2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURRÍCULO EM FOCO.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
Formação em ação Segundo Semestre..
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Matemática para todos Educação Básica
Pedagogia da pesquisa-ação
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
Discutindo práticas em Matemática
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Recuperação Paralela e Avaliação da Aprendizagem em Processo
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Programa aluno pesquisador
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Programa Ler e Escrever
Tipos.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O Aluno a Distância e suas Necessidades
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Decisões.
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
Leitura de Textos Científicos
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Disciplina: Estágio Supervisionado I
O que é ensinar história?
BASES TECNOLÓGICAS DE INTRODUÇÃO A PESQUISA EM SAÚDE
Competências e Habilidades
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
FORMANDO PROFESSORES PROFISSIONAIS : QUAIS ESTRATÉGIAS
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Equipe responsável pela produção
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Curso de Administração de Empresas.
SITUAÇÕES.
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Conscientização sobre a importância do SARESP
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
PROVA BRASIL – A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.
Transcrição da apresentação:

2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos Princípios ou regras gerais para a elaboração de questões objetivas l. Abordar apenas assuntos de importância 2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos

3. Considerar a reação do estudante à questão 4 3. Considerar a reação do estudante à questão 4. Certificar-se que a pergunta tem apenas uma resposta certa. 5. Colocar a dificuldade no conteúdo e não na maneira de apresentar a pergunta

6. Redigir a questão de maneira que as pistas irrelevantes não levem o aluno a resposta correta 7. Redigir a questão de maneira que não forneça pistas para respostas de outras questões do teste

8. Redigir a questão de forma positiva

CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO CURSO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA-2O ANO-2004 DISCIPLINA: DIDÁTICA ATIVIDADE AVALIATIVA/ 2A CHAMADA DATA:.................. /2004 Nome do(a) aluno(a)________________________________________________________ Bom Trabalho! Boa Prova! Vocês são capazes! Profa. Cidinha Amaral OBJETIVOS: Perceber a capacidade de apreensão das noções trabalhadas e a competência para relacionar os conhecimentos teóricos com situações práticas, para resolver situações problema, generalizando os conhecimentos aprendidos. Identificar a capacidade de entendimento e apreensão dos (as) alunos(as) sobre os temas trabalhados durante o 1o bimestre letivo-2004. Perceber a capacidade de interpretação, raciocínio lógico, reflexão crítica e expressão escrita (clareza, coerência, correção)dos alunos. A atividade avaliativa está dividida em 3 partes: Parte 1: 11 questões de múltipla escolha com 5 alternativas cada uma, sendo apenas uma alternativa a correta- valor 0,4 cada questão- total: 4,4 pontos. Parte 2: 20 questões Verdadeiro e Falso- valor 0,2 cada questão; total: 4 pontos. Parte 3: 1 questão-problema para ser resolvida: critérios: 1- capacidade de análise, 2-aplicação dos conhecimentos estudados 3-criatividade, 4-reflexividade, 5-expressão escrita. VALOR: 1,6 pontos

PRIMEIRA PARTE: QUESTÕES: 1-O momento da aula que denominamos problematização tem por finalidade: a)promover um questionário com questões para que os alunos respondam a partir de consulta no livro texto; b)fixar os conhecimentos que foram explicados pelo professor; c)avaliar o nível de apropriação por parte dos alunos das questões trabalhadas; d)apresentar problemas relativos ao assunto em questão que serão resolvidos pelo professor; e)promover uma atitude problematizadora que provoque a reflexão do aluno; 2-Ao final de um conjunto de aulas em que o professor desenvolve um determinado tema, seja de História ou de Geografia, o aluno deverá ser capaz de não apenas repetir mecanicamente as informações , mas Ter adquirido habilidades para generalizar os conhecimentos. Em relação à Generalização podemos dizer: É a culminância do processo ensino aprendizagem. Deve ser pautada pela contextualização e interdisciplinaridade. Deve possibilitar a aplicação dos conhecimentos em outras disciplinas, em situações do cotidiano , da vida social. Deve ocorrer em todos os momentos da aula. Visa colocar os conhecimentos a serviço da interpretação e análise da realidade. Assinale a alternativa que melhor atende ao solicitado: I,II,III,IV,V. I,II,III. I,II,IV. I,III,IV,V. IV,V.

