LIDERANÇA, PODER E CONFIANÇA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Advertisements

Benedita Robson Gabriela Vânia
EMPOWERMENT É uma via que permite melhorar a qualidade, a produtividade e como consequencia o serviço/produto prestado ao cliente. Consiste na delegação.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Administração de Conflitos e Negociação
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
Qualidade Total.
Administração Estratégica
LIDERANÇA.
Texto: Poder e política Autor: Robbins
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Gestão do Conhecimento na prática
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Capítulo 12 Liderança, poder e política
Visão geral da Administração
Avaliação de vendedores
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Teoria da Burocracia Duas formas de influência segundo Weber:
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
Comunicação Empresarial
Teorias de Motivação As teorias motivacionais oferecem explicações para o que leva as pessoas a agirem desta ou daquela forma e como você pode convencê-las.
- Minister (subordinação ou obediência)
PODER E POLÍTICA NAS ORGANIZAÇÕES
Considerações sobre Motivação e Liderança
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
Modelo dos Nove Baldes ou Nove Metacompetencias de Liderança
Recursos Humanos do Projeto
Gestão por Competências
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
O Impacto do Equilíbrio Emocional na Liderança
Administração de Recursos Humanos II
Oficina de Motivação.
COACHING EDUCATION.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
A Liderança com o uso do Coaching como Ferramenta Gerencial
Unidade VIII Arquitetura Organizacional
Técnicas de Negociação Poder, Liderança Motivadora e Administração de Conflitos Prof Cláudio Cabral.
Planejamento e estratégia
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Capítulo 1 A administração hoje.
Gestão Estratégica de Pessoas
Tema 14 – O Poder e a Liderança [Faces do Poder]
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
CONFLÍTOS E DIFERENÇAS
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
CONCEITO DE LIDERANÇA BASE DE AUTORIDADE TIPO DE LIDERANÇA
Resistências a Mudanças
CAPITULO 7.
A Liderança e seus Conceitos
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Mentoring Coaching.
SEJAM BEM-VINDOS!! Slide de abertura – opção 2 Rubens Berredo.
Dinâmica de Grupo e Trabalho em Equipe
A Liderança transformacional
LIDERANÇA E CONFIANÇA.
1.
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
EXCELÊNCIA Dra. Dayse D’Ávila
Poder e Política nas Organizações
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
COMO GERENCIAR E MOTIVAR VENDEDORES O Que os Gerentes Precisam Fazer Para Manter os Vendedores Motivados ? Quais São As Atribuições Básicas de Um Gestor.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
A Essência da Motivação J.Torres. MOTIVAÇÃO é componente importante da liderança. As ações humanas tem conseqüências no comportamento do indivíduo.
Gestão Participativa Soiara Suziney Xavier. Gestão Participativa §De maneira abrangente, administração participativa é uma filosofia ou doutrina que valoriza.
Liderança e comprometimento organizacional Profª Alzira Bermudes Barcellos (27) /
Relembrando: A liderança depende da:
Transcrição da apresentação:

LIDERANÇA, PODER E CONFIANÇA “ Os problemas significantes que confrontamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento no qual estávamos quando eles foram criados.” Albert Einstein

DEFININDO LIDERANÇA Capacidade de influenciar pessoas ou a equipe de trabalho em direção ao alcance dos objetivos, conquistando credibilidade, confiança e aceitação.

PODER E DEPENDÊNCIA a liderança é, de certa forma, um tipo de poder pessoal dentro de uma gestão antiga. A influência de um líder é um conceito estreitamente ligado ao conceito de poder e autoridade de acordo com a liderança. O aspecto mais importante do poder é o fato de que ele é uma função da dependência,quanto maior a dependência de um para o outro,maior o poder de relação; Uma pessoa só pode ter poder sobre você se ela controlar alguma coisa que você deseja.

ESTILOS DE LIDERANÇA COERCITIVO: Exige obediência imediata MENSAGEM: Faça o que eu digo! COMPETÊNCIA: Motivado para conseguir iniciativa, autocontrole. QUANDO USAR: Momentos de crise, funcionários problemáticos. IMPACTO DO CLIMA: NEGATIVO

2. MOBILIZADOR: Mobiliza as pessoas em direção a visão MENSAGEM:Venham comigo! COMPETÊNCIA: Empatia, autoconfiança, gerador de mudança. QUANDO USAR: Quando se requer uma nova visão, uma direção mais clara. IMPACTO DO CLIMA: O MAIS POSITIVO

AFILIATIVO: Cria harmonia e ligação emocional. MENSAGEM: As pessoas em primeiro lugar! COMPETÊNCIA: Empatia, relacionamentos,comunicação. QUANDO USAR: Quando se requer uma nova visão,uma direção mais clara. IMPACTO DO CLIMA: POSITIVO

DEMOCRÁTICO: Cria consenso através de participação ESTILOS DE LIDERANÇA DEMOCRÁTICO: Cria consenso através de participação MENSAGEM: O que você acha? COMPETÊNCIA: Colaboração,liderança de time ,comunicação. QUANDO USAR: Para conseguir consenso, influência. IMPACTO DO CLIMA: POSITIVO

MARCA- PASSO: Impõe padrão de alta performance MENSAGEM: Faça o que eu faço, agora! COMPETÊNCIA:Motivado para conseguir iniciativa. QUANDO USAR:Para se ter resultados rápidos e uma equipe altamente motivada. IMPACTO DO CLIMA: NEGATIVO

TREINADOR DESENVOLVE PESSOAS PARA O FUTURO MENSAGEM: Experimente isso! COMPETÊNCIA:Desenvolve os outros, empatia, autoconsciência. QUANDO USAR:Para ajudar o funcionário a melhorar sua performance ou a desenvolver qualidade a longo prazo. IMPACTO DO CLIMA: POSITIVO

QUE TIPO DE LÍDER NÓS QUEREMOS?

