APRESENTAÇÃO E ESPECIFICIDADE DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO - DCE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnica-pedagógica Carolina do Rocio Nizer Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual. ENSINO RELIGIOSO GOVERNO DO PARANÁ
Advertisements

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETRIZES CURRICULARES DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDI0 PROF
NRE CURRÍCULO EM AÇÃO NRE ITINERANTE.
Barbara Raquel do Prado Gimenez Corrêa
DCE DE ENS. RELIGIOSO Prof. Burim JORNADA Dimensão Histórica Período Jesuítico: No Brasil Colônia,visava a Evangelização dos Povos indígenas.
O Ensino Religioso nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Plano de Trabalho Docente
A Importância do Plano de Trabalho Docente e o Livro Registro de Classe EQUIPE PEDAGÓGICA AGE (Assessoria de Gestão Escolar) NRE WENCESLAU BRAZ.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
ENSINO RELIGIOSO ''Prática de Ensino voltada para a superação do preconceito religioso e para o exercício do diálogo, como parcela de contribuição na intervenção.
Livro Registro de Classe
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Cristiane jonas Francisconi
ENSINO RELIGIOSO: Desafios e Perspectivas
Questões metodológicas do Ensino Religioso
CURRÍCULO EM CONSTRUÇÃO: ENSINO RELIGIOSO ENTRE CERTEZAS E INCERTEZAS
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DO CADERNO PEDAGÓGICO.
PTD PLANO DE TRABALHO DOCENTE (SUGESTÃO)
Núcleo - Cascavel Colégio Estadual Nova União Céu Azul - Paraná Nome do Docente Terezinha Maria Brusamarello Disciplina - Ensino Religioso Turma – 7º.
Núcleo Regional de Educação de Assis Chateaubriand
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
Identificação: Confucionismo Núcleo: Dois Vizinhos
II Jornada de Ensino Religioso Vestes Religiosas Kátia Andréia Vieira de Melo Escola Municipal Bairro Novo do CAIC – Guilherme Lacerda Braga Sobrinho.
As diferentes expressões de crença- Liberdade religiosa Marilene Yukico Shimazaki NRE Maringá Colégio Estadual do Jardim Panorama- Sarandi Colégio Estadual.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
ORIENTAÇÕES CURRICULARES DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Curso de Especialização. 1ª. UNIDADE 2ª. UNIDADE3ª. UNIDADE.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Tema central e eixos temáticos
Universidade de Caxias do Sul Orientadora: Andréa Schlindwein Steffen
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
O LIVRO DIDÁTICO NAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO
POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS 1.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Plano de Trabalho Docente
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
Projetos e Sequências Didáticas
Currículo, PNE e Base Nacional Comum Atividade complementar 01 Apresentação 01.
Transcrição da apresentação:

APRESENTAÇÃO E ESPECIFICIDADE DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO - DCE Ensino Religioso – Prof. Luiz Antonio Burim – Nre - Apucarana

Ensino Religioso deve focar o conhecimento religioso, o respeito as diferentes manifestações do sagrado. Considerar a diversidade religiosa no Estado, a necessidade do diálogo/estudo na escola sobre as diferentes leituras do sagrado na sociedade. Ensino Religioso tem por base a diversidade expressa nas diferentes expressões religiosas. Aquilo que para as igrejas é objeto de fé, para a escola é objeto de estudo.

Ensino Religioso perdeu sua função catequética, pois com o manifestação do pluralismo religioso na sociedade brasileira, o modelo curricular centrado na doutrinação passou a ser muito questionado. Também foi superado a idéia de trabalhar com valores humanos e princípios éticos, avançando para o Ensino Religioso enquanto conhecimento religioso. Assim, uma das problematizações proposta é a abordagem do conhecimento religioso, tendo como objeto de estudo o sagrado que será a base a partir da qual serão tratados os conteúdos.

OBJETO DE ESTUDO objeto de estudo é o Sagrado. Pensar esse objeto pressupõe percorrer os conteúdos estruturantes e conteúdos específicos da disciplina. Com base na diversidade religiosa, o Ensino Religioso define como objeto de estudo o sagrado como foco do Fenômeno Religioso, por contemplar algo que está presente em todas as tradições religiosas, favorecendo, assim, uma abordagem ampla dos conteúdos específicos da disciplina. sagrado perpassará todo o currículo de Ensino Religioso, de modo a permitir uma análise mais completa de sua presença nas diferentes manifestações religiosas.

