Estabelecendo sua filosofia de ensino

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Grande Corrida do Feijão
Advertisements

Apresentação do Portfólio de Unidade Penny Archer
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
ÉTICA EM NEGOCIAÇÃO Profa.: Mayna Nogueira.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Como obter decisões para Jesus e levar pessoas ao batismo? Unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito no aproximar-se do povo. O Salvador.
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
Padrões de competência em TIC para professores
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
O Aluno a Distância.
CURSO: DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR (UMC)
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
WIDS © WTCSF 1999 A Bibliomed tem o prazer de apresentar...
Contextos de formação de Professores
A atividade de ensino e aprendizagem de línguas
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
Feedback Realimentação ou retroalimentação
I I SIMPÓSIO INTERNACIONAL
Questões metodológicas do Ensino Religioso
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Portfólio de matemática
GUIA BÁSICA PARA INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA O Espírito e a Interpretação Bíblica.
Quando falamos em aprender...
COMPETENCIAS DO PROFISSIONAL
Construtivismo em Sala de Aula
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Observação da sala de aula
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Aprender a aprender no Ensino Superior Fga. Pierangela Nota Simões.
Oficina de Apropriação de Resultados
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Criação de Ambientes Eficazes de Aprendizagem: sessão dois CONSÓRCIO STHEM BRAZIL LORENA, BRASIL May 29, 2014 Dr. Peter Dourmashkin Physics Department.
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
Abordagem Comunicativa - AC
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
PARTE 2: AUTOCONHECIMENTO
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
DIREITO PENAL PARTE GERAL I Prof. Robson Galvão 1º SEM/2011.
O Que faz um Professor ser Excelente ?
Orientação Especial Abril/2011. Liderando pelo Exemplo.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Docência do Ensino Superior
• Manejo – Formação – Professor.
1 & P rocessos B ibliotecas Técnicas de ensino = Aula expositiva.
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Por que o jornal na escola?
PERCORRENDO AS ETAPAS DE UMA AVALIAÇÃO* * Apresentação baseada no texto CBPH. Uma estrutura de Avaliação para Programas de Saúde em Comunidades, 2000.
Orientações iniciais sem Bem-vindos!. Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas -Aula 1 – Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
Orientações iniciais sem Bem-vindos!. Técnicas de Negociação -Aula 1 – Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
Docência universitária: repensando a aula
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Planejar e assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema
Potencializando a Aprendizagem “Só há ensino se houver aprendizagem” Prof. Abel Ardigó.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
CASE DE SUCESSO Escola de Ensino Fundamental São José.
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
Transcrição da apresentação:

Estabelecendo sua filosofia de ensino 3/25/2017 Estabelecendo sua filosofia de ensino Linguística Aplicada UVA Claudia Giesel, Ph.D.

Introdução O que é uma “filosofia de ensino”? O que isso inclui? O que é um bom estabelecimento da filosofia de ensino?

O que é uma “filosofia de ensino”? Uma expressão de valores individuais sobre ensino (um retrato pessoal da visão do escritor sobre ensino). Responda à pergunta: “Por que eu ensino?” O que me motiva a ensinar / aprender sobre este assunto? O que eu espero ser o resultado do meu ensinamento? O que é a relaçãoo professor-aluno que eu me esforço para obter? Como eu sei quando ensinei prosperamente? Quais hábitos, atitudes ou métodos marcam minha mais próspera conquista no ensino? Quais valores eu partilho com meus alunos? Que código de ética me guia? Que temas permeiam meu ensino?

Por que eu deveria me preocupar em escrever um? Para documentar e exibir meu ensino refletivo -- Indica que você levou tempo para refletir sobre seu ensinodentro do contexto de sua própria disciplina e dentro do contexto de suas aulas particulares. -- Para obter vantagem sobre outros candidatos a uma vaga de professor. (Este é o caso do Brasil também?)

