Professor Marco Antonio Vieira Modulo II

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os dois significados da palavra crer
Advertisements

Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Relação professor/aluno
O desenvolvimento emocional e a família Constituição de identidade individual, familiar e social.
A Relação Terapêutica: Aplicação à Terapia Cognitiva
Como obter decisões para Jesus e levar pessoas ao batismo? Unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito no aproximar-se do povo. O Salvador.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Psicologia e Ética Profissional
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
COMPETÊNCIAS QUE DEFINEM
Prof. Ms Ana Paula Orichio UCB 2012
Competência Interpessoal
O Aluno a Distância.
A importância do Auto - Conhecimento
Os novos paradigmas da liderança, focada em resultados
Comportamento Organizacional
Aprendizagem.
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
A Rede Social.
MOTIVAÇÃO Janela de Johari
PERSONALIDADE E TRABALHO
Abordagem individual/grupal centrada na pessoa
O PODER DO PENSAMENTO Jael Klein Coaracy.
Quando falamos em aprender...
Psicologia de grupo e análise do Ego
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
A dinâmica do aconselhamento não-diretivo
Apresentação de IEE 14/03/2014 Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
CULTIVANDO A HONESTIDADE
Entrevista Prof.ª Ms. Otília Loth.
O Poder da Ilusão Darryl Anka.
Política Nacional de Humanização
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
PERSONALIDADE E TRABALHO
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Conceitos básicos para a compreensão da vida social
A ENTREVISTA INICIAL COM OS PAIS.
UMA QUESTÃO A SER PENSADA DENTRO DAS INSTITUIÕES
Educação Sexual na Adolescência
Projeto Esperança Cintia Dener Juari Marcela
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
Aula – 3 Planejamento
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
O que é Liderança? Liderança
O Coração de um Líder Curso T iteenchallenge.org iteenchallenge.org T
O Coração de um Líder.
NH Fator FIB ® Indicador de Felicidade e Bem Estar. Perfil Biográfico Profissional Com base na análise de seu inventário o FATOR NH® reconheceu os seguintes.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
FEEDBACK.
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
“ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI
Como ajudar as pessoas a mudar de comportamento
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
Reforma Psiquiátrica: novas diretrizes.
A IDENTIDADE.
Períodos no desenvolvimento da terapia centrada na pessoa (HART, 1970)
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
IDOSO E SEXUALIDADE Tarsila Cunha.
Entrevista Motivacional
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O PODER DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Matriz de avaliação processual
Conceituação Cognitiva
O CAMINHO PARA O SUCESSO PROFISSIONAL
Transcrição da apresentação:

Professor Marco Antonio Vieira Modulo II Psicologia Aplicada e Ética Profissional Professor Marco Antonio Vieira Modulo II 25/03/2017

Psicologia Aplicada e Ética Profissional Definição:É uma ciência nova e se ocupa fundamentalmente das relações assistenciaís e seu foco é a terapeutica. 25/03/2017

Psicologia Aplicada e Ética Profissional Relacionamento entre o T. E Psicologia Aplicada e Ética Profissional Relacionamento entre o T.E. e paciente: O relacionamento terapêutico e uma experiência de aprendizagem mutua e uma experiência emocional corretiva para o paciente. Manter o anti braço punho em linha reta 25/03/2017

Psicologia Aplicada e Ética Profissional Esta baseado na humanidade básica do T. E. e do paciente. Mutuo respeito e aceitação de diferenças étnicas e culturais. Nesse relacionamento o T.E. usa atributos pessoais e as tecnicas clinicas no trabalho c/ o paciente para a mudança comportamental. 25/03/2017

Psicologia Aplicada e Ética Profissional Por isso o T.E. deve adquirir certas habilidades ou qualidades para iniciar e manter o relacinamento terapeutico. Essas habilidades ou qualidades incorporam o comportamento verbal e não verbal e as atitudes e os sentimentos que estão por trás da conunicação. 25/03/2017

