Universo Eletrônico UNIVERSO ELETRÔNICO

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 Um web site não é mais um luxo para poucos, e sim uma regra geral para empresas que querem sobreviver em um mercado cada vez mais agressivo de um mundo.
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Transcrição da apresentação:

Universo Eletrônico UNIVERSO ELETRÔNICO Mundo de benefícios que a tecnologia nos proporciona: comunicabilidade, dinamismo, comodidade, entretenimento, lazer, conhecimento, redução das distâncias, mundo virtual etc. WEB Guerra Fria - rede para comunicação entre as bases militares. Permitiram que fossem utilizadas nas universidades. A rede ganhou cores, imagens, sons e vídeos. INTERNET Computadores interligados em redes e pessoas se comunicando e usufruindo de serviços de informação e comunicação de alcance mundial.

COMÉRCIO ELETRÔNICO

O que é comércio eletrônico E-commerce é um processo de negociação online que utiliza as facilidades e benefícios da Internet para gerar rentabilidade. Como funciona? Seja no formato B2B (Business to business) ou B2C (Business to consumer), o processo de e-commerce funciona como uma loja virtual, aberta 365 dias no ano, 24 horas por dia, com grande potencial de retorno financeiro para as empresas, sem grandes interferências humanas e com baixo custo de manutenção.

Comércio Eletrônico Necessidade de adaptação das empresas as mudanças culturais e tecnológicas em favor da própria sobrevivência. Diversidade e não uniformidade. Estabelecer contato inicial; Trocar informações; Vendas; Suporte para pré e pós venda; Pagamento, transferência de fundos, cartão de crédito, cheque etc; Distribuição, gerenciamento e rastreamento de produtos físicos etc; Negócios virtuais: pool de empresas para oferecer produtos e serviços além de suas capacidades individuais; Variedade de tecnologias de informação, e-mail, fax, etc.

Serviços e Serviços E-Business E-Purchasing E-Marketing E-Zine E-book M-Commerce M-Business M-Marketing

Formas de comércio Eletrônico Marketing eletrônico Home office Home banking Suporte a clientes Serviços de entretenimento Educação

Níveis do comércio eletrônico Varejo Finanças Distribuição Suporte pré e pós-venda Projetos de Engenharia Suporte aos Negócios Publicações Contatos Internacionais

COMÉRCIO ELETRÔNICO – 1/3 das transações no Brasil 20 de Abril de 2011 - Marcelo Vieira* Relações entre empresas - índice de 65%. Em 2010, 33,02% de todas as transações entre varejo e consumidores foram feitas eletronicamente. Entre empresas, índice sobe para 65,25%. Pesquisa FGV-EAESP, divulgada hoje pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Resultados significativos devido ao pouco tempo de existência do comércio eletrônico no País. A tendência é de crescimento nos próximos anos, principalmente apoiado pelo aquecimento da economia. Esse crescimento tende a ser moderado, já que as empresas que atuam no setor ainda esperam mais retorno dos investimentos feitos nos últimos anos.

As empresas não aumentaram seus gastos e aplicações em comércio eletrônico. Na média, apenas 1,53% da receita líquida teve esse destino. Na indústria, essa proporção foi de 0,48%, no comércio 1,44% e de 2,21% no setor de serviços. Portais para comércio eletrônico, email marketing e troca eletrônica de dados são as aplicações tradicionalmente mais utilizadas pelas empresas, mas a pesquisa detecta o surgimento de formas “mais inovadoras”, como as redes sociais. Esses usos são apoiados pela evolução das telecomunicações no País, que apesar de ainda muito caras e lentas apresentam evolução e se popularizam. Para as empresas, os aspectos mais importantes na utilização do comércio eletrônico são relacionamento com clientes, privacidade e segurança, além de adoção de clientes e alinhamento estratégico. A Pesquisa conclui que as empresas estão utilizando o comércio eletrônico de forma mais abrangente, incluindo no processo o relacionamento externo com os clientes e fornecedores.

PLANO DE MARKETING NA INTERNET 15:24 PLANO DE MARKETING NA INTERNET

Objetivos do Plano de Marketing: fixação da marca, conquista de mercado, realização de negócios, relacionamento e fidelização de clientes.

Fases de um Plano de Marketing Online: avaliação do cliente, avaliação dos produtos, perfil do público-alvo, análise dos concorrentes, definição das ações a serem implementadas.

Fase mais importante do Plano de Marketing: Criação de um site, portal ou loja virtual. O site é a vitrine de uma loja que expõe seus produtos ou serviços. Vantagem: aberta 24 horas. Todo processo de criação deve focar nas características e necessidades de cada cliente e do seu mercado.

Conteúdo do site: Fator essencial para captação e fidelização de clientes. Sempre atualizado, ajuda a fixar a imagem da empresa junto aos clientes-potenciais.

Observação importante: Estar na internet não se resume apenas a ter um site. A web é uma poderosa ferramenta de marketing. Bem utilizada, fará com que seus clientes adquiram seus produtos ou serviços. Em uma campanha é importante identificar o perfil do público a quem direcionar os anúncios (targeting).

Por que ter um Website? O Brasil é o que, anualmente, apresenta o maior crescimento em número de usuários de Internet. Crescimento maior que o dos Estados Unidos. Com a interatividade, segurança, velocidade, redução dos preços para acesso, a Internet deixou de ser apenas uma ferramenta de pesquisa e tem se tornado uma excelente ferramenta de marketing e vendas.

