MDIC STI MEC SEMTEC MTE SPEE Oficina de Educação Corporativa oportunidades / desafios PANORAMA DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO CONTEXTO BRASILEIRO Afrânio Carvalho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério da Educação
Advertisements

O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Estudando com Profª Simony
FORTALECENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO E OS CONCEITOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO BRASIL: uma agenda para todos Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.
O QUE FAZEM OS EXECUTIVOS
Faculdade Estudos Sociais do
FACULDADE METROPOLITANA
Avaliação: o que fazemos? Parcerias: com quem fazemos?
O ambiente organizacional
Universidade Federal de São Carlos
SIPS Sistema de Indicadores de Percepção Social
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Empresa Privada – Grandes empresas
Apresentação do Projeto
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Plano de negócios [empreendimento/projeto]
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
V – Avaliação de Desempenho e Resultados
Área de Negócios de Exploração e Produção
Antonio Carlos Tonini Maio / 2004
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
Gerenciamento do Escopo
Capítulo 6 Organização.
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Bianca Smith Pilla e Marina Keiko Nakayama
ORGANIZAÇÃO Conceitos
BENCHMARKING.
Estruturas organizacionais: conceitos e elementos mais comuns
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
Agrupamento de Escolas de Arraiolos Resultados da implementação da CAF Arraiolos, 17 de Abril de 2009.
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
Afrânio Carvalho Aguiar
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Por que estudar sistemas de informação?
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Capítulo 8 Controle.
Taylor, Elton Mayo, McGregor, Herzberg, Likert e Skinner
QI_PME Norte Balanço de Competências Organizacional.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO COMISSÃO.
Trabalho de Conclusão do Curso
MDIC STI MEC SEMTEC MTE SPEE III OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTABELECIMENTO DE.
Avaliação do Desempenho
Planejamento e estratégia
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Estruturas Organizacionais
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Gestão Estratégica de Pessoas
Elaboração e Análise de Projetos
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Planejamento e Estratégia
Programa de Capacitação em Gestão Categoria: Educação Cooperativista Responsável: Gerência de Atendimento ao Cooperado.
0 Comitê de Tecnologia Mar/2005 Gestão da Tecnologia na CVRD 3a Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Gestão da Tecnologia na CVRD 3 a.
PROGRAMA REDE DE INOVAÇÃO EM GESTÃO DO TURISMO OFICINA: FUNDAMENTOS METODOLOGICOS DO PROGRAMA FACILITADORAS: Elisabeth Mattos Márcia Rangel.
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
Transcrição da apresentação:

MDIC STI MEC SEMTEC MTE SPEE Oficina de Educação Corporativa oportunidades / desafios PANORAMA DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO CONTEXTO BRASILEIRO Afrânio Carvalho Aguiar BRASÍLIA, 18 e 19 maio de 2004

ESQUEMA DA APRESENTAÇÃO 1 – FONTE DE DADOS 2 – CRIAÇÃO DE UNIDADES DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA (E.C.) NO BRASIL 3 – PRINCIPAIS FATORES DE MOTIVAÇÃO PARA A CRIAÇÃO DE E.C.’s 4 - SISTEMAS DE GOVERNANÇA 5 – FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO 6 – OPERAÇÃO 7 – PARCERIAS 8 – ÁREAS FUNCIONAIS PRIORIZADAS 9 – RESULTADOS ALCANÇADOS 10- PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO 11- DIFICULADADES OPERACIONAIS 12- EXPECTATIVAS DE AÇÃO GOVERNAMENTAL 13- INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES 14- CONCLUSÕES

FONTES DE DADOS LEVANTAMENTO DE DADOS COORDENADO PELA STI/MDIC 29 QUESTIONÁRIOS RESPONDIDOS, ALGUNS PARCIALMENTE

CRIAÇÃO DE UNIDADES DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL

FATORES DE MOTIVAÇÃO PARA A CRIAÇÃO DE E.C.’s

SISTEMAS DE GOVERNANÇA SUBORDINAÇÃO DIRETA DA UNIDADE DE E.C.  DIRETRIZES DE AÇÃO 14 dispõem de um Documento Básico da Unidade, 5 não o têm. PARTICIPAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS NA DEFINIÇÃO DA POLÍTICA DE AÇÃO DAS E.C.’s Predominantemente  4; Freqüentemente  20; Raramente  5

SISTEMAS DE GOVERNANÇA CONSELHO DIRETOR 16 declaram ter a Unidade de E.C. um Conselho Diretor, 13 dizem que não o têm. Os respondentes afirmam que, em 12 casos, há participação no Conselho Diretor de representante(s) da Administração Superior, que em 2 organizações membros do Corpo docente da EC fazem parte do Conselho e também há 8 relatos de participação de outras categorias de representantes no Conselho Diretor. Os dados revelam reduzida participação de membros externos à organização.

BASES SOBRE AS QUAIS SE FUNDAMENTA O PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES

Outros elementos... Benchmarking com outras empresas e informações de parcerias com universidades internacionais Demandas de Mercado Capacitação para mudanças devidas a leis ou regulamentações Gestão de Recursos Humanos por competências Levantamento das competências requeridas para a execução do Planejamento Estratégico e, de forma complementar, das demandas afins Análise das deficiências de competências, identificadas no processo anual de avaliação de competências.

OPERAÇÃO: RECURSOS HUMANOS UTILIZAÇÃO PARAS ATIVIDADES DA UNIDADE DE E.C.

