Professor: Jorge Bonito

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BENCHMARKING.
Advertisements

Adélia Barros Testes de Software Adélia Barros
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Organização Curricular da Escola
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes UFRGS - SAI Setembro 2004.
-Apropriação do Relatório Pedagógico
ELABORAÇÃO CURRICULAR RELACIONADA À VIDA COTIDIANA, AO MEIO AMBIENTE, À CIÊNCIA E À TECNOLOGIA NA ESCOLA BÁSICA COM ÊNFASE NA REGIONALIZAÇÃO A PARTIR DOS.
Pesquisa-ação: uma introdução metodológica
Formas de Planejamento
Didática e Metodologia no Ensino Superior
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 14
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
Lideranças nas organizações educativas
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
Comparação entre usuários
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Questões metodológicas do Ensino Religioso
PLANIFICAÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO.
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Plano Nacional de Leitura
2º ENCONTRO DE PROFESSORES COORDENADORES
CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Modelos de Gestão Educacional
Avaliação Educacional
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
AVALIAÇÃO DE CURRÍCULOS E PROGRAMAS
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Guia de Benefícios.
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
ÁREA DE ESPECIALIDADE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
Professora Michelle Luz
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
SELEÇÃO DE PESSOAS A seleção busca entre os candidatos recrutados aqueles mais adequados aos cargos existentes, visando manter ou aumentar a eficiência.
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
Perguntas de Modelação
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Programa Internacional de Avaliação de Alunos
cognitivo psicomotor afetivo Taxionomia de Bloom
Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
Docência do Ensino Superior
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Seminário Internacional : Boas Práticas em Gestão Escolar GESTÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS E GESTÃO DA APRENDIZAGEM David Albury Consultant, Global Education.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
Prof.ª Chayane C. de Souza
Por que o jornal na escola?
Aula 02 de Eng. de Requisitos
MATEMÁTICA CONCEPÇÃO DA ÁREA com Carla Miranda Cássia Andrade Ivanilda Mendes Valzenir Costa Roseli Santana Wilmara Fernandes ABRIL 2011.
É um dos principais instrumentos para a elaboração de políticas públicas dos sistemas de ensino e redirecionamento das metas das unidades escolares. O.
ADMINISTRAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM
REPENSANDO A AVALIAÇÃO
Faciminas - Uniminas Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Disciplina Informática Aplicada a Educação II 4º Período Noturno Uberlândia, 2005.
Avaliação de Projetos Sociais
OPERACIONALIZAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
IV Congresso Internacional de Educação Diferenciada 20 IV 2013 Nuno Miguel Gaspar da Silva Francisco Módulos Inquiry: uma metodologia diferenciada em Ciência?
1 Formação Pedagógica Inicial de Formadores/as Módulo Acompanhamento e Avaliação da Formação Módulo Julho 2011.
A BORDAGEM C OMPORTAMENTALISTA Carolina Farias Christiana de Sousa Cristiana Brandão Elba Lopes Elizângela Joelma Mayrla Vasconcelos Maria dos Santos Patricia.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

Professor: Jorge Bonito Universidade de Évora Professor: Jorge Bonito

Componentes do grupo: Ana Célia do Nascimento Moraes Edna Rildete de Almeida da Silva Maria de Sousa Costa Maria Anderly Barriga Marques Colaboração: Thayna Almeida Batista

Método de Stake Contexto Histórico: Século XX Desenvolvimento da ciência e tecnologia Guerra fria Reorganizar a sociedade civil para adequar ao novo modelo sócio-econômico Imperativo Reformulação dos níveis educacionais. Educacional Desempenho eficiente dos educadores. Novas estruturas curriculares e estratégias de ensino

Reflexos no sistema educativo norte-americano (década de 50) Avaliação Educacional Centro do processo Educativo Avaliar a qualidade do ensino

Stake e a avaliação respondente Avaliação Iluminista- Método Holístico: Paradigma sócio-antropológico HISTÓRICO: Foi professor de matemática (graduação) Fez doutorado em psicometria Foi professor de psicologia da educação e diretor do centro de currículo e avaliação Líder de uma nova escola de avaliação Criou o método da figura(concepção do Tyler/avaliação pré-ordenada)

Concepção Trata-se de um modelo avaliativo centrado no individuo: o avaliador responde àquilo que as diversas audiências desejam conhecer, e negocia com o individuo o que é preciso fazer.

DESCRIÇÃO Rompimento com a tradição Tyleriana As intenções sujerem uma comunicação contínua entre a avaliador e o público alvo As avaliações devem ajudar a observar e melhorar o que está acontecendo(centrada no cliente) Os avaliadores devem utilizar programas relacionando os antecedentes e as operações com os resultados Os aspectos secundários e os acidentes de percursos devem ser tão estudados como os resultados esperados. Os avaliadores devem evitar a apresentação de conclusões finais sem antes comparar, analisar e refletir os juisos de uma ampla gama de gente interessada no objeto de avaliação Os experimentos e os testes são inadequados e insuficientes para satisfazer os propósitos de uma avaliação; devem frequentemente serem substituidos por uma variedade de métodos, incluindo os subjetivos

Aspectos importantes Congruência : averiguar se os propósitos serão cumpridos. Contingência: identificar os resultados contingentes (antecedentes concretos). Avaliação = Conjunto de valores de um programa Conjunto de expectativas e critérios que diferentes pessoas tem sobre o programa

Etapas da estrutura funcional do método de Stake 12-falar com os clientes, o pessoal do programa e as audiênciasa 11-reunir os relatórios formais, se existirem 1-Identificar o alcance do programa 12 10- elaborar um esquema para uso da audiência 1 11 2-Planificar as atividades do progama 2 10 9- validar: confirmar, procurar provas para a não confirmação 9 3-Descobrir os propósitos e interesses 3 8-, desenvolver temas,preparar descrições e estudar casos concertos 4 8 4 Conceptualizar as questões e problemas 5 7 6 7 Observar os antecedentes, as transações e os resultados propostos 5 Identificar os dados necessários para investigar os problemas 6 Selecionar observadores, juizes e instrumentos, se existirem

Criticas ao modelo respondente Os dados não possuem precisão suficiente e são pouco considerados. Existe uma confiança excessiva na capacidade dos participantes para analisar as interações complexas e latentes através de comentários. Sobrestima-se a natureza política da avaliação.