Alex Sandro Benetti Dias

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Transcrição da apresentação:

Alex Sandro Benetti Dias ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA QUALIDADE Fatec PROJETOS Alex Sandro Benetti Dias

1. Introdução a Gerenciamento de Projetos Processo de Gerenciamento de Projetos - 9 Áreas de Conhecimento Inicialização Planejamento Execução Controle Encerramento Gestão do Escopo Capítulo 5 - PMBOK© Gestão do Tempo Capítulo 6 - PMBOK© Gestão de Custos Capítulo 7 - PMBOK© Gestão da Qualidade Capítulo 8 - PMBOK© Recursos Humanos Capítulo 9 - PMBOK© Gestão Comunicações Capítulo 10 - PMBOK© Gestão de Riscos Capítulo 11 - PMBOK© Aquisições Capítulo 12 - PMBOK©

Empresa 0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Pequenos projetos Grandes problemas Globalização Curto ciclo de vida de produtos Concorrência Exigência de melhoria de resultados Novas tecnologias Questões regulatórias Questões políticas Questões ambientais

1. Introdução a Gerenciamento de Projetos Maturidade em Gerenciamento de Projetos Project Management Office – PMO Gerente do Projeto – GP ou PM

0. Introdução a Gerenciamento de Projetos ? ? O que é um projeto ? ? ? ?

0. Introdução a Gerenciamento de Projetos O que é um projeto ? Projeto é um empreendimento obtenção de um objetivo início e fim definidos conduzido por pessoas e com limitações de prazo e custo com parâmetros de qualidade.

0. Introdução a Gerenciamento de Projetos O que é um projeto ? Pela definição do PMI: Um projeto é um esforço temporário para criação de um produto único.  Temporário significa que cada projeto tem um começo e fim bem definidos.  Único significa que o produto ou serviço produzido é de alguma forma diferente de todos os produtos e serviços semelhantes.

0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Esforços temporários com começo e fim bem determinados Criam um produto, serviço ou resultado único Feitos para um propósito exclusivo Evoluem progressivamente a partir de um conceito até a conclusão A seleção e a escolha de um projeto varia de uma empresa para outra Escritório de projetos (PMO) padronizam o gerenciamento de projetos em uma organização

0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Elaboração Progressiva Não deve ser confundida com aumento de escopo

0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Trabalho Operacional São operações contínuas e repetitivas Um projeto deve atingir seu objetivo e,em seguida, ser encerrado Um trabalho operacional deve manter o negócio continuamente Ambos são Realizados por pessoas Têm recursos limitados Devem ser planejados, executados e controlados

0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Exemplos de projetos Lançamento de um novo produto; Mudanças organizacionais; Desenvolvimento de um sistema de informação; Campanhas políticas; Construção de um prédio; Elaboração e apresentação de um espetáculo artístico.

O que é necessário para ter gerenciamento de projetos efetivo? 0. Introdução a Gerenciamento de Projetos O que é necessário para ter gerenciamento de projetos efetivo? São chaves básicas para a obtenção de projetos no prazo, dentro do orçamento e de acordo com o escopo comprometido: metodologias, usando ferramentas padronizadas e com pessoal preparado

0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Tripla Restrição Escopo Prazo Custo Risco Qualidade Satisfação do Cliente

0. Introdução a Gerenciamento de Projetos O que é um Gerenciamento de Projeto ? De acordo com o “PMBOK” * Gerenciamento de Projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas * nas atividades do projeto a fim de atender os requisitos do projeto . É executado através da aplicação e integração dos processos de gerenciamento de Projetos de iniciação, planejamento, execução, controle e finalização.

0. Introdução a Gerenciamento de Projetos O que é um Gerenciamento de Projeto ? É executado através da aplicação e integração dos processos de gerenciamento de Projetos de: iniciação, planejamento, execução, controle finalização.

