IX Seminário da Pós-Graduação em Geografia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O planejamento e a gestão territorial no Brasil ocorrem em contexto marcado por pobreza, profundas desigualdades sócio-territoriais e grande concentração.
Advertisements

Alguns elementos para reflexão:
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
A segregação socioespacial e a exclusão social
CIDADES MÉDIAS SOBARZO, O. As cidades médias e a urbanização contemporânea. Cidades, Presidente Prudente, v. 5, n. 8, p. 277 – 292, SPOSITO, M.E.B.
Os lugares que formam o mundo
FORUM DA CIDADANIA - CONCIDADANIA Comite do Plano Diretor Participativo UNIVERSIDADE CATOLICA DE SANTOS CAMARA MUNICIPAL DE SANTOS Comissão Permanente.
Aula de revisão – Parte II
Apresentação de projeto de pesquisa e estrutura da dissertação de mestrado na área de concentração de planejamento urbano e regional Disciplina - AUP 823.
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE ASSENTAMENTOS URBANOS
Programas de regularização de assentamentos informais em áreas urbanas
Políticas Públicas para as cidades
Conferência das Cidades Mato Grosso
2. Legislação Cadastral 2.1. Constituição Federal Brasileira
PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA – LAR LEGAL
Cristiane jonas Francisconi
Laboratório de Responsabilidade Social, Desenvolvimento Local e Políticas Públicas Em Busca de Indicadores de Desenvolvimento Humano, Comunitário e Social.
Núcleo Regularização Fundiária
OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES
Santiago Alves de Siqueira
MODO DE VIDA E ATIVISMO SOCIAL
Planejamento Urbano Municipal e Regional
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
Apresentação do projeto de pesquisa
Universidade Federal de Santa Catarina
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PROJETO SALA VERDE
MODULO V - Regularização Fundiária Sustentável para a Inclusão Territorial.
MÓDULO II - CONTEÚDO BÁSICO DO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO.
Módulo I – UM NOVO CONCEITO E UMA NOVA METODOLOGIA DE PLANO DIRETOR
Conferência das Cidades Mato Grosso
Políticas Públicas , Organização e Funcionamento da Educação Básica
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
EQUIPE DA UENP – CAMPUS LUIZ MENEGHEL/BANDEIRANTES
Capítulo 24 – As cidades e a urbanização brasileira
EDITAL DE CONVITE Nº 004/2013 Audiência Pública
Clara Moreira Mestranda no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco – MDU/UFPE Orientadora: Professora.
CARLOS HARDT –PUCPR/PPGTU/GTU CICI CARLOS HARDT –PUCPR/PPGTU/GTU INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DE GESTORES DE CIDADES parceria internacional para inovação.
Direito á cidade e as lutas urbanas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO XVIII SEMANA.
Objeto e objetivos A revisão bibliográfica sobre o papel das imagens nas pesquisas sociais e nas sociedades fundamenta o campo de reflexão onde nos situamos.
ANTONIO LATORRACA NETTO – MESTRANDO
Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população, bem como de suas necessidades.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – UFMT
CONCITIBA Advogada Sheila Branco Coordenadora Administrativa do CONCITIBA 1ª REUNIÃO CÂMARA TEMÁTICA DE HABITAÇÃO – CTHAB 26/março/2014 Sala Redonda.
Os desafios da regularização fundiária de assentamentos informais consolidados em áreas urbanas Edésio Fernandes.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PRODUÇÃO DO ESPAÇO REGIONAL XVIII SEMANA.
CTR Nova Iguaçu.
Regularização Fundiária No Município de Nazário Em 2013 deu-se início aos procedimentos da realização de leis e de execução da regularização fundiária.
Amália Souza Engel Orientadora: Profa. Dra. Nídia Nacib Pontuschka
Produção de lotes baratos e regulares para a população de baixa renda.
DIAGNÓSTICO DESENVOLVIDO POR ESTUDANTES DO CURSO DE NUTRIÇÃO DO TERRITÓRIO LAGOA DA CONCEIÇÃO Ana Paula Gonçalves1, Elisa Kappel1, Mariana Girardi1, Mariana.
SEMINÁRIO: Projeto de Lei 3.057/2000 – A Nova Lei de Responsabilidade Territorial Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano PAINEL – A regularização.
Aluno-autor: Marcela Prado Silva, bolsista CNPq/PIBIC
Seminário - Projeto de Lei 3057/00 A nova Lei de Responsabilidade Territorial Modalidades de parcelamentos do solo urbano e requisitos ambientais e urbanísticos.
Lei Federal nº /79 Parcelamento do Solo Urbano O que mudou
Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Hortênsio de Sousa Ribeiro (PREMEN) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação.
ATIVIDADE URBANISTICA
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Lei Federal nº /2009 Regularização fundiária urbana
Período: 14/09, 05/10 e 19/10 de 2009 Orientadores: Maria Adélia da Silva Guimarães Júlio Claro Disciplina: Segurança em Centros Urbanos Seminários PÓS-GRADUAÇÃO.
DIREITO FUNDIÁRIO Prof. Dr. José Alberto Maia Barbosa
Prof. Dr. José Alberto Maia Barbosa
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
2º Seminário do Programa Estadual – PROTURB: Em busca da integração regional e da redução das desigualdades. BELÉM DATA: 18 e 19/11/15 2º Seminário do.
PANORAMA INSTITUCIONAL PARA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA Jaqueline Dias Ribeiro.
Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre “CIDADES E TERRITÓRIOS” Sugestão de tópicos para discussão – reunião de 04/09: *Apesar de já bem conhecidos, coloquei.
FIBRA – 2º SEMESTRE/2012 LULY FISCHER CURSO DE DIREITO URBANÍSTICO.
DIREITO URBANÍSTICO CONSTITUCIONAL. PRINCÍPIOS JURÍDICOS Cretella Júnior define os princípios jurídicos como "as proposições básicas, fundamentais, típicas.
Departamento de Geografia A EXPANSÃO DE CONDOMÍNIOS FECHADOS EM CAMPO GRANDE, CIDADE DO RIO DE JANEIRO: MUDANÇAS NA COMPOSIÇÃO SOCIOECONÔMICA NA PERIFERIA.
Transcrição da apresentação:

