EAD e Material Didático: reflexões sobre mediação pedagógica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

Nem Pedagogia ou Andragogia HEUTAGOGIA
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO EM EAD
Certificação Digital: mais uma bugiganga para a EAD ?
Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ano 2000: Programa de Educação a Distância COORDENAÇÃO GERAL EQUIPE DE APOIO LOGÍSTICO EQUIPE DE DESIGN PEDAGÓGICO EQUIPE DE PROJETOS E PESQUISA EQUIPE.
GESTÃO ESCOLAR HOJE: a cultura tecnológica no espaço escolar Profª. Fabíola da Conceição Lima UemaNet Setembro/2008.
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
TC – A3C2 – 071 O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA Elton Ivan Schneider Mestrando EGC/UFSC
Pedagogia da pesquisa-ação
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Contexto de Educação a Distância
A Educação Mediada pela Tecnologia
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
Escolhendo o nosso Futuro
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Metodologia: Piaget e Vygotsky
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
CURRICULO +.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
A relação Professor/ Aluno
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Oficina de Ensino-aprendizagem de Gráfica Digital Literatura Revisão de Literatura.
Introdução à Educação à distância
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
OS PAPEIS EM EAD - Docência -
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
Princípios Pedagógicos da EaD na Contemporaneidade. Preparação adequada do instrutor, apoio e tutoria.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
OFICINA: UTILIZANDO O JORNAL VAMOS APRENDENDO HISTÓRIA
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Concepção e gestão de projetos e processos educativos a distância – Abordagens pedagógicas O paradoxo da Educação a Distância Carlos Otávio Fiúza Moreira.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
Artigo 5 - AVA : Desafio na mediação pedagógica em EAD
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
Transcrição da apresentação:

EAD e Material Didático: reflexões sobre mediação pedagógica Emanuel do Rosário Santos Nonato UNEB/IAT enonato@uneb.br Mary Valda Souza Sales marysales@uneb.br

As TIC no contexto contemporâneo Não usar as TIC não parece ser hoje uma possibilidade a ser considerada; impõe-se discutir a forma como podemos subverter a lógica interna dos processos capitalistas, excludentes e autoritários por natureza, com o uso das TIC; construir lógicas plurais e includentes dentro do sistema.

As TIC no contexto contemporâneo O Capital gestou as TIC para se reproduzir, mas, ao fazê-lo, criou um instrumento poderoso para a construção de práticas sociais e pedagógicas mais democráticas, dialógicas, autônomas e críticas. EAD se tornou uma modalidade altamente credenciada a colaborar na construção de uma educação mais plural, menos monolítica

Material didático e mediação Sujeito aprendende/mediador possibilitar ao sujeito-aprendente um lugar de autonomia e criticidade que permita desenvolver-se como sujeito autônomo e crítico

TIC e EAD ...a expansão das TIC revitalizam o modo de produção capitalista, uma vez que o fluxo de informações é mais rápido e o modelo globalizado é o parâmetro mundial das sociedades contemporâneas ... (SALES, 2006, 87).

Espaços virtuais, digitais com características multimidiáticas. TIC e EAD Muito embora preexista às TIC, a EAD é a grande beneficiária dessas inovações na área da Educação. A nova configuração que a EAD recebeu a partir de então lhe tem possibilitado ocupar um novo patamar no cenário nacional. Espaços virtuais, digitais com características multimidiáticas.

TIC e EAD A EAD - é aquela em que a aprendizagem se dá de modo flexível e aberto, mediado através da utilização das ferramentas tecnológicas que mais se adaptem ao propósito pedagógico da atividade em questão, desde o impresso até os AVA. Docente lugar à zona de desenvolvimento proximal, [...] estimulando e ativando os processos internos de desenvolvimento vistos como resultado das inter-relações entre o indivíduo e os agentes sociais (GIUSTA, 2003, p. 59).

EAD/MEDIAÇÃO proporcionou um novo movimento dentro do contexto educacional; potencializa uma aprendizagem para colaboração; todos os agentes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem se tornam responsáveis pela produção do conhecimento crítico, ativo e discutido.

MATERIAL DIDÁTICO/MEDIAÇÃO/EAD no material didático reside o locus da construção de práticas pedagógicas colaborativas e emancipadoras entre os diversos problemas que se identificam no desenvolvimento de programas de educação a distância, um dos mais importantes é o que diz respeito à produção de material didático (BELISÁRIO, 2003, p.135).

MATERIAL DIDÁTICO/MEDIAÇÃO/EAD concepção pedagógica que norteia o ensino-aprendizagem revisão dos processos formativos do professor para atuar em EAD material didático estudo autônomo orientado co-responsável pelo processo de mediação pedagógica que constitui o processo ensino-aprendizagem em EAD

MATERIAL DIDÁTICO/MEDIAÇÃO/EAD linguagem clara e dialógica Estrutura de informações articuladas Design Conteúdo Estética respeitando o protagonismo dos sujeitos discentes nas práticas pedagógicas em EAD.

MATERIAL DIDÁTICO/MEDIAÇÃO/EAD Meio amigável Fácil transporte Fácil marcação Fácil utilização Acompanhamento linear ou não IMPRESSO Melhor representação da realidade Interatividade com o conteúdo Maior flexibilidade das rotas de estudo Interação com alunos e tutores DIGITAL

MATERIAL DIDÁTICO/MEDIAÇÃO/EAD produzir um material didático capaz de provocar ou garantir a necessária interatividade do processo ensino-aprendizagem (BELISÁRIO, 2003, p.137) Não existem modelos predefinidos para se produzir material didático de qualidade para EAD. Sua produção é, antes de tudo, um ato de criação, no qual a criatividade crítica é elemento fundante, ao lado de uma concepção de EAD e uma proposta pedagógica que considerem a primazia da dialogicidade, da criticidade e da autonomia como princípios fundamentais da EAD (SALES, 2006, p.121).