Os desafios da Comunicação Oral

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CEOS CENTRO ESPÍRITA OBREIROS DO SENHOR
Advertisements

Boa noite!.
Linguagem Corporal.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Conhecendo as Pessoas Liderança Geral – Décima Oitava Aula
Comunicação.
Comunicação Empresarial na Prática Sandra Helena Terciotti
Comunicação Empresarial O processo de Comunicação
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
O SEGREDO finalmente revelado Edgar Andrade & Márcia Rodrigues.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
ETERNIDADE Música O Autoria deste texto: Feelings Johnny Mathis
COMPETENCIAS DO PROFISSIONAL
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E GRUPAL: DESAFIOS E NOVOS CAMINHOS
As origens dos problemas de comunicação
VOCÊ É UM SUCESSO Zíbia Gasparetto.
O Poder da Ilusão Darryl Anka.
Vivei o Presente Abdruschin (Escrito em 1931).
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
Comunicação Empresarial
O próprio Deus nos chama à liderança.
APRENDIZ DA VIDA!.
Comunicação & Expressão Professora Louise Lage Módulo 3
O Universo diz SIM Esther e Jerry Hicks.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
PSICOLOGIA PARA ADM Aula COMUNICAÇÃO.
FALAR EM PÚBLICO.
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Orientação Especial Março/2011.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
Aula – 3 Planejamento
Como anunciar decisões impopulares Aula Prática 2 Profª: Taciana de Barros Jerônimo.
MARKETING CONTÁBIL CONSTRUINDO E VALORIZANDO A MARCA CONTABILIDADE.
COMUNICAÇÃO Fornecimento ou troca de informações, de idéia ou de sentimento, através de: PALAVRAS SINAIS GESTOS.
Aula 5.
Comunicação & Expressão Profª Drª Louise Lage Módulo 4
Tipos de Comunicação.
FEEDBACK.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
Marly T.Pereira -ESALQ/USP
COMUNICAÇÃO Transferência de informação e significado de uma pessoa para outra. É necessário que o destinatário receba e compreenda a informação. Comunicar.
do’s and don’ts mudou de carreira, decidiu empreender, e agora conta os “do’s and don’ts” que gostaria que alguém tivesse para compartilhar.
TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS
A Comunicação e seus Conceitos
A Comunicação na Gestão de RH
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
SITUAÇÕES.
Comunicação e Redação Empresarial
Professora: Janine Fernandes
Por que nos é difícil dizer ao cônjuge o que de fato necessitamos e o que realmente sentimos? Homens e Mulheres são diferentes.
Conceitos Introdutórios
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
COMUNICAÇÃO Prof. Liciane Cechetto.
Elementos básicos da linguagem
Estratégias de Promoção
TUDO É ENERGIA Físicos prêmio Nobel provaram sem margem de dúvidas que o mundo físico é um grande mar de energia que pisca em milissegundos, repetidas.
APRENDIZ DA VIDA!.
TEMA-PROBLEMA 1.3. A comunicação e a construção do indivíduo
A COMUNICAÇÃO FRENTE AOS DESAFIOS DA NEGOCIAÇÃO. MODELO UNIDIRECIONAL CONSIDERA QUE O PAPEL PRINCIPAL DA COMUNICAÇÃO É A TRANSMISSÃO DE MENSAGENS GERA.
VIRGINIA SATIR O Terapeuta deve especular sobre a relação do casal. Esta é a 1ª coisa que o terapeuta deve verificar, pois para ela a terapia de família.
Ás vezes é tão difícil...mas não é... Amizade é saber entender que ninguém é igual a ninguém e que são nossas diferenças que nos tornam muito mais interessante.
Professor: Arthur William Formação: Graduação em Administração (UNP); MBA em andamento em Gestão Empresarial (UNP); Mestrando em Ambiente, Tecnologia e.
Transcrição da apresentação:

Os desafios da Comunicação Oral Waldemar Di Giacomo

O processo de comunicação. acontece de forma intensa e O processo de comunicação acontece de forma intensa e generalizada, por toda a organização.

A energia organizacional flui através da comunicação.

O maior problema na comunicação é a ilusão de que ela foi consumada. Bernard Shaw

Entregar as informações às pessoas e evitar os mal-entendidos. Nosso desafio Entregar as informações às pessoas e evitar os mal-entendidos.

Why we communicate? Sobreviver; Interagir, cooperar; Satisfazer necessidades físicas e psicológicas; Dar e receber informações; Participar com idéias e opiniões.

Comunicação: base das relações humanas e sociais. Sem comunicação não adquirimos informações, não aprofundamos conhecimentos, não amadurecemos experiências, não intensificamos relações.

Communication Process What and how we communicate? What happens when communication “works” and when it doesn’t? How to improve communication?

