Professora: Zulmira Áurea Cruz Bomfim

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Criminalização da Transmissão do HIV como Forma de Estigma e Discriminação Veriano Terto Jr. Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS - ABIA.
MEIO AMBIENTE E URBANISMO
Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
Letramento: um tema em três gêneros
A Psicologia Sócio-Histórica
Mapas Afetivos: uma perspectiva de leitura psicossocial do território ZULMIRA A. C. BOMFIM São Paulo, novembro de 2011.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Professora: Karina Oliveira Bezerra
Ms. Edimar Sartoro - O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR ( ): UM ESTUDO INTRODUTÓRIO Ms. Edimar.
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
DIRETRIZES CURRICULARES
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO: SAÚDE EM EXERCICIO (Trabalhando a Mente e o Corpo)
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL ou ABP)
Como a Criança Pequena se Desenvolve
Emergências e Desastres
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
POLÍTICAS PÚBLICAS, TERRITÓRIO E [IN]JUSTIÇA AMBIENTAL
Educação no contexto do Trabalho
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
DENTESCOLA PARA TODO MUNDO PODER SORRIR
Psicologia ambiental Conceito e Definição.
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Trabalhando com Grupos
A psicologia na atualidade
A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM
PCN DE GEOGRAFIA ROBERTA GUEDES.
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
Capítulo 1 – Geografia: Introdução e conceitos
AUTONOMIA MORAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
A importância da vida afetiva
MAX WEBER INTRODUÇÃO: Weber e seu tempo.
PAULO FREIRE: uma presença, uma experiência
Karl Marx ( ) - comprometimento em relação a classe trabalhadora
Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
Por que estudar Psicologia?
A experiência com o Fórum do Movimento Social de Manguinhos Cooperação Social/FIOCRUZ.
RELAÇÕES ENTRE AFETIVIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Max Weber e as ações sociais
Apresentação do Livro da Maria Lúcia Barroco
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Cognição nas organizações
Políticas Públicas em Educação do Campo SEDUC/RS
“ O sentido de viver criativo: reflexões sobre a trajetória de vida da líder Valdete Cordeiro, do Alto Vera Cruz”. Pesquisa realizada com o método história.
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Escola de Tempo Integral
1 ANO EM. CONCEITOS EM GEOGRAFIA  Espaço geográfico: De acordo com Milton Santos ( ) o espaço é formado por um conjunto indissociável, solidário.
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
QUALIDADE DE VIDA: UMA MERA REPRESENTAÇÃO SOCIAL? SIM E NÃO Sim: através dos elementos da subjetividade e de incorporação cultural. Não: existem parâmetros.
OBJETIVO Estudos, produção de conhecimento e propostas para o planejamento da RMBH PLANO + Processo de Planejamento e Gestão SISTEMA DE PLANEJAMENTO METROPOLITANO.
Alberto Pellegrini Filho Secretaria Técnica
Comunidade (O que é comunidade?)
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
MÉTODOS DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Prof. Gilvan Viana Curso de Pós Graduação.
São aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem.
1 Saúde, Extensão e Psicologia Comunitária: trilhando caminhos de vida, libertação e cidadania no Grande Bom Jardim. Autores: Delnise Silva Francisco Weslay.
OS SENTIDOS DO TRABALHO CONCEPÇÕES SOBRE O TRABALHO SENTIDO DO TRABALHO NA CONTEMPORANEIDADE. Atividade complexa, multifacetada e polissêmica. Visão dicotômica.
PSICOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA
Transcrição da apresentação:

Professora: Zulmira Áurea Cruz Bomfim LOCUS- Laboratório de Pesquisa em Psicologia ambiental MAPAS AFETIVOS: UMA PERSPECTIVA DE LEITURA PSICOSSOCIAL DO TERRITÓRIO São Paulo, novembro de 2011

Universidade Federal do Ceará Departamento de Psicologia Centro de Humanidades Departamento de Psicologia

O caminho do Método se fez ao caminhar Experiências profissionais e acadêmicas em psicologia comunitária, psicologia social e ambiental Dissertação de Mestrado (UnB) Representações sociais de cidades satélites de Brasília Tese de doutorado sobre Cidade e afetividade (PUC-SP) Mapas afetivos de Barcelona e de São Paulo

SOCIAL E AMBIENTAL NA PSICOLOGIA Na perspectiva histórico-cultural ambiente e espaço são compreendidos como uma dimensão que não se limita ao que circunda o indivíduo.

Psicologia Social na Vertente Histórico-Cultural (SILVIA LANE) Compromiso com todos os homens concretos, principalmente os dominados e explorados; O compromiso con seu lugar. Sua conciência como cidadão de uma metrópole.

Psicologia Ambiental A Psicologia Ambiental é uma área interdisciplinar, que busca estudar a interação das pessoas com seu entorno sócio-físico, considerando o meio urbano, os recursos naturais e o comportamento.

CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO ESPACIAL A atribuição de significados ao ambiente corresponde a um conjunto de conteúdos que permite o sujeito compreender o que é para ele um lugar, “O ambiente é um território emocional” (CORRALIZA,1998, p. 60).;

CATEGORIAS ENVOLVIDAS NA CONSTRUÇÃO DO INSTRUMENTO IDENTIDADE DE LUGAR (PROSHANSKY) APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO( POL) APEGO AO LUGAR (Giulliani) IDENTIDADE SOCIAL URBANA (VALERA) MEMÓRIA DO LUGAR (JODELET) MAPAS COGNITIVOS (DOWNS Y STEA; KELVIN LINCH)

Cidade e Afetividade A afetividade como conhecimento, orientação e ética na cidade. O Encontro do indivíduo com a cidade; Racionalidade ético-afetiva na cidade (SAWAIA, 1995). A construção de uma cidade ideal, de um homem novo de uma nova cidade e de uma nova vida na cidade.

Afetividade como categoria ético-política A ética só aparece no homem quando ele percebe que o maior bem para o seu ser, é outro ser humano. Desta forma o homem se torna ético em função dessa paixão. (Espinoza).

MAPA AFETIVO O mapa afetivo é um instrumento que revela o conhecimento , orientação e ética na cidade pelos sentimentos dos habitantes e que facilita a superação das dualidades: subjetividade/objetividade, individual/coletivo e cognição/afeto.

Mapa Afetivo: conhecimento, orientação e ética na Cidade Tornar tangível o intangível Desenhos e metáforas como recursos imagéticos O desenho como deflagrador de emoções e sentimentos As metáforas como recurso de síntese Escrita como expressão da dimensão afetiva (subtexto)

Imagens de Barcelona e de São Paulo, conforme as qualidades e sentimentos dos respondentes Qualidade das cidades Sentimentos Contrastes Atração/sufoco Rica/pobre Alegre/triste, amor / ódio, frieza/calor Atração Atrativa, cultural e oportunidades Alegria, bem-estar e pertencimento Destruição Massificação e pobreza Solidão, impotência, tristeza e desânimo Agradabilidade Beleza, colorido e natureza Recordações, prazer e pertinência Movimento Evolução, novidade e transformação Ambigüidade e estranheza Caixa de Surpresas Novidade, fluidez e abertura Curiosidade, isola- mento e insegurança

Sentimentos potencializadores e implicadores com o lugar Agradabilidade: Recordações; prazer; pertencimento; desfrute; incondicional; gozo de viver; amor Atração pela cidade, oportunidades criadas pelo trabalho e pelo ocio Sentir a cidade como sua casa, Vinculo com a cidade e ou bairro.

Sentimentos despotencializadores e distanciadores com o lugar Medo, ameaça , Insegurança, sentimento de abandono e solidão. Instabilidade, Violência, raiva, depredação, marginalização, perigo Descaso com o espaço público e falta de espaços de lazer Tristeza e depressão

Estima do Lugar Uma categoria ambiental socialmente construída É um indicador da ação do indivíduo no lugar e de sua implicação com ela. Pode ser tomada como eixo orientador da implementação de ações que pretendam buscar o envolvimento da população em questões urbanas e ambientais sustentáveis.

Barcelona São Paulo

(Des)construção e Regeneração

Imagens de contraste e suas metáforas Sentido 1. É aquela que se contradiz entre o bem estar de viver nela com o mal estar de conviver com as desigualdades sociais. 2. É aquela onde os contrastes impossibilitam seus habitantes viver a solidariedade, pois convivem com a satisfação e o prazer da harmonia urbana e a tristeza e a dor do fechamento às diferenças. Metáfora 1. Cidade maçã vermelha com pontos de podridão (BCN) 2. Cidade museu (BCN)

Imagens de contraste e suas metáforas Sentido Aquela que traz contrastes de prazer (doce) e desprazer (azedo), que pode ser superado pelo sentimento de pertencimento. 2. É aquela que traz contrastes próprios da modernidade, onde a velocidade e aglomeração são suas principais características. Metáfora 1. Cidade abacaxi (SP) 2. Cidade trem de metrô (SP)

IMAGENS DE ALUNOS DE ESCOLAS PUBLICAS DE FORTALEZA

Destruição: Nesta categoria estão as palavras e sentimentos que envolvem abandono, poluição, esquecimento, desprezo e falta de esperança.

PERTENCIMENTO A comunidade unida em todos os momentos de êxito e de dificuldades. (Morador da sede, 18 anos.)

Oficina de construção do Mapa de Barrio

EDUCAÇAO AMBIENTAL E PRÁTICAS COLETIVAS TRILHAS URBANAS E ECOLÓGICAS

Afetividade, Cidade , Estima de Lugar Cidades agradáveis que criam contato com a natureza: andar a pé,bicicleta e transporte publico e quem se ande menos de carro. Cidadãos identificados com seu lugar (pertencimento) que facilitam processos de apropriação do espaço Os contrastes das grandes cidades estressam seus habitantes causando agonia alienação Os sentimentos de medo e insegurança na cidade distanciam o cidadão do espaço publico e do contato com o diferente

A DIALÉTICA DA AFETIVIDADE Acción / Reflexión Difusión /Producción del conocimiento Individual / coletivo Vivência / Aprendizagem Racionalidad / Afetividad Investigador-sujeto Afetivo Saúde e doença Social / Ambiental Subjetividad / objetividad

SAÚDE, AFETIVIDADE E ESTIMA DO LUGAR O modelo de atenção a saúde não pode deixar de considerar a relação de afeto dos usuários, com o ambiente ,como uma categoria integradora e orientadora da ação. A não implicação do indivíduo com o lugar adoece e fragiliza. A avaliação da afetividade do lugar, pode ser uma caminho para a integração das ações na saúde.