Nosso país segue o sistema de democracia representativa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupo de Política Diógenes Avishek Eduardo
Advertisements

EVOLUÇÃO SOCIAL Todo grupo necessita de um líder. Nos primórdios, o mais forte comandava. A evolução social foi gerando formas mais complexas.
PRESIDENCIALISMO E PARLAMENTARISMO
A nova cidadania Autor: FÁBIO KONDER COMPARATO Ed.: Lua Nova, 1993
Conceitos e Fontes do Direito Eleitoral
Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos
UNIJUI - Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul
Nome: Priscila Schuster Colling Professor: Dejalma Cremonese
Prof.: Dejalma Cremonese Aluno: Jeronymo Petry
Fundo de cultura 1965 (p.266, 292) Sartori, Giovani
Montesquieu e as suas contribuições para o pensamento político moderno
ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E TERRITORIAL
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE DA CÂMARA Sulavan Fornazier de Santana
Democracia Contemporânea
Voto e cidadania.
Cidadania e Empregabilidade
Constituição de 1824 X Constituição de 1988
Democracia e Cidadania
UNIJUI CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO.
Unidade 2 - Direito Constitucional
Curso Direito à Memória e à Verdade
Curso Direito à Memória e à Verdade
Gestão Pública Democrática e Participativa
Adrieni Ferreira Yassine
O que é o Estado? Capítulo 16.
+ Locke e o consentimento Introdução à Ciência Polítca Novembro de 2014.
Órgãos soberania.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
HIERARQUIA DAS LEIS Normas Constitucionais e emendas à Constituição
A Constituição da República Federativa do Brasil
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA INDIFERENÇA!!!
S ERVINDO CIDADÃOS, NÃO CONSUMIDORES Capítulo 3 do livro “The New Public Service: Serving Rather than Steering”
O DIREITO E A ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE
Como funciona? Quem decide?
Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA
Vivência Formativa Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia.
POLÍTICA A ARTE DE GOVERNAR.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Democracia Brasileira
Sociologia – Ens. Médio Prof.º Renan
Democracia.
ÉTICA.
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Aula I: Conceito de Lei e de Direito Fontes e hierarquia das leis
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Disciplina de Filosofia Prof.ª: Thayanne Siqueira
Direito Constitucional I
Cidadania.
Nacionalidade.
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Democracia, Estado e Estado Democrático de Direito
O Brasil é uma república federal presidencialista, de regime democrático-representativo. É uma república porque o Chefe de Estado é eletivo e temporário.
Profº Carmênio Barroso
- NOMES - Gabriel Alves Rodrigo Reichelt William Rodrigues
Características Gerais do Estado – Conceitos:
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
 A cidadania é justamente a relação de respeito para com o meio em que vivemos e para com as pessoas que fazem parte dele. É participar na vida em.
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
Ética e Legislação Evelyn Santinon.
Noções introdutórias sobre a Ciência Jurídica “Ubi societas ibi jus, ibi jus ubi societas” 1.Acepção da palavra Direito Origem etimológica latina: “directum”,
DIREITO CONSTITUCIONAL INTRODUÇÃO. MATÉRIA JURÍDICA CONSTITUCIONAL organização dos poderes estatuto das liberdades diminuição das desigualdades sociais.
DEMOCRACIA E IMPEACHMENT Democracia Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Sistema em que as pessoas de um país podem participar.
Organização Política do Brasil Constituição Promulgada em 5 de outubro de 1988: República Federativa do Brasil; República Federativa do Brasil; Composta.
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
O poder do Estado Segundo Max Weber, o Estado é a instituição social que dispõe do monopólio do emprego da força legítima (violência) sobre um determinado.
LEI PENAL EM RELAÇÃO ÀS PESSOAS. A lei penal, em regra, deve ser aplicada a todas as pessoas que se inserem em seu âmbito de aplicação. No entanto, o.
Transcrição da apresentação:

Nosso país segue o sistema de democracia representativa. Democracia no Brasil Nosso país segue o sistema de democracia representativa. Existe a obrigatoriedade do voto, diferente do que ocorre em países como os Estados Unidos, onde o voto é facultativo (vota quem quer). Porém, no Brasil o voto é obrigatório para os cidadãos que estão na faixa etária entre 18 e 65 anos. Com 16 ou 17 anos, o jovem já pode votar, porém nesta faixa etária o voto é facultativo, assim como para os idosos que possuem mais de 65 anos. No Brasil elegemos nossos representantes e governantes. É o povo quem escolhe os integrantes do poder legislativo (aqueles que fazem as leis e votam nelas – deputados, senadores e vereadores) e do executivo (administram e governam – prefeitos, governadores e presidente da república).  