IX Seminário da Pós-Graduação em Geografia UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA XVIII Semana de Geografia IX Seminário da Pós-Graduação em Geografia Guslene Tertuliana Ribeiro guslene88@gmail.com Linha de pesquisa: Produção do Espaço Regional Orientador: Dr. Cornélio Silvano Vilarinho Neto Turma 2014 Cuiabá, Novembro de 2014.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA EM CUIABÁ-MT: ESTUDO DE CASO DO BAIRRO ALVORADA. ESPAÇO DE LUTA E MORADIA: A REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA COMO UM DIREITO.

OBJETIVOS Compreender a relação da falta de moradia e a ocupação irregular no espaço urbano. Analisar o movimentos de luta e resistência pela moradia ocorrida durante o processo de formação do bairro . identificar como ocorre o processo de regularização fundiária urbana na cidade de Cuiabá- MT, tendo em vista a situação do bairro Jd. Alvorada.

Discussões teórico-metodológicas Ocupações irregulares Luta por moradia Produção do espaço Processo de regularização fundiária Processo das relações sociais Modo de produção capitalista

A informalidade urbana ocorre na quase totalidade das cidades brasileiras. Embora não exclusivamente, a irregularidade em sua maior parte é associada a ocupações de população de baixa renda, que historicamente não teve acesso à produção formal de habitação, e como consequência, é impedida de concretizar no quadro da legalidade, seu direito à cidade e exercer plenamente sua cidadania. Essas condições de moradia permite ampla discussão sobre a propriedade privada e a sua utilização, bem como, abre-se a discussão acerca da falta de políticas públicas voltadas para a regularização fundiária na cidade de Cuiabá.