O objetivo principal da comunicação é a persuasão; isto é, a tentativa do orador de fazer com que as outras pessoas tenham o mesmo ponto de vista que o seu. Aristóteles “There is virtually no correlation between the ranking of hazards according to statistics on expected annual mortality and the ranking of the same hazards by how upsetting they are. There are many risks that make people furious even though they cause little harm---and others that kill many, but without making anybody mad.”

Não importa em que estágio da curva de sucesso você esteja... Quanto mais se aprende, mais se aprende que há mais o que aprender.

Anunciamos uma vida melhor. As condições? Conversando a gente se entende. Carlos Drummond de Andrade

Quem não compreende um olhar tampouco compreenderá uma longa explicação Mário Quintana

Os canais de comunicação Visuais Auditivos Cinestésicos Somos todos, ao mesmo tempo, visuais, auditivos e cinestésicos, mas com predominância de um deles.

Quando nos comunicamos, todo o nosso corpo se comunica. O processo de comunicação envolve: conteúdo; tom de voz; linguagem corporal.

Exemplos Porque eles(as) não conseguem entender? como eu entendo? É tudo tão simples! Porque será que elas(es) interpretam errado o que eu estou dizendo de forma tão clara e evidente? Porque ele(a) complica tudo?

Porque ele(a) não percebe a minha intenção em ajudá-lo(a)? Porque ela(e) não faz as coisas da forma que eu oriento, com zelo e preocupação?

As pessoas se comunicam,. pensam, agem, tomam decisões, As pessoas se comunicam, pensam, agem, tomam decisões, querem informações e ouvem... de maneira diferente!

Aristóteles Qualquer um pode zangar-se, isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa... não é fácil.

O resultado da comunicação é apresentado pelo seu ouvinte; Se ele não entende o que você fala é porque você não está usando uma linguagem adequada à sua estrutura mental, incluindo conteúdo, tom de voz e expressão corporal.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto. Mário Quintana

O mundo gira por meio de mal-entendidos. É devido a um mal-entendido universal que todos estão de acordo entre si. Pois se, por má sorte, as pessoas se entendessem umas às outras, elas jamais se poriam em acordo. Baudelaire

Na profunda e não-escrita sabedoria da vida, há muitas coisas para aprender, que não podem ser ensinadas. Anthony Hope

A menos que essas percepções sejam desenvolvidas, todo treinamento técnico, servirá para muito pouco, ou quase nada.

Informação & Comunicação O gestor(a) identifica, captura e comunica informação pertinente, possibilitando às pessoas a realização suas obrigações, nas várias dimensões organizacionais.

A arte da persuasão é paradoxal. Quanto mais esforço fazemos para persuadir as pessoas, mais elas tendem a resistir.

Interferência Emocional Sentimentos como raiva, frustração, felicidade, entusiasmo, mecanismos de defesa, desejo de ser assertivo, perfeccionismo e a linguagem corporal, dizem mais do que podemos supor!

Cada indivíduo constrói a sua própria realidade, e vê o mundo de forma particular. O mundo refletirá o seu modelo mental. O qual irá gerar um pensamento, que irá gerar um comportamento (atitude).

Lembre-se! Somente os sinais (linguagem) podem ser comunicados para outras pessoas. Nem sempre os signos compartilhados são totalmente compartilhados. A mensagem emitida nem sempre é a mensagem recebida...

Percepções, pensamentos ou sentimentos não podem migrar de uma mente para outra.

Chinese wisdom Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando um pão, e, ao se encontrarem, eles trocam os pães, cada homem vai embora com um. Porém, se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando uma idéia, e, ao se encontrarem, eles trocam as idéias, cada homem vai embora com duas...

Processo de Comunicação Quem - fatores que iniciam e guiam o ato de comunicação. Diz o quê - análise de conteúdo. Em que canal - mídia utilizada. Para quem - pessoas atingidas pelo meio. E com quais efeitos – impacto produzido sobre o indivíduo.

Emissor – quem inicia o processo Código – sinais para se construir uma mensagem Mensagem – aquilo que se quer comunicar Canal – o veículo que leva a mensagem Receptor – quem recebe, decodifica e interpreta o significado.

Elementos do Processo de Comunicação

Feedback É a realimentação da comunicação. Sem retorno não há comunicação. Sem ele o emissor não terá como conferir a adequação e eficácia da transmissão de sua mensagem. A falta de retorno acaba gerando erros e falhas na comunicação.

Sumário executivo O mais importante na comunicação é SABER OUVIR, para poder compreender e interpretar com exatidão o conteúdo da mensagem transmitida e a intenção do seu emissor, favorecendo, assim, o RETORNO DA INFORMAÇÃO, que marca o início do DIÁLOGO, que, por sua vez, pode garantir a qualidade do RELACIONAMENTO HUMANO.

novo é o nosso jeito de caminhar. Não temos um caminho novo, novo é o nosso jeito de caminhar. João Cabral de Mello Neto

Obrigado!