Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

Proposta de Projeto Político Pedagógico EJA-FIC (contribuição do projeto piloto de Diadema, Guarulhos e Osasco ao PROEJA-FIC) Assessoria técnica: IIEP.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
Prof. Murilo S. de Camargo
Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Universidade de Aveiro
2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho 2007 Expansão do Ensino Superior - reflexões sobre a sua implementação na UFRGS - Prof. Norberto Hoppen.
Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Exploração das Universidades Federais – REUNI Prof. Dr. Walter Martins Rodrigues.
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Universidade de São Paulo Pró-Reitoria de Graduação 10/11/2004 Sonia Teresinha de Sousa Penin Pró-Reitora de Graduação A USP e a Internacionalização da.
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
SÉCULO XX.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Formação por competências
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
Tutoria em EAD CF(T) Biagiotti.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Edicão Número 79 de 25/04/2007 Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 6.096, DE 24 DE ABRIL DE 2007 Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação.
(DC): uma educação que garanta a socialização moral e a ordem social
PRÓ-REITORIA DE ENSINO. Tem por objetivo coordenar, superintender e avaliar as atividades de ensino de graduação e de níveis médio e tecnológico da Universidade.
Curso de Docência Universitária
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
Formar professores, contribuir para criar mundos possíveis
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Universidade Federal de Uberlândia
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Laboratório de Ensino a Distância
PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
Programa Nacional de Desenvolvimento Gerencial no SUS
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
Processo do trabalho dos serviço em enfermagem
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
Prof. Alexandre Brasil NUTES/UFRJ
Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
 Oferta: outubro de 2013 à outubro de 2015 O curso: 1600 Profissionais Mais Médicos e Provab (médicos, enfermeiros, odontólogos) Atuantes nos estados.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
PLANO DE METAS DA EXTENSÃO DA UFAL. Extensão......é a universidade em diálogo com a sociedade por meio do ensino e da pesquisa.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Currículo, PNE e Base Nacional Comum Atividade complementar 01 Apresentação 01.
Transcrição da apresentação:

Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias Leonardo Lazarte Universidade de Brasília - UnB Universidade Federal do Recôncavo da Bahia 5 de dezembro de 2008

Contexto nacional Desigualdade: Econômica, mas também Cultural, de Realização do potencial humano de Oportunidades de trabalho de Produtividade do trabalho de Acesso a oportunidades econômicas Baixo acesso à educação terciária Vestibular discriminatório Qualidade da formação terciária muito baixa

Desafios Democratizar o acesso Diminuir evasão e frustração Melhorar a qualidade dos cursos Melhorar o rendimento da instituição Melhorar as condições de trabalho docente Revalorizar o trabalho docente

Eixos Estruturação curricular Estruturação pedagógica Estruturação institucional

Estruturas curriculares Mobilidade interdisciplinar Focalização paulatina Formação mais que informação Capacitar para formação continuada Estimular autonomia Abordar os grandes problemas Transmitir os desafios epistêmicos de cada área Incluir a formação de valores

Problemas na metodologia de aprendizagem Excesso de horas-aula, de aulas expositivas Falta de autonomia para aprender Falta de tempo para estudar Pouca aprendizagem ativa Conteúdismo em detrimento de formação Visão global muito limitada Fragmentação disciplinar, fragmentação de responsabilidades (institucionais)‏ Domínio da expressão do pensamento – língua

Práticas pedagógicas Estruturar, diversificar, particularizar Palestras (aulas expositivas), Orientar estudo prévio Estudo dirigido Aulas tutoriais Trabalhos em grupo Orientação Laboratórios Trabalhos de campo Práticas profissionais

O necessário apoio tecnológico Estuturação de disciplinas Dinâmica na atualização de material didático Centro de gravidade no aluno Aprendizagem ativa e interativa A avaliação como processo permanente, com o apoio tecnológico

Complexificar Funções Docentes Desenho de disciplinas, programas e conteúdos Equipe de coordenação da oferta da disciplina, definição de atividades, metas e métodos de avaliação Aulas expositivas, conceituais. Poucas, para muitos Equipe de orientadores de atividades e estudo dirigido (turmas menores, contato pessoal)‏ Orientação de itinerários formativos (alunos avançados)‏ Incorporar, em cada caso, as melhores práticas propostas para cada área específica

Funções docentes Professores responsáveis pelas disciplinas Professores responsáveis pelas turmas Tutores de estudo dirigido e atividades práticas Monitores para consultas eventuais Titular, Associado, Adjunto, Assistente e Auxiliar, hoje, como docentes de graduação, fazem todos as mesmas coisas

Reestruturação institucional Responsabilidade central pelas disciplinas “de serviço” e ciclos iniciais Equipes inter-disciplinares de estruturação e atualização dos currículos básicos Alocação de docentes de destaque para os ciclos iniciais, sob responsabilidade central (carga docente)‏

Apoio ao Docente Núcleo de Apoio ao Docente Capacitação pedagógica inicial Formação continuada nas práticas docentes Auxílio sob demanda Apoio para utilização de tecnologias Capacitação para uso pedagógico de tecnologias Desenvolvimento pontual de material de apoio Metodologias de avaliação eficientes Tecnologias para avaliação Elaboração de disciplinas para introdução do aluno na universidade, técnicas de estudo, responsabilidade social, valores.

Resumo Proposta político-pedagógica renovada, incluindo valores, metas e metodologia Estruturas curriculares dinâmicas e flexíveis, atendendo às propostas político-pedagógicas Estrutura institucional de sustento à estrutura curricular e pedagógica Estrutura de apoio ao docente