C O L E T A D OS D A D O S Primários: Trabalhos de Campo Entrevista Questionários  Secundários: Trabalhos de Gabinete Pesquisas bibliográficas

Aplicação de entrevistas IBGE, Perfil socioeconômico dos bairros da prefeitura de Cuiabá, SEPLAN-MT INTERMAT Levantamentos cartográficos e estatísticos sobre a questão abordada visita em cartório de registro possibilitará entender a situação jurídica da área de estudo Aplicação de entrevistas Moradores do bairro Presidente da Associação dos moradores secretário habitação Proprietário da área Dados Cartográficos Softwares ArcGis Imagens de satélites pelo Google Earth

FORMAÇÃO DO ESPAÇO URBANO DE CUIABÁ De acordo com VILARINHO NETO (2008, p.16). "a formatação do espaço urbano da cidade de Cuiabá, em sua primeira fase de produção, configurou-se da seguinte maneira: as primeiras casas foram construídas junto aos veios auríferos e suas primeiras ruas se cruzavam aleatoriamente e sem planejamento prévio, arqueadas ou retilíneas, ajustando-se a topografia do terreno".

OCUPAÇÕES IRREGULARES Segundo CORRÊA (2001) a periferia é resultado da justaposição de numerosos loteamentos que acabam formando um mosaico irregular, cujo conteúdo em termos de equipamentos de consumo coletivo é extremamente precário, é a combinação dos diversos agentes produtores do espaço urbano. É um sistema de autoconstrução, gerador de precárias e inacabadas habitações e uma paisagem nunca completada. Já AQUINO (2009) afirma que a ocupação de áreas urbanas pode ocorrer de forma pacífica ou violenta, porém, a ocupação tanto “pacífica” quanto a “violenta” não difere entre si já que em ambos os casos ocorre uma ocupação e o ato de ocupar tem o significado de entrar hostilmente e apoderar-se de algo que pertence a um terceiro. Os loteamentos irregulares, também chamados de clandestinos, não seguem os padrões legais e com isso caracterizam qualidade urbanística muito baixa, prejudicando enormemente seus moradores que são de baixo poder aquisitivo. (CAMPOS FILHO, 2003. p.192).

CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DO BAIRRO ALVORADA. O perímetro do bairro Alvorada inicia-se, na Avenida Monte Líbano, no cruzamento do Córrego Quarta-Feira; no cruzamento das Avenidas Miguel Sutil com a Avenida Historiador Rubens de Mendonça e Avenida Hermínia Torquato da Silva. Fechando assim uma área aproximada de 230,12 hectares. Formada por 13 localidades. Composta por uma população total de 13,035 habitantes conforme é apresentado pelo Perfil Socioeconômico (2010)

BAIRRO LOCALIDADE SITUAÇÃO OCUPAÇÃO Alvorada 1. Antônio Dias Assentamento informal 1991 / 2000 2. Consil (Parque Residencial Senhor dos Passos) Loteamento 1961 / 1970 3. Jardim Aclimação B 4. Jardim Monte Líbano I (Bordas da Chapada) Condomínio vertical 1981 / 1990 5. Jardim Monte Líbano II 6. **Jardim Quitandinha 7. **Mangueiral . . . 8. Monte Líbano 9. Parque Eldorado 10. *Quarta-Feira 11. Senhor dos Passos 1971 / 1980 12. Senhor dos Passos III 13. Miguel Sutil (parcialmente na Leste)

ÁREA DE ESTUDO: LOTEAMENTO ALVORADA (ANTIGO BAIRRO QUARTA FEIRA)

Do antigo Quarta-Feira ao atual Alvorada A Lei Complementar n.º 231/2011, que “Disciplina o Uso, Ocupação e Urbanização do Solo Urbano no município de Cuiabá". Estabelece no Art. 79. A Zona de Regularização Específica. Zona de Regularização Específica (ZERE) No Art. 45 estabelece que As Zonas Especiais de Regularização Específica são áreas ocupadas por população de renda média ou superior, e que se caracterizam por terem parcelamentos irregulares perante o Município ou o Cartório de Registro de Imóveis. Art. 46 A regularização da ZERE dependerá do atendimento das seguintes condicionantes: I – desocupação de áreas de preservação permanente e de áreas consideradas como de proteção ambiental pela legislação Municipal, Estadual e Federal pertinentes, II – implantação de infraestrutura mínima.

