UTILIZAÇÃO DO MODELO KANO PARA CLASSIFICAR IMPORTÂNCIA DE FUNCIONALIDADES EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM Silvio Carvalho Neto Hiroo Takaoka.

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UTILIZAÇÃO DO MODELO KANO PARA CLASSIFICAR IMPORTÂNCIA DE FUNCIONALIDADES EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM Silvio Carvalho Neto Hiroo Takaoka

Problema e Objetivo de Pesquisa Quais são os principais atributos de um AVA que remetem a satisfação do usuário discente? captar os atributos que o usuário percebe como significativos e relevantes para a qualidade final dos sistemas e estabelecer fatores de importância com base nos atributos avaliados.

Delimitação do Estudo cursos de graduação volume de cursos oferecidos alta demanda primeiro contato acadêmico profissional do discente. área de ciências sociais aplicadas aprofundamento do conhecimento do processo de ensino na administração conveniência no processo de amostragem da pesquisa de campo

Método não-experimento natureza exploratória descritiva abordagem quantitativa survey, com corte transversal aplicação de questionários auto-preenchíveis com os discentes avaliação de atributos de características de qualidade em AVAs questões de captação de importância são divididas em três partes Modelo Kano de captação de requisitos (KANO et al, 1984) questão funcional do atributo questão disfuncional terceira solicita a atribuição da importância do atributo em uma escala de 11 graus (crescente) Amostragem questionários retornados = 238 10 questionários – respostas inconsistentes. tamanho final da amostra = 228 respondentes

Modelo Kano Demais Requisitos Indiferentes Reversos Questionáveis

Questionário de Pesquisa Coleta de dados = questionário auto-preenchível Instrumento de coleta parte inicial - descrição dos objetivos da pesquisa e instruções primeiro bloco - captação da importância das características (Modelo Kano) segundo bloco contém variáveis a respeito do uso, da intenção de uso, da satisfação e do nível de importância geral dado aos sistemas. Pré-Teste 7 alunos de graduação escolhidos por conveniência diversas questões revistas na redação (margem a dupla interpretação)

Características de Qualidade Total = 52

Procedimentos de Análise - Características Tarefa Procedimento 1- Descrever os resultados obtidos   Análise Descritiva dos Dados da Pesquisa 2- Classificar as características pelo Modelo Kano Elaboração de uma matriz de classificação das características com base no Modelo Kano, que classifica as variáveis como Atrativas, Obrigatórias, Normais ou Indiferentes, com base no sistema de classificação Kano. 3- Identificar a importância das características Análise das medidas de tendência central e de dispersão dos valores atribuídos à importância das características. Realização do Teste t de média em relação ao valor intermediário neutro de 5, na escala de 11 graus. 4- Comparar a importância por categorias Comparação das médias das características com base na classificação a partir do Modelo Kano e das categorias de características. Será realizada Análise de Variância ANOVA com as médias das importâncias categorizadas pelos níveis do Modelo Kano e das categorias QI, QS, FT, e FC

Análise 1 – Descrever os resultados obtidos Questionários Válidos Motivos de acesso ao AVA Médias de Notas em relação ao AVA

Análise 2 – Classificação Modelo Kano Características de Qualidade da Informação e do Sistema

Análise 2 – Classificação Modelo Kano Características de Funcionalidades de Trabalho Individual

Análise 2 – Classificação Modelo Kano Características de Funcionalidades de Interação e Comunicação

Análise 3 - Importância das Características Características de Qualidade da Informação e do Sistema

Análise 3 - Importância das Características Características de Funcionalidades de Trabalho Individual

Análise 3 - Importância das Características Características de Funcionalidades de Interação e Comunicação

Análise 4 – Comparação por Categorias normais indiferentes qsist qinfo fic fti QINFO QSIST FTI FIC

Conclusão Quais são as dimensões e as características de qualidade dos AVAs? qinfo qsist fic fti

Conclusão QSIST e QINFO são dimensões de maior importância em AVA funcionalidades obtiveram níveis mais baixos de importância, embora tenham ainda ficado em um patamar acima do nível médio. maioria das funcionalidades enquadrou-se na categoria de requisitos indiferentes ferramentas de comunicação e interação não se mostraram tão relevantes quanto às ferramentas de trabalho individual funcionalidades da Web 2.0, como wikis e blogs, ambiente em 3 dimensões, e whiteboard foram consideradas como indiferentes aos discentes (recebendo também baixos níveis de importância). principais funcionalidades são as relativas à dimensão trabalho individual disponibilização de materiais de aula para download, retorno de atividades, acessibilidade, glossário, informações gerais, links, mural e mecanismos de busca são as mais valorizadas pelo corpo discente. estas características devem ser consideradas como prioritárias no desenvolvimento de AVAs.

Limitações da Pesquisa respostas são baseadas em julgamentos dos discentes levantamento (caráter não-experimental) manipulação das variáveis independentes não é possível Relativização das relações causais corte transversal da amostra estudada, portanto, a premissa de antecedência temporal deve ser descartada possibilidade de não inclusão de variáveis que poderiam ser preditoras de outras dependentes modelo e resultados ficam restritos às variáveis incluídas não-normalidade das variáveis da pesquisa

silviocneto@usp.br ou silvio@facef.br Obrigado Silvio Carvalho Neto silviocneto@usp.br ou silvio@facef.br