Transparência ativa e passiva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contexto de Transparência e Acesso à Informação
Advertisements

SECRETARIA DA CONTROLADORIA
Lei Estadual de Acesso à Informação 2ª. Reunião Técnica do Conselho Nacional de Órgãos de Controle Interno – CONACI.
Oficina Técnica de Registro de Produtos: Inovações da Instrução Normativa nº 15 Rede Assistencial 2008.
- competências I - Regular o Sistema de Saúde Estadual, através da criação de mecanismos que monitorem o acesso e o grau de satisfação dos usuários do.
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA. PORTAL DA TRANSPARÊNCIA.
Alcance e Diretrizes da LAI
Portal da Transparência Estadual
Procedimentos Gerais Necessários à Regulamentação da LAI no Município
Controle Externo e Interno da Administração Pública
O Programa: Plano Estadual de Fomento à Transparência Municipal.
Diretrizes para Implementação da Transparência Ativa.
Lei de Acesso à Informação Nº , de 18 de novembro de 2011
Lei de Acesso à Informação Nº , de 18 de novembro de 2011
Lei de Acesso à Informação Painel de Debates W3C
Processo de Convergência das Normas Internacionais do Setor Público
Ministério Público do Estado do Paraná
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
TRANSPARÊNCIA ATIVA NO GOVERNO FEDERAL
Novidades na estrutura do art. 48 da LRF
Portal dos Convênios – SICONV

Controladoria-Geral da União. DECRETO Nº de 25/07/2007 EFEITOS DO DECRETO PARA O CONTROLE O Decreto de dispõe sobre as normas.
Modelo Estadual para Interoperabilidade de Sistemas Ferramenta de transparência e controle.
TRANSPARÊNCIA E ACESSO A INFORMAÇÃO PÚBLICA DECRETO Nº /2014
Ministério Público do Estado do Paraná. Transparência Pública A transparência pública decorre diretamente do princípio da publicidade dos atos da administração.
Estrutura Funcional da Rede Goiás
14ª Reunião da Câmara Temática de Transparência Balanço Geral: Ações de Transparência nas Cidades-Sede Retornar CONTROLADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO SECRETARIA.
Atuação do TCE-RJ no Controle da Transparência nos municípios
Ciclo de Planejamento PPA.
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA.
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Paulo César Miranda Bruno 1º CONSID – Congresso Sindical da FESERP-MG.
P OR P ABLO S OLEDADE – A RQUIVISTA DRT-165/BA Os impactos da Lei de Acesso a Informação e do PL sobre a legalidade da Digitalização de Documentos. Rio.
Atuação da CGU como instância recursal da Lei de Acesso a Informações Érica Bezerra Queiroz Ribeiro Coordenadora-Geral de Recursos de Acesso à Informação.
CURSO DE GESTÃO DE CONVÊNIOS SEAGRI  Plano de trabalho  Atividade grupal Leyla Bianca Costa.
A Lei de Acesso à Informação
Atuação da CGU como instância recursal da Lei de Acesso a Informações Érica Bezerra Queiroz Ribeiro Coordenadora-Geral de Recursos de Acesso à Informação.
ACESSO À INFORMAÇÃO.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
XVIII Encontro Anual da ANIPES Maceió 07/11/2013 Carlos Corrêa Leite Programa Transparência Paulista – plano de fomento à transparência municipal.
Apoio à Implementação da Lei de Acesso à Informação Secretaria de Gestão Pública Lei Federal de 18.nov.2011 Decreto Estadual de 16.mai.2012.
Portaria Intersecretarial 03/2014 CGM – SECOM – SMDHC - SEMPLA
Natália Paiva A Transparência Brasil e o fomento à cultura da transparência Senado Federal Maio.2015.
Portal de convênios. Histórico Distribuição das Transferências Voluntárias O novo Sistema para Gestão de Convênios Diretrizes e pressupostos Características.
Pedidos de Informação: principais conceitos e boas práticas.
A Lei de Acesso à Informação
Programa Transparência e Cidadania.. Objetivo Promover a defesa da transparência e do acesso à informação na Administração Pública por meio do cumprimento.
DEVER DOS ENTES FEDERATIVOS DE TRANSPARÊNCIA ATIVA E PASSIVA Thales Messias Pires Cardoso Procurador da República em Uberaba - MG.
Transparência Ativa: principais pontos. O Decreto 7.724/2012 (Art. 7º) estabelece um conjunto mínimo de informações que devem ser publicadas nas seções.
Realização: Parceria: Orçamento Público e Mecanismos de Participação E.
IMPLANTAÇÃO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA Deixar que a sociedade enxergue os atos praticados pelo poder público, de forma clara e nítida. É mais amplo do que a.
Campanha Transparência: faça essa ideia pegar APE Elisa Cecin Rohenkohl XXVIII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil – Recife/PE.
Secretaria Municipal de Planejamento Governamental e Orçamento Secretária Geral Diretoria de Planejamento e Orçamento Gerência de Convênios Gerência de.
Controladoria Geral do Município. Transparência Ativa Transparência Passiva Itens mínimos obrigatórios: - Registro de repasses e ou transferência de recursos.
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
Transparência Acesso à Informação Controle Social/ Participação 2 Democracia Direitos Humanos.
Direito à Informação Previsto na Constituição Federal Regulamentado na Lei /2011 Em vigência completa a partir de Maio/2012 No município, regulamentado.
Lei de Acesso à Informação para a efetivação dos Direitos Humanos.
Pedidos de informação: orientações e boas práticas.
Gestão Responsável em último ano de mandato TRANSPARÊNCIA PÚBLICA: Portal da Transparência dos Poderes Municipais e TAG's PAOLA CALS A. DAHER Analista.
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
Coordenadoria de Gestão de Ouvidoria - COUVI CONTROLE SOCIAL O que é? Participação da sociedade no planejamento, acompanhamento e controle das políticas.
Inovações Para um Brasil Transparente José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação EVOLUÇÃO DAS AÇÕES DE GOVERNO.
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
4ª Reunião da Rede de Controle Social /08/2015.
MECANISMOS JURÍDICOS DE CONTROLE E DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Aula 8.
Endereço eletrônico na rede mundial de computadores: DECRETO Nº /2007 Art. 13. A celebração, a liberação de recursos, o acompanhamento.
Impactos da Lei de Transparência Edmar Camata. Impactos da Lei de Transparência ASPECTOS LEGAIS Constituição Federal Princípios - Direito à informação.
Transcrição da apresentação:

