Cap. 1 – Referenciais da gestão da qualidade consagrados pela prática - parte B TQM / TQC.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS
Advertisements

Evolução do conceito da qualidade
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUALIDADE
A ADMINISTRAÇAO JAPONESA – Filosofia da qualidade total
Qualidade A busca da excelência
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO IMPLEMENTANDO A GESTÃO DA QUALIDADE
A Cultura da Qualidade nos anos 90: a flexibilização do trabalho na indústria petroquímica da Bahia. MOTA: A.E.: A Nova Fábrica de Consensos, cortez ed.
Ferramentas da Qualidade 5 Sensos PDCA/MASP
Qualidade Total.
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
COMO DEFINIR QUALIDADE?
Era do controle estatístico
Competitividade, Produtividade e Qualidade
QUALIDADE TOTAL E MELHORAMENTOS
CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC)
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
CONCEITOS DA GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL
14 PRINCÍPIOS DE DEMING.
Qualidade em Serviços de Informação
Qualidade em Serviços de Informação
AULA 02: MESTRES DA QUALIDADE Profª. Elizabete Nunes.
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Sistemas de Qualidade I
Hélio Bentzen Pós Graduação UFPE
Cap 8 – Garantia de Qualidade de Software
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Aula 4 Manutenção Produtiva (TPM – Total Productive Maintenence)
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza
GESTÃO DE CLASSE MUNDIAL
Introdução à Qualidade
QUALIDADE.
Gestão da Qualidade Prof. Fabiano Sabha.
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
SISTEMA DE QUALIDADE - EAD
5. Abordagem como um sistema de gestão
Introdução ao Controle de Qualidade Curso: Engenharia Mecatrônica Disciplina: Metrologia Prof. Ricardo Vitoy.
Professor Roberto César
A evolução do conceito e da prática da gestão da qualidade
Formação Técnica em Administração de Empresas
Lavratti.com Slide 1/8 Administração da Qualidade Evolução da Qualidade Nos séculos XVIII e XIX não existia ainda o controle de qualidade. Inspeção A inspeção.
GESTÃO DA QUALIDADE E CERTIFICAÇÕES
CONCEITOS BÁSICOS DE QUALIDADE DE SOFTWARE.
QUALIDADE – UM DIFERENCIAL PARA AS ORGANIZAÇÕES
CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC)
Controle de Qualidade Total
Administração da Produção
Por José Ricardo Rigoni
QUALIDADE Qualidade do produto ou do serviço é diferente de Gestão da Qualidade.
Gestão da Qualidade Prof. Fabiano Sabha.
Qualidade Total Ana Neri Keila da C. Rodrigues.
“Só fazemos melhor aquilo que, repetidamente, insistimos em melhorar. A busca da excelência não deve ser um objetivo, e sim um hábito.” Aristóteles.
SGI Sistema de Gestão Integrada
Enfoque da Qualidade na Administração
Controle de Qualidade Total
TQM “Total Quality Management”
Engenharia de Produção
Conceitos e Sistemas de Gestão da Qualidade
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
Qualidade, Processos e Gestão de Software
Disciplina: Garantia da Qualidade - GQ
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Baseado nos capítulos 1, 2, 3 e 4 de Falconi.
1 Qualidade Prof. Fabio Uchôas de Lima MBA Qualidade e Produtividade Gerenciamento de Ferramentas da Qualidade Aula 1.
1 Qualidade Prof. Fabio Uchôas de LimaMBA Gestão Empresarial Gestão Avançada com Foco na Qualidade Aula 2.
GESTÃO DA QUALIDADE DEFINIÇÃO E CONCEITO Prof. Vagner Olegário.
SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Turma: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
Gestão Avançada com Foco na Qualidade
Gestão da Qualidade Qualidade:Conceitos e Evolução “ A perfeição não deve ser um ato, mas deve ser um hábito” (Aristóteles 350 a.C.) (Rodrigues – Ações.
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
Transcrição da apresentação:

Cap. 1 – Referenciais da gestão da qualidade consagrados pela prática - parte B TQM / TQC

TQC / TQM Década de 50: surgiu no Japão o movimento do TQC adotaram, desenvolveram e adaptaram as metodologias que os americanos trouxeram desenvolveram abordagens adaptadas à sua própria cultura. enfatizaram educação em massa, o uso de ferramentas simples e o trabalho em equipe A maior contribuição veio de Deming, Juran e Ishikawa. Deming utilizou métodos estatísticos de maneira sistemática.

TQC / TQM Juran Ishikawa mão de obra não era suficiente no controle da qualidade 85% de qualidade é de responsabilidade da administração. Ishikawa enfoque na participação de todos os membros da empresa para obtenção da qualidade.

TQC / TQM SQC – Statistical Quality Control TQC – Total Quality Control.

TQC / TQM Na década de 60, o TQC - Total Quality Control Japonês se destacava da prática ocidental nos seguintes aspectos: ser conduzido por toda a empresa e com envolvimento de todos os empregados a educação e treinamento em qualidade os Círculos de Controle da Qualidade as auditorias em Controle da Qualidade: Prêmio Deming as campanhas nacionais de promoção da qualidade

TQC / TQM Entre os anos 50 e 70 A partir da década de 80, práticas da qualidade nos USA mantiveram-se inalteradas (inspeção, CEP-controle estatístico de processos) ocorreu a perda de competitividade para a industria Japonesa A partir da década de 80, surge no ocidente o movimento de gestão pela qualidade total – TQM - Total Quality Management

Princípios do TQC Japonês Qualidade em primeiro lugar. Satisfação total do cliente; Market-in. Orientação pelo cliente; O próximo processo é um cliente; Gerenciamento com base em fatos. Abordagem científica; Controle de processo. O processo deve ser gerenciado e controlado. (Quando o mau resultado ocorre a ação é tardia); Controle à montante. Prevenir a origem dos problemas cada vez mais à montante. Qualidade é determinada durante os processos de marketing, P&D, engenharia do produto e processo;

Princípios do TQC Japonês Atenção prioritária aos problemas mais críticos; Ação preventiva para prevenir problemas recorrentes (o mesmo problema pela mesma causa); Gerenciamento participativo. Respeito pelo trabalhador. Envolvimento total; Comprometimento da alta gerência.

Tendências da Gestão da Qualidade Qualidade Total assume novas roupagens. Ex: Programas Seis Sigma Fortalecimento da cultura e práticas de melhoria contínua Benchmarking, ISO 9000/2000, etc Integração da gestão da qualidade com outras abordagens (gestão do conhecimento, gestão dos recursos humanos, etc)

Evolução da qualidade

Evolução da Qualidade

Resumo da evolução da qualidade Era da inspeção - Produtos são verificados um a um. - Cliente participa da inspeção. - Inspeção encontra defeitos, mas não produz qualidade. Era do controle estatístico - Produtos são verificados por amostragem. - Departamento especializado faz controle de qualidade. - Ênfase na localização de defeitos. Era da qualidade total - Processo produtivo é controlado. - Toda a empresa é responsável. - Ênfase na prevenção de defeitos. - Qualidade assegurada; sistema de administração de qualidade. Gerência da Qualidade - Engenharia de Produção - UFRGS