Psicologia Aplicada e Ética Profissional O Médico e T.E. valem principalmente pelo que de fato são,antes do que pelo o que sabem,dizem ou fazem. 70% os pacientes orgânicos apresentam fatores psíquicos que desempenham um papel importante,no contesto da doença. 25/03/2017

Psicologia Aplicada e Ética Profissional O processo de ajuda,portanto,pode impedir o cresmento do paciente,ao invés de melhorá-lo,dependendo do nível de habilidade de resposta do T.E. 25/03/2017

Psicologia Aplicada e Ética Profissional Relacionamento Interpessoal: O relacinamento interpessoal é relacionamento do sujeito com ele mesmo e também do conhecimento de si mesmo. O T.E. tem em si mesmo sua principal ferramenta, de modo que a auto análise é o primeiro elemento na dispensa de cuidados de Enfermagem de qualidade. 25/03/2017

Psicologia Aplicada e Ética Profissional Quanto mais nos conhecemos,maior a possibilidade de vivermos bem conosco mesmo e também maior a aceitação de nos mesmos. Para nos conhecermos,precisamos sempre refletir,analizar e indagarsobre o que sentimos,porque agimos de determinada forma,porque não gostamos de certas pessoas,porque ficamos irritados com algunas situacões etc. 25/03/2017

Psicologia Aplicada e Ética Profissional Auto consciência. As pessoas que ajudam outras efetivamente devem ser capazes de responder a questão “Quem sou eu?” Os T.E. que se preocupam com as necessidades biológicas,psicológicas e socioculturais dos pacientes,defrontam-se com uma ampla faixa de experiências humanas. 25/03/2017

Psicologia Aplicada e Ética Profissional Devem aprender a lidar com a ansiedade,a raiva,a tristeza e a alegria quando ajudam(cuidam)dos pacientes a passarem pelo continuum saúde doença. É possível que o T.E. esteja se distanciando de seu verdadeiro eu e,portanto não permita que pacientes expressem todos os aspectos deles mesmos. 25/03/2017

Psicologia Aplicada e Ética Profissional Se o T.E. tem medo ou ignora seu próprio eu,ele torna-se altamente propenso a sentir-se ameaçado pelas expressões do verdadeiro eu de um paciente. Um T.E. mais consciente da amplitude e da profundidade de seu próprio eu verdadeiro,está em uma posição muito melhor para sentir simpatia por seus pacientes e para encoraja-los(ou pelo menos não bloquear)revelações intimas feitas por eles. 25/03/2017

Psicologia Aplicada e Ética Profissional Por isto é sempre bom se perguntar: Sou capaz de agir de algum modo que seja visto pela outra pessoa como digno de confiança,responsável ou consciente em um sentido profundo? Sou capaz de ser suficientemente expressivo,como pessoa, a ponto de comunicar aquilo que sou sem ambigüidade? 25/03/2017

Psicologia Aplicada e Ética Profissional Sou capaz de permitir a mim mesmo ter atitudes positivas para com outra pessoa(atitudes de carinho,de calor humano,de simpatia,de interesse e de respeito?) Sou capaz de ser suficientemente forte como pessoa para sentir-me como alguém á parte? 25/03/2017

Psicologia Aplicada e Ética Profissional Sou capaz de permitir a mim mesmo ingressar plenamente no mundo de emoções e significado pessoal do paciente e ver esse mundo como ele vê? Sou capaz de aceitar cada faceta da outra pessoa como é apresentada a mim? Sou capaz de receber esta pessoa como ela é? Sou capaz de comunicar esta atitude? 25/03/2017

Psicologia Aplicada e Ética Profissional Ou será que posso apenas receber essa pessoa de modo condicional,com aceitação de alguns aspectos de suas emoções e rejeição tácita ou manifesta de outros aspectos? A descoberta da auto consciência apresenta um desafio:aceitar as próprias limitações ou mudar os comportamentos que as mantêm. 25/03/2017