JOÃO PAULO DOS REIS VELLOSO ENAP - MARÇO/2006

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Transcrição da apresentação:

JOÃO PAULO DOS REIS VELLOSO ENAP - MARÇO/2006 MODELO DE ESTADO PARA O DESENVOLVIMENTO (ECONÔMICO, SOCIAL, POLÍTICO, CULTURAL) JOÃO PAULO DOS REIS VELLOSO ENAP - MARÇO/2006

PERDA DE IMPORTÂNCIA DO ESTADO PARA O DESENVOLVIMENTO (E A SOCIEDADE) A DESMODERNIZAÇÃO DO ESTADO A PARTIR DOS ANOS 80 “O Brasil logrou, da década de 1940 à de 1970, edificar o mais moderno Estado do Terceiro Mundo” Hélio Jaguaribe Invasão do Estado pela lógica política (diferentes formas de patrimonialismo). “Privatização do Estado” e “Relações perigosas”.

PERDA DA VISÃO ESTRATÉGICA (CAPACIDADE DE PLANEJAMENTO) II PERDA DA VISÃO ESTRATÉGICA (CAPACIDADE DE PLANEJAMENTO) III A camisa de força do Orçamento (convertido em ficção. Despesas obrigatórias não deixam margem para opções (investir mais, gastar mais em programas especiais de emprego, reduzir a carga tributária?). CONSEQÜÊNCIA Perda da capacidade de Governar (FHC).

A SAÍDA: MODELO DE ESTADO PARA O DESENVOLVIMENTO O “Estado Inteligente” (a exemplo da “Empresa Inteligente”: concentração nas suas funções básicas, procurando atuar através de Estratégias e Políticas – e não de execução direta, salvo no que for inerente à condição de Estado. II IMPLICAÇÕES: Exploração direta de atividade econômica – função supletiva (art. 173 da Constituição). Papel essencial na Economia: criar condições para que a Economia de Mercado realize o Desenvolvimento. Área Social: procura descentralizar a execução para estados e municípios, ou para Entidades Sociais, dando-lhes apoio financeiro.

INSTITUIÇÕES DO ESTADO MODERNO III INSTITUIÇÕES DO ESTADO MODERNO Executivo Moderno – necessidade de Revisão, para haver o “Estado Inteligente”. Congresso Moderno, apoiado num bom Sistema de Partidos Políticos e voltado para o Desenvolvimento (inclusive co-responsável pela Agenda de Reformas e pelo Ajuste Fiscal de Longo Prazo). Prioridade à Reforma Política (“A mãe das Reformas”). Judiciário Moderno, rápido, eficiente, acessível aos pobres. E também voltado para o Desenvolvimento.

IMPLEMENTAÇÃO DO “ESTADO INTELIGENTE” ESTRUTURAÇÃO DO NÚCLEO BÁSICO Estruturas flexíveis – eventualmente utilizando autarquias e fundações. Sempre que possível, estruturar-se à base de projetos, em lugar de Departamentos. Regime Jurídico diferenciado (Estatuto, CLT, conforme o caso). Regime Jurídico único é incompatível com flexibilidade de estruturas e eficiência da Administração Pública.

ESTÍMULO À INICIATIVA PRIVADA Importância do Plano de Carreira (às vezes, por entidade. Ex: Fundações). Métodos modernos de gestão: “Desenvolver o talento (de seus recursos humanos) é a função principal da organização”. “Eles não são empregados, são pessoas” Peter Drucker Controle de resultados. Sem controle não há resultados. II ESTÍMULO À INICIATIVA PRIVADA “Substitutos históricos”: Instituições financeiras de desenvolvimento (BNDES, BB, CEF, FINEP, BNB) ou fundos vinculados (Impostos vinculados).

III AÇÃO NA ÁREA SOCIAL Sistema de incentivos fiscais. Ação supletiva – empresas estatais (Petrobras, Eletrobrás). “Regras do jogo” estáveis e favoráveis. III AÇÃO NA ÁREA SOCIAL Parcerias com Estados e Municípios, Organizações Sociais, ONGs. Novo Modelo Financeiro para Universidades Públicas (o atual está falido). Novo Modelo Financeiro para Hospitais Públicos (o atual está falido).

REESTRUTURAÇÃO DO ESTADO E PROGRAMA FISCAL DE LONGO PRAZO OBJETIVOS Maior eficiência e Re-modernização. Criar condições para viabilizar a contenção e flexibilização da Despesa Pública. Tornar possível a redução da Carga Tributária. II LINHAS DE AÇÃO Evoluir na direção da “Administração permanente” (inclusive problema dos cargos em comissão).

Revisão das funções e estruturas dos Ministérios. Revisão de mordomias, principalmente no Congresso Nacional. Estabelecimento de limites: gastos previdenciários subsidiados, gastos de pessoal (“Orçamentos autônomos”). Limites para gastos do Judiciário e do Legislativo (“Orçamentos autônomos”). Implementação da PEC que estabelece a criação de Fundos de Previdência Públicos.

NOVO MODELO DE ESTADO E NOVO MODELO DE DESENVOLVIMENTO Desenvolvimento: necessidade de um Quarto Momento. II As duas Agendas: Concluindo a preparação das bases (sem dogmatismos) e Estratégia de Desenvolvimento (propriamente dita), simultaneamente – uma senda estreita.

III QUARTO MOMENTO (I): ESTRATÉGIA PARA VOLTAR AO ALTO CRESCIMENTO, COM OPÇÃO PELA ECONOMIA DO CONHECIMENTO Por que a Economia do Conhecimento? A Inovação (e o Conhecimento) como base das Políticas de Competitividade. Setores Intensivos em Recursos Naturais e Economia do Conhecimento – a oportunidade do Brasil. Biotecnologia, Biodiversidade, como oportunidade. Economia do Conhecimento e Capital Humano (Desenvolvimento Humano).

QUARTO MOMENTO (II): ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL IV QUARTO MOMENTO (II): ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Visão é de Crescimento com redução da pobreza, mobilidade social e redistribuição. Ver IDS. Importância do Binômio E-E: Educação (Qualificação) e Emprego (Oportunidade) – os dois lados.

“BRASIL, PAÍS DO FUTURO” – A VISÃO DE ZWEIG CONCLUSÃO “BRASIL, PAÍS DO FUTURO” – A VISÃO DE ZWEIG