TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Bibliotecas Virtuais: Elos de Ligação entre a Educação Presencial e a Não Presencial Mavi Polo GALE.
Pedagogia da pesquisa-ação
MOMENTO DE REFLEXÃO.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Proinfo Integrado no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
OU ? ? ? ?. TIC Professor Conteúdos Alunos A tecnologia na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS
O Aluno.
Programa Proinfo Integrado
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Construindo uma identidade profissional
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
Tutor Professor Jose Cicero
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
SEMINÁRIO “e-proinfo Educação sem distância”
Atividade de extensão USC Projeto de Pesquisa UNESP
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Demandas da equipe multiprofissional no cuidado à criança e ao adolescente com câncer em situação de dor Maria José Menossi.
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
Educação a Distância: buscando rumos para a qualificação de professores em Informática Educativa Lina Cardoso Nunes
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Profa. Reane Franco Goulart
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
OBJETIVO GERAL Oportunizar a alunos de escolas públicas, qualificação no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
O QUE DÁ SENTIDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR O que dá sentido à formação do professor é o diálogo entre os professores, a análise rigorosa das práticas e a.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Perguntas de Modelação
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Ensinando e Aprendendo com as TIC
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Fundamentos de Vigilância Sanitária
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Tecnologias na Educação: ensinando.
3ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE.
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA REGIÃO NORTE – AC, PA, RO Institui ç ão de Ensino Superior (IES): UCA-UNICAMP.
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL CANTINHO FELIZ SÃO PAULO APOSTOLO Professoras: Elisângela Aparecida Bóis de Oliveira Luciani Escarmanhani Silva Luciani Escarmanhani.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
UCA PROJETO UM COMPUTADOR POR ALUNO ‘ FORMAÇÃO BRASIL Maria Elizabeth B de Almeida – PUC-SP Palmas, TO– junho/2010.
TRABALHANDO EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM REDES SOCIAIS EMEF VILA SÃO JORGE PORTÃO.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Faculdade Piaget - Brasil
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC II ENCONTRO PRESENCIAL REVISÃO DA UNIDADE 01

Organização do II encontro Revisão da unidade 01; Apresentação das atividades 04 e 08; Pontos a refletir; Apresentação da unidade 02; Sugestões para a unidade 02;

TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA REVISÃO UNIDADE 01 TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA

Estrutura da unidade Introdução Contextualização (quem sou como professor e aprendiz) Identidade do professor Aprendizagem A escola diante deste novo panorama da sociedade Tecnologia na escola Ensinar e aprender com as mídias digitais O papel do professor Aprendizagem significativa

ONDE ESTÁ A TECNOLOGIA?

Identidade do professor “...Podemos, hoje, distinguir na identidade do profissional da educação três dimensões inseparáveis, pois ele é, simultaneamente: a) um especialista que domina um instrumental próprio de trabalho e sabe fazer uso dele; b) um pensador capaz de repensar criticamente sua prática e as representações sociais sobre seu campo de atuação; c) um cidadão que faz parte de uma sociedade e de uma comunidade." (Maria Umbelina Caiafa Salgado, 2003)

Identidade do professor - Antônio Nóvoa

Aprendizagem – José Armando Valente Aprendizagem ao longo da vida; As sereias do ensino eletrônico (Quais são?)

A escola diante deste novo panorama da sociedade “As tecnologias são importantes, mas apenas se soubermos utilizá-las.  E saber utilizá-las não é apenas um problema técnico” (Dowbor, L., 2001)

Tecnologia na escola Alberto Tornaghi; Maria Elizabeth B. de Almeida

Ensinar com as tecnologias e mídias digitais Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam a compreensão da complexidade do mundo, do contexto, do grupo, do ser humano e da própria identidade

Ensinar com as tecnologias e mídias digitais José Armando Valente

O papel do professor "mais do que ensinar, trata-se de fazer aprender [...], concentrando-se na criação, na gestão e na regulação das situações de aprendizagem." (PERRENOUD, 2000, p. 139)

Aprendizagem significativa O aluno precisa encontrar sentido naquilo que está aprendendo. Por esta razão, é importante que o professor crie situações que propiciem a observação e a interpretação dos aspectos da natureza Uma situação de aprendizagem que pode potencializar a aprendizagem significativa para o aluno é o trabalho por projetos.

Uso das tecnologias no trabalho por projeto

Projeto Um Computador Por Aluno (UCA) Projeto UCA – FASE II 16

ESTRUTURA GERAL DE FORMAÇÃO MEC IES Global Equipe de formadores + IES Local NTE Equipe de formadores Escolas Curso de Formação: presencial (na Escola) + a distância, com reuniões presenciais 17 17

CONVERSA COM OS AUTORES Alberto Tornaghi – unidade 02 e 03 Maria Elizabeth Almeida – unidade 01 e 04 Maria Elisabette Prado – unidade 01 e 04

“Encontrar no que a gente faz a fragilidade nos faz mais forte”

Pontos a refletir Leitura do material (módulo/conteúdo do módulo); Seguir os prazos; Copiar atividades; Função do professor da STE; Busca de auxílio; Disciplina; Agenda;