Universidade Regional do Noroeste do RS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese
Advertisements

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
Código de Defesa do CONSUMIDOR
DIREITO DO CONSUMIDOR Prof. Hammes.
CÓDIGO DE DEFESA DO C0NSUMIDOR
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
“CONCEITUANDO O CONSUMIDOR”
Advocacia empresarial
1 Sistemas de Bancos de Dados de Proteção ao Crédito Brasília, 8 de dezembro, 2008 EUROsociAL Encontro com a PGFN e a RFB.
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO
UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grade do Sul
Unijuí-Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Componente:Ciência Política e Teoria do Estado Professor:Dejalma Cremonese Aluno:Daniel.
Ciência Política e Teoria do Estado
UNIJUI - Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul
UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS
Universidade Regional Do Noroeste Do Estado Do Rio Grande Do Sul – UNIJUÍ DEJ- Departamento De Estudos Jurídicos DIREITO COMERCIAL CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA.
Ciência Política e Teoria do Estado MAIORIDADE PENAL
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Ijuí, 17 de setembro de 2007 UNIJUÍ - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO.
Unijui – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio grande do Sul Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma.
Aula 6 RESPONSABILIDADE CIVIL RC nas relações de consumo
O Direito do Consumidor como norte para a Gestão da Qualidade
RESPONSABILIDADE OBJETIVA
CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
VOCÊ CONHECE SEUS DIREITOS?
E.E. PROFª NAIR PALÁCIO DE SOUZA
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
DIREITO DO CONSUMIDOR Curso Intensivo 1º E
DIREITO DO CONSUMIDOR 24/05/2010 FACULDADE DE SÃO VICENTE - UNIBR.
DESDOBRAMENTOS PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO: reconhecimento da insuficiência dos meios e mecanismos jurídicos atuais para a prevenção e solução dos conflitos.
SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO
TRABALHO 5 FABIO BONAMIN.
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (Parte 4 – Testes)
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (Parte 1)
Site: Palestra Direitos Básicos do Consumidor Palestrante: José Walter Queiroz Galvão Site:
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR LEI FEDERAL 8078/90
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR “Uma visão Administrativa”
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – UNIJUÍ TEORIA DO ESTADO COMTEMPORÂNEO Professor: Dejalma Cremonese Nome: ROCHELI BLANKE.
P L A N O D E E N S I N O PROF. WILIAM CARVALHO DIREITO DO CONSUMIDOR.
Contratos e Código de Defesa do Consumidor
1- O QUE É CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR?
O MINISTÉRIO PÚBLICO E VOCÊ
09/04/2017.
POLÍTICA NACIONAL DE RELAÇÕES DE CONSUMO
DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR PROF. WILIAM CARVALHO (NUNES, Rizzatto; p ; ; 150; ; 2008) (ALMEIDA, João Batista de; p ; 2008)
DIREITO DO CONSUMIDOR AULA 04.
Planos de Saúde e Abuso de Mensalidades
PROFESSOR: RENATO PORTO
PRÁTICAS ABUSIVAS Direito do consumidor.
Caio Notario João Pedro Pinheiro Giovanna Abrantes 8L
PROCON-RS Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social
Práticas Abusivas Universidade Federal do Tocantins
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
Vício do Produto e do Serviço
Eduardo Hipólito do Rego
Responsabilidade do fornecedor pelo fato do produto ou serviço
Proposição Jurídica Tipos.
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO.   Em 1990, foi instituído o Código de Defesa do Consumidor (CDC), um grande marco na história da defesa.
Responsabilidade civil do fornecedor de produtos e serviços
NOÇÕES BÁSICAS SOBRE OS DIREITOS DO CONSUMIDOR
DIREITO DO CONSUMIDOR Prof.: Marco.
DIREITO DO CONSUMIDOR Slides: Fonte Marielza Brandão Franco.
Atendimento ao cliente e o código de defesa do consumidor
Campo de aplicação do Código de Defesa do Consumidor.
SECRETARIA NACIONAL DO CONSUMIDOR Abril de A Lei 8.078/90 e a criação do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - Constituição Federal de 1988,
BRUNO MIRAGEM 53º Painel da TELEBRASIL Guarujá/SP, 27 de agosto de 2009.
Novembro / 08 DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Rodrigo Tomas Dal Fabbro Faculdades IPEP.
Universidade Regional do Noroeste do RS
Transcrição da apresentação:

Universidade Regional do Noroeste do RS Direito do consumidor Aluno: Marcelo Renz Martins Prof°: Dejalma Cremonese Curso: Direito/Noturno Matéria: Ciência politica e teoria do estado Data: 21/04/2007

Adaptar e melhorar o direito e as obrigaçoes entre as pessoas Direito do consumidor Objetivo: Adaptar e melhorar o direito e as obrigaçoes entre as pessoas

Consumidores tem direito de proteção apartir dos anos 50! Porém... Já existiam evidências de proteção ao consumidor no antigo código de Hammurabi (2300 a.C) e o código de Massú (séc xviii a.C)

No Brasil foi criado o código de defesa do consumidor em 1990 Os pioneiros na criação de órgaos de defesa ao consumidor foram a América e a Europa Ocidental No Brasil foi criado o código de defesa do consumidor em 1990

Reclamação de produtos com defeito. Prazos: 30 dias - Produtos não duráveis 90 dias - Produtos duráveis Os prazos são contados apartir do aparecimento do defeito.

O que o consumidor pode exigir? Troca do produto, abatimento no preço ou a devolução do dinheiro, com correção. O fornecedor tem 30 dias para a correção do defeito.

Arrependimento? Se o consumidor, após o ressarcimento, não ficar satisfeito, ele tem um prazo de 7 dias para desistir do produto, sendo assim solicitando a devolução do seu dinheiro, com correção.

O que é código de defesa do consumidor? É uma lei de órdem pública (8.078/90) que estabelece direitos e obrigações de consumidores e fornecedores.

Direitos básicos do consumidor 1 - Proteção à vida e à saúde; 2 - Educação para o consumo; 3 - Escolha de produtos e serviços; 4 - Informação; 5 - Proteção contra publicidade enganosa e abusiva; 6 - Proteção contratual; 7 - Indenização; 8 - Acesso à justiça; 9 - Facilitação de defesa de seus direitos; 10 - Qualidade dos serviços públicos.

Consciência do Meio Ambiente Deveres do consumidor Consciência Crítica Preocupação Social Reclamação Solidariedade Pesquisa Consciência do Meio Ambiente Boicote Honestidade

Aonde reclamar? Para as reclamaçoes dos consumidores existe o PROCON, que é um órgao público gratuito que analisará o caso e convocará as partes para um possível acordo.

Exemplo de livros

O que é: Consumidor: Pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto Fornecedor:Pessoa física ou jurídica que fornece ou comercializa um produto. Produto:Qualquer bem material ou imaterial. Serviço: Qualquer atividade fornecida no mercado de consumo.

Aplicaçoes do CDC Civil: definindo as responsabilidades e os mecanismos para a reparação de danos causados. Administrativa: definindo os mecanismos para o poder público atuar nas relações de consumo. Penal: estabelecendo novos tipos de crimes e as punições para os mesmos.

Bibliografia Código de defesa do consumidor www.mj.gov.br/dpdc www.fiocruz.br/biosseguranca/bis/infantil/direitoconsumidor.htm pt.wikipedia.org/wiki/direito_do_consumidor jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id687