Você vai dar uma aula de História ou de Geografia. SEGUNDA PARTE: QUESTÕES: Coloque V , entre parênteses, se a frase for Verdadeira, e F , se a frase for Falsa. 1- A educação escolar não requer um sentido, uma finalidade; desconsidera que tipo de homem( ser humano ) se quer formar.( ) 2-Educação é o processo de desenvolvimento cognitivo da personalidade humana.( ) 3- O processo de ensino aprendizagem, tendo em vista a formação integral do educando, deve priorizar a aprendizagem de conceitos.( ) 4-A Didática principal ramo dos estudos da Pedagogia, investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização da instrução e do ensino.( ) 5- O processo ensino aprendizagem tem uma dimensão atemporal, pois não é datado, situado.( )". TERCEIRA PARTE: Você vai dar uma aula de História ou de Geografia. Escolha um assunto de sua preferência: sugestões>>História: colonização brasileira- capitânias hereditárias Geografia: Região Sudeste: aspectos culturais Questão: Que estratégias você utilizaria para fazer a sondagem. Explique em detalhes como você faria.

QUESTÃO 1:valor 6,0 pontos. Essa estória se passa em uma escola pública que, como tantas outras, experimenta dificuldades profundas. As dificuldades aí encontradas são conhecidas por quase todas as escolas públicas brasileiras. Afinal qual a escola não convive ou não conviveu com problemas como falta de merenda e de professor; reclamações de pais, demandas de secretarias e de políticos, indisciplina, torneiras estragadas, lâmpadas queimadas, reprovação , violência, dentre tantos outros? Na escola de nossa estória, todas essas dificuldades encontram-se presentes, avolumando-se em torno da figura da diretora. São tantos os problemas, as queixas e as solicitações a ela dirigidas, que D.Dirce acaba por sentir-se completamente aturdida. LUZ E CÂMARA - D.Dirce entra em AÇÃO "Enquanto tenta fechar o quadro de reprovação da escola, cobrado com urgência pela Secretaria de Educação, D.Dirce vê-se interrompida a cada instante. É a merenda que faltou, o professor que não veio, a mãe reclamando, o político pressionando, a lâmpada que queimou, a torneira que quebrou , o aluno levado à diretoria pela professora. Dividida entre fechar o quadro de reprovação e atender a todas as solicitações, D.Dirce toma atitudes nem sempre comuns ao cotidiano da diretora: fecha a porta da diretoria para Ter mais tranquilidade no trabalho, adia o atendimento da mãe, dispensa a turma em que faltou a professora. Mas, mesmo assim, não consegue concluir o trabalho iniciado. A cada minuto aparece um novo problema para resolver. D.Dirce não tem sossego. Mães, professores, funcionários, Secretaria, todos dirigem-se a ela. Afinal é preciso resolver os problemas da escola. Pressionada por tantas dificuldades, D.Dirce desespera-se: "EU VOU FICAR LOUCA"é o grito que emite sob o olhar perspicaz de Zezé, sua secretária." Formado(a) pela UNISAL/LORENA, tendo como referenciais teóricos os autores trabalhados em PMAE, especialmente, LIBÂNEO,J.C. ( ), SOFIA( ), LUCK( ), PARO( )VEIGA,Ilma P.( ) sem desconsiderar as demais leituras feitas por você, em suas pesquisas para o Portfólio, Como você agiria? Por onde começaria? Que análise você faz dessa situação? Que sugestões daria a D.Dirce? Não esqueça que sua fundamentação deve ser feita tomando por base os autores estudados. Não basta uma opinião pessoal sem fundamentação na teoria estudada. Para orientar sua análise da situação, aqui vão algumas dicas: Faça uma análise reflexiva desta estória, procurando DEFINIR QUAL O PERFIL DE GESTÃO DE D.DIRCE. APRESENTE O PERFIL DA GESTÃO ESCOLAR E DO DIRETOR COMPROMETIDOS COM A ESCOLA DE QUALIDADE PARA TODOS, COM UMA GESTÃO PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA. PROPONHA ALGUNS ENCAMINHAMENTOS que possam auxiliar D.Dirce a enfrentar a situação FUNDAMENTE SUAS SUGESTÕES NOS AUTORES ESTUDADOS. QUESTÃO 2:valor 5,0 pontos.

