Português Brasileiro: Questões atuais TEMA DA OFICINA Português Brasileiro: Questões atuais
OBJETIVO DA AULA Compreender o funcionamento da linguagem do Português Brasileiro, para adquirir consciência nas práticas de produção oral e escrita bem como nas situações de ensino.
Recapitulando: o que já fizemos?
Leitura do texto: O sal Tupinambá de Sebastián Gerlic Prêmio Alexandre Robatto – Festival Cinco Minutos em 2008 Vídeo de Maceió-AL Atualmente existem dois núcleos de índios Tupinambá, no litoral da Bahia: Olivença, município de Ilhéus, com 20 aldeias e 3864 indígenas; e a aldeia Patiburi, município de Belmonte, com 199 pessoas.
Depois da leitura... Impressões... O que vocês destacaria no vídeo?
Importância de estudar a variação O que é variação? O que é variedade? Por que tratar da variação?
Leitura do texto: Ai se Sesse Texto de Zé da Luz (poeta paraibano: Severino de Andrade Silva); Gravado pelo grupo Cordel do Fogo Encantado: grupo de Arco Verde-PE.
Produção de sentido do texto... O que acharam do texto? O que identificam de variação na poesia? Já flagraram alguma expressão parecida em Tapiramutá? Vocês acham que esse falar é próprio das variedades estigmatizadas?
Leitura da outra versão do texto... Texto: Ai se fosse e considerações: Impressões... Os dois textos têm o mesmo efeito? Por quê?
Fenômenos de variação, segundo Bagno, 2007 Lugares diferentes; Classes sociais; Grau de escolarização; Idade; Sexo;
Fenômenos de variação, segundo Bagno, 2007 Mercado de trabalho; Redes sociais; Etapas da história; Língua falada e língua escrita; Monitoramento.
Leitura de texto de e-mail Professora Adriane Sartori, defendeu tese na UNICAMP, Universidade Estadual de Campinas.
Atividade para ser entregue: Ler os textos propostos e tentar passar para as variedades prestigiadas da língua, considerando os contextos: Envio de e-mail para uma lista de discussão; Envio de fax numa empresa conceituada.