Redação Publicitária III

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
Advertisements

LINGUAGEM: SIGNIFICAÇÃO E CONTEXTOS
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
INTERAÇÕES Argumentar para convencer
Linguagem Publicitária
Profª. Selma Maria da Silva
A Origem da Força da Linguagem Publicitária
MÉTODO CIENTÍFICO.
Origem: Grécia Antiga (séc.V a.C.) Faz parte da arte retórica
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Fátima Liporage.
Pesquisa Ação: Uma introdução metodológica.
LIVRO “A ARTE DE ARGUMENTAR” AULA 7 PROFª SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO
Tratado da argumentação Chaïm Perelman Luci Olbrechts-Tyteca
A Arte de Argumentar: Gerenciando Razão e Emoção
ALUNAS: Thalita,Michele Prof.: ANA Maria Serie:9° B
O que é Argumentar? Argumentar é apresentar argumentos, razões no sentido de suportar uma determinada tese subjacente a um determinado discurso. A argumentação.
Argumentação e Comunicação
Questões preparação para exame Soluções
Imagem Linguagem Visual
Intencionalidade discursiva
Linguagem e ideologia Baseado nos textos de:
Texto formal e coloquial
Conteúdo adaptado da obra: Produção de Texto: interlocução e gênero
POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?
> > logos; ethos; pathos Retórica na Antiguidade
Teorias da argumentação e discurso jurídico
PROPAGANDA & PUBLICIDADE
Escola Secundária Francisco de Holanda
As funções da linguagem
Comunicação & Expressão Professora Louise Lage Módulo 3
Teoria e prática da argumentação
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
Tema objetivo da campanha função principal da campanha
Elementos da comunicação e Funções da linguagem
Técnicas de Negociação ARGUMENTAÇÃO EFICAZ
Fundamentos de economia
Profª. Taís Linassi Ruwer
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.
Cordel da Argumentação João Bosco Bezerra Bonfim
Semiótica aplicada ao projeto de design
Material de apoio Profª Marisa C. de Almeida
Professora Aline Duarte
Acadêmicas: Bruna Alencar 8º bloco
Linguagem publicitária
Comunicação.
Em seu processo multifuncional e comunicativo.
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
TÉCNICAS ARGUMENTATIVAS
Lojas de Informática & eletrônicos
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Português Instrumental REVISÃO
O que é Ciência.
Conhecimento Científico
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA
Conceitos Introdutórios
A produção de textos João Wanderley Geraldi Por: Caren Cristina Brichi
A importância da Comunicação na Negociação Cap. III Pág Prof
Professor: Suderlan Tozo Binda
Lógica I “Sem abstração, a inteligência não floresce” (João Zelesny)
Karl Popper - A lógica das Ciências Sociais Teoria do Conhecimento.
Actos de fala Acção comunicativa Interação estratégica.
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão linguística CÓDIGO CANAL conhecimentos linguísticos e paralinguísticos.
TEORIA DO CONHECIMENTO. CONHECIMENTO POSSIBILIDADE Dogmatismo Dogmatismo Sofistas Sofistas Desconsideração da função mediadora do conhecimento Desconsideração.
TEMA-PROBLEMA 1.3. A comunicação e a construção do indivíduo
PERCURSOS ESCOLARES ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA: DISCURSOS SOBRE AS ESCOLHAS DOS COLÉGIOS FOMENTO EM PORTUGAL João Monteiro Feijão Sociólogo, Assistente.
Transcrição da apresentação:

Redação Publicitária III 6º semestre Publicidade e Propaganda Professora Marisa Almeida

Recursos Retóricos - Argumentação Processo argumentativo:conjunto de técnicas que emprega a linguagem verbal para persuadir e convencer. Argumentação Persuasiva:vale apenas para um auditório particular. Convincente:propõe obter a adesão de todo ser racional.

Gênero epidítico Centralizado na figura do orador. Gênero epidítico e a publicidade associação das promessas de benefícios proporcionados pelos produtos.

Valores Intervêm em todas as argumentações variam de acordo com as circunstâncias. Lugares = premissas Premissas = causas (coerentes e adequadas) justificam a escolha de determinado tipo de argumentação. Auditórios = público-alvo

Lugares Variam de acordo com : -época -ideologia -grupo social

Classificação - lugares segundo Perelman Lugares de quantidade lugares de qualidade lugares da ordem do existente lugares da essência lugares da pessoa

Lugares de Quantidade Alguma coisa é melhor do que a outra por razões quantitativas. Exemplo:anúncios institucionais que visam valorizar a marca e /ou produto através de tempo no mercado.

Lugares de Qualidade Contestam o valor do número e valorizam o que é único e se distingue= diferencial.

