TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC II ENCONTRO PRESENCIAL REVISÃO DA UNIDADE 01
Organização do II encontro Revisão da unidade 01; Apresentação das atividades 04 e 08; Pontos a refletir; Apresentação da unidade 02; Sugestões para a unidade 02;
TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA REVISÃO UNIDADE 01 TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA
Estrutura da unidade Introdução Contextualização (quem sou como professor e aprendiz) Identidade do professor Aprendizagem A escola diante deste novo panorama da sociedade Tecnologia na escola Ensinar e aprender com as mídias digitais O papel do professor Aprendizagem significativa
ONDE ESTÁ A TECNOLOGIA?
Identidade do professor “...Podemos, hoje, distinguir na identidade do profissional da educação três dimensões inseparáveis, pois ele é, simultaneamente: a) um especialista que domina um instrumental próprio de trabalho e sabe fazer uso dele; b) um pensador capaz de repensar criticamente sua prática e as representações sociais sobre seu campo de atuação; c) um cidadão que faz parte de uma sociedade e de uma comunidade." (Maria Umbelina Caiafa Salgado, 2003)
Identidade do professor - Antônio Nóvoa
Aprendizagem – José Armando Valente Aprendizagem ao longo da vida; As sereias do ensino eletrônico (Quais são?)
A escola diante deste novo panorama da sociedade “As tecnologias são importantes, mas apenas se soubermos utilizá-las. E saber utilizá-las não é apenas um problema técnico” (Dowbor, L., 2001)
Tecnologia na escola Alberto Tornaghi; Maria Elizabeth B. de Almeida
Ensinar com as tecnologias e mídias digitais Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam a compreensão da complexidade do mundo, do contexto, do grupo, do ser humano e da própria identidade
Ensinar com as tecnologias e mídias digitais José Armando Valente
O papel do professor "mais do que ensinar, trata-se de fazer aprender [...], concentrando-se na criação, na gestão e na regulação das situações de aprendizagem." (PERRENOUD, 2000, p. 139)
Aprendizagem significativa O aluno precisa encontrar sentido naquilo que está aprendendo. Por esta razão, é importante que o professor crie situações que propiciem a observação e a interpretação dos aspectos da natureza Uma situação de aprendizagem que pode potencializar a aprendizagem significativa para o aluno é o trabalho por projetos.
Uso das tecnologias no trabalho por projeto
Projeto Um Computador Por Aluno (UCA) Projeto UCA – FASE II 16
ESTRUTURA GERAL DE FORMAÇÃO MEC IES Global Equipe de formadores + IES Local NTE Equipe de formadores Escolas Curso de Formação: presencial (na Escola) + a distância, com reuniões presenciais 17 17
CONVERSA COM OS AUTORES Alberto Tornaghi – unidade 02 e 03 Maria Elizabeth Almeida – unidade 01 e 04 Maria Elisabette Prado – unidade 01 e 04
“Encontrar no que a gente faz a fragilidade nos faz mais forte”
Pontos a refletir Leitura do material (módulo/conteúdo do módulo); Seguir os prazos; Copiar atividades; Função do professor da STE; Busca de auxílio; Disciplina; Agenda;