Transparência ativa e passiva Acesso à informação: Transparência ativa e passiva

Transparência Passiva Acesso à informação Transparência Ativa Transparência Passiva Levi completa. (LEVI) COMPLETEI.

Transparência Ativa www.transparencia.sp.gov.br

Transparência Ativa www.acessoainformacao.sp.gov.br

Transparência Ativa www.governoaberto.sp.gov.br

Transparência Passiva www.sic.sp.gov.br

LAI – ART. 8º É dever dos órgãos e entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, … Se o objetivo da VC não é o que eles conheçam o texto original, é recomendado resumir os itens e colocar a referencia do artigo entre parênteses. (LEVI) Texto tem que ser mantido.

LAI – ART. 8º …no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas. Se o objetivo da VC não é o que eles conheçam o texto original, é recomendado resumir os itens e colocar a referencia do artigo entre parênteses. (LEVI) Texto tem que ser mantido.

LAI – ART. 8º, § 1º I – registro das competências e estrutura organizacional, endereços e telefones das respectivas unidades e horários de atendimento ao público;

LAI – ART. 8º, § 1º II – registros de quaisquer repasses ou transferências de recursos financeiros; III – registros das despesas;

LAI – ART. 8º, § 1º IV – informações concernentes a procedimentos licitatórios, inclusive os respectivos editais e resultados, bem como a todos os contratos celebrados;

LAI – ART. 8º, § 1º V – dados gerais para o acompanhamento de programas, ações, projetos e obras de órgãos e entidades; VI – respostas a perguntas mais frequentes da sociedade.

LAI – ART. 8º § 2º – Para cumprimento do disposto no caput, os órgãos e entidades públicas deverão utilizar todos os meios e instrumentos legítimos de que dispuserem, …

LAI – ART. 8º § 2º – …sendo obrigatória a divulgação em sítios oficiais da rede mundial de computadores (internet).

Dispensa § 4º – Os Municípios com população de até 10.000 (dez mil) habitantes ficam dispensados da divulgação obrigatória na internet [...]

Dispensa § 4º – [...] mantida a obrigatoriedade de divulgação, em tempo real, de informações relativas à execução orçamentária e financeira [...]

Conteúdo dos SITES I – conter ferramenta de pesquisa de conteúdo que permita o acesso à informação de forma objetiva, transparente, clara em linguagem e fácil compreensão; Deixar para Levi ou passar para Luciana, junto com as diretrizes?

Conteúdo dos SITES II – possibilitar a gravação de relatórios em diversos formatos eletrônicos, inclusive abertos e não proprietários, tais como planilhas e texto, de modo a facilitar a análise das informações; Deixar para Levi ou passar para Luciana, junto com as diretrizes? (LEVI) Pelo contexto acho que seria melhor ficar comigo.

Conteúdo dos SITES III – possibilitar o acesso automatizado por sistemas externos em formatos abertos, estruturados e legíveis por máquina;

Conteúdo dos SITES IV – divulgar em detalhes os formatos utilizados para estruturação da informação; V – garantir a autenticidade e a integridade das informações disponíveis para acesso; Deixar para Levi ou passar para Luciana, junto com as diretrizes?

Conteúdo dos SITES VI – manter atualizadas as informações disponíveis para acesso; Deixar para Levi ou passar para Luciana, junto com as diretrizes?

Conteúdo dos SITES VII – indicar local e instruções que permitam ao interessado comunicar-se, por via eletrônica ou telefônica, com o órgão ou entidade detentora do sítio; Deixar para Levi ou passar para Luciana, junto com as diretrizes?

Conteúdo dos SITES VIII – adotar as medidas necessárias para garantir a acessibilidade de conteúdo para pessoas com deficiência [...] Deixar para Levi ou passar para Luciana, junto com as diretrizes?

FIM Verificar datas.