0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Áreas de Especialização

0. Introdução a Gerenciamento de Projetos O que é o PMBOK? Project Management Body of Knowledge É a soma dos conhecimentos relativos à profissão de Gerenciamento de Projetos Inclui práticas tradicionais, comprovadas e amplamente aplicadas, assim como práticas inovadoras e avançadas de uso mais específico

0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Project Management Body of Knowledge Sua aplicação é abrangente, não se limitando a um determinado tipo de projeto Cabe ao responsável pelo projeto determinar o que será aplicado no seu projeto Estabelece um vocabulário comum na profissão de Gerenciamento de Projetos

0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Usuários do PMBOK Altos executivos Gerentes de Programas e Diretores de Gerentes de Projetos Gerentes de Projetos e membros do time do projeto Membros dos Escritórios de Projetos Clientes e outras pessoas relacionadas Gerentes funcionais com pessoas alocadas em projetos Educadores de Gerenciamento de Projetos Consultores e outros especialistas Responsáveis por treinamentos em GP Pesquisadores analisando Gerenciamento de Projetos

0. Introdução a Gerenciamento de Projetos O que é um Gerenciamento de Projeto ? Inclui as seguintes atividades: Identificar requisitos Estabelecer objetivos claros e alcançáveis Obter equilíbrio entre as solicitações de escopo, qualidade, custo e prazo Adaptar as especificações, planos e abordagens para atender as diferentes expectativas dos diferentes “stakeholders”

0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Programa e Gerenciamento de Programas Um grupo de projetos coordenados e direcionados para uma causa comum

0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Subprojetos Os projetos podem ser divididos em componentes mais facilmente gerenciáveis chamados Subprojetos

0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Escritório de Projetos (PMO) Unidade organizacional que centraliza e coordena o gerenciamento de projetos sob seu domínio

Ciclo de Vida dos Projetos 0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Ciclo de Vida dos Projetos Um projeto pode ser dividido em fases para facilitar o gerenciamento Algumas organizações definem um conjunto de fases que são utilizados em todos os seus projetos O conjuntos destas fases são chamadas de ciclo de vida do projeto

0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Fases e Ciclo de Vida do Projeto

0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Planejamento/Controle Execução Iniciação Esforço Viabilidade Idéia Finalização Concepção Anotações _____________________________________________________________ Tempo

0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Fases e Ciclo de Vida do Projeto

0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Características das Fases do Projeto

0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Produtos Finais das Fases do Projeto

0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Relação entre o Ciclo de Vida do Projeto e o Ciclo de Vida do Produto

0. Introdução a Gerenciamento de Projetos As Partes Interessadas no Projeto

Quem são os “Stakeholders”? 0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Quem são os “Stakeholders”? Os principais “stakeholders” de um projeto são: Gerente do Projeto Cliente / Usuário A organização Membros do Projeto Membros do Time do Gerenciamento do Projeto Patrocinador Influenciadores Escritório do Projeto

0. Introdução a Gerenciamento de Projetos As Partes Interessadas no Projeto

0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Organizações Baseadas em Projetos Suas operações consistem basicamente de projetos Receita obtida principalmente da realização de projetos para terceiros sob contrato Organizações que possuem sistemas de gerenciamento instalados para facilitar o gerenciamento de projetos Organizações Não Baseadas em Projetos Geralmente não têm sistemas de gerenciamento projetados para dar suporte às necessidades dos projetos de modo eficiente e eficaz Podem haver departamentos ou subunidades que operam com sistemas em condições para dar o suporte básico necessário

0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Culturas e Estilos Organizacionais Aspectos sociais, econômicos e ambientais têm influência direta nos projetos Padrões são orientações a serem seguidas, mas não são impostas ou exigidas Regulamentações são impostas em forma de leis por entidades governamentais

0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Estrutura Organizacional

0. Introdução a Gerenciamento de Projetos

0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Organização Funcional

0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Organização Funcional Diretoria Informática Recursos Humanos Marketing Operações Anotações _____________________________________________________________

