O Ciclo PDCA Método de gestão, uma forma de trabalho, que orienta o processo de tomada de decisão para o estabelecimento das metas e dos meios e ações.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

PlaneJar é preciso.
Gerenciamento de Projetos
Gerenciamento Pelas Diretrizes
Inovação e Criatividade
Administração Financeira III
PMBoK Project Management Body of Knowledge
TRABALHO DE CONCLUSÃO COLÉGIO LUTERANO CONCÓRDIA
FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE
2006 PREMIO QUALIDADE AMAZONAS MODELO PARA RELATÓRIO
Gestão Integrada da Qualidade
Agentes de Desenvolvimento Cooperativo
Auditoria da Qualidade
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
BENCHMARKING.
PLANEJAMENTO.
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE TREINAMENTO
Aula 08 Revisão para AV1.
II Orientação Técnica PCAGP.
Estudando com Profª Simony
O que é o M.A.S.P. ? M.A.S.P. significa Metodologia de Análise e Solução de Problemas. M.A.S.P. é uma metodologia que baseia-se na obtenção de fatos que.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Administrar Prioridades e Trabalhar com Processos.
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL
Conceito de Processo A realização de qualquer ação (fim, resultado) é precedido por uma seqüência de ações (causas). É um conjunto de causas que produz.
Marco Lógico Um método para elaboração e gestão de projetos sociais Luis Stephanou abril de 2004 (refeito em agosto de 2004)
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
GESTÃO DA QUALIDADE Tornar o simples complicado é fácil;
Prof. jose PLANEJAMENTO.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
A3 Resumo de Projeto Wilson Barreto
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA CONTABILIDADE
Titulo do Trabalho Área(s) / Setor(es) Coordenador(es) da(s) área(s) Autor(es)
GESTÃO DE PROCESSOS.
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
Profª Claudia Pedro Corrêa
GESTÃO DA QUALIDADE Tornar o simples complicado é fácil;
Controle da Qualidade Total
ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL MÓDULO III ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Componente do Modelo de Gestão da SEFAZ Tocantins Preparação para Elaboração das Atividades das Ações Estratégicas Outubro de.
Orientações para elaboração de projetos de Educação Ambiental
Método PDCA Turma 24 - Logística Neide Filha MARTINS, Petrônio G; LAUGENI, Fernando P. Administração da Produção. São Paulo: Saraiva,
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
Ferramentas da Qualidade
PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO
Ciclo PDCA Ciclo PDCA , ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming: Introduzido no Japão após a guerra, o ciclo de Deming tem por princípio tornar mais claros.
Brasília – Março de Contexto Desafios do Estado X Recursos disponíveis Demandas sociais.
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Prof. Fernando Penteado
Controle da Qualidade Total
Mapeamento e Padronização de Processos
Desenvolve Minas Melhoria Contínua.
M.A.S.P. Método de Análise e Solução de Problemas.
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Caps. 1 a 4 Vander Alves. Conteúdo 1. Sobrevivência e produtividade 2. Controle da qualidade total 3. Conceito de controle de processo 4. Método de controle.
Qualidade, Processos e Gestão de Software
Gestão da Qualidade Aula 11 Prof. Pablo.

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS. PORQUE ESTUDAR ADMINISTRAÇÃO? Nas organizações é necessário alguém que a planeje, estruture, e opere, coordenando o trabalho.
O que é PROJETO EXECUTIVO
Padronização na área de trabalho PROFESSOR IVAN CARLOS PALUDO.
 Desenvolvido por Walter A. Shewart na década de 20, mas começou a ser conhecido como ciclo de Deming em 1950, por ter sido amplamente difundido por.
C ICLO PDCA OU C ICLO DE D EMING. H ISTÓRIA Desenvolvido por Walter A. Shewart na década de 20, mas começou a ser conhecido como ciclo de Deming em 1950,
Prof. Fernando Penteado Kaizen significa melhoria contínua. Para se tornar uma ferramenta efetiva, o Kaizen deve envolver todos os empregados da empresa.
O CICLO PDCA E AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Padronização e Melhoria
Transcrição da apresentação:

O Ciclo PDCA Método de gestão, uma forma de trabalho, que orienta o processo de tomada de decisão para o estabelecimento das metas e dos meios e ações necessários para executá-las e acompanhá-las a fim de garantir a sobrevivência e o crescimento de uma organização.

