Português Brasileiro: Questões atuais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
Advertisements

Nazaré Marta M. C. Lazarone
COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO MANUEL NOVAES SÉRIE: 3° ANO DO ENSINO MÉDIO
Português Brasileiro: Questões atuais
Português Brasileiro: Questões atuais
LETRAMENTO.
PROJETO INTERDISCIPLINAR- PORTUGÊS E INGLÊS
Plano de Trabalho Docente
UBEE/UNBEC COLÉGIO MARISTA PIO X BIBLIOTECA ABELARDO DA HORA
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA FACULDADE DE LETRAS DISCIPLINA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DO PORTUGUÊS PROFESSORA: TABITA.
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Conceitos e preconceitos
Caracterização dos ciclos
“Proposta de atividade, esboço inicial”
Programa de Ensino e Proposta Pedagógica
CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Linguagem, alfabetização e letramento
PRÁTICA DO ENSINO DE FÍSICA
Planejamento PNAIC 2014.
Modelo de Relato da Sequência Didática tema: indicar qual
Habilidades centrais no ensino da língua portuguesa
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
GÊNEROS TEXTUAIS NO ESPAÇO EXTRAESCOLAR E NA SALA DE AULA
Orientação Técnico-Pedagógica
As discussões desenvolvidas neste pôster têm em vista o eixo temático Currículo e prática pedagógica em espaços formais de educação. Dentro desse contexto,
As Histórias em Quadrinhos (HQs) utilizadas em salas de aula se bem trabalhadas propõe aos alunos um bom debate e maior aprofundamento do que seja o uso.
PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
APRESENTAÇÃO TELE-SALA: CAMETÁ ANO: 2007 DANIELA SANTOS FURTADO
Projeto: Alfabetização Monitoras: Débora Regina Camasmie de Campos Adriana Magalhães Freire Morgana de Souza.
Variação Linguística: Dialetos, Registros e Norma Linguística
Estrutura do documento:
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
1. INTRODUÇÃO Para saber o impacto do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), o Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP), do Campus de Vilhena,
De Ezequiel Theodoro da Silva
PROFª. Rose Cléa Universidade Castelo Branco
Concepções de linguagem e ensino de português
Discutindo Geometria com o Logo Escola: E.E. Dom José de Camargo Barros( Indaiatuba) Professora: Eliza Ayako Mukai Setembro/2000.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Histórias em Quadrinhos
Etapas de uma sequência didática
Leitura e interpretação de texto
Nosso último encontro... Começou, é claro, com uma leitura de fruição: Muito divertida e propícia para a época... Fica aqui a sugestão de leitura: o texto.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Variação Linguística: Dialetos, Registro e Normas Linguística
Tecnologias / Produção de texto
Por que o jornal na escola?
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
AULA 1 – APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA
ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
Alfabetização: a influência da formação do professor no processo de aquisição da linguagem. Mestranda: Maria da Guia Taveiro Silva Orientadora:Profª.Drª.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Abrir o Apetite Poético
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
TRABALHO COLABORATIVO
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
EXEMPLOS DE QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Gêneros textuais Professor: Marcel Matias.
Transcrição da apresentação:

Português Brasileiro: Questões atuais TEMA DA OFICINA Português Brasileiro: Questões atuais

OBJETIVO DA AULA Compreender o funcionamento da linguagem do Português Brasileiro, para adquirir consciência nas práticas de produção oral e escrita bem como nas situações de ensino.

Recapitulando: o que já fizemos?

Leitura do texto: O sal Tupinambá de Sebastián Gerlic Prêmio Alexandre Robatto – Festival Cinco Minutos em 2008 Vídeo de Maceió-AL Atualmente existem dois núcleos de índios Tupinambá, no litoral da Bahia: Olivença, município de Ilhéus, com 20 aldeias e 3864 indígenas; e a aldeia Patiburi, município de Belmonte, com 199 pessoas.

Depois da leitura... Impressões... O que vocês destacaria no vídeo?

Importância de estudar a variação O que é variação? O que é variedade? Por que tratar da variação?

Leitura do texto: Ai se Sesse Texto de Zé da Luz (poeta paraibano: Severino de Andrade Silva); Gravado pelo grupo Cordel do Fogo Encantado: grupo de Arco Verde-PE.

Produção de sentido do texto... O que acharam do texto? O que identificam de variação na poesia? Já flagraram alguma expressão parecida em Tapiramutá? Vocês acham que esse falar é próprio das variedades estigmatizadas?

Leitura da outra versão do texto... Texto: Ai se fosse e considerações: Impressões... Os dois textos têm o mesmo efeito? Por quê?

Fenômenos de variação, segundo Bagno, 2007 Lugares diferentes; Classes sociais; Grau de escolarização; Idade; Sexo;

Fenômenos de variação, segundo Bagno, 2007 Mercado de trabalho; Redes sociais; Etapas da história; Língua falada e língua escrita; Monitoramento.

Leitura de texto de e-mail Professora Adriane Sartori, defendeu tese na UNICAMP, Universidade Estadual de Campinas.

Atividade para ser entregue: Ler os textos propostos e tentar passar para as variedades prestigiadas da língua, considerando os contextos: Envio de e-mail para uma lista de discussão; Envio de fax numa empresa conceituada.