Agenda da Apresentação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
Gerenciamento Pelas Diretrizes
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Gestão da Informação e do Conhecimento Prof.: Lillian.
PETI Planejamento Estratégico de TI
Qualidade Total.
FASES DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL.
ABGP – IPMA Certificação Nível D Grupo de Estudos Área V do RBC Elementos 29, 35 e 37 Normando Nereu de Souza Coelho APRESENTAÇÃO PROJEXPERT – FOLDER.
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
Palestrante: Isamir Machado de Carvalho
Gestão do Conhecimento na prática
IV Workshop Gestão de Competências em Organizações
FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
Implementação de Sistemas
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 14
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
Engenharia Clínica Dr. Gustavo Grottone
MISSÃO Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa.
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Manutenção Produtiva Total - TPM -
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Mentoring Comunidades de Prática (CoP)
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
O que é ISO? Conjunto de normas internacionais que busca averiguar a existência de um sistema de garantia de qualidade na empresa Garantia da qualidade.
A padronização dos processos facilita o controle da operação da empresa, promove a qualificação e o desenvolvimento da equipe, gerando aos clientes a percepção.
Tema Gestão do Conhecimento:.
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Profissional de GC / Função de GC
Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
GESTÃO DO CONHECIMENTO Contexto e Aplicação
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
Sistemas de informação em planos de saúde: rede credenciada, usuários e ANS André Junqueira Xavier.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Flávia Consoni Centro Universitário da FEI.
LEARNING ORGANIZATION OU ORGANIZAÇÕES VOLTADAS PARA O APRENDIZADO
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
e2pc mais que um produto, um projeto a quatro mãos em busca da presença digital.
A IMPORTÂNCIA DO 5S O 5S é uma ferramenta simples,baixo custo e apresenta resultados a curto prazo, sendo aplicável em qualquer setor industrial e até.
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
Outubro  Apresentar através de debates o perfil e papel dos Multiplicadores e Área de O & M / Processos.  Implantar.
SEMINÁRIO SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO CORPORATIVA.
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Sistemas de Informações Gerenciais 2010/01 Prof. Ms. Adriana M. Martins
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
QUALIDADE.
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Logística Integrada Engenharia de Produção
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Brasília – Março de Contexto Desafios do Estado X Recursos disponíveis Demandas sociais.
1 4 – Nova Norma ISO 9000 Versão 2000 Em uma economia cada vez mais globalizada, caracterizada pela acirrada competitividade e por um ambiente altamente.
MAIO 2010.
Conteúdo programático
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Planejamento estratégico
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Regina Santos Silva Tonini, Msc. SBGC-BA Diretoria de Projetos GESTÃO DO CONHECIMENTO: O Grande Desafio.
Solução sistêmica para apoiar os processos de fiscalização da Arsesp Agosto/2015 IX Congresso Brasileiro de Regulação.
Transcrição da apresentação:

Agenda da Apresentação Trabalho - Tópicos Principais Processos mais Importantes A Má Gestão e a Gestão Pró-Ativa Casos e Resultados de Aplicação Conceitos Essenciais Resultados Casos de Aplicação de Gestão de Conhecimento em Empresas Gregorio Bittar Ivanoff / Information Liner Ltda.

Intenção Rever processos de criação e transferência de conhecimento avaliando sua capacidade de agregar valor a atividades, produtos e serviços www.egroups.com/group/gegcc

Trabalho - Tópicos Principais A identificação dos processos Quanto do trabalho é conhecimento? Quando o conhecimento gera resultados? Os sintomas da má gestão do conhecimento A gestão pró-ativa do conhecimento A intenção de aplicar gestão de conhecimento Dimetri Ivanoff - Paulino G. Francischini - José Claudio C. Terra

Processos mais Importantes Aplicação de mapas de conhecimento Valorização de temas relevantes Especificação de ações e resultados Estruturação de ambientes indutores Correção de sintomas da má gestão Promoção da gestão pró-ativa Avaliação e mensuração de resultados Casos de Aplicação de Gestão de Conhecimento em Empresas

Redes de Revendas de Computadores Rede de revendas estabelecida de forma semelhante a uma rede de revenda de automóveis Serviços incluíam assistência técnica Contratos, procedimentos e manuais de operação negociados e mantidos pelas partes Reuniões mensais das revendas para troca de experiências, debates e acordos estratégicos e operacionais Central de operações no fabricante dos computadores 1991 - Valor de uma Rede, de seus Produtos e Serviços - Comprar ou Construir

Sistemas e Aplicações para a Área de Saúde Centrais de atendimento para obtenção de informação, marcação de consultas e exames etc Integração de processos clínicos e administrativos Especialistas essenciais no desenvolvimento e implantação de soluções Componentes de serviços e conhecimento representando a maior parte do valor da solução Redes multi-disciplinares de empresas e fornecedores necessárias para a composição da solução 1993 - Redes Multifuncionais - Valorização de Serviços - Inovação

Serviços de Instalações Elétricas Industriais Aplicação de mapas de conhecimento, lições aprendidas e técnicas de trabalho em grupo Gestão do conhecimento envolve risco, prazos, segurança, trabalho em grupo, inovação de processos Condições especiais devem ser observadas - clima, utilização de equipamentos de proteção individual e atendimento de normas técnicas e de segurança das instalações Projeto e a instalação devem ser executados de maneira compatível com as características de operação e manutenção das empresas 1996 - Riscos - Prazos - Qualidade - Aprendizado - Grupos - Mapas - Ambientes

