UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC UM ENFOQUE NA EFICÁCIA ORGANIZACIONAL

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Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC UM ENFOQUE NA EFICÁCIA ORGANIZACIONAL CONTROLADORIA: UM ENFOQUE NA EFICÁCIA ORGANIZACIONAL Profª Águida Mirian Oliveira Kuhn

FUNÇÕES DA CONTROLADORIA RAMO DE CONHECIMENTO CONTROLADORIA ORGÃO ADMINISTRATIVO

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC CONTROLADORIA CONCEITOS BÁSICOS CONTROLADORIA COMO RAMO DO CONHECIMENTO – Conjunto de princípios, procedimentos e métodos oriundos das ciências de Administração, Economia, Psicologia, Estatística e principalmente da Contabilidade que suprem adequadamente as necessidades informativas dos gestores para o processo decisório.

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC CONTROLADORIA CONCEITOS BÁSICOS CONTROLADORIA COMO ORGÃO ADMINISTRATIVO – Departamento responsável pelo projeto, elaboração, implementação e manutenção do sistema integrado de informações operacionais, financeiras e contábeis de uma determinada organização.

Turbulência, incerteza e dinamismo O Ambiente da Área de Controladoria Turbulência, incerteza e dinamismo ciclos de vida mais curtos de produtos, concorrência, renovação tecnológica constante, mercados globalizados, entre outros RISCO DECISÃO

DIMENSÃO DE CONTROLE DE DADOS E INFORMAÇÕES E A CONTROLADORIA A área de controladoria é responsável pelo controle contábil, de custos, fiscal e de ativo, voltada sempre a disponibilizar informações confiáveis e tempestivas aos gestores com base nesses controles. É também usuária desse banco de dados e informações, através dos quais pode analisar e simular cenários e comunicar a informação. Estabelece as conexões do processo de gestão, com base em informações obtidas a partir do uso de um sistema de informações

DIMENSÃO DE CONTROLES E PROCEDIMENTOS INTERNOS Conjunto das normas e procedimentos e de controles internos formais estabelecidos com o propósito de padronizar o comportamento administrativo Busca proporcionar meios seguros de acompanhamento das ações dos membros organizacionais Sustenta as outras dimensões e é formatada para propiciar um ambiente de transparência dos atos administrativos e de suas conseqüências

DIMENSÃO DE CONTROLES E PROCEDIMENTOS INTERNOS E A CONTROLADORIA A controladoria tem a incumbência de monitorar o funcionamento dos elementos que integram essa dimensão e de aferir se o seu produto, que é a informação, tem a qualidade requerida para que as atividades organizacionais sejam desenvolvidas com segurança.

FINALIDADE DA CONTROLADORIA Tem por finalidade garantir informações adequadas ao processo decisório, colaborando com os gestores na busca da eficácia gerencial. Promoção da eficácia das decisões; Monitoramento da execução dos objetivos estabelecidos; Indicação das correções de rumo. A missão fundamental da controladoria é zelar pela continuidade da empresa, assegurando a otimização do resultado global.

FINALIDADE DA CONTROLADORIA Subsidiar o Processo de Gestão – por meio de um sistema de informação que permita simulações e projeções sobre eventos econômicos no processo de tomada de decisões. Apoiar a Avaliação de Desempenho – elaboração e análise de desempenho das áreas e dos gestores. Planejamento – apoio à direção da empresa na determinação e mensuração dos planos e objetivos. Acompanhamento – verifica e controla a evolução e o desempenho dos planos traçados a fim de corrigir falhas e revisá-los.

FINALIDADE DA CONTROLADORIA Promover a eficácia organizacional; Viabilizar a gestão econômico-financeira; Participar ativamente do planejamento e controle das operações.

CONTÉUDO PROGRAMÁTICO Contextualização -Planejamento - Gestão e Controladoria -Avaliação de Desempenho- Ferramentas de Gestão. UNIDADE I – CONTEXTUALIZAÇÃO Função da Controladoria, Função do Controller e Ambiente da organização. UNIDADE II - PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO Planejamento Estratégico e Operacional, Implementação ( Estratégias, missão, ambiente, objetivos, metas) e Acompanhamento de Execução.Gestão e Controladoria: Processo decisório, Plano Estratégico, Sistema de Avaliação de Desempenho e Modelo de Gestão. UNIDADE III - AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E FERRAMENTAS DE GESTÃO Aspectos introdutórios, tipos de indicadores, administração por centro de responsabilidade e modelos de avaliação de desempenho. Ferramentas de Gestão: EVA, Balanced Scorecard e Benchmarking e ABC.

OBJETIVO DA DISCIPLINA CONTROLADORIA GERAL - Compreender o processo de gerenciamento das empresas por meio das funções de controladoria, planejamento, controle e avaliação de desempenho e ferramentas de gestão empresarial . POR UNIDADES DE ENSINO: UNIDADE I - Conhecer os conceitos, fundamentos básicos e o papel da Controladoria. Reconhecer a empresa como um sistema, com base no estudo de suas relações com o ambiente em que se insere, bem como das relações existentes entre os elementos que a compõe. OBJETIVOS DA UNIDADE II - Compreender os fatores dos ambientes interno e externo que influenciam a empresa.Permitir o delineamento da visão, missão, política, cenários competências essenciais que proporcione uma visão estruturada do planejamento de uma organização. OBJETIVOS DA UNIDADE III - Conhecer e utilizar os principais indicadores e medidas de avaliação organizacional. Utilizar as ferramentas de gestão no processo decisório empresarial.

DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Avaliar o aluno através do seu desempenho individual e com relação ao seu grupo de trabalho através das discussões, pesquisas, participação e tarefas desenvolvidas em sala de aula. Diagnóstico a cada conteúdo novo; formativa no desenvolvimento do conteúdo e somativa nas avaliações finais com base em todo contexto desenvolvido e, naturalmente, adequado à capacidade de assimilação dos alunos como um todo.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA - BÁSICA PEREZ JUNIOR, Jose Hernandez; PESTANA, Armando Oliveira; FRANCO, Sérgio Paulo Cintra. Controladoria de Gestão: Teoria e Prática. São Paulo, Atlas, 1995. FIGUEIREDO, Sandra; CAGGIANO, Paulo Cesar. Controladoria: Teoria e prática. 2. Ed São Paulo: Atlas, 1997. CATELLI, Armando. Controladoria: Uma abordagem de gestão econômica. 2. Ed. São Paulo, Atlas,2001,2007.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA- COMPLEMENTAR MASAYUKI Nakagawa, Introdução a Controladoria: conceitos-sistemas-implementação, 5ed, São Paulo, Atlas. 1993. MOSIMANN, Clara Pellegrinello; FISCH, Silvio.Controladoria: seu papel na administração de empresas. 2. Ed. São Paulo, Atlas,1999. PADOVESI, Clovis Luis. Controladoria Estratégica e Operacional: conceitos- estrutura –aplicação. São Paulo,Thomsom, 2007. CAMPIGLIA, Americo Oswaldo; CAMPIGLIA,Oswaldo Roberto P. Controles de gestão: controladoria financeira das empresas. São Paulo. Atlas, 1995. SLOMSKI, Valmor . Controladoria e governança na gestão pública. São Paulo.Atlas, 2007.