Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Interface no Ambiente VIAS K
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
1 e-Learning Fábrica de Educação a Distância (04/2005)
Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo
Reflexões sobre educação online
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD no Moodle-Moot 2007.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
Contexto de Educação a Distância
O Cenário Virtual.
Ferramentas de Mediação no Moodle
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Produção do conhecimento em EAD
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo e 16 Dez 09, 6 Jan 10
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
O AVA precisa ser uma obra aberta, onde a imersão, a navegação, a exploração e a conversação possam fluir na lógica da completação Um AVA é uma organização.
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Generalidades sobre e-learning
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Utilização Educativa da plataforma Moodle
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
O Papel do Monitor.
Ambientes virtuais de aprendizagem:
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação Departamento de Educação I Docente: Menandro Ramos Discentes:Ada Silveira Georgia dos Santos Iane.
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Atividades.
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
HIPERTEXTO, INTERATIVIDADE E SIMULAÇÃO: POTENCIAIS DA EDUCAÇÃO ONLINE
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
FORMAS DE CONSTRUÇÃO PEDAGÓGICA Utilização de software social.
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Portais de Ensino Plataforma Moodle.
Formação de Tutores a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Ferramentas da Internet Seus Usos na Educação
Trabalho por Projetos: Estratégia de Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância no Ensino Superior Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São.
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Análise de um curso a distância que utilizou uma nova ferramenta de Courseware chamada Moodle Use este modelo para criar páginas da Web de intranet.
Objetos virtuais de aprendizagem – Interação e Interatividade
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
Capacita ç ão de Professores para o uso de Blog como Tecnologia Educacional Sílvia Braga Rosa Profª Ms. Joelene de Oliveira de Lima.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
De que falamos quando dizemos “moodle”?. O Moodle é um software para gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo, permitindo a criação de cursos.
,Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado  O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
 A internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. A escola.
Artigo 5 - AVA : Desafio na mediação pedagógica em EAD
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, primavera de 2012.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
A Evolução da Utilização do Moodle no Ensino Presencial e no Ensino a Distância na UFBA Eduardo Henrique Lima Feira de Santana - Nov/2010 UNIVERSIDADE.
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Transcrição da apresentação:

Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba

Transformações no nosso ritmo e estilo de vida Econômica Social Cultural Educacional

CIBERCULTURA o conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamentos e de valores que se desenvolvem juntamente com o ciberespaço. Pierre Lévy

Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning Environment) SGC - Sistemas de Gerenciamento de Curso SGA - Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem Mas o que é ? LMS - Learning Management System

O AVA é um espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a construção de conhecimentos, logo a aprendizagem Edméa Santos

É um software livre sob licença GPL código fonte aberto possibilitando Modificar os softwares adaptando-os a suas necessidades Ajudar a desenvolver e corrigir Estabilidade e segurança resultante da contribuição de muitas pessoas Não pagar para experimentar, usar e estudar

Aspectos Importantes Metas para os alunos saberem os objetivos a serem alcançados Feedback fundamental para que os alunos possam avaliar se estão atingindo os objetivos estabelecidos para o curso

Por que utilizá-lo Aulas a Distância Aulas Semi- Presenciais Aulas Presenciais O moodle oferece recursos que possibilitam criação, colaboração, partilhamento e (re)utilização de informação e conhecimento entre os usuários. go_curso_%20ead_CMPIM.jpg

Síncronos possibilitam que as pessoas comuniquem-se em tempo real Assíncronos possibilitam que as pessoas comuniquem- se num tempo posterior Recursos rompendo barreiras geográficas de tempo e espaço

Chat pode ser utilizada para tirar dúvidas e discutir temas estudados Fórum espaço de disseminação, discussão e reflexão de conhecimentos Recursos (exemplos) Tarefas meio de auto avaliação WIKI trabalhos colaborativos em grupo Arquivo ajuda os alunos a se programarem antecipadamente Diário e Blog refletir sobre seus trabalhos e divulgar descobertas

hipertextualidade Um dos maiores desafios é compreender que o sucesso da utilização das tecnologias da informação e comunicação está diretamente ligada a uma mudança de postura e de atitude perante o modo de realização das atividades Interatividade Multivocalidade Colaboração vídeo

PROFESSOR ALUNO Educando passa a ser o autor da aprendizagem, tornando-se mais ativo, construtivo e autônomo Educador passa a orientar as aprendizagens, incentivando e estimulando esse educando Novas Visões Novos Papéis Novos Desafios

Obrigado! Equipe do projeto EAD – CPD Moodle Ufba Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba