Maria de Lourdes Coelho (Mestranda)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estágio de Apoio Docente
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
FACULDADE METROPOLITANA
O ESDE COM QUALIDADE.
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COM
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Profa. Dra. Andrea C. Versuti ABED/ Santos 2008
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
TC – A3C2 – 071 O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA Elton Ivan Schneider Mestrando EGC/UFSC
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Evasão em Cursos A Distância.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Questionário de Avaliação Institucional
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O que você pode fazer para reduzir a evasão
Levantamento realizado pela Coordenação de Pós-Graduação do Programa de Saúde Pública / ENSP MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE PÚBLICA 2010.
Curso de Docência Universitária
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Bianca Smith Pilla e Marina Keiko Nakayama
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
O Aluno a Distância e suas Necessidades
O Papel do Monitor.
Informações sobre o Teleduc
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação PPGE – Mestrado em Educação AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
▣ O problema institucional. ▣ Sem conteúdos não há pedagogia e didática que resolvam. ▣ A prática não começa onde a teoria termina. ▣ Não tem referência.
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Campus de Caraguatatuba Aula 1: Orientações Gerais
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
O computador como Meio e como Fim...
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

A FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO EM CURSOS A  DISTÂNCIA VIA INTERNET: UM ESTUDO DE CASO Maria de Lourdes Coelho (Mestranda) Profª Drª Ana Lúcia Amaral (Orientadora)

OBJETIVOS DA PESQUISA G E R A L E S P E C Í F I C O S Identificar as causas da evasão e os fatores que favorecem a permanência dos participantes em cursos oferecidos na modalidade de Educação a Distância, via Internet, a partir de um estudo de caso do Curso de “Tecnologia de Ensino a Distância Via Internet” E S P E C Í F I C O S Buscar subsídios para o planejamento de cursos promotores da modalidade de EAD, de acordo com os interesses dos professores da UFMG; Discutir possibilidades e limites da educação a distância, via Internet, como oportunidade de formação continuada do professor universitário; Verificar os possíveis vínculos da evasão com os aspectos da estrutura metodológica e a dinâmica da interatividade em cursos a distância via Internet.

EVASÃO X PERMANÊNCIA Por que então os altos índices de evasão? P R E S S U P O S T O S É desejável que o preparo do professor universitário comece com a formação inicial e continue ao longo de sua carreira.   As formas de utilização dos recursos tecnológicos têm favorecido a interatividade entre participantes e coordenadores dos cursos. Q U E S T I O N A M E N T O S Por que então os altos índices de evasão? E que razões levaram à permanência dos sujeitos? S U P O S I Ç Õ E S A falta da tradicional relação face-a-face entre professor e alunos; Insuficiente domínio técnico do uso do computador, principalmente da Internet; Ausência de reciprocidade da comunicação, inviabilizando a interatividade; A falta de um agrupamento de pessoas numa instituição física; Material didático inadequado dificulta a permanência dos sujeitos.

A PESQUISA S U J E I T O S I N S T R U M E N T O S U T I L I Z A D O S Professor organizador do Curso de “Tecnologia de Ensino a Distância Via Internet” Participantes do Curso: professores de escolas de engenharia do interior e da capital de Minas Gerais I N S T R U M E N T O S U T I L I Z A D O S Entrevistas Questionários on-line Consultas a documentos e arquivos do Curso: material didático, mensagens enviadas trocadas através do correio eletrônico e lista de discussão.

IDENTIFICAÇÃO DOS SUJEITOS CONCLUINTES EVADIDOS 37 PROFESSORES 19 professores 18 professores homens 10 homens 9 mulheres 16 professores 2 solteiras 5 solteiros 7 casados Estado 1 outro Estado 9 souteiros Civil 13 casados Civil < 20 horas = 0 < 20 horas = 2 21 a 29h = 1 Número de horas de trabalho semanal 21 a 29h = 1 Número de horas de trabalho semanal 30 a 40h = 8 > 40 = 10 30 a 40h = 4 > 40 = 11 > 40h = 11 Faixa Etária Faixa Etária ( I ) ( II ) 11 ( III ) ( I ) ( II ) ( III ) 31 a 40 anos 41 a 50 anos > 50 anos 31 a 40 anos 41 a 50 anos > 50 anos 06 02 02 10 06 02 Graduação Graduação Graduação Graduação Graduação Graduação Especialização (1) Mestrado (3) Doutorado (2) Especialização (4) Doutorado (2) Especialização (1) Especialização (1) Especialização (1) Mestrado (4) Mestrado (1) Mestrado (1) Doutorado (1) Doutorado (3) Doutorado (8) Doutorado (4)

C ON C L U I N T E S X E V A D I D O S C A R A C T E R I Z A Ç Ã O D O S S U J E I T O S C ON C L U I N T E S X E V A D I D O S características divergentes: gênero, faixa etária, formação acadêmica e instituição onde lecionam; características convergentes: tempo de docência no ensino superior e carga horária semanal de trabalho.