Conteúdos de declarações de filosofias de ensino Integração de responsabilidades e como você se vê apoiando a missão educacional de sua instituição Competência e maneiras de ensinar e aprender no contexto de sua disciplina, seu departamento ou sua escola Os relacionamentos que você cria e mantém com seus alunos e outros colegas de trabalho Quais ambientes você cria que são favoráveis ao aprendizado? Quais valores você atinge? Quais dicas de ensino, estratégias e técnicas você usa para melhorar seu ensino? Como você mede os resultados do aprendizado de seus alunos?

Perguntas para ajudá-lo a estruturar sua declaração 1. Como sua declaração demonstra para o leitor sua iniciativa pedagógica? 2. Sua abordagem de ensino mostra um bom julgamento: planejamento cuidadoso ou flexibilidade quando apropriado? Como sua declaraçãi articula a abertura para perspectivas diferentes? E como você demonstrará isso? 4. A sua declaração mostra consciência de convenções expectativas disciplinares? 5. Como essas ideias são consistentes com a maneira que você construiu seu curso?

Ensinar como expressão de valores individuais Valores considerando os objetivos de ensino podem variar de indivíduo para indivíduo Assegurar conhecimento de conteúdo Desenvolver habilidades de conhecimento crítico Desenvolver atividades de grupo e cooperação Desenvolver habilidades individuais e encorajar a independência do pensamento Uma mistura desses valores (uma abordagem diversificada) pode ser vista como uma qualidade

O que é uma boa declaração de filosofia de ensino? Uma filosofia de ensino bem articulada define os padrões para o indivíduo -- Marca o ponto de referência para medir: A apropriação dos métodos do indivíduo O escopo das atividades d indivíduo A eficácia do ensino de um indivíduo A conquista do aprendizado do aluno

Escrevendo uma declaração de filosofia de ensino Quais são meus objetivos como professor? Qual (quais) método (s) eu devo usar para conseguir (trabalhar) diante desses objetivos? Como eu devo medir minha eficácia? Como eu justifico meus valores?

O que é Ensino Efetivo? Seis componentes desse trabalho: 1. Cultivar e manter entusiasmo 2. Preparação e conteúdo Identificar objetivos e decidir conteúdo de curso Elaborar atividades de aprendizagem Políticas e procedimentos e sala de aula A mensagem silenciosa de um sílabo Transmitir uma forma de comunicar.

O que é Ensino Efetivo? (Cont’d) 3. Estimular pensamento e interesse nos alunos Suas perguntas: elas fazem os seus alunos pensarem? Discussão, trabalho em grupo, aprendizagem colaborativa Ensinar para estimular e motivar 4. Explicar claramente Como saber quando você não foi claro/a e eles não entenderam Tornar o conteúdo relevante Exemplos: o caso em questão que esclarece

O que é ensino efetivo? (Cont’d) 5. Conhecimento e amor pelo conteúdo “Eu sei, então consigo ensinar”: Como você transmite conhecimento? 6. Avaliar a aprendizagem deles e o seu ensino Avaliar a aprendizagem deles: provas, trabalhos escritos, projetos, apresentações, e performances Dar notas efetivamente Avaliar o seu ensino: Comunicação e retorno dos seus alunos e dos seus colegas

Quais métodos/abordagens devo usar? Técnicas de ensino, estratégias e exercícios variados. Como devo tomar decisões sobre conteúdos, recursos e métodos? (aprenderemos mais sobre isso ao longo do semestre).

Como justifico meus valores? O que, para você, são as recompensas de ensinar? Quais ideiais o/a mantêm estimulado/a e inspiram seus alunos? Como você quer fazem uma diferença na vida dos seus alunos?

Como devo medir minha efetividade? Técnicas de avaliação em sala de aula -- normalmente geram um retorno relevante dos alunos -- podem servir para causar mudançcas e re-avaliação Resuma pontos chaves dos quais você quer que o/a leitor/a se lembre

Perguntas que o seu leitor fará sobre sua declaração Quais palavras revelam o seu estilo de ensino Qual o seu estilo de ensinar? Como a sua experiência de ensino te ajuda entender como e por que você ensina? A sua delaração ganha a confiança e o respeito do seu leitor? O que faz ele/a não confiar na sua escrita? O conteúdo da sua declaração é à disciplina que você está lecionando? Do que o seu leitor mais se lembrará sobre sua declaração de filosofia de ensino?