Ciclo de Controle do PDCA (Plan, Do, Check e Action) PLANEJAR (definir objetivo, meta e método) AÇÃO CORRETIVA Objetivo Meta A P Método C D Treinar Implantar CHECAR DESENVOLVER (treinar e implantar)

Ciclo PDCA – Estabelecer metas; • PLAN - PLANEJAMENTO – Estabelecer metas; – Estabelecer o método para alcançar as metas propostas. • DO - EXECUÇÃO – Executar as tarefas exatamente como foi previsto na etapa de planejamento e coletar os dados que serão utilizados na próxima etapa de verificação. Na etapa de Execução são essenciais a educação e o treinamento no trabalho. • CHECK - VERIFICAÇÃO – A partir dos dados coletados na execução, comparar o resultado alcançado com a meta planejada. • ACTION – AÇÃO / ATUAÇÃO – Adotar como padrão o plano proposto, caso a meta tenha sido alcançada. – Agir sobre as causas do não alcance da meta, caso o plano não tenha sido efetivo.

Metodologia para a Análise e Solução dos Problemas

1ª Etapa: Definição do Problema OBJETIVOS: – Demonstrar que o problema que está sendo tratado é importante; – Apresentar o histórico do problema e como foi a sua trajetória até o presente momento; – Expressar, em termos concretos, os resultados indesejáveis provocados pelo problema. Demonstrar as perdas decorrentes da existência do problema e quanto se poderia ganhar/ economizar com a eliminação do problema; – Definir um objetivo a ser atingido para que o problema seja efetivamente eliminado; – Estabelecer uma equipe e designar as tarefas de cada membro; – Elaborar um cronograma e estimar um orçamento para que a meta de eliminação do problema seja concretizada.

2ª Etapa:Observação de Aspectos do Problema OBJETIVOS: – Investigar os quatro elementos básicos de um problema : tempo, local, tipo e efeitos; – Adotar diferentes pontos-de-vista para especular sobre as causas do problema; – Buscar no próprio local onde o problema se manifesta evidências que enriqueçam a definição do problema.

3ª Etapa: Análise do Problema OBJETIVOS: – A partir dos dados coletados nas etapas anteriores, estabelecer hipóteses sobre os principais candidatos a causas do problema; – Testar as hipóteses sobre os principais candidatos a causas a fim de selecionar realmente as causas principais (causas-raiz) do problema; “Testar as hipóteses significa investigar se realmente existe uma relação entre as possíveis causas e os resultados e, caso se admita a existência da relação, verificar quão forte é o relacionamento, isto é, que efeitos a possível causa provoca.”

4ª Etapa: Atuação para Eliminar as Causas OBJETIVOS: – Devem ser colocadas em prática ações tomadas para combater os efeitos indesejados (ações corretivas) e ações tomadas para eliminar as reais causas do problema (ações preventivas); – Certificar-se de que as ações tomadas não produzem outros problemas (efeitos colaterais). Se isso ocorrer, é preciso adotar outras ações ou delinear medidas atenuantes para os efeitos colaterais; – Planejar um conjunto de diferentes propostas de ação examinando as vantagens e desvantagens de cada uma delas para selecionar aquelas com as quais os colaboradores envolvidos estiverem de acordo

5ª Etapa: Avaliação das Ações OBJETIVOS: – Comparar os dados do problema (resultados indesejáveis relativos ao tema) obtidos antes e depois da execução das ações de melhoria utilizando, sempre que possível, o mesmo instrumento para a comparação (tabelas, gráficos, diagramas); – Procurar converter os ganhos com a eliminação do problema em valores monetários; – Estabelecer uma rotina de acompanhamento para evitar quaisquer possibilidades de reincidência do problema

6ª Etapa: Aprendizado OBJETIVOS: – Os cinco W’s e um H : “who” (quem), “when” (quando), “where” (onde), “what” (o que), “why” (por que) e “how” (como) para a melhoria do trabalho devem ser claramente identificados e usados como o novo padrão/instrução de trabalho; – As preparações e comunicações necessárias para a operacionalização dos novos padrões devem ser corretamente executadas; – A educação e o treinamento devem ser fornecidos; – Um sistema de definição de responsabilidade deve ser estabelecido para verificar se os novos padrões estão sendo cumpridos; – Refletir sobre as coisas que transcorreram bem ou mal durante as atividades de análise e solução de problemas para daí extrair lições para futuras aplicações da metodologia; – Transferir as experiências e os conhecimentos adquiridos para áreas ou grupos com problemas semelhantes.