0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Organização por Projeto

0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Organização Matricial Fraca

0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Organização Matricial Balanceada

0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Organização Matricial Forte

0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Organização Mista

0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Diretoria Informática Recursos Humanos Marketing Operações Gerente Projeto X Anotações _____________________________________________________________ Gerente Projeto Y

Processos de Gerenciamento de Projetos 0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Processos de Gerenciamento de Projetos

Processos de Gerenciamento de Projetos 0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Processos de Gerenciamento de Projetos

Grupo do Processo de Iniciação 0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Grupo do Processo de Iniciação É neste grupo de processo em que se define e autoriza o projeto ou a fase do projeto Os processos incluídos neste grupo são: Desenvolvimento do “Project Charter” É o processo que primeiramente autoriza o projeto É o processo necessário para documentar as necessidades do negócio e o novo produto ou serviço que irá satisfazer esta necessidade

Grupo do Processo de Iniciação 0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Grupo do Processo de Iniciação Desenvolvimento da Declaração de Escopo Preliminar do Projeto É uma definição em “alto nível” do projeto É o processo direciona e documenta o projeto, os requisitos dos produtos, métodos de aceitação e um alto nível de controle do escopo

Grupo do Processo de Planejamento 0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Grupo do Processo de Planejamento É o grupo de processo para se planejar o projeto e direcioná-lo para um projeto de sucesso Inclui os seguintes processos: Desenvolvimento do Plano do Projeto É a fonte básica de como o projeto será planejado, executado, controlado e concluido Planejamento do Escopo Documenta como o escopo do projeto será definido, verificado e controlado

Grupo do Processo de Planejamento 0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Grupo do Processo de Planejamento Definição do Escopo É o desenvolvimento da declaração do escopo detalhada do projeto que servirá de base para futuras decisões do projeto Criação do “WBS” Faz a subdivisão dos grandes produtos do projeto em componentes menores, melhor gerenciáveis Definição de Atividades Identificar as atividades necessárias para se produzir os produtos do projeto

Grupo do Processo de Planejamento 0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Grupo do Processo de Planejamento Definição da Seqüência das Atividades Identificar e documentar as dependências entre as atividades Estimativa de recursos para as atividades Deve-se estimar o tipo e quantidade de recurso necessário para cada atividade Estimativa de duração das atividades Deve-se estimar a quantidades de períodos de trabalho necessário para execução de cada atividade

Grupo do Processo de Planejamento 0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Grupo do Processo de Planejamento Desenvolvimento do Cronograma Cria-se o cronograma analisando a duração, recursos, dependências e outras restrições Estimativa de Custo Faz-se uma estimativa aproximada dos custos dos recursos necessários para execução do projeto Orçamento do Custo Define-se as estimativas de custo para cada atividade ou pacote de trabalho definindo-se a base de referência

Grupo do Processo de Planejamento 0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Grupo do Processo de Planejamento Planejamento da Qualidade Identifica-se os padrões de qualidade relevantes ao projeto e como satisfazê-los Planejamento dos Recursos Humanos Identifica-se e documenta as funções, responsabilidades e relacionamentos, além de criar-se o plano de gerenciamento dos recursos Planejamento de Comunicação Determinar-se a informação e comunicação necessárias aos “stakeholders”

Grupo do Processo de Planejamento 0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Grupo do Processo de Planejamento Plano de Gerenciamento de Riscos Decide-se como abordar, planejar e executar as atividades de gerenciamento de riscos Identificação dos Riscos Identificar quais riscos podem afetar o projeto e documentar suas características Análise Qualitativa dos Riscos Prioriza-se os riscos para posterior análise ou ação, levantando e combinando a probabilidade e impacto do risco