Áreas caracterizadas como especulação imobiliária

Em que estágio está a minha pesquisa? Após ser finalizada o cumprimento dos créditos de disciplinas, ficou claro a questão do método e autores que serão utilizados na pesquisa. Leituras de livros e cartilhas que tratam de forma jurídica a questão da lei de regularização Fundiária. Algumas leituras bibliográficas sobre o assunto Conversas informais com alguns moradores do bairro sobre a questão. observações e trabalho de campo.

Referências bibliográficas utilizadas e que serão utilizadas. AQUINO, Adeja de. Habitação Popular: A Penúria da Moradia na Periferia urbana. Cuiabá: EDUFMT, 2009. BRASIL Ministério das Cidades. Biblioteca Jurídica de Regularização Fundiária Plena. Brasília: Secretaria Nacional de Programas Urbanos, 2012. CAMPOS FILHO, Candido Malta. Reivente o seu bairro: Caminhos para você participar do planejamento da sua cidade - São Paulo: 2003 p. 192 VILARINHO NETO, Cornélio Silvano. Cuiabá uma metrópole regional. Novas territorialidade urbanas em Cuiabá. Org. Sônia Regina Romancini. Cuiabá, edUFMT/FAPEMAT, 2008. VILARINHO NETO, Cornélio Silvano. Metropolização regional: formação e consolidação da rede urbana do estado de Mato Grosso. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo: 2002. VILARINHO NETO, Cornélio Silvano. Dinâmica Urbana Regional. In: MORENO, Gislaene; HIGA, Tereza Cristina Souza (orgs.). Geografia de Mato Grosso: Território, Sociedade, Ambiente. Cuiabá: Entrelinhas, p. 120-137, 2005. LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte: EdUFMG, 1999.

ARANTES, Otília, VAINER, Carlos, MARICATO, Ermínia ARANTES, Otília, VAINER, Carlos, MARICATO, Ermínia. A cidade do pensamento único. São Paulo: Vozes, 2002. CARLOS, Ana. F. A. A condição espacial. São Paulo: Contexto, 2011. CARLOS, Ana Fani A. Espaço e tempo na metrópole. São Paulo: Contexto, 2001. CARLOS, Ana Fani Alessandri; LEMOS, Amália Inês Geraiges (orgs.) Dilemas urbanos: novas abordagens sobre a cidade. São Paulo: Contexto, 2005. CORRÊA, Roberto L. Trajetórias geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. CORRÊA, Roberto L. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 2000. CORRÊA, Roberto L. Estudos sobre a rede urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. HARVEY, David. A justiça social e a cidade. São Paulo: Hucitec, 1980. HARVEY, David. A condição pós-moderna. Tradução de Adail Ubirajara Sobral / Maria Stela Gonçalves. 6. ed. São Paulo: Loyola, 1996. HARVEY, David. O novo imperialismo. Tradução Adail Sobral; Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Loyola, 2005. HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. Tradução Carlos Szlak. São Paulo: Annablume, 2005. LEFÈBVRE, Henri. O direito à cidade. Trad. Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Moraes, 1991.

SOUZA, Marcelo L. Mudar a cidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. SOUZA, Marcelo Lopes de. ABC do desenvolvimento urbano. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008. SOUZA, Maria A. (org.) Natureza e sociedade de hoje. São Paulo: Hucitec, 1994. SPOSITO, Eliseu S.; SPOSITO, Maria E. Beltrão; SOBARZO, Oscar (orgs.) Cidades médias: produção do espaço urbano e regional. São Paulo: Expressão Popular, 2006. SPOSITO, Maria E. Beltrão (org.). Urbanização e cidades: perspectivas geográficas. Presidente Prudente: [s. n.], 2001. SPOSITO, Maria E. Beltrão (org.). Textos e contextos para a leitura geográfica de uma cidade média. Presidente Prudente: [s.n.], 2001. SPOSITO, Maria E. B.; SOUZA, Marcelo L.; CARLOS, Ana F. A. (Orgs.) A produção do espaço urbano. São Paulo: Contexto, 2011. VILLAÇA, Flávio. Espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel: FAPESP: Lincoln Institute, 2001.