QI_PME Norte Balanço de Competências Organizacional.

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Transcrição da apresentação:

QI_PME Norte Balanço de Competências Organizacional

3ª actividade da 1ª Fase do Programa Programa QI_PME NORTE 1ª Fase 2ª Fase 3ª Fase Diagnóstico Organizacional Seminário de Diagnóstico Benchmarking Balanço de Competências Organizacional Encaminhamento para Centros de Novas Oportunidades (CNO) Elaboração do Plano de Acção Implementação do Plano de Acção Consultadoria Especializada Sessões Temáticas Formação Intra / Inter Avaliação e Redefinição do Plano de Acção Avaliação Seminário de Encerramento 3ª actividade da 1ª Fase do Programa

> Intervenientes (inputs) Coordenação / EXPOENTE BCO Consultor (competências em concepção e planeamento estratégico da formação) Empresário / Representantes da Empresa Benchmarking (análises e conclusões)

> Balanço de Competências Organizacional O que é? Processo de identificação das competências detidas pela Organização (pessoas) E das competências que são necessárias desenvolver Para que serve? Para que a Organização responda adequadamente aos desafios do negócio que lhe são colocados

> Balanço de Competências Organizacional Ideias chave O desenvolvimento de competências operacionaliza-se através da formação A identificação das práticas e dos saberes associados é fundamental para o desenho da formação

> Balanço de Competências Organizacional Fases do exercício de BCO Planeamento: Selecção dos módulos (equivalentes às áreas de avaliação de benchmarking) Selecção dos interlocutores (empresário, direcção-geral, responsáveis, etc.) Escolha do processo de recolha de informação (entrevista, recolha de documentação, consulta, observação, etc.) Calendarização das actividades com os interlocutores

> Balanço de Competências Organizacional Fases do exercício de BCO Desenvolvimento do exercício: Ilustração de práticas associadas às situações desafiantes Determinação do nível de desenvolvimento das situações desafiantes (Elevado, Médio e Baixo) Definição do grau de prioridade (Muito Elevado, Elevado, Médio e Baixo) para as situações desafiantes com nível de desenvolvimento médio ou baixo Definição do tipo de saber (Saberes; Saber-ser; Saber-fazer) predominante de cada prática e os saberes específicos a intensificar ou introduzir através de formação Identificar os colaboradores / público-alvo para as acções formativas

> Balanço de Competências Organizacional Fases do exercício de BCO Relatório: Elaboração do relatório do exercício de BCO Análise e validação do relatório pelo empresário

Metodologia Definir necessidades de competências

> Módulos Normativos 4 Módulos de carácter obrigatório (Excelência, Financeiro, Gestão e Marketing) 1 Módulo à escolha (Produção, Inovação, Ambiente e Energia, Segurança e Saúde no Trabalho, Responsabilidade Social, Logística) Associados às Áreas de Benchmarking

> Módulos Normativos – 4 Obrigatórios Excelência Financeiro Marketing Gestão SATISFAÇÃO DO CLIENTE INOVAÇÃO DE PRODUTOS / SERVIÇOS FORNECEDORES INFORMAÇÃO RECURSOS HUMANOS Dimensões LIDERANÇA ESTRATÉGIA PESSOAS RECURSOS PROCESSOS AVALIAÇÃO Dimensões ECONOMIA/FINANÇAS CONTABILIDADE TESOURARIA AUDITORIA CONTROLO DE GESTÃO Dimensões ESTRATÉGIA PRODUTOS / SERVIÇOS MODELO DE PREÇO PROMOÇÃO DISTRIBUIÇÃO GESTÃO DE CLIENTES Dimensões

> Módulos Normativos – 1 Opcional Amb. e Energia Inovação Segurança Produção PLANEAMENTO PRODUÇÃO FORNECEDORES MANUTENÇÃO Dimensões POLÍTICA PLANEAMENTO GESTÃO IMPLEMENTAÇÃO OPERAÇÃO MONITORIZAÇÃO Dimensões RECURSOS HUMANOS PRODUTOS PROCESSO ORGANIZAÇÃO MARKETING FINANCEIRA Dimensões POLÍTICA PLANEAMENTO ACTIVIDADES Dimensões

Situações desafiantes > As situações desafiantes Gestão Situações desafiantes SATISFAÇÃO DO CLIENTE INOVAÇÃO DE PRODUTOS / SERVIÇOS FORNECEDORES INFORMAÇÃO RECURSOS HUMANOS Dimensões Implementar sistemas e mecanismos de medição do grau de satisfação de clientes Definir critérios e indicadores de satisfação de serviço prestado Interpretar os dados/informações fornecidas pelos clientes quanto ao nível de serviço Acompanhar reclamações

Nível de desenvolvimento > O questionário Situação desafiante Ilustração de prática Nível de desenvolvimento Implementar sistemas e mecanismos de medição do grau de satisfação de clientes Anualmente são enviados questionários de avaliação de satisfação aos clientes. Procedimento implementado no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade. Elevado FIM

Nível de desenvolvimento > O questionário Situação desafiante Ilustração de prática Nível de desenvolvimento Implementar sistemas e mecanismos de medição do grau de satisfação de clientes O grau de satisfação de clientes baseia-se fundamentalmente em informações qualitativas da equipa de vendas. Baixo Intensificar Sim Saberes específicos Público-alvo Prioridade Elevado Saber definir indicadores de avaliação da satisfação dos clientes. Gestão intermédia e departamento comercial Criar um inquérito com base nos indicadores de avaliação da satisfação dos clientes. Saberes Saberes

As competências Posicionamento da empresa relativamente às competências em análise Competência não relevante - competência que a empresa não possui, nem pensa vir a adquirir em função da sua opção estratégica. Competência a desenvolver - competência inexistente ou pouco desenvolvida na empresa, mas que a empresa necessita desenvolver. Competência com desenvolvimento médio - competência que a empresa possui e utiliza mas pontualmente. Competência com desenvolvimento elevado - competência que a empresa domina e utiliza frequentemente.

MERCI!