C O N C L U I N T E S C O N T R I B U Í R A M PARA A P E R M A N Ê N C I A ·        Persistência do aluno ·       Assistência acadêmica adequada ·       Organização do Curso ·       Qualidade do material e do sistema de comunicação A “V O Z” D O C O N C L U I N T E “Constância nos acessos; consultas à monitoria; leitura das dúvidas da classe.” (Q1CM-III) “Importância do tema, possibilidade de conhecer melhor a tecnologia e de implementá-la, curiosidade no assunto.” (Q11CM-I) “Motivação pessoal: eu queria aprender; gostei da interação com os instrutores e com os outros alunos; os trabalhos que foram desenvolvidos.” ( Q21CM-I)

E V A D I D O S C A U S A S D A E V A S Ã O .   Falta de tempo ·   Falta de ambiente no local de trabalho ·   Desorganização pessoal ·   Problemas técnicos ·   Não atendimento às expectativas A “V O Z” D O S E V A D I D O S “Falta de tempo.” “... Achei o Curso adequado no que se refere aos conteúdos e à estruturação, mas os prazos!!” (Q24DM-II) Acúmulo de trabalho na Instituição e tempo limitado demais, pois deveria ter prorrogado o prazo para concluirmos as tarefas, considerando que cada pessoa tem um ritmo próprio e a disponibilidade de tempo também é diferente.” (Q34DF-II)

F A L T A D E T E M P O O P I N I Ã O D O S H O M E N S questão de prioridade: justificativa para a não superação dos obstáculos no uso do meio utilizado e a questão da ‘novidade’ do ambiente. O P I N I Ã O D A S M U L H E R E S está mais relacionada com dificuldades de utilização da tecnologia, do que com o entendimento do conteúdo ou a realização das atividades; sobrecarga de trabalho.

R E S U L T A D O S E S P E R A D O S X O B T I D O S Primeira suposição – a falta da tradicional relação face a face entre professor e alunos: alguns elementos confirmam esta suposição. * O “fator novidade” do meio contribuiu para a desistência. Segunda suposição – a inabilidade em lidar com as novas tecnologias: foi contemplada e indicada pelo concluintes e pelos evadidos. Terceira suposição – a ausência de reciprocidade da comunicação, inviabilizando a interatividade. * A interatividade, para alguns concluintes facilitou para a permanência no Curso, e os desistentes indicaram a falta da mesma. Quarta suposição – a falta de um agrupamento de pessoas numa instituição física: semelhança com a falta de tempo .

C O N S I D E R A Ç Õ E S F I N A I S Os candidatos a cursos a distância deveriam ser preparados anteriormente para a organização do tempo, pois, verificamos que este é um pré-requisito essencial para a permanência dos cursistas a distância, principalmente nos ambientes virtuais. A apropriação dos processos tecnológicos será mais adequada se ocorrer juntamente com a formação pedagógica, para que o professor esteja capacitado a manter uma postura reflexiva no processo educativo.   A avaliação sobre os cursos deve ser uma prática constante, através da reflexão sobre as ações desenvolvidas, para que ocorram as alterações durante o processo, sempre que necessárias, no sentido de incluir o outro e evitar a evasão do mesmo. Muitos professores das Instituições Federais de Ensino (IFES) ficam presos às atividades que angariaram maior pontuação para a Gratificação de Estímulo à Docência (GED), como as atividades de ensino, pela qual é definida a remuneração do professor.

E X P E C T A T I V A S D E P E S Q U I S A A questão de gênero e o uso das novas tecnologias, considerando que todas as mulheres participantes dessa pesquisa não concluíram o Curso, e algumas alegaram dificuldades em lidar com a Internet; A faixa etária e as habilidades em desenvolver trabalhos ou estudos via Internet;  A questão do tempo do professor universitário para investir em sua formação continuada.

Maria de Lourdes Coelho Universidade Federal de Minas Gerais OBRIGADA PELA ATENÇÃO! Maria de Lourdes Coelho mlcoelho@fae.ufmg.br Universidade Federal de Minas Gerais