OBSERVATÓRIO DOS CONSÓRCIOS PÚBLICOS E DO FEDERALISMO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

MAPA DO ACESSO Um estudo da ABRAJI sobre direito de acesso a informações públicas no Brasil.
MOBILIDADE URBANA E ESTACIONAMENTO Enquadramento Jurídico
Paula Ravanelli Losada Subchefia de Assuntos Federativos
Fundos Municipais de Saúde
Os Municípios das Capitais e a Reforma Tributária Seminário sobre Receitas Públicas – 40 anos CTN Livraria Cultura Paço da Alfândega – Recife-PE 01/12/2006.
Estados, cidades e municípios...
“As Experiências dos Consórcios Públicos”
Ministério da Fazenda Secretaria Executiva 6º Encontro de Coordenação do PNAFM CENÁRIOS PARA O PROGRAMA.
Atividades e atos administrativos
Atividades e atos administrativos
CONSÓRCIO MÉDIOPARAOPEBANO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
Uso dos Indicadores do SIOPS
Prof.Dr.Áquilas Mendes Áquilas Mendes Doutor em Economia pela Unicamp; professor de Economia da PUC-SP, da FSP/USP e da FAAP/SP; presidente da Associação.
Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas
AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DELEGADOS DO RIO GRANDE DO SUL AGERGS 01 de dezembro de 2010.
Consórcios Públicos em Saúde Ceará, 2008 Principais Inovações – Lei dos Consórcios (Lei n.º de 06 de abril de 2005) Protocolo de Intenções Pessoa.
A IMPORTÂNCIA DOS CONSÓRCIOS PÚBLICOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL
PACTO FEDERATIVO FICÇÃO OU REALIDADE.
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
Lei nº Consórcios públicos e gestão associada de serviços públicos
PARQUE TECNOLÓGICO DE BELO HORIZONTE BH-TEC
Políticas Públicas Municipais
Missão do IMPARH Ser instrumento de apoio à gestão do município de Fortaleza, através de suas atividades de Seleção, Formação e Capacitação de Servidores.
MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria do Tesouro Nacional
REUNIÃO DO GT – INVENTÁRIO ESTADUAL DE GEE
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Oficina de Capacitação Programa de Aquisição de Alimentos – 2013
Painel: Aspectos destacados
I Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Administração e Planejamento Subchefia de Assuntos Federativos Secretaria de Relações Institucionais da.
Estrutura Organizacional da Administração Pública
Tributação Municipal – O Caminho para a Autonomia Fiscal
Seminário O DESAFIO DA UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO ESTADO DE SÃO PAULO FIESP 2012.
Sistema Estadual de Meio Ambiente
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Financiamento e Gasto do SUS na região metropolitana de
EMPRESAS ESTATAIS FEDERAIS
JAPIRAIBAITIJABOTIPINHALÃOTOMAZINA JUNDIAÍ DO SUL CONSELHEIRO MAIRINCK CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO DO VALE DO RIO CINZAS.
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
Curso de Cooperação interinstitucional e governança regional
INDICADORES DE GESTÃO PÚBLICA
Serviços Públicos II.
Recursos e Fontes de Financiamento
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
Gestão Associada de Serviços Públicos:
14 de julho de 2009 CNM Internacional. A CNM Internacional A área da Confederação Nacional de Municípios responsável por promover a inserção internacional.
II CONGRESSO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE Manaus, 15 de abril de SIOPS/2014 SIOPS, CERTIFICAÇÃO DIGITAL E LEGISLAÇÃO.
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
Regulamenta o acesso à informação previsto na CF Abrange todos os entes, poderes, órgãos e entidades Para implantação exige um conjunto de iniciativas.
Consórcio Público – Licenciamento ambiental
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos Governo LULA Fortalecendo a Federação.
GASTOS TRIBUTÁRIOS QUANTIFICAÇÃO E ANÁLISE
Auditoria Interna do Inmetro – Audin
1 Qua-07 de Maio de 2014 Uberlândia/MG Seminário 2: Consórcios Públicos de Saneamento Básico: Estruturação, Implantação e Sustentabilidade.
Estimativa dos Gastos Tributários no Brasil
Manesco, Ramires, Perez Azevedo Marques Advocacia CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS – CNM X MARCHA A BRASILIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS A gestão financeira.
Atividades e atos administrativos Aula 10 – 2ª parte Administração direta e indireta.
Consórcios Públicos Desafios Vancouver – out 2007 Marcela Belic Cherubine Secretária de Assuntos Jurídicos Prefeitura de Santo André.
Associação Brasileira de Municípios
Federalismo Fiscal Brasileiro
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS Centro de Ciências Humanas Letras e Artes Departamento de Geografia Curso de especialização em Gestão.
Conselheiro Jorge Ulisses Jacoby Fernandes
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
Desenho e Implementação da Regulação Subnacional: Abrangência, Avanços e Desafios IX Congresso Brasileiro de Regulação Diógenes Mortari Diretor.
Ernani Ciríaco de Miranda Diretor do Departamento de Articulação Institucional Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades Brasília,
Frente Nacional de Prefeitos e Consórcios Públicos: Atuação Institucional e Filiação.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas – CONSIMARES Área de atuação: Resíduos Sólidos.
A ESTRUTURA DO SETOR PÚBLICO
Transcrição da apresentação:

