INFORMAÇÕES INFORMAIS NA MONITORAÇÃO DO AMBIENTE ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO SETOR DE TI Fernando Kuhn Andriotti Orientador: Henrique Freitas.

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INFORMAÇÕES INFORMAIS NA MONITORAÇÃO DO AMBIENTE ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO SETOR DE TI Fernando Kuhn Andriotti Orientador: Henrique Freitas INFORMAÇÕES INFORMAIS NA MONITORAÇÃO DO AMBIENTE ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO SETOR DE TI Fernando Kuhn Andriotti Orientador: Henrique Freitas

Introdução Monitoração do ambiente organizacional é o processo pelo qual a organização mantém contato com o ambiente em que opera. Introdução 1/3 Importância Justificativa Situando Dimensões M.A. Objetivos Método (4) Contribuições

Formas de Monitoração 1. OBSERVAÇÃO INDIRETA 2. OBSERVAÇÃO CONDICIONADA - Coleta inconsciente de dados; - Sem propósito específico; - Depende da habilidade do gestor; - Fontes: jornais, revistas, etc. - Modo formal de observação; - Direcionada a uma situação específica; - Lista pré-definida de fontes a monitorar; - Fontes: relatórios, base de dados, etc. 3. BUSCA INFORMAL 4. BUSCA FORMAL - Atividade regular da organização; - Reconhecimento da atividade; - Sem metodologia específica; - Fontes: as mais diversas. - Atividade formal da organização; - Possui unidades de análise de dados; - Método formal de monitoração; - Fontes: as mais diversas. Aguilar, 1967 Introdução 2/3 Importância Justificativa Situando Dimensões M.A. Objetivos Método (4) Contribuições

Abrangência Frishammar (2002)Choo (1999) MONITORAÇÃO DO AMBIENTE BUSINESS INTELLIGENCE INTELIGÊNCIACOMPETITIVA Introdução 3/3 Importância Justificativa Situando Dimensões M.A. Objetivos Método (4) Contribuições

Importância do tema Segundo Moresi (2002): “monitoração do ambiente é o primeiro passo no desenvolvimento de estratégias, além de prover a informação necessária para a tomada de decisão.” O ambiente está constantemente mudando, as organizações que não estiverem atentas correm o risco de desaparecer (ALBRIGHT, 2004). Introdução (3) Importância Justificativa Situando Dimensões M.A. Objetivos Método (4) Contribuições

Justificativa Executivos têm à sua disponibilidade muita informação (SIs,internet, jornais, etc.); Dificuldade de localizar, neste mar de info., o que é relevante; Recorrem a fontes menos formais, informações menos estruturadas (conversas, amigos, outros profissionais, etc.); É importante abordar essa informação de caráter informal. Introdução (3) Importância Justificativa Situando Dimensões M.A. Objetivos Método (4) Contribuições

Situando a pesquisa Informação Decisão Ação Monitoração FormaisInformais Ambiente Interno/Externo Introdução (3) Importância Justificativa Situando Dimensões M.A. Objetivos Método (4) Contribuições Baseado em: Simon (1965); Aguilar (1967); Freitas e Janissek-Muniz (2006)

Dimensões da Monitoração Fontes que devem ser monitoradas Onde armazenar as infos coletadas Abrir o acesso a outros dentro da organização Escolher corretamente as formas de coleta Com qual finalidade é realizada a monitoração Simon (1965); Aaker (1983); Albright (2004) Introdução (3) Importância Justificativa Situando Dimensões M.A. Objetivos Método (4) Contribuições

Objetivos Identificar as fontes, as formas de coleta, o registro, a exploração e disseminação e a finalidade das informações informais no processo de monitoração do ambiente organizacional para a tomada de decisão estratégica. Verificar se os executivos de TI utilizam informações informais nas suas atividades de monitoração do ambiente organizacional e quais são elas; Identificar quais são as fontes consultadas na coleta de informações informais para monitoração do ambiente organizacional; Verificar os métodos de coleta, registro e disseminação dessas informações; Verificar com que finalidade os executivos de TI utilizam as informações informais. GERAL ESPECÍFICOS Introdução (3) Importância Justificativa Situando Dimensões M.A. Objetivos Método (4) Contribuições

Método Pesquisa exploratória Literatura Elaboração e refinamento do guia de entrevistas Entrevista com especialistas Elaboração e refinamento do guia de entrevistas Entrevista qualitativa estruturada com executivos de TI Análise dos resultados obtidos Introdução (3) Importância Justificativa Situando Dimensões M.A. Objetivos Método 1/4 Contribuições

Método Pesquisa exploratória Literatura Elaboração e refinamento do guia de entrevistas Entrevista com especialistas Elaboração e refinamento do guia de entrevistas Entrevista qualitativa estruturada com executivos de TI Análise dos resultados obtidos DOIS PÚBLICOS DISTINTOS 1) ESPECIALISTAS Melhor compreensão das dimensões da M.A. Preparação para entrevista com executivos. 2) EXECUTIVOS Identificar o uso das informações informais no processo de decisão estratégica. Introdução (3) Importância Justificativa Situando Dimensões M.A. Objetivos Método 2/4 Contribuições

Método Pesquisa exploratória 1) ESPECIALISTAS Profissionais que buscam informações; Informações “privilegiadas”, inéditas. 1 Colunista de jornal, ex.: Zero Hora 1 Jornalista independente, ex.: Baguete 1 Consultor Literatura Elaboração e refinamento do guia de entrevistas Entrevista com especialistas Elaboração e refinamento do guia de entrevistas Entrevista qualitativa estruturada com executivos de TI Análise dos resultados obtidos Introdução (3) Importância Justificativa Situando Dimensões M.A. Objetivos Método 3/4 Contribuições

Método Pesquisa exploratória 2) EXECUTIVOS DE TI FOCO: Decisões estratégicas Monitora ou não o ambiente Porte (Médio ou Grande) Região (Grande PoA) Idade org. (10+) Setor/Ramo (TI) Literatura Elaboração e refinamento do guia de entrevistas Entrevista com especialistas Elaboração e refinamento do guia de entrevistas Entrevista qualitativa estruturada com executivos de TI Análise dos resultados obtidos Introdução (3) Importância Justificativa Situando Dimensões M.A. Objetivos Método 4/4 Contribuições

Contribuições potenciais Executivos:Executivos: –Chamar a atenção sobre que elementos são observados na coleta de informações informais, algumas ações decorrentes. Outros profissionais (consultores):Outros profissionais (consultores): –Fornecer subsídios para que seja possível criar uma espécie de guia que permita focar nas principais fontes de informação dos executivos. Academia:Academia: –Complementação dos estudos sobre o processo decisório e sobre inteligência estratégica. Introdução (3) Importância Justificativa Situando Dimensões M.A. Objetivos Método (4) Contribuições

INFORMAÇÕES INFORMAIS NA MONITORAÇÃO DO AMBIENTE ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO SETOR DE TI Fernando Kuhn Andriotti Orientador: Henrique Freitas INFORMAÇÕES INFORMAIS NA MONITORAÇÃO DO AMBIENTE ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO SETOR DE TI Fernando Kuhn Andriotti Orientador: Henrique Freitas

Cronograma Atividades 2007 JFMAMJJASOND Defesa da proposta Definição do roteiro para entrevista Contato com especialistas Entrevistas com especialistas Transcrição das entrevistas Análise das entrevistas Elaboração/revisão do roteiro das entrevistas Definição do público-alvo Refinamento do roteiro Entrevistas com executivos Análise das respostas Redação final da dissertação Revisão da dissertação Defesa da dissertação