Grupo do Processo de Planejamento 0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Grupo do Processo de Planejamento Análise Quantitativa dos Riscos Analisar numericamente os efeitos dos riscos no resultado do projeto Plano de Resposta aos Riscos Desenvolver ações e opções para obter oportunidades e reduzir ameaças aos objetivos do projeto Plano de Compras e Aquisições Determinar o que comprar, quando e como

Grupo do Processo de Planejamento 0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Grupo do Processo de Planejamento Plano de Contratação Documentar produtos, serviços e resultados requeridos e identificar possíveis fornecedores

Grupo do Processo de Execução 0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Grupo do Processo de Execução É o grupo de processo para se completar o trabalho definido no Plano do Projeto para atender os requisitos Inclui os seguintes processos: Direcionar e Gerenciar a Execução do Projeto Direcionar as Interfaces técnicas e organizacionais existentes no projeto para execução do trabalho Garantia da Qualidade Aplicar as atividades de qualidade sistemáticas planejadas para garantir que o projeto aplica os processos necessários para atingir os requisitos

Grupo do Processo de Execução 0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Grupo do Processo de Execução Obtenção do time do Projeto É a obtenção dos recurso humanos necessário para execução das atividades Desenvolver o time do Projeto Melhorar as competências e interações do time do projeto para obter o desempenho esperado do projeto Distribuição da Informação Tornar a informação disponível aos “stakeholders” no momento apropriado

Grupo do Processo de Execução 0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Grupo do Processo de Execução Resposta dos Fornecedores Requeridas Obter informações, cotações, propostas ou ofertas Seleção dos Fornecedores Verificar as ofertas selecionando entre os fornecedores potenciais, selecionando e escrevendo um contrato com o fornecedor

Grupo do Processo de Controle 0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Grupo do Processo de Controle É o grupo de processo para se controlar o desenvolvimento do projeto para identificar de forma antecipada os problemas e tomar as ações corretivas necessárias Inclui os seguintes processos: Monitorar e controlar o trabalho do projeto Coletar, medir e disseminar a informação do desempenho do projeto e levantar medidas e tendências para efetuar melhorias de processos

Grupo do Processo de Controle 0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Grupo do Processo de Controle Controle Integrado de Mudanças Controlar os fatores que criam mudanças para garantir que estas mudanças sejam benéficas ao projeto.Toda mudança que ocorrer deve ser gerenciada e aprovada Verificação de Escopo Formalizar a aceitação completa dos produtos do projeto Controle do Escopo Controlar as mudanças no escopo do projeto

Grupo do Processo de Controle 0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Grupo do Processo de Controle Controle do Cronograma Controlar as mudanças no cronograma do projeto Controle de Custo Influenciar os fatores que criam variações e controlar mudanças no orçamento do projeto Controle da Qualidade Monitorar os resultados do projeto e sua aderência aos padrões de qualidade e identificar formas de eliminar causas de desempenho insatisfatório

Grupo do Processo de Controle 0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Grupo do Processo de Controle Gerenciar o Time do Projeto Rastrear o desempenhos dos membros do projeto, prover feed-back, resolver problemas e coordenar mudanças necessárias Relatar Desempenho Coletar e distribuir informações do desempenho do projeto. Inclui relatório de status, medição de progresso e previsões. Gerenciar “Stakeholders” Gerenciar a comunicação para satisfazer requisitos e resolver problemas com os “stakeholders”

Grupo do Processo de Controle 0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Grupo do Processo de Controle Controlar e Monitorar os riscos Rastrear os riscos identificados, monitorar riscos residuais, identificar novos riscos, executar plano de respostas a riscos e avaliar sua efetividade Administração de Contratos Gerenciar o Contrato e o relacionamento entre compradores e fornecedores, verificar e documentar o desempenho do fornecedor

Grupo do Processo de Encerramento 0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Grupo do Processo de Encerramento É o grupo de processo para formalmente concluir todas as atividades do projeto, disponibilizar os produtos ou fechar um projeto cancelado Inclui os seguintes processos: Encerrar o Projeto Finalizar todas a atividades do projeto para formalmente fechar o projeto ou a fase do projeto.