Lugares de Ordem/ do Existente Superioridade do anterior sobre o posterior Lugares do existente: superioridade do que existe, do que é atual, do que é real, sobre o possível, o eventual ou impossível.

Privilégio e escolha do tipo de lugar “ serão efetivados em função de certas visões de mundo, de padrões eleitos, de um tempo histórico, de uma determinada ideologia. Assim, por exemplo, as relações velho /novo, durável /momentâneo, rico /pobre, entre outras, serão valorizadas diversamente, como aliás já o foram em períodos anteriores da história”.Rocco

Possibilidades de Argumentação Presença:atua de um modo direto sobre a nossa sensibilidade. Retórica:técnica que permite aplicar a razão à imaginação para melhor mover a vontade.

Manutenção da Presença “O sentimento considera presente somente o presente; a razão considera o futuro e a seqüência dos tempos. E, por causa disso, como o presente enche a imaginação, a razão em geral é vencida: mas, depois que a força da eloqüência e da persuasão fizeram as coisas distantes e futuras parecerem presentes, então a razão prevalece ...”

Manutenção da Presença (2) Presente:tempo daquilo que é considerado sempre atual, jamais invalidado-sentimento de presença. Técnicas utilizadas: repetição, insistência, acumulação - evocação de detalhes - podem contribuir para a criação do presente.

Construção de anúncios publicitários Os publicitários sabem que indicando o detalhe das operações que devem ser feitas para fazer a encomenda, tornam- na presente na consciência e facilitam a tomada de decisão.

Filmes Publicitários Utilização do primeiro plano isolamento do produto exibição e valorização de detalhes favorece a criação da sensação de presença e contribui para a criação de emoção.

Aspecto verbal da argumentação - Modalidades Assertiva:convém a todo tipo de argumentação, porque se apresenta de modo que não há como contestá-la. Injuntiva:representada pelo uso do imperativo. Interrogativa:possui uma grande importância retórica, pois procura fazer com que o interlocutor se comprometa.

Técnicas argumentativas Argumentos quase lógicos Ridículo:aquilo que merece ser sancionado pelo riso, um modo de condenar um comportamento excêntrico. Comparação:se processa por meio de relações analógicas ou por meio de identificações.

Argumentos baseados na estrutura do real Fatos verdades presunções Esquema causa e efeito Persuasão Como? Por quê? Repostas obtidas a partir dos valores do senso comum.

Argumento pragmático É aquele que permite apreciar um ato ou um acontecimento consoante suas conseqüências favoráveis ou desfavoráveis. Ele não requer nenhuma justificativa. Consiste, ainda, em propor o sucesso como critério de objetividade e validade.

Argumento de autoridade Tal argumento é condicionado pelo prestígio, ou seja, uma qualidade atribuída a uma pessoa que pode ser reconhecida pelos seus feitos Membros do grupo social : dispostos a imitá-la, logo há uma relação de superioridade entre ela e o grupo.

Argumento de autoridade (2) As autoridades são invocadas de acordo com:época / contextos situacionais / condições em que se produz a argumentação O argumento de autoridade pode ser expresso por pessoas tidas como:belas, jovens, inteligentes, famosas, bem sucedidas, ou qualquer outro atributo

Argumento de autoridade (3) Valorizado pelo grupo social. Entidades:religiosas, médicas, científicas.

Linguagem argumentativa Toda a linguagem é linguagem de uma determinada comunidade. Termos utilizados, o sentido, a definição são compreendidos no contexto fornecido que levará em conta:hábitos , métodos, circunstâncias e as tradições conhecidas pelos usuários.

Estratégias argumentativas Fatores que intervêm na comunicação: -emissor -receptor -mensagem -referente -código -canal

Estratégias persuasivas Conjunto de argumentos que enfocam um ou mais de um dos fatores que intervêm na comunicação.

Estratégia centrada no emissor Utiliza alguém credenciado para um dado discurso, que busca criar dele uma imagem favorável = argumento de autoridade.

Estratégia voltada para o receptor Visa criar uma imagem favorável daquele a quem se deseja persuadir; procura mostrar ao receptor que ele passará a ser melhor, se aderir àquele produto e /ou serviço.

Estratégia centrada no referente É aquela que procura dar informações sobre aquilo de que se fala, citando: fatos, dados, experimentos, etc.

Estratégia voltada para a mensagem É aquela que trabalha com jogos de sentido e de sons, com combinações inusitadas de palavras. Exemplos: “Feliz Ano Novo e pás na terra aos homens de boa vontade”. “São Paulo. Trem jeito.”

Estratégia centrada no código É aquela que se vale de oposições lingüísticas, de significados antigos de uma palavra, de virtualidades da língua.

Estratégia voltada para o canal É aquela que valoriza o veículo da comunicação. É muito freqüente que o senso comum considere o canal como prova de veracidade de uma determinada informação.