocinadores Estão conceituados como patrocinadores as grandes empresas dos mais diversos segmentos que se sensibilizaram com as mudanças climáticas e os impactos diretos ou indiretos sob seus negócios. O projeto hoje conta com 10 patrocinadores, entre eles destacam-se: Banco Itaú, Banco do Brasil, Vale, Votorantim, Schneider Eletric, CPFL e Braskem.

TIPOS DE ESCOPO Escopo 1 Inclui emissões GHG (metodologia para elaboração do GEE) diretas de nossa produção e transporte próprio. Escopo 2 Inclui as emissões GHG indiretas a partir da compra de energia e aquecimento. Escopo 3 Inclui as emissões GHG a partir da extração, produção e transporte de matérias-primas (upstream).

NECESSIDADE O Banco Itaú, um dos patrocinadores do projeto, solicitou que a Spread participasse de um workshop para entender o projeto e sensibilizar a empresa a fazer o “Inventário Carbono”. Para tanto, será disponibilizado até , sem custo a consultoria da KPMG, líder no segmento de consultoria para Gestão de Carbono na Cadeia de Valor. Após esta data a elaboração não será mais subsidiada pelo Banco Itaú e os custos serão de responsabilidade da Spread.

VANTAGENS x DESVANTAGENS VANTAGENS Incentivo do Itaú, que patrocina o projeto e subsidia os custos com a consultoria KPMG; Menos de 15% do segmento de Tecnologia, desenvolve o inventário carbono; A Spread terá o certificado e know-How de empresa sustentável, que habilita para a busca de contrato com grandes corporações; Sempre um passo a frente de seus concorrentes devido as certificações ISO 9001, ISO e agora a busca pelo Inventário Carbono. DESVANTAGENS Mobilização de uma comissão com colaboradores de várias áreas para a elaboração do Inventário Carbono. Mais um projeto que será acrescentado aos 12 já existentes do Planejamento estratégico da Empresa. Curto prazo para busca de know-how com a KPMG.

BENCHMARKING A Spread já conta com know-how interno (Thales Calmon e Luis Trevisan) que tem conhecimento e parceiros que dispõem de software (sw) para elaboração de do inventário carbono no parque de hardware da empresa, porém será necessário o engajamento das áreas administrativas (viagens e cartões combustível), almoxarifado (logística), comercial (importação de equipamentos) entre outras. A Spread poderá consultar e realizar reuniões com a KPMG afim de mitigar dúvidas decorrentes do trabalho de elaboração do inventário carbono até a data limite de Após este período, a manutenção dos trabalhos acarretará em ônus para a Spread.

CONSIDERAÇÕES FINAIS PRÓXIMOS PASSOS Definir se a Spread irá adiante com a elaboração do inventário carbono; O Banco Itaú, deixou claro que não é obrigatório, porém em um futuro muito próximo as grandes corporações só irão selecionar empresas sustentáveis para parcerias no setor de serviços; Esta é uma oportunidade “impar”, O CEBEDS e seus patrocinadores não selecionam a mesma empresa para participar duas vezes do projeto “Gestão de Carbono na Cadeia de Valor”, com a justificativa que a oportunidade deve ser dada a todos e cabe a cada empresa definir suas metas e seguir em frente ou abortar o projeto.

facebook.com/spreadface twitter.com/spreadoficial