Formado(a) pela UNISAL/LORENA, tendo como referenciais teóricos os autores trabalhados em PMAE, especialmente, LIBÂNEO,J.C. ( ), SOFIA( ), LUCK( ), PARO( )VEIGA,Ilma P.( ) sem desconsiderar as demais leituras feitas por você, em suas pesquisas para o Portfólio, Como você agiria? Por onde começaria? Que análise você faz dessa situação? Que sugestões daria a D.Dirce? Não esqueça que sua fundamentação deve ser feita tomando por base os autores estudados. Não basta uma opinião pessoal sem fundamentação na teoria estudada. Para orientar sua análise da situação, aqui vão algumas dicas: Faça uma análise reflexiva desta estória, procurando DEFINIR QUAL O PERFIL DE GESTÃO DE D.DIRCE. APRESENTE O PERFIL DA GESTÃO ESCOLAR E DO DIRETOR COMPROMETIDOS COM A ESCOLA DE QUALIDADE PARA TODOS, COM UMA GESTÃO PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA. PROPONHA ALGUNS ENCAMINHAMENTOS que possam auxiliar D.Dirce a enfrentar a situação FUNDAMENTE SUAS SUGESTÕES NOS AUTORES ESTUDADOS. QUESTÃO 2:valor 5,0 pontos.

QUESTÕES: Questão 1:-Valor: 2,5 Elabore, de forma ESQUEMÁTICA, uma SÍNTESE das noções trabalhadas durante nossas aulas , neste segundo semestre, que foram apreendidas por você, especialmente em nossos encontros aos sábados. Lembre-se, gostaria de estar percebendo o que realmente ficou de nossas conversas e o SEU grau de participação e aproveitamento. Importante: gostaria de perceber a apreensão dos diferentes tipos de conteúdos trabalhados: conceituais(os conceitos trabalhados), procedimentais( as habilidades que procurei pontuar e desenvolver: utilização de estratégias de ensino, recursos, comunicação com os alunos, mediação da sala de aula) e atitudinais( valores, ética profissional, postura do educador) e sua capacidade de SÍNTESE. OK? Vou dar uma dica para a elaboração do esquema: Se o assunto fosse as competências do educador , eu faria mais ou menos, assim: COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR >>>>>>TÉCNICO PROFISSIONAL: conhecimentos específicos da sua disciplina.>>>Domínio do conteúdo>>> busca constante>>>>pesquisador>>>>aprender sempre >>>>>>HUMANA:........ >>>>>>POLÍTICO SOCIAL:...... >>>>>DIDÁTICO PEDAGÓGICA:....... Entendeu? Gostou da dica? Este é só um exemplo.Ao trabalho! Responda a questão proposta.

Segundo Howard Gadner o ser humano possui múltiplas inteligências Segundo Howard Gadner o ser humano possui múltiplas inteligências. Quando lemos o livro de Celso Antunes-A sala de aula de Geografia e de História e as inteligências Múltiplas, e através dos trabalhos apresentados pelos grupos de alunos na sala de aula, você pode observar como o professor de História pode e deve em sua intervenção pedagógica, valorizar as diferentes inteligências, utilizando estratégias, procedimentos, técnicas de trabalho que tornem a aula mais dinâmica e envolvente para os alunos. Demos destaque à Inteligência Lingüística Verbal, à Inteligência Lógico Matemática, à Inteligência Viso espacial, Inteligência Cinestésicocorporal. Escolha duas das inteligências acima referidas e para cada uma delas apresente uma estratégia de intervenção numa aula de Geografia para o ensino fundamental ou médio, explicando como a utilizaria. 1ª Inteligência escolhida:...................................................................................................................... Estratégia escolhida:............................................................................................................................. Explicação da utilização da estratégia escolhida:............................................................................... :................................................................................................................................................................ :............................................................................................................................................................... ................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................... 2ª Inteligência escolhida:....................................................................................................................... Estratégia escolhida:.............................................................................................................................. Explicação da utilização da estratégia escolhida ........................................................................................................