Adriana Azevedo Universidade Metodista de São Paulo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Advertisements

OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
O Currículo na Educação Infantil
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Pedagogia da pesquisa-ação
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Vídeo Educar – Rubem Alves
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
A atividade de ensino e aprendizagem de línguas
Ensino Tradicional/Expositivo
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
O uso de novas mídias nas escolas
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Avaliação Educacional
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
Intencionalidade Pedagogógica: O papel da Supervisão no PIBID
III Simpósio Temático da Pró-Reitoria de Graduação A Docência na USP : Desafios e Inovações O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Quem é reconhecido um bom tutor?. Aquele que é capaz de desenvolver a percepção a partir dos trabalhos realizados pelos alunos; Aquele que facilita a.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Os quatro pilares da educação.
Softwares Educacionais – Cód
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
Docência do Ensino Superior
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
1ª Formação de Professores Coordenadores
TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Docência universitária: repensando a aula
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
ABORDAGENS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
I ENCONTRO DE LÍNGUA PORTUGUESA Formadora: Profª Lenís Almeida da Silva Perez Graduada em Letras Vernáculas - UEFS Especialista em Estudos Literários –
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – FNDE PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA.
Transcrição da apresentação:

Adriana Azevedo Universidade Metodista de São Paulo COMO A INTERAÇÃO ENTRE AS PESSOAS ENVOLVIDAS NA EAD PODE TORNAR A APRENDIZAGEM MAIS ATRAENTE E SIGNIFICATIVA? Adriana Azevedo Universidade Metodista de São Paulo

Objetivo Explicitar que a prática educativa não é desprovida de sentido e muito menos de intencionalidade e que as ações no interior de cada curso/instituição de ensino revelam aquilo que fundamenta a sustentação da ação docente.

Questão Questão Como a interação entre as pessoas envolvidas na EAD (aluno, professor tutor, professor temático, monitor e outros) pode tornar a aprendizagem mais atraente e significativa?

Pesquisa Pesquisa 1.155 respondentes de 10.953 alunos. Período de 09 de novembro a 10 de dezembro de 2009.

Introdução O que mobiliza a ação docente? Como ajudar os alunos envolvidos na EAD a terem uma aprendizagem mais significativa?

Análise Contrapor as respostas dos alunos às teorias que pautam a prática educativa e cada proposta do processo ensino-aprendizagem para melhor analisar e compreender os resultados.

Abordagens do processo educativo e resultados da pesquisa

Abordagem tradicional Transmissão de conhecimento acumulado pelo professor ao aluno. “educação bancária” (FREIRE, 1975). Educação restrita ao espaço escolar. “Quando há unidade entre os ministradores de ensino o processo de aprendizagem fica bem mais fácil”

Abordagem comportamentalista Ensino baseado em processos que visam habilidades que levam à competência. Conhecimento é fruto da experiência e seus resultados serão mensurados pelo professor. “Falta algo que não consegui identificar ainda, acho que calor humano”

Abordagem humanista Professor facilitador da aprendizagem do aluno. O professor desenvolve junto aos educandos novas experiências significativas. A relação pedagógica entre professor e aluno acontece em clima favorável de colaboração.

Abordagem humanista “Trabalhar em equipe é uma arte (...) que tem que ser constantemente repensada. É isso que acontece na EAD, uma multidão se esforçando para fazer o melhor, por pessoas que sequer conhecem. Uma magia que forma pessoas, moldam caráter e destes bancos surgem profissionais competentes e atuantes.”

Abordagem Cognitivista Capacidade do indivíduo de integrar informações e processá-las. O conhecimento é produto da interação do homem com o mundo. Cabe ao docente criar situações que propiciem condições para o desenvolvimento, evitando rotina e propondo desafios contínuos.

Abordagem Cognitivista “Norteando essa aprendizagem com questionamentos que relacione os saberes, faça pensar e refletir num desafio constante e do grupo. Certamente todos ganharão.”

Obrigada! adriana.azevedo@metodista.br Considerações finais O trabalho destaca um dos aspectos das falas dos alunos, qual seja a percepção de uma abordagem educativa presente no cotidiano da EAD. Obrigada! adriana.azevedo@metodista.br O material permitirá outras análises para o avanço do processo de interação que pode contribuir para uma aprendizagem mais significativa dos alunos da EAD.