Cuidados: Na hora de criar o seu site, não basta pedir ao sobrinho da cunhada do amigo. Criar um site é coisa séria, é a sua empresa na internet. Ao abrir sua empresa no mundo real, você contratou profissionais para cuidar do visual e estrutura da loja, escritório, empresa, consultório, etc., visando oferecer aos futuros clientes um serviço/produto diferenciado, causando uma ótima primeira impressão. Assim também deve ser a sua preocupação para com o seu site, se você se preocupa com a impressão que seu escritório causa aos seus clientes, imagina um site que está exposto a milhares de possíveis clientes.

Cuidados: Assim também deve ser com o seu site. Se você se preocupa com a impressão que seu escritório causa aos clientes, imagina um site que está exposto a milhares de possíveis clientes.

Globalização: Ter um site na internet não é mais um luxo. É regra geral para empresas que querem sobreviver em um mercado cada vez mais agressivo e competitivo. Toda empresa, prefeitura, pessoa física, pequena ou grande corporação, tem como se beneficiar da internet. Ela ajuda a diminuir alguns custos, aumentar a área de atuação da empresa, além de funcionar como um grande catálogo para seus clientes.

Facilidades da Web: A loja virtual é um aplicativo web que permite que você administre um negócio de comércio eletrônico. Possibilidade de cadastrar produtos, estoque, preços e formas de pagamento. Os produtos são exibidos em diversas categorias pelo site, funcionando com uma espécie de vitrine virtual.

Funcionalidades da Web: Flexível e personalizável Personalize a aparência, inclusive de categorias, para tornar sua loja virtual ainda mais convidativa. Receba na conta bancária sem burocracia Já integrada com o PagSeguro, a Loja aceita cartões de crédito e de bancos, boleto, à vista e parcelado.

Funcionalidades da Web: Integração com os Correios Informe automaticamente o custo de envio de seus produtos para os clientes via SEDEX, SEDEX 10. Cross-Selling (venda relacionada) Aumente as suas vendas relacionando outros produtos que possam interessar aos clientes.

Funcionalidades da Web: Relatório de Vendas Visualize diferentes tipos de relatórios sobre o desempenho das vendas da sua Loja Virtual. Checkout simplificado Em uma única página o seu cliente fecha o pedido, de forma fácil e descomplicada.

Funcionalidades da Web: Não é necessário ser pessoa jurídica! Nem possuir contratos com operadoras de cartão ou bancos ! Sem necessidade de Gateway de Pagamento Quando você usa o PagSeguro, além do anti-fraude já incluso, é grande o número de transações finalizadas com sucesso.

Funcionalidades da Web: Link patrocinado, também conhecido como Pay per click (PPC), é uma estratégia de marketing que permite, através de pagamento, que você possa aparecer em sites de busca como o Google e o Yahoo ou ter seu anúncio em portais, sites e blog que participem da rede de anúncios.

Gerenciamento de Conteúdo: Um sistema de gestão de conteúdos utiliza ferramentas simples, todas acessadas através de qualquer navegador (Internet Explorer, Netscape, Firefox), que permite realizar todo o processo de gerência, desde a criação até o arquivamento do conteúdo.

Gerenciamento de Conteúdo: Um sistema de gestão de conteúdos utiliza ferramentas simples, todas acessadas através de qualquer navegador (Internet Explorer, Netscape, Firefox), que permite realizar todo o processo de gerência, desde a criação até o arquivamento do conteúdo.

Estratégias de fidelização na Web: Um programa de fidelização de clientes não é como uma campanha de publicidade, com data de encerramento. Fidelização é um processo contínuo de envolvimento emocional de seus clientes e de seus colaboradores. É passível de mudanças ao longo do tempo. Deve durar tanto quanto a vida de sua empresa. A sua empresa e o seu concorrente estão a 1 clique do seu cliente. A lealdade dele acaba no momento em que ele perceber que é mais valorizado pelo seu concorrente.

O segredo na fidelização na Web: O segredo é a manutenção do relacionamento com os clientes mais fiéis, oferecendo personalização no atendimento. A Web possibilita isso. As interações começam com a permissão dos próprios clientes, quando acessam o seu site, quais páginas vão navegar e clicar. Eles decidem se querem receber informações por e-mail ou outros meios eletrônicos.

Seja diferente: Ouse na publicidade online. Fuja dos tradicionais banners e popups comuns. Invista na segmentação de seus clientes e fale com eles na língua deles, nos sites que freqüentam e nas comunidades de que participam.

Estratégias de fidelização na Web: Envie newsletter somente a quem solicitou e autorizou a comunicação (opt-in). Se o cliente receber algo que não lhe interessa, não vai mais querer receber. Portanto, não esqueça de oferecer a opção de cancelamento de recebimento (opt-out). Respeite essa regra. Depois você corre para tentar descobrir porque ele não quer mais receber seus e-mails.

Aprenda com as estatísticas: Descubra quais as páginas mais visitadas, quais mais utilizadas como entrada e saída, quais os caminhos percorridos para se chegar a determinada informação, qual o impacto de determinada campanha, de onde vieram os visitantes, que publicidade trouxe maior retorno, quantos clientes leram determinado e-mail e quais os assuntos de maior interesse. Conhecendo o perfil de seus usuários e clientes você pode oferecer, cada vez mais, soluções adequadas às necessidades específicas.

Segredo final: Novidades, novidades e novidades. Ninguém se mantém num relacionamento se não acontecerem coisas novas. Planeje e renove constantemente, tenha sempre um diferencial em relação a seus concorrentes. Seja ágil e criativo, confiável, companheiro, paciente e inovador. Todo mundo quer ter um amigo assim. Fonte: Moutella , Cristina -  Profissional de e-Business, Marketing e Tecnologia da Informação. MBA em e-Business pela FGV.