A Mídia Exterior na visão do Anunciante

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Transcrição da apresentação:

A Mídia Exterior na visão do Anunciante 2 DE SETEMBRO ABA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANUNCIANTES

O PAPEL DA MÍDIA EXTERIOR Atualmente chamada de OOH (Out Of Home), esta mídia: Cumpre papel estratégico na construção de marcas. Aumenta o recall das campanhas publicitárias. Amplia frequência e gera visibilidade. Exerce influência sobre os consumidores, moldando conceitos, culturas, comportamentos, hábitos e tendências devido ao seu grande impacto.

BENEFÍCIOS PARA O ANUNCIANTE A mídia exterior tem vários benefícios que podem ser potencializados /explorados, de acordo com o conhecimento que o veículo oferece a respeito das campanhas: Demarcação de território Visibilidade Linguagem de massa Segmentação de zonas Possibilidade de selecionar grandes fluxos Cobertura > continuidade, estímulo visual > aumento de consumo Exposição integral; amplitude de alcance

CONSIDERAÇÕES DO PLANEJAMENTO A decisão pela utilização desta mídia é baseada em: Adequação à proposta criativa da campanha, análise de oportunidades e pontos de contato com o consumidor, priorização de mercados, budget da campanha. Dados de Cobertura (freqüência, impacto, engagement/ envolvimento, proximidade no momento da compra, interatividade, Tempo de Exposição (peça que se vê parado em um farol ou em trânsito), ângulo de visão, Clutter (poluição visual no local, quantidade de peças publicitárias e distrações) Análise do Target (fluxo, qualificação, segmentação, penetração e afinidade) Análise de custo de produção x custo de veiculação x período de atuação (muitas vezes a produção inviabiliza a mídia).

CONSIDERAÇÕES DO PLANEJAMENTO Possibilidade de trocas de materiais. Conhecimento dos períodos de trocas e eventuais custos adicionais. Tipo de modalidade comercial: venda por mês (Metrô) / quinzena (outdoor) / semana (mobiliário urbano) / dia (projeto especial) Checking comprobatório de instalação, período de veiculação, manutenção e qualidade da peça. Trabalhar somente com empresas “sindicalizadas’ à SEPEX – Sindicato dos Empresas de Publicidade Exterior, Central de Outdoor e ABOH

RECOMENDAÇÕES DE MELHORIAS PARA OS VEÍCULOS Utilizar as novas tecnologias para: Aferição da audiência (audiência estimada, pois atualmente só temos total de pessoas impactadas). Localização e distribuição geográfica – sinalização em mapas. CPM da peça toda e por metro quadrado, que possibilita considerar análise comparativa de rentabilidade. Perfil da audiência – público-alvo que circula nos locais recomendados. Confirmação da entrega (checking). Gerar um banco de dados único que pudesse demonstrar o potencial de todos os canais (opções) de Mídia Exterior de cada mercado (com o maior número de informações possível).

RECOMENDAÇÕES DE MELHORIAS PARA OS VEÍCULOS As empresas devem unir-se para municiar os clientes com pesquisas proprietárias ou ad hoc (pesquisa de audiência de cada canal em sua área, como metrô, rodoviária etc..) Aproximarem-se dos clientes com a finalidade de obter conhecimento a respeito da estratégia das campanhas > criar propostas inovadoras, buscando o engagement /proximidade/ interatividade com o consumidor. Venda é diferente de entrega. A entrega está relacionada com o comprometimento de resultados.

RECOMENDAÇÕES DE MELHORIAS PARA OS VEÍCULOS Fornecer inputs aos clientes sobre os hábitos culturais dos mercados (festas/eventos relevantes) pois, eles atraem maior público. É necessária a maior profissionalização do mercado. No aspecto legal, fazer com que a auto-regulamentação seja mais ativa, em defesa do meio.

FERRAMENTAS DE PESQUISA: Atualmente são utilizadas : Marplan e TGI: dados de penetração do meio e hábitos atitudinais. Brasil em Foco: dados demográficos, potencial de consumo etc.

POSIÇÃO DA ABA SOBRE OS FUNDAMENTOS DO MEIO: Rarefação Adequação Diversidade Colaboração Legalidade e Tributação Profissionalização Networks (circuitos), inclusive Multiformatos

Trabalho realizado pelo Comitê de Gestão de Mídia e Marketing Digital da ABA Grupo de Trabalho: Maria Luiza Lopez (Diretora de Mídia da Unilever e Presidente do Comitê); Ricardo Monteiro (Diretor de Comunicação da Reckitt & Benkiser) e Celia Uribe (Gerente de Mídia do Bradesco). Coordenação: Rafael Sampaio (Vice-Presidente Executivo da ABA) aba.com.br – fone: 11.3283.4588