OBSERVATÓRIO DOS CONSÓRCIOS PÚBLICOS E DO FEDERALISMO Julho de 2013

A FEDERAÇÃO E A RELAÇÃO ENTRE SEUS ENTES 70% dos municípios têm menos de 20 mil habitantes e abrigam apenas 18,2% da população brasileira. A receita per capita média dos municípios maiores que 500 mil habitantes da região Sul é cerca de duas vezes maior que a região Norte e Nordeste; Em 81% dos municípios brasileiros, o FPM compõe mais de 50% da receita municipal. Menos de 20% das receitas municipais são provenientes da arrecadação tributária própria. Cinco municípios concentravam 25% do PIB nacional (2007). Fonte: IBGE (2010).

190.755.799 hab. 5.565 Municípios

O QUE É UM CONSÓRCIO PÚBLICO? Artigo 241, CF/88 - Emenda Constitucional 19/98 Art. 241. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios disciplinarão por meio de lei os consórcios públicos e os convênios de cooperação entre os entes federados, autorizando a gestão associada de serviços públicos, bem como a transferência total ou parcial de encargos, serviços, pessoal e bens essenciais à continuidade dos serviços transferidos” Lei n.º 11.107/2005 Decreto n.º 6.017/2007 : “art. 2º., inciso I: Pessoa jurídica formada exclusivamente por entes da Federação, na forma da Lei n.º 11.107, de 2005, para estabelecer relações de cooperação federativa, inclusive a realização de objetivos de interesse comum, constituída como associação pública, com personalidade jurídica de direito público e natureza autárquica, ou como pessoa jurídica de direito privado sem fins econômicos”

Tipos de consórcios públicos: Verticais / horizontais Unifinalitário / multifinalitário Indutor de politicas públicas / executor de políticas públicas Regulação e fiscalização/ apoio à execução de serviços/ prestação de serviços

ÁREAS DE ATUAÇÃO DOS CONSÓRCIOS PÚBLICOS SAÚDE INFRA ESTRUTURA MEIO AMBIENTE PLANEJAMENTO RESÍDUOS SÓLIDOS TRANSPORTE INFORMÁTICA EDUCAÇÃO TURISMO DESENVOLVIMENTO SÓCIO ECONÔMICO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Avanços Institucionais Segurança jurídica aos entes federados associados; Possibilidade de receber repasses do OGU – PARA consórcios constituidos sob a forma de associação pública; Vantagens licitatórias: limites de valores ampliados; Imunidades Tributárias para Consórcios Públicos de direito público: IRPJ, IOF, IPTU, IPVA e ISSQN. Possibilidade concreta de aperfeiçoar a gestão pública.

O Observatorio dos Consórcios Públicos e do Federalismo Observatório dos Consórcios Públicos e do Federalismo

A Frente Nacional de Prefeitos, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e a Caixa Econômica Federal se unem para criar o Observatório dos Consórcios Públicos e do Federalismo Assinatura de protocolo de intenções para criação do Observatório dos Consórcios Públicos e do Federalismo Brasília (DF), 16 de abril de 2009 Assinatura de memorando de entendimentos entre Caixa, PNUD e FNP para a criação do Observatório dos Consórcios Públicos e do Federalismo Fortaleza (CE), 30 de novembro de 2009

Ato de assinatura do convênio que viabiliza a construção do Observatório dos Consórcios Públicos e do Federalismo no dia 18 de maio de 2010 - Brasília (DF). Presidente do Ipea, Márcio Pochmann, diretor da ABC, Marco Farani, presidenta da Caixa, Maria Fernanda Coelho, representante residente do PNUD no Brasil, Jorge Chediek, e o presidente da FNP e prefeito de Vitória (ES), João Coser. Em 02 de dezembro de 2010, o IPEA e a FNP firmaram um termo de cooperação tendo como objeto a implantação do Observatório dos Consórcios Públicos e do Federalismo