OBJETIVO Analisar e compreender o sagrado como o cerne da experiência religiosa do cotidiano que o contextualiza no universo cultural.

CONTEÚDO ESTRUTURANTE Entende-se por Conteúdos Estruturantes, os saberes, os conhecimentos de grande amplitude, conceitos ou práticas que identificam e organizam os campos de estudos a serem contemplados no Ensino Religioso. A saber os conteúdos estruturantes são: Paisagem Religiosa, Texto Sagrado e Símbolo.

Símbolos São linguagens que expressam sentidos, possuem a função de comunicar e exercem um papel relevante para a vida imaginativa e para a constituição das diferentes religiões no mundo. O símbolo, também pode ser definido como algo que veicula uma concepção, podendo ser uma palavra, um som, um gesto, um ritual, um sonho, uma obra de arte, uma notação matemática etc.

Textos Sagrados Eles abrangem as comunicações expressas nas pinturas de corpos, paredes, quadros, nos vitrais, ícones, na combinação de sons, ritmo, na harmonia das músicas, nas danças, na disposição dos objetos de culto e rito. Enfim, abarcam diferentes formas de linguagens, além daquelas escritas ou transmitidas pela forma oral.

Paisagem Religiosa Entende-se como paisagem religiosa o lugar ou os espaços geográficos que remetem às experiências do sagrado. O homem consagra certos espaços porque necessita viver e conviver, ele precisa locomover-se num mundo sagrado, que passam a assumir significados diversos, transformando-se num lugar especialmente simbólico, que resulta das crenças existentes entre as Tradições Religiosas.

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS 5 série: Respeito à Diversidade Religiosa, Lugares Sagrados, Textos Orais e Escritos Sagrados, Organizações Religiosas. 6 série: Universo Simbólico Religioso, Ritos, Festas Religiosas, Vida e Morte.

PAISAGEMRELIGIOSA SÍMBOLO TEXTO SAGRADO SAGRADO 5ª Série: Respeito à Diversidade Religiosa Lugares Sagrados Textos Orais e Escritos Sagrados Organizações Religiosas 6ª Série: Universo Simbólico Religioso Ritos Festas Religiosas Vida e Morte CONTEÚDOS ESTRUTURANTES CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

METODOLOGIA DA DISCIPLINA A forma de apresentação dos conteúdos específicos, explicita a intenção de partir de abordagens de manifestações religiosas ou expressões do sagrado desconhecidas ou pouco conhecidas dos alunos, para posteriormente inserir os conteúdos que tratam de manifestações religiosas mais comuns que já fazem parte do universo cultural da comunidade. Desse modo, pretende-se evitar a redução dos conteúdos da disciplina às manifestações religiosas hegemônicas, que historicamente têm ocupado um grande espaço nas aulas de Ensino Religioso e pouco tem acrescentado ao processo de formação integral dos educandos, ou seja, no alargamento de sua compreensão e do seu conhecimento a respeito da diversidade religiosa e dos múltiplos significados do sagrado.

Isto não significa que as tradições e manifestações religiosas mais conhecidas e ou majoritárias não serão tratadas no currículo de Ensino Religioso. Elas serão objeto de estudos ao final de cada conteúdo tratado, de modo que os conhecimentos apreendidos de outras manifestações religiosas, constituam-se em novas referências para se analisar e aprofundar os conhecimentos a respeito das manifestações já conhecidas e ou praticadas pelos alunos e ou na comunidade.

AVALIAÇÃO O Ensino Religioso não tem a mesma orientação que a maioria das disciplinas no que se refere a atribuição de notas e conceitos, ou seja, não se constitui como objeto de reprovação, bem como não terá registro de notas ou conceitos na documentação escolar, isso se justifica pelo caráter facultativo da matrícula na disciplina. Cabe ao professor a implementação de práticas avaliativas que permitam acompanhar o processo de apropriação de conhecimentos pelo aluno, tendo como parâmetro os conteúdos estudados e os seus objetivos. Por exemplo, observar em que medida o aluno expressa uma relação respeitosa com os colegas de classe que têm opções religiosas diferentes da sua.

QUESTÕES LEGAIS Lei 9 475 – Da nova redação ao art. 33 da Lei 9.394. Deliberação – 01/2006 – CEE Instrução - 05/04 – SEED/SUED/DEF - ( Nova Instrução)

Contato NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE APUCARNA. Fone: (43) 3420 – 1600 ou 3420 - 1631 e-mail: burim@seed.pr.gov.br