Formas Existem várias formas de democracia na atualidade, Na democracia direta, o povo, através de plebiscitos ou consultas populares, pode decidir diretamente sobre assuntos políticos ou administrativos de sua cidade, estado ou país. Não existem intermediários (deputados, senadores, vereadores). Esta forma não é muito comum na atualidade.  Na democracia indireta, o povo também participa, porém através do voto, elegendo seus representantes (deputados, senadores, vereadores) que tomam decisões em novo daqueles que os elegeram. Esta forma também é conhecida como democracia representativa. 

O Estado de Direito Durante grande parte da história da humanidade, governante e lei foram sinônimos — a lei era simplesmente a vontade do governante. Um primeiro passo para se afastar dessa tirania foi o conceito de governar segundo a lei, incluindo a idéia de que até o governante está abaixo da lei e deve governar através dos meios legais. As democracias foram mais longe criando o Estado de Direito. Embora nenhuma sociedade ou sistema de governo esteja livre de problemas, o Estado de Direito protege os direitos fundamentais, políticos, sociais e econômicos e nos lembra que a tirania e a ilegalidade não são as únicas alternativas. o estado de direito mostra que nem um individuo,cidadão ou presidente esta a cima da lei,os governos governam em cima de lei,por também estarem adeptos do que podem fazer ou não. As leis devem expressar a vontade do povo, não os caprichos de reis, ditadores, militares, líderes religiosos ou partidos políticos auto-nomeados. a melhor justiça sobre o cidadão é quando a lei esta em vigor tem por fundamento esta estar sendo criada pelo próprio indivíduo que obedecem elas. No Estado de Direito, um sistema de tribunais fortes e independentes deve ter o poder e a autoridade, os recursos e o prestígio para responsabilizar membros do governo e altos funcionários perante as leis e os regulamentos da nação. Para cumprirem o papel necessário no sistema legal e no político, os juízes devem estar empenhados nos princípios da democracia. As leis da democracia podem ter muitas origens: constituições escritas; estatutos e regulamentos; ensinamentos religiosos e étnicos e tradições e práticas culturais. Independentemente da origem, a lei deve preservar certas cláusulas para proteger os direitos e liberdades dos cidadãos: No âmbito do requisito de proteção igual pela lei, a lei não pode ser aplicável unicamente a um indivíduo ou grupo. Os cidadãos devem estar protegidos da prisão arbitrária, da busca sem razão em suas casas ou da apreensão de seus bens pessoais. Os cidadãos acusados de crime têm direito a um julgamento rápido e público, bem como à oportunidade de confrontar e questionar seus acusadores. Se forem condenados, não podem ser sujeitos a castigo cruel ou excepcional. Os cidadãos não podem ser forçados a testemunhar contra si mesmos. Este princípio protege os cidadãos da coerção, do abuso ou da tortura e reduz enormemente a tentação da polícia de empregar tais medidas.

Constitucionalismo Uma constituição escrita contém as leis mais importantes segundo as quais os cidadãos de um país concordam viver e descreve a estrutura básica do governo. Assim, o constitucionalismo democrático - baseado nos ideais de liberdade individual, direitos da comunidade e poder limitado do governo - cria um quadro para governar numa democracia. O constitucionalismo reconhece que um governo democrático e responsável deve ser acompanhado de limites constitucionais ao poder do governo. Umas constituição define o bem-estar do povo. Todas as lei que forem criada e publicadas devem ser todas de acordo com uma constituição. Uma simples constituição fornece uma ótima estrutura para o poder do governo. A constituição define a cidadania e estabelece decidir o total poder do voto. Uma constituição estabelece grandes aspectos ligados a:políticos,administrativo e e judiciário do estado,tendo como requisitos para os mandamentos do governante. Também a constituição é muito útil na democracia em questão de força de uma defesa nacional ligada a ela. Em um sistema federal, a constituição divide o poder entre os vários níveis de Uma constituição é escrita e tem as necessidades do povo,tendo flexibilidade para ser bem acolhida pelo povo,elas são escritas para especificar os princípios do governo.