Objetivos Coleta e consolidação de dados e informações de qualidade sobre Consórcios Públicos e Federalismo, especialmente sobre as formas de governança, capacidade de gestão e financiamento adotados Estimulo à produção de conhecimento sobre Consórcios Públicos, no Brasil e no exterior Análise de cenários para atuação dos Consórcios Públicos, antecipando tendências e alavancando mudanças institucionais para a melhoria de sua estruturação e seu financiamento

BENEFÍCIOS ASSOCIADOS AOS CONSÓRCIOS PÚBLICOS Segurança jurídica aos entes federados associados Dispensa de licitação quando contratado por um dos entes da federação consorciado Imunidades Tributárias : IRPJ, IOF, IPTU, IPVA e ISSQN Possibilidade concreta de aperfeiçoar a gestão pública

PESQUISA QUANTITATIVA DOS CONSÓRCIOS PÚBLICOS NO BRASIL QUANTOS SÃO? ONDE ESTÃO? O QUE FAZEM?

METODOLOGIA E REFERÊNCIAS UTILIZADAS Destaque inicial: Ausencia de cadastro nacional sobre consórcios públicos Critério de definição de fontes para pesquisa: Existencia de recorte metodológico que justificassem os dados obtidos; Exemplo de critério adotado: consórcios que prestam contas e são auditados por tribunais de contas

PRINCIPAIS FONTES PARA PESQUISA: Guia Caixa Tabulação questionário FNP / Via Pública Ministério Público do Estado de São Paulo (2003) Tribunal de Contas do Estado do Paraná (site e entrevista) Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (site e entrevista) Tribunal de Contas de São Paulo (site)

CEPAM Fundação SEADE CNM – Confederação Nacional dos Municípios REBOB – Rede Brasil de Organismos de Bacia CNRH – Conselho Nacional de Recursos Hídricos COSECS-MG / APP – Colegiado dos Secretários Executivos dos Consórcios Intermunicipais de Saúde de Minas Gerais Sites de Consórcios Contato telefônico com consórcios e prefeituras

Destaque: A MUNIC é importante e fundamental fonte de dados para o conhecimento da realidade dos municípios brasileiros; Sobre cooperação federativa, a pergunta da MUNIC é genérica e não permite identificar o universo dos consórcios públicos no Brasil. Vejamos o exemplo abaixo sobre consórcios públicos em Rondonia – MUNIC 2009:

CONSÓRCIOS PÚBLICOS NO BRASIL TOTAL DE CONSÓRCIOS PÚBLICOS NO BRASIL FONTES RECEITA FEDERAL MINISTÉRIOS SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL TRIBUNAIS DE CONTAS DOS ESTADOS SECRETARIAS ESTADUAIS SICONV REFERÊNCIA JANEIRO 2013 688 CONSÓRCIOS TOTAL DE CONSÓRCIOS PÚBLICOS NO BRASIL

EVOLUÇÃO DOS CONSÓRCIOS PÚBLICOS NO BRASIL

CONSÓRCIOS PÚBLICOS - AMPLITUDE

ÁREAS DE ATUAÇAO DOS CONSÓRCIOS PÚBLICOS

ÁREAS DE ATUAÇAO DOS CONSÓRCIOS PÚBLICOS - SAÚDE

ÁREAS DE ATUAÇAO DOS CONSÓRCIOS PÚBLICOS – RESÍDUOS SÓLIDOS

OPERAÇÕES DE REPASSE CAIXA /CONSÓRCIOS PÚBLICOS VALORES EMPENHADOS VALOR DE INVESTIMENTO UH CONTRATADAS 120 177.947.472.97 185.629.064.35 226 EM ESTUDO 54 67.038.680.49 72.541.381.87 1.083 TOTAL 174 244.986.153.46 258.170.446.22 1.309 JANEIRO 2013

OBRIGADO PELA ATENÇÃO. FRANCISCO BRITO Prefeito de Embu das Artes – SP Diretor do Observatório dos Consórcios Públicos e do Federalismo Vice Presidente para assuntos de Consórcios Públicos da Frente Nacional de Prefeitos OBSERVATÓRIO DOS CONSÓRCIOS PÚBLICOS E DO FEDERALISMO Rua do Arouche, n.º 23 – 3.ª Sobreloja – República CEP 01219-001 – São Paulo – SP Fone (11) 2137-8104 OCPF@FNP.ORG.BR