OPERAÇÃO: CLIENTELA

OPERAÇÃO: COBERTURA DE CUSTOS DAS ATIVIDADES

PARCERIAS: INTERAÇÃO COM UNIVERSIDADES E CENTROS DE PESQUISA NÃO MANTÊM INTERAÇÃO: 1 MANTÊM INTERAÇÃO: 28 GRAU DE SATISFAÇÃO  INSATISFATÓRIO 1  SATISFATÓRIO 22  EXCELENTE 5 TIPOS DE COLABORAÇÃO RECEBIDA ATIVIDADES DOCENTES 21 ELABORAÇÃO DE METODOLOGIAS/ MATERIAL DIDÁTICO 17 FORNECIMENTO DE INFRA-ESTRUTURA/ APOIO LOGÍSTICO 11 PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DE E.C. 8 OUTROS 4

INTERAÇÃO COM ALGUNS ÓRGÃOS DE APOIO ÀS ATIVIDADES INDUSTRIAIS, COMERCIAIS, TÉCNICAS, SOCIAIS E GERENCIAIS OCORRÊNCIA DE INTERAÇÃO (*) (*) 21 RESPONDENTES Foram feitas 21 menções a outros parceiros. Algumas empresas fizeram várias indicações, que totalizaram 99 menções, correspondendo a 78 diferentes instituições

OPERAÇÃO: ÁREAS FUNCIONAIS DA ORGANIZAÇÃO MAIS ATENDIDAS PELAS ATIVIDADES DE E.C. MÉDIA PONDERADA (*) (*) Escala 1(menos atendida) a 7 (mais atendida) 21 respondentes

OPERAÇÃO: ÁREAS FUNCIONAIS (?!) DA ORGANIZAÇÃO MAIS ATENDIDAS PELAS ATIVIDADES DE E.C. Algumas citações interessantes Aspectos Comportamentais Clientes Comunidade Educação sócio-cultural Educação, Saúde e Lazer Empresas contratadas Familiares Fornecedores Postura Terceiros Tudo é importante

RESULTADOS AMOSTRA DE CURSOS OFERECIDOS(*) (nível) PRODUÇÃO DE MATERIAL INSTRUCIONAL (Foram excluídos os CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO, com carga horária inferior a 360 horas) 23 ORGANIZAÇÕES RELATAM TÊ-LOS PRODUZIDOS, ENQUANTO 6 DISSERAM NÃO DISPOREM DELES

RESULTADOS PERCEBIDOS NA ORGANIZAÇÃO PARA OS QUAIS HOUVE CONTRIBUIÇÃO DA E.C.

RESULTADOS PERCEBIDOS NA ORGANIZAÇÃO PARA OS QUAIS HOUVE CONTRIBUIÇÃO DA E.C. (CITAÇÕES ESPONTÂNEAS)

AVALIAÇÃO ESTUDOS PARA AFERIÇÃO DO IMPACTO DA E.C. NA EFICIÊNCIA / EFICÁCIA ORGANIZACIONAL 23 ORGANIZAÇÕES AFIRMAM TÊ-LOS REALIZADOS. 6 NÃO TÊM. AVALIAÇÃO DE CURSOS OFERECIDOS 28 ORGANIZAÇÕES AVALIAM SEUS CURSOS. 1 NÃO PROCEDE À AVALIAÇÃO.

DIFICULDADES OPERACIONAIS N o de menções

DIFICULDADES OPERACIONAIS: outros fatores

EXPECTATIVAS DE AÇÃO GOVERNAMENTAL ITENS DO QUESTIONÁRIO INDICAÇÕES ESPONTÂNEAS

EXPECTATIVAS DE AÇÃO GOVERNAMENTAL INDICAÇÕES ESPONTÂNEAS

EXPECTATIVAS DE AÇÃO GOVERNAMENTAL INDICAÇÕES ESPONTÂNEAS

CONCLUSÕES QUESTIONAMENTOS MODISMO? ESTRUTURA INSTITUCIONALIZADA? “JOGADA DE MARKETING”? OBJETIVO: PROMOÇÃO DA IMAGEM ORGANIZACIONAL? NOVA FORMA DE DOMINAÇÃO E ADESTRAMENTO? QUAIS SÃO “AS MELHORES PRÁTICAS”? APLICAÇÃO SOMENTE A ORGANIZAÇÕES DE GRANDE PORTE? VERSÃO ATUAL DOS ANTIGOS DEPARTAMENTOS DE RH?

CONCLUSÕES ALGUMAS CONSTATAÇÕES MOTIVAÇÃO PRINCIPAL: RAZÕES ESTRATÉGICAS (MEISTER, 1999) GOVERNANÇA: VINCULAÇÃO AOS NÍVEIS HIERÁRQUICOS MAIS ELEVADOS COMPROMETIMENTO DA ALTA ADMINISTRAÇÃO  COBERTURA DE CUSTOS  EQUIPES EXCLUSIVAS DA UNIDADE DE E.C.  ÁREAS MAIS ATENDIDAS: PLANEJAMENTO E GESTÃO RESULTADOS PERCEBIDOS: AUXÍLIO À CONSECUÇÃO DAS METAS ORGANIZACIONAIS  NÃO SE PERCEBEU PRIORIDADE PARA PROMOÇÃO DA IMAGEM ORGANIZACIONAL

CONCLUSÕES ALGUMAS CONSTATAÇÕES PREOCUPAÇÃO COM A AFERIÇÃO DO IMPACTO DAS E.C. NOS RESULTADOS DA ORGANIZAÇÃO ATENDIMENTO A ELEMENTOS DA CADEIA PRODUTIVA MODELOS DIFERENCIADOS  PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO EM CURSO (HABITULIZAÇÃO? OBJETIFICAÇÃO?) : BUSCA DE LEGITIMIDADE

MUITO OBRIGADO!...