Aplicação em Instalações de Informática Eficiência da implantação e reforma de instalações elétricas, de dados e de comunicação Restrições a processos produtivos decorrentes tanto pela falta de reformas como pela sua execução Novos procedimentos, metodologias e controles devem atender a complexidade de iniciativas estratégicas Impactos da estratégia e das aplicações de Tecnologia de Informação devem ser avaliados em relação à estratégia e às atividades da empresa 1999 - Ambientes - ISO 9000 - Cenários - Espirais de Criação do Conhecimento

Sintomas da Má Gestão do Conhecimento A empresa repete erros Existem trabalhos duplicados As relações com clientes são conduzidas com dificuldade As boas idéias não são partilhadas A empresa compete em preço A empresa não consegue acompanhar os líderes de mercado Existe dependência em indivíduos chave A empresa é lenta para lançar novos produtos A empresa não sabe indicar preço de serviços T. Stewart - Revista Fortune

Características da Gestão Pró-Ativa do Conhecimento POLÍTICAS E PRÁTICAS PARA A ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO MENSURAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS O sistema garante a aplicação da gestão pró-ativa de conhecimento? ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS DE TRABALHO APRENDIZADO COM AMBIENTE, CLIENTES E PARCERIAS ESTRATÉGIA E ALTA ADMINISTRAÇÃO CULTURA ORGANIZACIONAL www.terraforum.com.br

Serviços em Condomínios Residenciais e Comerciais Cultura - entrevista com envolvidos sobre hábitos de manutenção e operação Estratégia e Alta Administração - responsabilidade pela contratação de serviços Organização e Processos de Trabalho - padrões de execução e contratação de instalações elétricas Políticas e Práticas de Administração de Recursos Humanos - habilitação de responsáveis, pessoal interno e prestadores de serviços Sistemas de Informação e Comunicação - avaliação de documentação, sinalização e identificação Mensuração de Resultados - medidas de parâmetros elétricos comparadas com custos financeiros de manutenção e operação Aprendizado com o Ambiente, Clientes e Parcerias - experiência na instalação de sistemas, participação em treinamentos, comunicação entre envolvidos 2000 - Gestão Pró-Ativa do Conhecimento - Sintomas da Má Gestão

Conceitos Essenciais Se o conhecimento tem várias dimensões, em qual delas você está trabalhando? Conhecimento - Componentes

Componentes do Conhecimento da Empresa Estático Conhecimento Estrutural Organizacional Hierarquia Estruturas Relações Regras Procedimentos Dinâmico Operacional Conhecimento Comportamental Meta-regras Conhecimento de Suporte 4o. componente Conhecimento de Controle Dimensões - Estruturas - Procedimentos - Controles

Conceitos Essenciais Os recursos disponíveis permitem a conclusão da seqüência de ações em curso? Atenção Seletiva - Agenda - Controle - Resultados - Objetivos

Mapas de Conhecimento Técnica gráfica para anotar e apresentar conceitos e seus relacionamentos Ajudam a desenvolver linguagem comum e a resolver diferenças entre participantes Facilitam a elaboração de documentos Viabilizam o registro de atividades Permitem representar competência, sistemas, estruturas interna e externa, pessoas e relações Colaboram para a compreensão do conteúdo e características do conhecimento envolvido

O valor da seqüência? Agenda Assunto Data RESULTADOS ESPAÇO OBJETIVOS HIPÓTESES RECURSOS RELAÇÕES RESTRIÇÕES AÇÕES Mapa - Controle - Interpretação Abrangente de Maior Credibilidade

Mapa de Conhecimento - Segurança, Instalação em Petroquímica

Seqüência Mapas de Conhecimento gerencie temas relevantes especifique ações e resultados crie medidas de controle do conhecimento garanta a implantação de um sistema de gestão de conhecimento promova gestão pró-ativa do conhecimento valorize intenções estratégicas

Seqüência Mapas de conhecimento para representar e administrar estruturas para gestão de conhecimento Identifique temas relevantes para gestão do conhecimento, considerando características estáticas, dinâmicas e de controle da empresa Especifique ações e resultados lembrando que o conhecimento tem valor quando é criado e transferido continuamente Crie um sistema de controle capaz de avaliar a abrangência e a credibilidade de interpretações Garanta a implantação de um Sistema de Gestão de Conhecimento que permita evidenciar sintomas da má gestão Promova de forma contínua e gradativa características da gestão pró-ativa do conhecimento Valorize intenções estratégicas com o apoio de bancos de dados

Resultados Um espaço de negociações é determinado pelo “local” escolhido pelo grupo Conceitos e relacionamentos podem ser propostos, registrados, aplicados e avaliados em mapas de conhecimento Alterações de rumo e interferências podem ser identificadas e registradas As três dimensões do conhecimento (organização, operação e controle) podem ser debatidas e avaliadas para os processos envolvidos Os processos de criação e transferência de conhecimento podem ser relacionados Novas idéias e estratégias podem ser registradas e debatidas a qualquer momento O registro de ocorrências é facilitado a partir de registros apontados nos mapas Os mapas de conhecimento podem funcionar como um contrato coletivo do grupo Casos de Aplicação de Gestão de Conhecimento em Empresas

Conclusões Deve-se verificar a presença de condições capacitadoras para a criação e transferência do conhecimento, sendo a intenção a mais importante A intenção deve garantir a existência de uma consciência empresarial para a gestão pró-ativa do conhecimento Processos devem ser aplicados para administrar: valores associados às características da gestão pró-ativa do conhecimento e riscos associados a sintomas da má gestão greg_liner@uol.com.br - Cel.: (11) 9162-3433