Escola, trabalho e cidadania: um estudo longitudinal com jovens egressos e não-ingressantes de um programa de inclusão de jovens UFBA UFMA UFMG.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

Bem-vindos!.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Proposta de Projeto Político Pedagógico EJA-FIC (contribuição do projeto piloto de Diadema, Guarulhos e Osasco ao PROEJA-FIC) Assessoria técnica: IIEP.
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
Maria Clara Di Pierro Faculdade de Educação da USP
DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos Edital PROEJA CAPES/SETEC.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Projeto: Educação em Direitos Humanos e Cidadania
José Luis Michinel Eliane Santos Souza
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Secretário Nacional de Juventude
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA PROJETO DE PESQUISA EDUCAÇÃO DE JOVENS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
Ministério da Educação
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
A inclusão de alunos surdos nas escolas públicas de Passo Fundo
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
Pedagogia Expansão das IFES Oferece formação Educação infantil Educação infantil Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino fundamental (anos.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
AULA 1 Apresentação do Professor Apresentação da Disciplina.
Políticas Públicas , Organização e Funcionamento da Educação Básica
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Eliane S Souza Faculdade de Odontologia da UFBA REDPECT/UFBA: educação e saúde Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PROEJA D O C U M E N TO B A S E PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
A importância do Trabalho do Gestor no Acompanhamento Pedagógico
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Formação complementar De acordo com a versão curricular Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA –
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Política Educacional Brasileira
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Comissão de EJA de Alagoas
AUTORAS: Márcia Araújo Vaz e Maria do Socorro Félix Bezerra.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Vahan Agopyan 09/11/2011. PRINCIPAIS FONTES DE INFORMAÇÕES:  Reuniões com membros das CPGs e Diretores  Participação nos eventos: o 2011 EUA-CDE meeting.
Ministério da Educação
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
Formação Complementar. Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 De acordo com a versão curricular 2009 Opções na FaE são:  Administração.
GESTÃO ESCOLAR E TRABALHO DOCENTE
Uma Escola do Tamanho do Brasil
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
Limites e Possibilidades do PROEJA
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
INTRODUÇÃO Neste texto apresentamos alguns resultados das atividades realizadas desde abril de 2014, como bolsista Probex/Uergs. Essas atividades estão.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
UNEB – Universidade do Estado da Bahia
Transcrição da apresentação:

Escola, trabalho e cidadania: um estudo longitudinal com jovens egressos e não-ingressantes de um programa de inclusão de jovens UFBA UFMA UFMG

Instituição líder e Coordenação geral - Universidade Federal da Bahia (José Albertino Carvalho Lordêlo) Instituições participantes e Coordenadores das instituições co-responsáveis - Universidade Federal de Minas Gerais (Marisa Ribeiro Teixeira Duarte) - Universidade Federal do Maranhão (Maria Alice Melo)

Justificativa A experiência das Universidades envolvidas. A avaliação do impacto de médio e longo prazo de programas auxilia no desenho de futuros programas e políticas governamentais na área de juventude. A pesquisa e a produção de conhecimento no campo da EJA ainda são escassas no âmbito dos programas de pós-graduação no Brasil e há poucos docentes-pesquisadores dedicados a esse campo de investigação.

Justificativa Exclusão prematura de jovens do sistema educacional. Esse panorama traz um duplo prejuízo: ao jovem que, por não ter adquirido competências mínimas e certificação, não consegue ingressar no mercado e ao país que, por não ter mão de obra qualificada, não consegue se desenvolver (IOSCHPE, 2004). Tal fenômeno acarreta outras conseqüências igualmente ruins para a sociedade.

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem É vinculado a Secretaria Nacional de Juventude O público-alvo tem as seguintes características: 1. Idade entre 18 e 24 anos no momento da inscrição 2. Ter concluído a quarta série do ensino fundamental e não ter prosseguido nos estudos. 3. Não ter vínculo formal com o trabalho 4. Ser residente em uma das 27 capitais brasileiras

O ProJovem Pretende oferecer aos participantes: oportunidades de elevação da escolaridade (Educação); qualificação profissional (Qualificação); planejamento e execução de ações comunitárias de interesse público (Ação Comunitária).