Grupo do Processo de Encerramento 0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Grupo do Processo de Encerramento Fechamento do Contrato Completar e encerrar cada contrato, incluindo a solução de pendências

Processo de Gerenciamento de Projetos 0. Introdução a Gerenciamento de Projetos Processo de Gerenciamento de Projetos

0. Introdução a Gerenciamento de Projetos

0. Introdução a Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Escopo Project Scope Management Plan Gestão do Escopo Capítulo 5 - PMBOK©

2. Gerenciamento de Escopo Conceituação O QUE É ESCOPO ... O trabalho requerido, e somente o trabalho requerido... ... O que está e o que não está incluído no projeto...

2. Gerenciamento de Escopo Conceituação O Termo Escopo, pode se referir a: Escopo do Produto: Características e funções que descrevem um produto, serviço ou resultado Escopo do projeto: Trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado

2. Gerenciamento de Escopo Conceituação ESCOPOS ENVOLVEM Um conjunto de atividades a realizar ( e as que não se pretende realizar) Delimitam as fronteiras (condições de contorno) do projeto Define o que será entregue (deliverables)

2. Gerenciamento de Escopo Conceituação SITUAÇÃO Todo programa ou projeto envolve elaboração progressiva Escopos são melhor definidos ao longo da execução A incerteza faz com que ocorram mudanças de escopo durante a execução, tanto deliberadamente como acidentalmente

2. Gerenciamento de Escopo Objetivo Garantir o cumprimento do compromisso original Influenciar pró-ativamente a alteração para que ela seja benéfica Controlar as alterações de escopo, assegurando a aceitação dos stakeholders

2. Gerenciamento de Escopo A Importância do Gerenciamento de Escopo Alterações de escopo podem: Melhorar / piorar resultados (custos) Provocar atrasos / adiantar cronogramas Afetar a qualidade do produto final Dificultar / facilitar as aquisições Afetar o desempenho da equipe Atingir o interesse de novos / antigos stakeholders

2. Gerenciamento de Escopo Problemas típicos em um projeto Objetivos nebulosos Escopos mutantes Gestão insuficiente ou amadora Planejamento inadequado Perda de controle

2. Gerenciamento de Escopo A Importância do Gerenciamento de Escopo Em Suma: Gerenciamento de Escopo visa: Planejar, definir, verificar e controlar mudanças

2. Gerenciamento de Escopo Planejamento do Escopo Como o escopo será: Definido Documentado Verificado Gerenciado Controlado Plano de Gerenciamento do Escopo do Projeto

2. Gerenciamento de Escopo Definição de Escopo Desde o início do projeto deve ser criada uma “declaração de escopo” (scope statement) para servir como referência.

É prudente também definir o que está fora de escopo 2. Gerenciamento de Escopo Definição de Escopo É prudente também definir o que está fora de escopo

Documento base para futuras decisões 2. Gerenciamento de Escopo Declaração do Escopo Documento base para futuras decisões Entendimento do escopo pelos stakeholders Pode ser revisado/refinado durante o projeto Inclui: Objetivos do projeto Justificativa do projeto Deliverables do projeto Produto do Projeto

2. Gerenciamento de Escopo EAP ou WBS (Work Breakdown Structure) Reparte ou decompõe o programa em quinhões lógicos, criando interfaces pacíficas entre os executores. Apresenta grau de detalhamento suficiente para permitir um bom planejamento e coordenação das atividades.

2. Gerenciamento de Escopo EAP ou WBS (Work Breakdown Structure) Usualmente organizado em árvore, em que cada ramo representa: área geográfica, natureza da atividade ou executores. Os fatores acima podem ser representados em cada um dos níveis. Deve ser consistente com o sistema de custeio.