MODELO DE SOBREVIVÊNCIA/ GESTÃO ANTIGA Diagnóstico: Ambiente de trabalho cheio de ansiedade, Concorrência desleal Desconfiança entre os próprios membros da equipe. O gestor dizia o que fazer e tinha as respostas; Avaliação anual de desempenho; Liderança baseado somente no plano de ação Resultado: Funcionários preocupa-se em se proteger, não tendo espaço, nem energia para criar futuros melhores.

BASES DO PODER Poder Coercitivo: baseado no medo. Poder de Recompensa: submissão obtida com base na capacidade de distribuição de recompensas vistas como valiosas pelos outros. Poder Legítimo: o poder que uma pessoa recebe como resultado de sua posição hierarquia formal da organização. Poder do Talento: influência baseada em habilidades específicas ou em conhecimentos. Poder de Referência: influência baseada na posse, por uma pessoa de traços desejáveis.

MODELO DE PERFORMANCE Diagnóstico: Equipe eficiente; Objetivo é de se superar; Explorar suas potencialidades; Resultados: Precisa de espaço interno, não pode ser preenchido com conflitos e é o gestor que vai dar condições para sua equipe ser de alta performance ou não.

VISÃO FUTURA DE LIDERANÇA Razão: utilização de fatos e dados para elaborar uma apresentação lógica ou racional das idéias. Amabilidade: utilização de elogios, criação de um clima de boa vontade,postura humilde e tentativa de parecer amigável antes de fazer um pedido. Coalizão: obtenção de apoio, para a idéia, de outras pessoas na organização. Barganha: uso de negociação através de troca de benefícios ou favores. Afirmação: utilização de uma abordagem direta e vigorosa, como o pedido de aceitação sumária de requisição, repetidos lembretes, ordens para o cumprimento do pedido. Autoridades superiores: obtenção de apoio, para a idéia, dos níveis mais altos da organização. Sanções:não ser utilizadas como recompensas e punições, ou promessas de ameaças em relação a salários, avaliação de desempenho

MODELO DE APRENDIZADO Experiências passadas ▼ Humanização das empresas Necessidade empresarial de alta performance; Se desenvolve desde que sua dignidade seja respeitada.

GESTÃO DE ALTA PERFORMANCE Líder que gera desenvolvimento e amadurecimento Ajuda a estabelecer visão Feedback constante Elogios no desenvolvimento do processo Lidera por investigação colaborativa.

CAPITAL HUMANO Equipes de Liderança Aumento do capital humano ▼ Alta Resolução de ► Aumento do acesso Adversidades e do Capital Intelectual Mais competitivas ▼ Aumento de Valor de Mercado

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE LIDERANÇA As semelhanças e diferenças entre líderes homens e mulheres:as diferenças que existem parecem ser que mulheres caem num estilo de liderança mais democrático, enquanto homens sentem-se mais a vontade com um estilo diretivo. Semelhanças:Pessoas com traços associados à liderança como inteligência, autoconfiança e sociabilidade provavelmente serão percebidas como líderes e estimuladas a buscar carreiras onde possam exercer liderança.

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE LIDERANÇA líderes de equipe são ligações com constituintes externas:Estas incluem a gerência de topo, outras equipes internas, clientes e fornecedores. O líder representa a equipe para outras constituintes, garante os recursos necessários, esclarece as expectativas de outros em relação à equipe, colhe informação de fora e partilha essa informação com membros da equipe.

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE LIDERANÇA líderes de equipe são localizadores de problemas: Quando a equipe tem problemas e pede ajuda, líderes de equipe participam de reuniões e ajudam a tentar resolver os problemas.

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE LIDERANÇA líderes de equipe são administradores de conflitos:Quando surgem desacordos, eles ajudam a processar o conflito. Qual é a fonte do conflito? Quem está envolvido? Quais são as questões? Que opções de solução estão disponíveis? Quais são as vantagens e desvantagens de cada uma? Conseguindo que os membros da equipe abordem questões como essas, o líder minimiza os aspectos destrutivos de conflitos dentro de equipes.

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE LIDERANÇA líderes de equipes são treinadores: Eles esclarecem expectativas e papéis, ensinam, oferecem apoio, incentivam e o que mais for preciso para ajudar os membros da equipe a melhorar seus desempenho de trabalho.

DEFINIÇÃO DE CONFIANÇA É uma expectativa positiva de que a outra pessoa não irá agir de maneira oportunista, seja por palavras ações ou decisões.

CONFIANÇA E LIDERANÇA Quando os liderados confiam em seu líder, estão dispostos a colocar em risco sua vulnerabilidade em razão das ações dele, sob a crença de que seus direitos e interesses serão preservados.

CONFIANÇA RELACIONAL A confiança que transmitimos e construímos em nossos relacionamentos dependem sempre do "outro" com o qual estamos nos relacionando; portanto a primeira característica para inspirarmos confiança é OUVIR, VER e SENTIR. OUVIR o que ela fala, VER o que o corpo dela diz e SENTIR como as essas mensagens chegam para você.

REFERÊNCIAS HERSEY, Paul. Psicologia para Administradores. São Paulo:EPU , 1986. ROBBINS, Steph P. Comportamento Organizacional (Trad.) Christina Ávila de Menezes. Rio de Janeiro: LTC, 1999.