Objetivo geral do Proeja Contribuir para o desenvolvimento de métodos de avaliação de programas governamentais voltados para a juventude capazes de aquilatar os efeitos da participação e das percepções dos jovens como sujeitos envolvidos na construção de suas trajetórias sócio-culturais

Objetivos específicos do Proeja Comparar as trajetórias de jovens egressos e não-ingressantes de um programa de inclusão de jovens (o ProJovem), durante três anos. Avaliar as repercussões do ProJovem sobre a continuidade da formação em nível médio de jovens egressos desse Programa. Avaliar o impacto do ProJovem sobre as oportunidades de trabalho e da renda, bem como sobre a mudança social de jovens egressos desse Programa. Formar mestres e doutor com trabalhos de conclusão de curso sobre avaliação de programas governamentais, especialmente quanto a temática de juventude. Criar uma rede interinstitucional de pesquisa visando o intercâmbio de conhecimentos em educação profissional integrada à educação de jovens e adultos.

Áreas temáticas e linhas de pesquisa Avaliação de Políticas e Programas Governamentais Sociologia da educação Políticas públicas e economia da educação Avaliação educacional

Ações previstas Reunião com equipe interinstitucional. Elaboração de pesquisa e base de dados bibliográficas sobre métodos e procedimentos de avaliação de programas governamentais que abrangem juventude. Definição da amostra de egressos e de não-ingressantes por cidade. Construção dos instrumentos para coleta de dados e informações. Implementação dos processos de coleta de dados e informações. Realização de missões de estudo e pesquisa na Bahia, Maranhão e Minas Gerais.

Ações previstas Oferecimento de uma disciplina Avaliação de Programas e Projetos nos cursos de pós-graduação. Criação de uma rede interinstitucional de cooperação de pesquisa envolvendo docentes-pesquisadores e técnicos interessados na temática da avaliação de políticas, programas e projetos de educação profissional integrada à educação de jovens e adultos. Elaboração de comunicações científicas. Participação dos docentes em eventos científicos relacionados ao tema do projeto. Elaboração do relatório de pesquisa.

Metodologia da pesquisa O método a ser utilizado na pesquisa será um estudo comparativo. Serão comparados dois grupos: o primeiro, de jovens egressos (certificados pelo Projovem ou grupo I); o segundo, de jovens inscritos e não matriculados (não-ingressantes no Projovem ou grupo II). A pesquisa será desenvolvida nas cidades de Salvador, Belo Horizonte e São Luis. Os egressos e ingressantes são moradores de bairros populares. Serão acompanhados os sujeitos (homens e mulheres) que atenderam aos requisitos do ProJovem, na época de sua inscrição.

Metas estabelecidas Formação e aperfeiçoamento de docentes e / ou pesquisadores. Formação de, pelo menos, 3 docentes em nível de mestrado e um em nível de doutorado no prazo de 4 anos. Realização de 6 estágios de iniciação científica (dois por Programa), como contrapartida das IES envolvidas. Elaboração de, pelo menos, 12 monografias de conclusão de cursos de licenciatura (4 por Programa) na perspectiva de dar prosseguimento ao estudo sobre educação de jovens e adultos em nível de pós-graduação.

Metas estabelecidas Publicação de um livro, produzido por editora nacional, envolvendo os pesquisadores dos Programas participantes. Produção de, pelo menos, 9 artigos (3 por equipe) em periódicos de circulação nacional, na vigência do projeto. Realização de 2 seminários regionais com foco nos conhecimentos produzidos

Resultados esperados/ impactos previstos Melhoria dos programas de pós-graduação participantes. Criação de uma rede interinstitucional de intercâmbio de pesquisadores sobre educação profissional integrada à educação de jovens e adultos. Fortalecimento do laboratório de avaliação de políticas educacionais da UFMA. Disponibilização dos resultados das análises das políticas orientadas para a educação profissional integrada à educação de jovens e adultos para órgãos públicos de educação.

