WebQuest.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
WEBQUESTS O que é uma Webquest? Uma Webquest é uma “aventura na net”
Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Plano de Trabalho Docente
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”
Vídeo Educar – Rubem Alves
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Educação, Comunicação e Internet
WEBQUEST Aventura na web. WEBQUEST Aventura na web.
Uma WebQuest é uma actividade orientada para a pesquisa, em que alguma, ou toda a informação com que os alunos interagem, provém de recursos na Internet.
ESCOLA ESTADUAL: REYNALDO MASSI CURIOSIDADES DO CORPO HUMANO
SESSÃO DE ESTUDOS COM A TEMÁTICA AVALIAÇÃO
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
Questões metodológicas do Ensino Religioso
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
PARÂMETROS DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Núcleo de Formação Profissional
ENCONTRO com PROFESSORES COORDENADORES E PCAGPs
desafio de pesquisar na rede
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
O Uso Pedagógico do Blog
WebQuests e o futuro O papel do professor no ciberespaço.
Planejamento PNAIC 2014.
Transferência de aprendizagem
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Webquest.
Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano
AS CRIANÇAS E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
A função do professor interlocutor
ARTE- ADAPTAÇÃO CURRICULAR
WEBQUEST.
Profa. Reane Franco Goulart
ALUNO PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS ALMEIDA
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
Trabalhando em sala de aula
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO RECURSO AVALIAÇÃO CONCLUSÃO CRÉDITOS REFERÊNCIAS Água é vida. Maria Aparecida da S. Pequeno.
WEBQUEST A lousa virtual.
Trabalho nas regras ABNT
A Metacognição no Currículo do Estado de São Paulo
SILVANA BERBEL FERNANDES
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Desmistificando Webquests Uma webquest para conhecer webquests.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER Progetec: Marli Borges da Costa
Webquest: uma técnica para aprendizagem na rede internet Bernie Dodge
Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Por que o jornal na escola?
Projetos em Internet: o Webquest como Pesquisa Orientada.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Planejar e assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

WebQuest

Entrevista do Profº Bernie Estado de São Paulo, 23/03/2005 O que é uma Webquest? O modelo de WebQuest nasceu em 1995 e é definido pelo próprio autor, Bernie Dodge como uma metodologia cujo objetivo é desenvolver em crianças e adolescentes a capacidade de entender o mundo a partir de informações disponíveis na internet. É uma atividade didática, estruturada de forma que os alunos se envolvam no desenvolvimento de uma tarefa de investigação usando principalmente recursos da internet (ABAR, 2008, p.11). Trata-se de uma metodologia de ensino na qual o aluno se envolve em uma investigação, utilizando preferencialmente recursos da internet, para resolver um problema significativo (BARATA, 2002). Como funciona a WebQuest? “WebQuest é uma metodologia de ensino que visa promover o bom uso da internet entre alunos com mais de 8 anos. E foi pensada para possibilitar o melhor aproveitamento possível do tempo deles. A idéia é que os alunos não percam horas e horas procurando por informações, mas que façam uso delas da mesma maneira que terão que fazer mais tarde, como cidadãos e profissionais. A WebQuest visa a desenvolver nos alunos a habilidade de, com ajuda da internet, pensar com refinamento”. Entrevista do Profº Bernie Estado de São Paulo, 23/03/2005

Como pode ser apresentada uma WebQuest ? A webQuest utiliza todas ou quase todas informações da Internet, mas não precisa necessariamente ser apresentada por meio de uma página da Web. Ela pode ser feita com programas comuns, como: o Word ou o Power Point; pode ser desenvolvida no papel, desde que os recursos a serem utilizados pelos alunos estejam na rede mundial de computadores. No caso das atividades forem realizadas sem o recurso da internet, a mesma deixa de ser WebQuest porque o resultado final não é enviado para a Web. Uma das características de uma atividade WebQuest é extrapolar o espaço/tempo da sala de aula (ABAR, 2008, p.95). Mais importante que o formato do material é a proposta de aprendizagem criada pelo professor.

Tipos de Webquests Webquest Curtas O objetivo de uma WebQuest curta é a aquisição e integração do conhecimento. Uma WebQuest curta é planejada para ser executada em uma ou três aulas. Webquest Longas O objetivo de uma WebQuest longa é compreender a ampliação e o refinamento do conhecimento. Uma WebQuest longa padrão dura de uma semana a um mês de trabalho escolar.

Como elaborar uma webquest? 1º Escolher o tema para pesquisa. 2º Definir o objetivo da pesquisa. 3º Selecionar o tipo de tarefa: A tarefa é a parte mais importante de uma Webquest. Ela fornece uma meta e um foco para a energia dos alunos, e torna concreta as intenções curriculares do autor. Uma tarefa bem concebida é factível e motivante, e exige dos estudantes um pensar que vai além da compreensão baseada em memorização. 4º Selecionar os sites. 5º Selecionar as imagens, sons, vídeos. 6º Elaborar a WebQuest. Como elaborar uma webquest?

Como criar uma webquest? A WebQuest é concebida e construída segundo uma estrutura lógica que contém os seguintes elementos estruturantes: Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão .

Componentes de uma Webquest: Introdução:A introdução deve ser simples e, ao mesmo tempo, instigante, desafiadora, e ser um convite à descoberta. Tarefa: Essa palavra evoca uma ação, o que é para fazer e, em uma WebQuest, deve ser uma ação que resulte em um produto passível de ser executado e de ser obtido, pelos alunos, no âmbito escolar. A tarefa é considerada a “alma” ou o “coração” da WebQuest. Processo : O processo deve orientar claramente o que os alunos precisam fazer para atingir o objetivo principal, que é a execução da tarefa, o que devem buscar, quais objetivos atingir e quais resultados obter em cada etapa da atividade. Recursos: Os recursos, preferencialmente disponíveis na web, são o material que deve ser consultado para a consecução de cada passo da tarefa. Avaliação: A avaliação, componente primordial da WebQuest, deve apresentar aos alunos, com clareza, como o resultado da tarefa será avaliado e que fatores serão considerados. Conclusão: Deve ser clara, breve e simples. os alunos são recordados do que aprenderam e sua importância. Podem ser delineados novos passos.

Tarefa: Criar uma webquest com o tema “copa do mundo”. Sites para pesquisa http://www.ufjf.br/matematicando http://www.ufjf.br/joaoxxiii/ http://www.colegiodante.com.br/escola/webquest/webquest.php http://www.cf-terras-feira.org/phpwebquest/procesa_index_todas.php http://jarbas.wordpress.com/2008/09/18/tarefa-em-webquest-faz-diferenca/ http://www.anossaescola.com/CR/webquests.asp?KT_wquest_cat=all http://www.vivenciapedagogica.com.br/?q=wq http://www.webquestbrasil.org/criador/index.php Tarefa: Criar uma webquest com o tema “copa do mundo”. Mãos à Obra !!!

Obrigada Acácia Bedim Olga Cardoso abedimjf@hotmail.com olgaennelacardoso@bol.com.br http://www.ufjf.br/matematicando http://www.ufjf.br/joaoxxiii/