Reflexões sobre educação online

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Formação de professores para docência online uma pesquisa interinstitucional Marco Silva EDU/UERJ.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
José Claudio Vahl Júnior Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL
Formação Continuada de Professores Para Educação a Distância
Desenho didático para cursos dinamizados em ambientes online: o caso do curso de formação para professores em serviço do ensino médio MARISTELA MIDLEJ.
Material didático para EaD
EAD e Material Didático: reflexões sobre mediação pedagógica
PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
FGV Online Programa de Ensino a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Fundação Roberto Marinho
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD no Moodle-Moot 2007.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba.
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
Formação profissional e EAD
Série Formação Educação a Distância Vídeo-aulas ISSN Número 2 Ir ao menu.
Educação no contexto do Trabalho
Mediação e Relações Pedagógicas
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Tipos de Tutoria.
Comunicação e Interação
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
Desenvolvimento de Pessoas Organizações que Aprendem
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
Profa. Reane Franco Goulart
HIPERTEXTO, INTERATIVIDADE E SIMULAÇÃO: POTENCIAIS DA EDUCAÇÃO ONLINE
SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância
Aplicações tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem: possibilidades, limites e perspectivas.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Ensinando e Aprendendo com as TIC
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Papel do Tutor em EAD.
Comunidade de aprendizagem
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
Objetos virtuais de aprendizagem – Interação e Interatividade
EAD na Esat Curso de Formação de Autores para EAD Curso de Formação de Autores.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Links são pontos do hipertexto a serem clicados para que o leitor tenha acesso a outros blocos de informação. As informações de cada bloco devem.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
REDE SOCIAL E CAPACITAÇÃO Como a rede social pode potencializar a capacitação Bernardo Kipnis, Ph.D Universidade de Brasília.
A Evolução da Utilização do Moodle no Ensino Presencial e no Ensino a Distância na UFBA Eduardo Henrique Lima Feira de Santana - Nov/2010 UNIVERSIDADE.
Transcrição da apresentação:

Reflexões sobre educação online

Cenário Curso de Formação de Tutores em EAD UFBA/ISP (2004 – 2008) Intercâmbio e trocas nos fóruns de um grupo de professores também pesquisadores

Definição dos temas Os dilemas docentes no contexto do Curso de Formação de Tutores em EAD – Socorro Cabral A crise de leitura e implicações para educação online – Patrícia Rosa e Bruno Fontes Ambiente virtual e desenho didático: a autonomia como possibilidade – Nicia Riccio e Gilson Lima Avaliação da aprendizagem em educação online: experiências compartilhadas – Edméa Santos e Gilson Lima Criação de vínculos afetivos na interação online – Elmara Souza

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA X EDUCAÇÃO ONLINE

Cibercultura Conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores, que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço”, trata-se de um “novo ambiente de comunicação que surge com a interconexão mundial de computadores” (LÉVY, 1999, p.32).

O ciberespaço é um enorme hipertexto planetário O ciberespaço é um enorme hipertexto planetário. Um hipertexto é um texto aberto a múltiplas conexões a outros hipertextos. Com os hipertextos, é a figura do leitor que se vê substituída pela do "netsurfista". Esse não é mais um simples leitor, mas um agente de interação com as interfaces do ciberespaço. O ciberespaço é assim um conjunto de hipertextos interligados entre si onde podemos adicionar, retirar e modificar partes desse texto vivo (LEMOS, 1996).

Quais as implicações da chamada crise de leitura para educação online?

Algumas singularidades A escrita como principal instrumento de interação A interação preservada no escrito A escrita como marca identitária individual – hierarquia X pluralidade A visão do “outro” – relação indivíduo/indivíduo, indivíduo/grupo

Fóruns (recurso assíncrono)

Dinâmica de interação nos fóruns leitura dos conteúdos dispostos nos materiais didáticos para fundamentação do texto leitura dos textos do grupo elaboração de um texto próprio que deve articular essas leituras, ressignificá-las, dialogar com os seus conhecimentos prévios e comunicar ao “outro”.

Alguns tipos de textos encontrados nos fóruns TEXTOS FLUTUANTES TEXTOS EGOCENTRADOS TEXTOS NÃO COMUNICANTES TEXTOS SATÉLITES

CONTATOS: PATRICIA ROSA E-MAIL: patriciachuva@gmail.com prosadasilva@yahoo.com.br TEL: 71 8859 2005/ 3283 6480