Resultados esperados/ impactos previstos Identificação das linhas de atuação na área pretendida após o término do projeto. Avaliação de políticas, programas e projetos orientados à educação de jovens e adultos. Surgimento de grupos de pesquisa sobre a temática educação profissional integrada à educação de jovens e adultos. Fortalecimento do Laboratório de Avaliação de Políticas educacionais. Elevação do padrão de formação de recursos humanos em nível de pós-graduação.

Resultados esperados/ Impactos previstos Subsídios às instituições públicas, responsáveis pela implementação do ProJovem, na perspectiva de seu aperfeiçoamento. Redimensionamento das políticas de educação profissional integrada à educação de jovens e adultos em áreas onde o Programa não atingiu as metas. Aprofundamento de intercâmbio acadêmico. Ampliação da produção do conhecimento sobre a educação profissional integrada à educação de jovens e adultos.

Atividades realizadas e em andamento 3 mestrandas (Cristiane Santos Brito, Olivia Santana e Karla Costa) 2 Monografias dois encontros (UFBA/UFMG e UFBA/UFMA) 1 doutoranda (Maria Helena) organização de 3 seminários

Referências Babbie, E. Métodos de pesquisa de survey. Belo Horizonte;Ed.UFMG. 102-103.1999 Barbetta P. A. estatística aplicada às ciências sociais. Florianópolis:Editora da UFSC. 41-65. 2001 BRASIL. Lei no 9.394, de. 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Dispõe sobre a reforma do sistema educacional brasileiro. Brasília: Diário Oficial da União, Brasília, DF. ______. Projeto do Programa PROJOVEM. Programa Nacional de Inclusão de Jovens. Educação, Qualificação e Ação Comunitária. Brasília: Presidência da República. Secretaria Nacional de Juventude. Coordenação Nacional do Programa Nacional de Inclusão de Jovens. 2005 FARIA, Carlos Aurélio Pimenta de. Idéias, conhecimento e políticas públicas: um inventário sucinto das principais vertentes analíticas recentes. Revista Brasileira de Ciências Sociais. Vol. 18, n. 51, fev. 2003. GOMES, Candido; MOTTER, Paulino. Posfácio. In: PLANK, David N. Política educacional no Brasil: caminhos para a salvação pública. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. IOSCHPE, Gustavo. A Ignorância Custa um Mundo. O valor da educação no desenvolvimento do Brasil. São Paulo: Editora Francis, 2004.

Referências LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A Construção do saber. Manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Adaptado por: Lana Mara Siman. Porto Alegre: Editora Artmed, 1999. LUCKESI, Cipriano. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 10ª ed. São Paulo: Cortez, 2000. MINAYO, Maria Cecília de Souza. Mudança: conceito-chave para intervenções sociais e para avaliação de programas. IN: MINAYO, M.C.S.; ASSIS, S.G.; SOUZA, E.R. (Org) Avaliação por triangulação de métodos. Abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ/ 2005 PARO, Victor Henrique. A Gestão da Educação ante as exigências de qualidade e produtividade da escola pública. Apresentado no V Seminário Internacional sobre Reestruturação Curricular. Porto Alegre, RS, 06 a 11/07/1998. IN: SILVA, Luiz Heron da (Org). A escola Cidadã no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 300-307. PEREIRA, M. E. Psicologia Social dos Estereótipos. São Paulo:EPU. p. 45. 2002 RAUPP, Magdala; REICHLE, Adriana. Avaliação: Ferramenta para melhores projetos. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003. SHULTZ, T. O capital humano. Rio de Janeiro: Zahar, 1973. (p. 51) VERHINE, Robert E. Teoria sobre a relação educação / mercado de trabalho: uma análise avaliativa de perspectivas. Texto utilizado como base para o curso Opções Estratégicas para a Reforma Educacional. Salvador, 2004 (mimeo).