ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tecnologias na Educação Ensinando e Aprendendo com as TIC
 Área de Conhecimento: Geografia, História e Matemática  Nível: Ensino Médio  Série: 1ªs do Ensino Médio  Título: Viajando no Tempo e no.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Programa aluno pesquisador
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Programa Ler e Escrever
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
2º ENCONTRO PRESENCIAL GSE SUPERVISORES. Resultado do 1º EP GSE SUP VídeoAvaliação.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
NTE – Ijuí 36ª CRE. JUSTIFICATIVA O Núcleo de Tecnologia Educacional de Ijuí-NTE/36ª CRE juntamente com a CATE/SE/RS/EFA/FIDENE iniciou em 2004 a.
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Organização do Trabalho docente “O registro e a garantia de continuidade das aprendizagens no Ciclo da Alfabetização” UNIDADE 8.
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Ensinando e Aprendendo com as TIC
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
13 Liderança nos Grupos - Atividades
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Divulgando a Pesquisa.
Etapas de uma sequência didática
Projeto UCA : Formação Brasil
Cristiane Jonas Francisconi
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Plano de Atividades do SI semestre Turma E.
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Diretrizes para a formação continuada dos professores nas escolas Sugestões Fernanda Maria Pereira Freire 26 de abril de 2012.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Organização e desenvolvimento do HTPC
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Formação continuada 2º Encontro
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Novo e-proinfo Página inicial.
Transcrição da apresentação:

ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III NTE NOVA ANDRADINA Professora Multiplicadora Carla Varela

2º ENCONTRO PRESENCIAL ORGANIZAÇÃO: Apresentação das atividades do Eixo 02 – Currículo. Socialização da atividade 2.1 e participação da “Roda Reflexiva Coletiva”;

Ativ 2.2 – Compartilhamento do Projeto em Ação Compartilhar o processo que cada cursista experiencia no desenvolvimento do PITEC. É importante que relatem as dificuldades encontradas, as estratégias utilizadas e as conquistas, bem como as potencialidades evidenciadas. Orientações Identificar o nome do Projeto e o local, por exemplo, Projeto “nome” Ji-Paraná (RO), para que os colegas possam identificá-lo; Descrever sucintamente as questões que deseja compartilhar com seus colegas no Fórum “Projeto em ação”; Ler as descrições e comentários dos colegas, fazendo suas observações no sentido de contribuir para a análise da turma sobre as experiências particulares de realizar o Projeto de sala de aula.

Atividade 2.3 – Currículo e suas características Compartilhar com a turma o entendimento de cada um sobre a seguinte pergunta: Como se caracteriza o currículo que se desenvolve com o uso de computadores e Internet nas atividades de sala de aula? Orientações Refletir sobre a questão colocada; Escrever suas considerações e compartilhar com os colegas no Fórum “Currículo e suas características”; Ler as contribuições dos colegas colocando suas argumentações sobre a temática.

Atividade 2.4 – Análise do Projeto na ação Analise o projeto PITEC em desenvolvimento no contexto da prática pedagógica, em busca de identificar as construções curriculares. Retome a proposta do PITEC elaborada no Eixo 1 (1.5) e interrogar o andamento do projeto em relação aos seguintes aspectos: tema, disciplinas envolvidas, objetivos, ações realizadas, atitudes e valores vivenciados, resultados alcançados. Orientações Analise e registre em texto os aspectos indicados conforme orientação em análise do projeto na ação; Salvar a atividade com o nome do arquivo: ativ-2_4Analise_Projeto_seu nome; Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Análise do Projeto”. 7

Projeto PITEC (Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo) na ação   TÍTULO DO PROJETO (TEMA) Professor(es) Escola Disciplina(s) Turma/classe Duração prevista para o projeto Tema Os alunos estão trabalhando com questões relacionadas ao tema previsto? Se sim, como isso vem ocorrendo? Se não, o que ocasionou essa mudança? Há outros temas em estudo pelos alunos? Disciplinas Entre as disciplinas previstas, quais estão efetivamente envolvidas no desenvolvimento do PITEC? Quais os conhecimentos foram mobilizados no projeto? Como os conhecimentos foram incorporados ao PITEC? Há integração entre eles? Objetivos Os objetivos previstos estão sendo atingidos? Quais objetivos não foram alcançados até o momento? Por que isso ocorreu? Ações Entre as ações previstas, quais foram realizadas? Que estratégias se destacam entre as mobilizadas pelos alunos no desenvolvimento do projeto? Que dificuldades foram enfrentadas na realização do PITEC? Quais estratégias foram utilizadas para superá-las? Houve ações não realizadas no tempo previsto? Por que? O que foi feito no lugar das ações não realizadas? Os recursos previstos para apoiar as ações foram utilizados? Se sim, como foram utilizados? Se não, porque não foram usados? Quais tecnologias foram integradas ao desenvolvimento do PITEC? Qual o papel dessas tecnologias no PITEC? Houve integração entre essas tecnologias? O que foi feito com as tecnologias que não poderia ter sido realizado sem elas? Atitudes Quais atitudes e valores foram vivenciados no desenvolvimento do projeto? Resultados Compare os resultados esperados com os alcançados e especifique se suas expectativas foram atingidas. Se não, o que poderá ser feito para atingir os resultados previstos?

Atividade 2.5 – Podcast com Léa Fagundes Ouça as palavras da professora Léa Fagundes e reflita sobre a seguinte questão: Você, educador, está pronto para a cultura digital? Orientações Refletir sobre a questão colocada; Escrever suas considerações e compartilhar com os colegas no Fórum “Cultura Digital e Currículo”; Ler as contribuições dos colegas colocando suas argumentações sobre a temática.

Atividade 2.6 - Reflexão sobre a aprendizagem A partir das leituras, debates, indagações e produções elaboradas faça um registro pessoal sobre: O que aprendemos sobre currículo por projetos com o uso de tecnologias neste eixo? Orientações. Acessar o item Diário de Bordo; Selecionar seu nome na listagem; Escrever sua reflexão no espaço próprio do Diário de Bordo. 10

Atividade 3.1 – Socialização do PITEC Socializar o projeto desenvolvido no contexto da escola no momento presencial. Na apresentação deverá constar dos aspectos significativos que ocorreram durante a realização do PITEC, considerando os conhecimentos mobilizados, as estratégias utilizadas, as atitudes e valores envolvidos e os resultados que essa experiência trouxe para o seu aprendizado. Orientações: Organizar as apresentações, usando os recursos da tecnologia, prevendo o tempo de 10 minutos de apresentação para cada cursista; Salvar a atividade com o nome do arquivo: ativ-_1_Socializa_PITEC_seunome e postar o arquivo em Biblioteca em Material do Aluno, tema “Socialização do PITEC”; Participar da constituição do debate na turma para analisar as implicações que o PITEC pode oferecer para o processo de aprendizagem dos alunos e para o desenvolvimento do currículo integrado com as tecnologias.

“Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos.” (Paulo Freire)