Substituição Tributária Progressiva - ICMS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ICMS ICMS NORMAL ICMS ANTEC. TRIBUTARIA X ICMS ST ICMS ANTEC.PARCIAL.
Advertisements

(Art. 28-A da Lei 6374/89, com redação da Lei 12681/07)
ICMS SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA
Impostos do Estado e do Distrito Federal
Com isso o MVA ficará da seguinte forma:
BRUNI Capítulo Efeito dos tributos sobre custos e preços Gestão de Custos e Formação de Preços Adriano Leal Bruni
A SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA EM SÃO PAULO
PIS / PASEP e COFINS na Importação
CO-BILLING QUESTÕES FISCAIS
Vieira Ceneviva, Almeida, Cagnacci de Oliveira & Costa Advogados Associados 1 Tributação das Telecomunicações e do Comércio Eletrônico 26 de junho de 2003.
Sugestões Cecomts Aplicação do Regime Especial de pagamento – Lei 5.530/89 , art. 54 para empresas monitoradas que atendam os requisitos Sinalização das.
ICMS SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA UMA ABORDAGEM PRÁTICA
Faculdade Morumbi Sul Alexandra Lisboa Neriane Bianchi Samanta Gonçalves.
ICMS: Sujeição passiva na importação por conta própria, por conta e ordem e por encomenda Marcelo Viana Salomão.
O ICMS E AS ALTERAÇÕES RECENTES NO SIMPLES NACIONAL
PASEP Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público
SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA
Antecipação na aquisição de mercadorias de outros Estados
LEGISLAÇÃO DO ICMS GEOC 1.
José Roberto Rosa Agente Fiscal de Rendas - SEFAZ
SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA
PROGRAMA CRESCE RS Projetos de Lei nº 203 e nº 204/2007 Porto Alegre (RS), 30 de maio de 2007.
PALESTRANTE ALEXANDRE FLABIO NAPPI CONTADOR.
ICMS Substituição Tributária
Substituição tributária UMA ABORDAGEM PRÁTICA.
Substituição Tributária
NOÇÕES GERAIS SOBRE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA
Hipóteses de não aplicação da substituição tributária (Convênio 81/93)
Julho/2009.
“SEMINÁRIO ESTADUAL DO SIMPLES NACIONAL”
1 – Garantias Constitucionais tributárias
Receita Estadual.
EM EMPRESAS COMERCIAIS
Substituição Tributária
Impostos dos Estados e do Distrito Federal
Impostos dos Estados e do Distrito Federal
Substituição Tributária
Substituição tributária e o Regime do Simples Nacional
NOÇÕES GERAIS SOBRE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA
A HISTÓRIA DO ICMS.
ISS ( Competência Tributária)
DESONERAÇÃO DA FOLHA GENERALIDADES
Substituição Tributária de ICMS
Simples Nacional ICMS em 2009 Carlos Alberto Rodrigues Junior CEEAT-MPE/SEFA-PA 05/06/2009.
Antecipação do Imposto nas Entradas Interestaduais
APROVE CONSULTORIAS LTDA. Não Cumulatividade da Cofins Lei de
CALCULO DO ICMS - ST.
I C M S I C M S I C M S I C M S I C M S I C M S “ Uma longa caminhada começa sempre pelo primeiro passo”. (Lao-Tsé) PROFESSOR NARCÉLIO BARBOSA.
ICMS Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicações.
CURSO DE PRÁTICA FISCAL (1)
PRINCÍPIO DA LEGALIDADE
OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA Nívea Cordeiro 2015.
 Cadastro de pessoas físicas e jurídicas (não contribuintes do ICMS ou enquadradas no Simples Nacional);  Estimular entrega do documento fiscal pelas.
SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA
ICMS - Conceito O ICMS é de competência dos Estados e do Distrito Federal e, entre os princípios constitucionais que regem o ICMS destacam-se: Não cumulatividade,
AGOSTO/
SIMPLES NACIONAL ICMS CRÉDITOS SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA.
ICMS -VINHO SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA JP CONTÁBIL S/S LTDA AGOSTO/2012
Cálculos Fiscais - ICMS
Veris Faculdade 1 Prof.Ronaldo Harada CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA 03/09/2010.
Imposto sobre operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre a prestação de Serviços de transportes interestadual e intermunicipal e de comunicação.
GRUPO TRIBUTÁRIO 2015.
SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA
HENRIQUE OLIVEIRA GADELHA
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho.  PREVISÃO LEGISLATIVA:  Art 153, IV da CF/88  Arts. 46 seguintes do CTN  Decreto 7.212/2010 e Decreto.
CDEICS COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS PLP 45/2015 Renato Villela Secretário da Fazenda do Estado de São Paulo Brasília,
Ministério da Fazenda 1 PLP 45/2015 Audiência Pública Câmara dos Deputados Comissão de Desenvolvimento Indústria e Comércio – CDEIC Marcelo Ramos de Mello.
1 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA POR ANTECIPAÇÃO DO ICMS prof. Antônio Carlos Santana.
Transcrição da apresentação:

