EFFICIENT CONSUMER RESPONSE - (ECR) Amaro Silveira e Sílvia Sabóia
ECR Supermercados Como agregar valor ao consumidor e, ao mesmo tempo, manter os negócios lucrativos? ECR: fabricantes de produtos alimentares e não alimentares, varejo e atacado trabalham juntos para reduzir custos da cadeia logística integrada.
Integração
As 4 grandes estratégias que dão sustentação ao ECR (Dib, 1997)
Ferramentas Gerenciamento de categoria Reposição contínua Gerenciar categorias de produtos para maximizar a eficiência e a lucratividade; Reposição contínua “Just in time” (supermercados); Custeio Baseado em atividade Entendimento dos custos e da rentabilidade associados aos produtos, serviços, canais, clientes e processo da empresa;
Ferramentas Benchmark de práticas Pedido acompanhado por computador Comparar suas próprias performances com as melhores práticas do mercado; Pedido acompanhado por computador Informatização da emissão de pedido e movimentação de mercadorias;
Impedimentos à Implantação do ECR Falta de comprometimento da cúpula das empresas; Falta de conhecimento a respeito dos benefícios; Necessidade de investimento de tempo e recursos;
Impedimentos à Implantação do ECR Tempo e custos altos para desenvolver sistemas de informação; Falta de gente com especialização técnica; Sistemas de contabilidade e custos falhos.
Case Gessy Lever/Galassi Este estudo de caso demonstra que, independente do seu porte, a integração entre indústria – varejo dá resultados positivos. Com a implantação de um sistema ECR nas quatro lojas do Galassi, foram muitas as mudanças ocorridas no processo de abastecimento. Galassi passou a trocar informações sobre reposições de vendas e estoques diariamente, via meios eletrônicos, com a Gessy Lever.
Case Gessy Lever/Galassi Aumento de vendas 45% Aumento de vendas 5% Giro de estoque 25 dias › 9,9 dias