Substituição Tributária Progressiva - ICMS FEDERASUL Setembro de 2012

HISTÓRICO DA INCLUSÃO DE MERCADORIAS NA ST NO RS ANO DO ACORDO Cimento 1985 Pneumáticos, câmaras de ar e protetores de borracha Discos fonográficos, fitas virgens ou gravadas e outros suportes para reprodução ou gravação de som ou imagem Filmes fotográficos e cinematográficos e "slides" Lâminas de barbear, aparelhos de barbear e isqueiros de bolso a gás, não recarregáveis Lâmpadas elétricas e eletrônicas e "starters" Pilhas e baterias de pilha, elétricas, e acumuladores elétricos

HISTÓRICO DA INCLUSÃO DE MERCADORIAS NA ST NO RS MERCADORIA ANO DO ACORDO Bebidas 1991 Sorvetes Combustíveis e lubrificantes, derivados ou não de petróleo, e outros produtos 1992 Veículos automotores novos (04 rodas) Telhas, cumeeiras e caixas d'água 1993 Veículos novos motorizados da posição 8711 da NBM/SH-NCM (duas rodas) Cigarros e outros produtos derivados do fumo 1994 Produtos farmacêuticos Tintas, vernizes e outras mercadorias da indústria química Veículos automotores novos, nas operações efetuadas por meio de faturamento direto da montadora ou do importador ao consumidor 2000 Energia elétrica não destinada à comercialização ou à industrialização

HISTÓRICO DA INCLUSÃO DE MERCADORIAS NA ST NO RS MERCADORIA ANO DO ACORDO Aparelhos celulares e cartões inteligentes ("smart cards" e "sim card") 2007 Rações tipo "pet" para animais domésticos 2008 Autopeças Colchoaria Cosméticos, perfumaria, artigos de higiene pessoal e de toucador

HISTÓRICO DA INCLUSÃO DE MERCADORIAS NA ST NO RS

HISTÓRICO DA INCLUSÃO DE MERCADORIAS NA ST NO RS

HISTÓRICO DA INCLUSÃO DE MERCADORIAS NA ST NO RS – SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA INTERNA MERCADORIAS DATA Carne verde de gado vacum, ovino e bufalino e produtos comestíveis resultantes da matança desse gado submetidos à salga, secagem ou desidratação 01/03/1989 Piscinas de fibra de vidro 01/11/2006 Arroz beneficiado 01/04/2008 Carnes e demais produtos comestíveis frescos, resfriados e congelados, resultantes do abate de aves e de suínos 01/09/2012

HISTÓRICO DA INCLUSÃO DE MERCADORIAS NA ST NO RS

Comparativo entre a Arrecadação do Comércio com ST e a Arrecadação do Comércio Sem ST

Comparativo entre a ST interna e a ST interestadual

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA PROGRESSIVA Substituto Substituídos Industrial Atacadista Varejista Consumidor ST relativa a operações subseqüentes – também conhecida como substituição “para frente” ou “progressiva”, refere-se a operações futuras. Há uma cobrança antecipada do imposto considerando uma base de cálculo presumida Atribui-se ao substituto (no ex.,industrial) a condição de sujeito passivo por substituição tributária responsabilizando-o pelo recolhimento do imposto relativo às operações subseqüentes, até a praticada pelo varejista.

RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA PELA CF Art. 150, § 7.º   (EC nº 03 de 17/03/1993) A lei poderá atribuir a sujeito passivo de obrigação tributária a condição de responsável pelo pagamento de imposto ou contribuição, cujo fato gerador deva ocorrer posteriormente, assegurada a imediata e preferencial restituição da quantia paga, caso não se realize o fato gerador presumido

A SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA: Antecipa a arrecadação relativa a fatos geradores presumidos (futuros) dos contribuintes que estão na cadeia de circulação da mercadoria; Concentra a arrecadação no substituto tributário (industrial, importador, etc) relativo às operações subseqüentes; Reduz o nº de contribuintes a serem fiscalizados; Diminui a concorrência desleal, principalmente no varejo e atacado, entre contribuintes que recolhem e os que não recolhem corretamente o ICMS;

CÁLCULO DO ICMS ST (art. 15 e 37 do Livro III) O Débito de Responsabilidade será calculado pela aplicação da alíquota interna sobre a Base de Cálculo prevista nas Seções específicas (Tít. III, Cap. II, Seções I a XLVII), deduzindo-se o débito fiscal próprio.

CÁLCULO DO ICMS ST (art. 15 e 37 do Livro III) ICMS ST = (BC ST) * ALÍQUOTA – (ICMS PRÓPRIO)

BASE DE CÁLCULO (art. 8º da LC 87/96) § 6o Em substituição ao disposto no inciso II do caput (MVA), a base de cálculo em relação às operações ou prestações subseqüentes poderá ser o preço a consumidor final usualmente praticado no mercado considerado (PMPF), relativamente ao serviço, à mercadoria ou sua similar, em condições de livre concorrência, adotando-se para sua apuração as regras estabelecidas no § 4o deste artigo (§ 2º do art. 34 da Lei 8820/89)

BASE DE CÁLCULO (art. 34 da Lei 8.820/89) § 2º Nas operações e prestações previstas nos incisos do "caput", a base de cálculo para o débito de responsabilidade relativo às operações ou prestações subseqüentes poderá ser o preço a consumidor final usualmente praticado no mercado considerado, relativamente ao serviço, à mercadoria ou sua similar, em condições de livre concorrência, adotando-se para a sua apuração as regras estabelecidas no art. 35. 

CRITÉRIO DA BC ST POR GRUPO DE PRODUTOS

Obrigado!